Lamas

Ana Maria Ferreira

Ana Ferreira será candidata pela Coligação “Juntos por Braga” à Junta de Freguesia de Lamas. Colocar a freguesia no rumo do desenvolvimento, fazendo um trabalho sério, coerente e responsável, trata-se do objetivo fundamental da equipa liderada por Ana Ferreira.

Com 49 anos, casada, com dois filhos, e a viver há 24 anos em Lamas, Ana Ferreira, Técnica Superior da Escola de Direito da Universidade do Minho, abraçou o desafio de liderar a candidatura à Junta de Freguesia de Lamas, sendo o rosto de uma equipa jovem e forjada de uma vontade inabalável de abrir a freguesia ao Concelho, à imagem do que aconteceu com o Município há quatro anos.

O contacto com a população, quer seja através da ligação às atividades da paróquia ou através do contacto diário com os seus concidadãos, motivou Ana Ferreira a participar ativamente na casa onde são tomadas as decisões que importam para a sua freguesia. Na Assembleia da Junta de Freguesia de Lamas, exerceu um trabalho coerente na oposição durante 8 anos, período em que defendeu os interesses da população.

Colocar Lamas em movimento, fomentando o crescimento de movimentos associativos, será uma bandeira que Ana Ferreira não se cansará de agitar durante os próximos quatro anos. Para que isso aconteça, será necessário rever e melhorar as condições das infraestruturas existentes e trabalhar de forma próxima com a Câmara Municipal para criar outras novas, abarcando espaços de usufruto livre para a população. A candidata deseja incrementar políticas que permitam fixar jovens na freguesia, que atualmente procuram nas freguesias vizinhas o que Lamas não tem: movimentos associativos e equipamentos de lazer.

Esse dinamismo irá atingir também todos os cidadãos de todas as idades. Para que tal aconteça, é impreterível que aconteça uma rotura com o passado que dê lugar a novas ideias, mas sobretudo a uma perspetiva de futuro palpável.

Lamas beneficiará de um apoio diário e constante à população através de uma política de proximidade. O apoio à população sénior e a ação social serão igualmente objetivos encarados como prioritários por Ana Ferreira. A melhoria de serviços, a disponibilização de espaços para atividades e o estreitar das relações entre a autarquia local e os seniores de Lamas são desígnios a cumprir durante os próximos quatro anos.

A equipa de Ana Ferreira irá debruçar-se também sobre as questões relacionadas com a mobilidade, nomeadamente na reivindicação de uma melhoria efetiva da circulação dos transportes públicos pela freguesia.

Renovação será uma palavra forte para Lamas num futuro muito próximo. Ana Ferreira pretende que seja a Junta de Freguesias de Lamas a assumir a dianteira da renovação de que Lamas tanto anseia.

 

LISTA CANDIDATA

01 - Ana Maria Ferreira
02 - Carlos Oliveira
03 - Vitor Moreira
04 - Vera Lima
05 - Francisco Marques
06 - Flávia Alves
07 - Carlos Lima
08 - Armindo Alves
09 - Maria Amélia Monteiro
10 - Ricardo Oliveira
11 - Pedro Ferreira
12 - Cristina Palhares
13 - Manuel Dias
14 - Carlos Araújo

Ler mais

Mire de Tibães

José Magalhães

Com a intenção clara de continuar a preconizar a mudança que se iniciou há quatro anos em Mire de Tibães, José Magalhães recandidata-se à liderança da Junta de Freguesia pela Coligação “Juntos por Braga”.

José Magalhães tem 49 anos, é natural de Mire de Tibães, é casado, tem uma filha e profissionalmente trabalha no ramo da eletricidade. Ainda antes de se tornar presidente da Junta de Freguesia de Mire de Tibães, função que desempenha há quatro anos, José Magalhães sempre se demonstrou muito participativo no pulsar da freguesia. Foi fundador da Associação de Pais das Escolas de Mire de Tibães, membro das Comissões de Festas da freguesia e fez parte dos órgãos sociais da Federação das Associações de Pais do Concelho de Braga.

