Priscos

José Costa

José Costa será candidato à Junta de Freguesia de Priscos pela Coligação “Juntos por Braga”. A equipa liderada por José Costa ambiciona continuar a trabalhar em prol do desenvolvimento da freguesia, preservando uma postura de proximidade junto da população.

Com 69 anos, José Costa mora há mais de 40 anos em Priscos e trabalhou na indústria de móveis. Desde cedo o candidato demonstrou aptidão e vontade em conhecer e perceber em que realidade vivem os seus conterrâneos. No seu percurso, destaca-se o trabalho de dinamização da prática de atletismo na freguesia, nomeadamente no Clube Desportivo e Cultural de Priscos, coletividade em que foi sócio fundador. O chamamento para um contributo ainda mais forte ganhou resposta através das funções autárquicas que desempenhou: foi membro da Assembleia de Freguesia e Tesoureiro da Junta de Freguesia de Priscos.

A melhoria das condições de vida dos habitantes de Priscos tem conhecido uma progressão ao longo dos últimos anos. Por intervenção direta e indireta da autarquia local, para além das pequenas intervenções, destacam-se a implementação da rede de saneamento básico que abastece mais de 70% da freguesia, a atualização da toponímia e o melhoramento de acessos para pessoas com mobilidade reduzida. Ainda no que concerne a obras estruturantes e de maior relevo, está neste momento a decorrer a requalificação do Espaço Cívico, junto ao cemitério, e a pavimentação e alargamento da Rua das Cerdeiras. Por estes dias, decorrem ainda as obras que visam a pavimentação de outra via importante da freguesia: a Rua Eng. Nuno Pereira.

A equipa de José Costa apresenta créditos firmados, representando uma aposta segura para o futuro de Priscos. O reforço da disponibilidade para ouvir a população será o objetivo principal desta candidatura. Dentro deste atendimento permanente, caberá, com maior preponderância, a preocupação com a área social, nomeadamente com a população sénior, com os jovens e com os mais carenciados. Dar continuidade aos momentos de lazer destinados aos idosos, através de passeios e outras atividades que reforcem os importantes laços de amizade que ligam a população, e reforçar o apoio ao Jardim de Infância serão medidas que constarão no caderno de encargos de José Costa. Será ainda seguida uma política de coordenação em rede com as demais instituições sociais no âmbito de um trabalho alargado em favor dos mais carenciados.

Seguindo no rumo certo, cimentando rotinas saudáveis para a freguesia, José Costa tem a ambição de melhorar a rede viária de Priscos, de criar um parque de lazer para a freguesia, mas tem sobretudo ambição de ser fiel aos desejos da população e combativo em relação aos seus problemas.

 

LISTA CANDIDATA

01 - José Costa
02 - Etelvina Vilela
03 - Carlos Sá
04 - Julieta Faria
05 - Maria Sá
06 - António Couto
07 - Sara Silva
08 - Manuel Couto
09 - Ana Quinteiro
10 - António Gomes
11 - Mário Silva
12 - Maria Vilaça
13 - Nelson Moreira
14 - Joaquim Cruz
15 - Maria Pinto
16 - João Costa
17 - José Gonçalves
18 - Filomena Silva

Ler mais

Ruílhe

Fernando Vilaça

Fernando Vilaça é candidato pela Coligação “Juntos por Braga” à Junta de Freguesia de Ruílhe, propondo-se a encabeçar uma lista motivada a apresentar novas ideias para o desenvolvimento e progresso da freguesia.

Natural de Aveleda, Fernando Vilaça é casado, tem dois filhos e dois netos. Reside em Ruílhe e profissionalmente é operador de venda e controlo da CP. Foi jogador de futebol do Ruílhe e é membro da Comissão dos Zés, organização que promove a Festa do Dia de São José. A ligação à freguesia e a vontade de aplicar a sua experiência enquanto autarca na defesa dos interesses da população de Ruílhe, motivou Fernando Vilaça a avançar para este desafio. Recorde-se que o candidato deixou em Aveleda, freguesia onde foi Secretário e Presidente da Junta de Freguesia, um trabalho notável, capacitando-a de várias infraestruturas. Nos últimos quatro anos foi também Tesoureiro da União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro.