Demonstrou-se, portanto, sempre preocupado com a realidade que o rodeia, ainda antes de desempenhar funções autárquicas.
Ao longo destes quatro anos, o paradigma de Mire de Tibães mudou. A freguesia merece hoje o rótulo onde estão carimbadas as palavras inovação, dinamismo e disponibilidade. A proximidade com as escolas, nomeadamente com toda a comunidade escolar, mereceu uma aposta forte por parte da equipa liderada por José Magalhães. Nesta matéria, entre muitas outras ações, destaque para a implementação de um sistema inovador e tecnológico de senhas para as refeições. A abertura e disponibilidade para ouvir e atender a população foram uma constante ao longo destes últimos anos. Com os olhos no futuro, foi criado o Cartão Cidadão Residente de Tibães, que oferece condições especiais em diversos serviços para a população.

Falar em Mire de Tibães é falar numa amálgama de grupos e associações que ganharam uma autarquia local que em altura alguma lhes tinha dado tanto apoio e protagonismo. Todos esses grupos souberam retribuir o apoio prestado e através do seu saber e das suas atividades orgulham e motivam a população de Mire de Tibães. O trabalho de cooperação entre a Junta de Freguesia, grupos e associações foi permanente.

Para além das pequenas obras executadas, destacam-se obviamente grandes conquistas que corresponderam a anseios antigos da população. O acesso ao Monte São Filipe, que já está na segunda fase, a requalificação do Largo de Ruães, o Parque de Lazer de Sobrado, a repavimentação do Loteamento da Amieira e a evolução do trabalho incessante e de articulação com as entidades estatais sobre o desfecho para a situação do Cemitério da Freguesia, representam o início de um trabalho que não pode parar em Mire de Tibães.

Dar prioridade ao trabalho de proximidade, potenciando e valorizando o património e as coletividades da freguesia, são objetivos primordiais para o futuro de Mire de Tibães. Em matéria de obras, continuar a requalificar a rede viária e encontrar a melhor solução para o futuro do Cemitério de Mire de Tibães, são igualmente desígnios a cumprir. Para estes e muitos outros desafios, José Magalhães reuniu uma equipa competente que trabalhará afincadamente pelo futuro da freguesia.

 

LISTA CANDIDATA

01 - José Gomes
02 - António Costa
03 - Teresa Silva
04 - Manuel Gonçalves
05 - Luís Correia
06 - Sandra Sousa
07 - Armindo Ribeiro
08 - Jorge Barros
09 - Marta Veiga
10 - Francisco Quintas
11 - José Magalhães
12 - Bruna Ribeiro
13 - João Esteves
14 - Carlos Capa
15 - Maria Vasconcelos
16 - André Peixoto
17 - Bruno Gomes
18 - Anabela Rodrigues

Ler mais

Padim da Graça

Jorge Correia

Por uma freguesia com mais apoio à população, com melhores serviços e com uma maior rentabilização dos equipamentos existentes, Jorge Correia será candidato independente pela Coligação “Juntos por Braga” à Junta de Freguesia de Padim da Graça.

Com 43 anos, Jorge Correia é natural de Padim da Graça, casado e tem dois filhos. Profissionalmente é enfermeiro no serviço de emergência e no INEM. O conhecimento acerca da realidade da freguesia foi crescendo ao longo dos anos graças a uma participação ativa no pulsar de Padim da Graça. Foi presidente da Associação de Pais da EB1 de Padim da Graça e também esteve ligado ao desporto, área em que desempenhou as funções de atleta e presidente da A.C.R. “os Marretinhas” e de atleta pelo clube Águias da Graça. O compromisso com a defesa dos interesses da população da freguesia esteve sempre em primeiro lugar quando foi Secretário da Junta de Freguesia. Nos últimos anos, tem desenvolvido um trabalho de supervisão e de diálogo com o atual executivo autárquico, materializando uma oposição construtiva.

O apoio à população e a aposta na ação social serão duas bandeiras do projeto que a equipa jovem de Jorge Correia pretende implementar em Padim da Graça. Para além dos momentos de convívio e de passeio, serão criadas dinâmicas de apoio à população sénior que visem a ocupação útil dos tempos livres. Para complementar este trabalho, será definida uma nova estratégia de ação para colocar os equipamentos da freguesia existentes disponíveis para todos. Recorde-se, por exemplo, que o Centro de Dia não está a ser utilizado. Jorge Correia deseja potenciar o investimento público já realizado, encontrando uma solução que vá muito além de reuniões de comissões de festas. Melhorar e apoiar todas as instituições e grupos da freguesia de igual forma, será também um ponto de honra desta candidatura.

Os serviços prestados pela autarquia local serão efetivamente melhorados. Importa lembrar que foi pelas mãos de Jorge Correia que Padim da Graça se tornou a primeira freguesia do Concelho a dispor de um serviço de enfermagem que permite rastreios, aconselhamento e apoio domiciliário gratuitos.
Por acreditar firmemente que é necessário fazer mais, mas sobretudo é preciso fazer política de forma diferente, com maior atenção aos problemas das pessoas, Jorge Correia reuniu uma equipa jovem, dinâmica, com um trajeto consolidado, que deseja trabalhar com empenho por Padim da Graça, apresentando ideias inovadoras, sólidas e exequíveis.

 

LISTA CANDIDATA

01 - Joaquim Jorge Correia
02 - António Soares
03 - Rosa Silva
04 - Carlos Silva
05 - Ana Macedo
06 - Manuel Coelho
07 - Eduarda Magalhães
08 - Filipe Costa
09 - Ana Ferreira
10 - João Soares
11 - Aurora Gomes
12 - Filipa Barbosa
13 - Francisco Abreu
14 - Ana Coelho
15 - Avelino Ribeiro
16 - Joana Araújo
17 - Daniela Dias
18 - Fernando Coelho

Ler mais

Palmeira

César Gomes

Acreditando convictamente na ideia de que não é altura para trocar o certo pelo incerto, César Gomes será candidato à Junta de Freguesia de Palmeira pela coligação “Juntos por Braga”. Continuar a valorizar a freguesia, tornando-a uma referência em várias áreas, criando e melhorando as condições de vida dos palmeirenses, é o principal objetivo da equipa liderada por César Gomes.

Natural de Palmeira, César Gomes tem 43 anos, é casado, tem um filho e é administrativo. O candidato sempre se demonstrou próximo e colaborante com as ações dos grupos e associações da freguesia. Foi vice-presidente da Associação de Estudantes da EB 23 de Palmeira, membro da Assembleia de freguesia de Palmeira e ao longo de todos estes anos demonstrou-se sempre atento ao rumo da freguesia. Nos últimos quatro anos foi Secretário da Junta de Freguesia de Palmeira, assumindo, no último ano, o plano de execução de obras.

Para o projeto de futuro idealizado para Palmeira, César Gomes pretende respeitar o desenvolvimento conquistado nos últimos anos, mas pretende sobretudo acrescentar valor ao muito que já foi feito. É incontestável que Palmeira evoluiu a vários níveis. Para além da resolução dos pequenos problemas, destaca-se a requalificação do multiusos da freguesia, que permitiu um aumento da ocupação na ordem dos 250% e as requalificações da rede viária, nomeadamente da rua do Moinho e da rua do Paraíso, encontrando-se em execução as obras da rua de Vilarinho e do Largo de Santo Estêvão. Referência ainda ao arranque das obras do Parque de Lazer da Ponte do Bico, da rua do Carregal, do parque de estacionamento do Passal, da Rua da Igreja e da travessa da Eira/Rua da linha Ferrea, que ocorrerá muito em breve. Não menos importante foi a solução definitiva dos problemas de inundações frequentes dos moradores da Rua e Travessa da Lamela, da Rua das Ceifeiras e da Rua do Eirado.

No apoio à população, a ação governativa de Palmeira pautou-se sempre pela proximidade e disponibilidade para ouvir as pessoas. A aposta na ação social manteve-se forte, graças à Comissão Social da Freguesia da qual a autarquia faz parte, saindo reforçado o apoio aos mais carenciados.

Na área da Cultura, Palmeira assumiu, nos últimos quatro anos, o estatuto de referência diante de todo o Concelho. O Centro Cívico está atualmente lotado com atividades cada vez mais heterogéneas. Destaque para a parceria com a Nova Comédia Bracarense, que encontrou em Palmeira a sua sede e que todos os anos organiza o Festival de Teatro Amador com maior tradição na região. Através desta postura de empreendedorismo cultural, a autarquia de Palmeira contribuiu para uma mutação do fluxo de deslocações de pessoas no que toca à fruição de eventos, em Braga: hoje os bracarenses deslocam-se a Palmeira para ir ao teatro, bem como para assistir a outro tipo de espetáculos.