Valerá a pena recordar o trabalho realizado pelo candidato em Aveleda para perceber o futuro de Ruílhe. Escola e pré-primária, os adros da Igreja e da Capela, a sede da Junta de Freguesia, dois parques de lazer, o alargamento e pavimentação da maioria das ruas da freguesia, um campo de futebol com piso sintético, um ringue e uma casa mortuária, estas e muitas outras valências resultaram do trabalho das equipas lideradas por Fernando Vilaça que agora se propõe a trabalhar em prol da freguesia onde vive há 20 anos.

O apoio à população e aos movimentos associativos será encarado como uma prioridade. As interpelações dos habitantes de Ruílhe ganharão uma resposta atenta e efetiva por parte da autarquia. É objetivo desta candidatura potenciar o que de bom se faz em Ruílhe, tentando criar equipamentos e infraestruturas de apoio. Fernando Vilaça está igualmente empenhado em contribuir para a melhoria significativa da rede viária.

A aposta na educação, nomeadamente na melhoria das condições da EB 1 e JI de Ruílhe, a criação de condições para a prática desportiva, o contacto de proximidade com a população sénior na promoção de convívios e momentos de lazer e o apoio social serão a força motriz deste grande projeto de futuro de Ruílhe.

 

LISTA CANDIDATA

01 - José Vilaça
02 - Luís Silva
03 - Maria Vieira
04 - José Araújo
05 - Marco Gonçalves
06 - Ana Gomes
07 - Joaquim Pinto
08 - Ana Cardoso
09 - Carlos Pereira
10 - João Sousa
11 - Natália Rodrigues
12 - Manuel Silva
13 - Prazeres Faria
14 - Francisco Faria
15 - Domingos Costa
16 - Carina Martins
17 - Benjamim Oliveira
18 - Joaquim Costa

Ler mais

São Vicente

Jorge Pires

Para os ‘Juntos por Braga’, a afirmação e crescimento de São Vicente deve-se em larga medida ao trabalho de excelência desenvolvido pela Junta de Freguesia que encontrou em Jorge Pires o rosto de uma equipa dinâmica, pró-ativa e preocupada em aplicar políticas e medidas que hoje são inquestionavelmente um exemplo para outras freguesias urbanas. Porque São Vicente exige o caminho do rigor e da competência, Jorge Pires será candidato à Junta de Freguesia.
A ligação de Jorge Pires à freguesia, onde vive há mais de 25 anos, fez-se de uma participação cívica coerente, naquela que é casa da democracia local e onde se pode fazer verdadeiramente a diferença: a Junta de Freguesia. Mesmo na oposição, o candidato sempre se bateu pela melhoria das condições de vida dos vicentinos. E os vicentinos haveriam de lhe dar razão quando confiaram nele os destinos da autarquia, com a eleição para presidente da Junta de Freguesia.

Se todos estes anos ficaram marcados por grandes conquistas, das quais se destacam as edificações do Centro Cívico, do Centro de Saúde, ou da creche da Associação Vicentina, os ‘Juntos por Braga’ não esquecem o trabalho verdadeiramente notável que a autarquia tem desenvolvido na área social, na cultura, no desporto e em muitas outras vertentes que no fundo representam a principal missão de uma autarquia urbana.

A preocupação e ação na procura de soluções para os problemas das pessoas destacaram-se em São Vicente a vários níveis. É justo reconhecer o mérito da ‘Loja Social’, uma aposta da autarquia que conta com mais de 100 voluntários. A dinâmica ali instalada resulta da articulação de esforços mediada com quem deseja ajudar, melhorando a qualidade de vida das pessoas atingidas pela pobreza. Cidadãos, instituições e empresas uniram-se ao mote dado pela Junta de Freguesia e abraçaram este grande projeto.

Na educação, para além do trabalho decisivo e de apoio à comunidade escolar e dos inúmeros eventos realizados ao longo do ano, foram criadas iniciativas como “a hora do conto”, que promovem a leitura juntos dos alunos, foi instalada uma biblioteca na Junta de Freguesia e também as escolas se preparam agora para acolher as suas próprias bibliotecas.
O trabalho arrojado da equipa liderada por Jorge Pires alastrou-se às mais variadas áreas, como é o caso do desporto e da cultura. O pavilhão multiusos regista uma elevada taxa de ocupação, com atividades direcionadas para a população de todas as idades. Também as associações têm encontrado uma autarquia de portas abertas para as acolher e acarinhar. Quem acrescenta o seu tempo e contributo em prol de São Vicente tem encontrado eco na liderança da autarquia local que desde a primeira hora adotou uma estratégia de apoio sem fazer qualquer tipo distinções.