O apoio aos movimentos associativos foi muito além do habitual. Todos os grupos de trabalho afetos a diferentes áreas – e são mais de 20 os grupos e associações da freguesia – foram acarinhados e incitados a dar o melhor de si em prol dos palmeirenses. Para futuro, César Gomes pretende dar continuidade a esse trabalho de colaboração, melhorando as dinâmicas adotadas.

César Gomes reuniu uma equipa de créditos firmados e aponta o caminho da segurança para os palmeirenses. Se é inegável que Palmeira avançou como poucas freguesias ao longo dos últimos anos, é igualmente verdade que muito há aindapara fazer. Continuar a apostar na área social, na criação de momentos e zonas de lazer, continuar a melhorar a rede viária e a apostar em novos equipamentos para usufruto da população serão prioridades de César Gomes num projeto que promete envolver todos os palmeirenses.

 

LISTA CANDIDATA

01 - César Gomes
02 - João Diogo Ferreira
03 - Idália Gomes
04 - Miguel Caldas
05 - Oscar Alves
06 - Emanuela Borges
07 - José Pereira
08 - José Sepúlveda Soares
09 - Ana Maria Dantas
10 - José Manuel Pinto
11 - António Manuel Silva
12 - Rosa Lopes
13 - António Luís Magalhães
14 - Francisco Lopes
15 - Maria Fátima Carvalho
16 - Paulo Manuel Araújo
17 - Manuel Lopes
18 - Maria Alice Faria

Ler mais

Pedralva

Maria Borges

Maria José Borges será candidata à Junta de Freguesia de Pedralva pela Coligação “Juntos por Braga”. Defender os interesses da população, criando mais atividades e melhores equipamentos, são os objetivos desta candidatura.

Natural de Pedralva, Maria José Borges tem 50 anos, é casada, tem dois filhos e é assistente técnica. A candidata conhece bem a realidade de Pedralva e propõe um novo rumo, renovado em ideias e ações, para o futuro da freguesia. Nos últimos anos, Maria José Borges tem executado um trabalho preponderante na Assembleia de Freguesia de Pedralva, corporizando uma oposição séria e responsável.

Assumindo um papel reivindicativo, a candidata lutou pelos interesses da freguesia, destacando-se os pedidos de melhoramento da rede viária, a conclusão da instalação da rede de saneamento e de águas pluviais e a preservação do Centro de Saúde com Médico de Família. Maria José Borges, que ambiciona trabalhar de forma mais próxima com a população idosa e com os jovens, bateu-se ainda pelo arranque das obras que visam a construção do Centro de Dia, pela requalificação do Parque Desportivo de Pedralva, pelo alargamento dos horários do ATL e pelo melhoramento das condições da EB1 e JI da freguesia.

Por entender que há ainda muito por fazer, Maria José Borges propõe uma mudança para a freguesia. A candidata considera ser necessário apoiar a população de forma mais assertiva.

Pensando neste desígnio, deverão ser criadas mais atividades de lazer para os seniores e para os jovens. Ao nível dos serviços, a equipa de Maria José Borges propõe a instalação de um Balcão Único na freguesia, que permita evitar aos habitantes de Pedralva sucessivas deslocações ao centro da cidade.

O apoio aos grupos e associações será igualmente aumentado, criando-se uma dinâmica de envolvência que valorize a cultura e património de Pedralva. Todos os movimentos associativos terão voz e serão acarinhados de igual forma.

A correção da deficiente iluminação pública, a edificação de um pavilhão que permita a prática de modalidades desportivas, a instalação de um parque de lazer e a criação de condições para que exista, a curto prazo, um Parque Industrial na freguesia, são objetivos claros desde já assumidos pela equipa de Maria Borges.

 

LISTA CANDIDATA

01 - Maria José Borges
02 - João Carlos Batista
03 - António Braga
04 - Susana Machado
05 - Carla Antunes
06 - André Rocha
07 - Andreia Braga
08 - Joaquim Sousa
09 - Catarina Ferreira
10 - Rosa Rodrigues
11 - Isaac Machado
12 - Sónia Ribeiro
13 - João Oliveira
14 - Ana Borges
15 - Narciso Vieira
16 - Carlos Genoveva

Ler mais

Juntos Por Braga

Já pode descarregar a nossa app para as versões Android e iOS.

Android iOS