Nos últimos anos, milhares de pessoas escolheram viver em São Vicente e de acordo com os últimos Censos o número de vicentinos tem vindo a crescer. Porque a ação de uma autarquia que prioriza a atenção dada às pessoas influi diretamente no crescimento de São Vicente, os ‘Juntos por Braga’ consideram que Jorge Pires e a sua equipa são o grupo de trabalho mais competente, mais capaz e a escolha que mais garantias dá para defender os interesses da população.

 

LISTA CANDIDATA

01 - Jorge Pires
02 - Bernardino Sousa
03 - Raquel Nair Pinto
04 - Domingos Alves
05 - Daniel Pinto
06 - Diana Silva
07 - Tony Reis
08 - Diogo Farinha
09 - Karla Marin
10 - Carlos Peixoto
11 - Rosa Carvalho
12 - Eduarda Silva
13 - João Paulo Vieira
14 - Sónia Marinho
15 - António Ferreira
16 - Maria José Barbosa
17 - Pedro Correia
18 - Adriana Pereira
19 - Jofre Barros
20 - Maria Fátima Guimarães
21 - Domingos Lourenço
22 - Nelma Fernandes
23 - Ana Isabel Vieira
24 - Ricardo Azevedo
25 - Maria José Ribeiro
26 - Maria Teresa Castro

Ler mais

São Victor

Ricardo Silva

Com a meta no horizonte de tornar São Victor uma freguesia modelo, Ricardo Silva será recandidato à Junta de Freguesia pela Coligação “Juntos por Braga”. Consolidar o trabalho que tem vindo a ser executado, dignificando ainda mais o papel das freguesias urbanas, é um propósito indissociável do futuro que o candidato deseja para São Victor.

Ricardo Silva tem 36 anos, é natural de Braga e é arqueólogo. Ao longo do seu percurso, até aceitar o desafio de presidir à Junta de Freguesia de São Victor, o candidato demonstrou sempre uma enorme vontade de ser um agente ativo no seio da comunidade, nomeadamente na defesa dos seus interesses. Foi catequista durante 13 anos, membro do Grupo Coral Guadalupe, Coordenador Geral da JovemCoop ao longo de 10 anos e um dos três fundadores da “Braga +”.

Há quatro anos, momento em que Ricardo Silva e a sua equipa aceitaram trabalhar em prol do desenvolvimento da freguesia mais populosa do concelho, sabia-se que o desafio não era pequeno. As linhas de atuação passaram por reforçar a boa herança legada, potenciando-a e adaptando-a a um novo quadro político.

O sucesso da ação governativa levada a cabo nos últimos quatro anos mede-se obrigatoriamente em vários eixos. Na educação, foram corrigidos vários desequilíbrios nas escolas da freguesia, nomeadamente ao nível de obras e reforçando o auxílio às famílias no âmbito do apoio socioeducativo.

Do ponto de vista social, foi restruturada a Loja Social e reforçada a ação da Comissão Social da Freguesia que atualmente desenvolve um trabalho mais profícuo, a partir de um levantamento de necessidades e parceiros. Ainda nesta matéria, foram concedidas mais e melhores ferramentas às instituições da freguesia que trabalham na área social.

A empregabilidade foi uma área prioritária em que a Junta de Freguesia não hesitou em se envolver. A autarquia local tem vindo a organizar, todos os anos, a “Feira do Emprego”, que envolve uma média de 30 empresas por edição e que até à data gerou pelo menos 60 contratações. A par desta ação de impacto social direto, decorre o trabalho diário do Gabinete de Inserção Profissional sediado nas instalações da Junta de Freguesia.

A Junta de Freguesia de São Victor é atualmente a que mais empreende culturalmente, acolhendo dezenas de atividades. No longo reportório, destacam-se as edições das “Noites Brancas da Senhora-a-Branca”. Sobre a égide do trabalho realizado, a Junta de Freguesia de São Victor recebeu o Galardão “A Nossa Terra” na categoria “Eventos Culturais”.

Falar hoje sobre São Victor é falar sobre uma freguesia orientada para o futuro. Foi a primeira freguesia a disponibilizar à população a plataforma digital “a minha freguesia”, que permite uma maior aproximação com a população. Destaque ainda para a dinamização do “Executivo Júnior”, uma ação de responsabilização das gerações futuras, que visa auscultar as crianças como agentes da cidade, bem como a realização da web série que visa a valorização do património, “São Victor de Portas Abertas”. Estes últimos dois projetos foram considerados pela revista ‘Sábado’ como pertencentes aos 9 mais inovadores no conjunto de freguesias de Portugal.

À disponibilidade no atendimento diário da população, juntam-se valências que apenas a freguesia de São Victor dispõe: um polícia de proximidade destacado para a freguesia e uma unidade local da Proteção Civil que tem como objetivo aumentar a segurança dos cidadãos de forma mais assertiva e eficiente.

Para futuro, a equipa de Ricardo Silva pretende acrescentar valor ao papel das freguesias urbanas tendo em conta que são as autarquias locais os primeiros agentes a debaterem-se com os problemas, anseios e expectativas da população. Trabalhar sobre o caminho percorrido, consolidando e melhorando as políticas de apoio a toda a população, não serão por certo ideias vagas, mas sim certezas para a construção do amanhã de São Victor.

 

LISTA CANDIDATA

01 - Ricardo Silva
02 - José Ferraz
03 - Olga Pereira
04 - Domingos Abreu
05 - Vítor Teixeira
06 - Elisa Rosa
07 - Hugo Sá
08 - João Granja
09 - Eliana Freitas
10 - Jorge Daniel Abreu
11 - Augusto Dias
12 - Ana Luís
13 - João Rodrigo Correia
14 - António Pedro Folga
15 - Ana Rosa
16 - Mário Oliveira
17 - Humberto Almeida
18 - Maria José Sousa
19 - Manuel Barroso
20 - Luís Vaz
21 - Sara Gabriela Silva
22 - Domingos Santos
23 - Manuel Gonçalves
24 - Fátima Rolim
25 - Armando Carlos Samy
26 - Mário Meireles
27 - Maria Perpétua Pereira
28 - Fernando Machado
29 - Alberto Alves
30 - Maria Lopes
31 - Nuno Gil dias
32 - José Araújo
33 - Ana Joaquina Gonçalves
34 - Manuel Sá
35 - Andreia Cristiana Oliveira
36 - Paulo Morais
37 - Celina Oliveira
38 - Maria Moreira

Ler mais

Sequeira

Nuno Oliveira

Sob o lema “honrar o passado, construir o futuro”, Nuno Oliveira será candidato à Junta de Freguesia de Sequeira dos “Juntos por Braga”. Profundo conhecedor da realidade da freguesia, o candidato pretende potenciar as conquistas e os valores de Sequeira, apostando em políticas que possam ser promotoras de um aumento efetivo da qualidade de vida dos sequeirenses.

Natural de Sequeira, Nuno Oliveira assume, com honra e orgulho, o compromisso de ser candidato à presidência da Junta de Freguesia de Sequeira. Trata-se de um homem da terra, que sente e conhece a freguesia como poucos.

Empenhado em dar o seu contributo em prol da freguesia, Nuno Oliveira foi presidente da Associação de Pais da Escola Básica de Sequeira durante cinco anos. Durante este período, esta associação foi contribuindo para o bem comum da comunidade, como aconteceu por exemplo com a construção de um ringue para a escola. O contacto estabelecido durante todos estes anos com as famílias, com a população, permitiu a Nuno Oliveira conhecer melhor a sua terra, nomeadamente as suas carências e as suas mais-valias.

O apoio às escolas, à comunidade escolar, e a todos os jovens é uma das suas principais prioridades. Nuno Oliveira acredita ser possível fazer mais no plano da educação, no desporto e na área social. A valorização de Sequeira, a afirmação da sua identidade, o apoio aos movimentos associativos, a defesa da qualidade do meio ambiente da freguesia e a preservação do património histórico e cultural são igualmente ideias fortes desta candidatura que pretende construir o futuro sobre tudo aquilo que já foi alcançado. Para que tudo isto seja possível, o candidato reuniu uma equipa de homens e mulheres jovens, com provas dadas de trabalho, honestidade, competência, disponibilidade e de dinâmica.

O passo em frente rumo à presidência da Junta de Freguesia de Sequeira surge de forma natural e por consequência de um trabalho de proximidade que Nuno Oliveira tem vindo a realizar nos últimos anos. Esse trabalho sempre se pautou pelo empenho, pela confiança e pelo sentido claro de responsabilidade. Continuará por isso a ser esta a postura do candidato num projeto de futuro para Sequeira.

 

LISTA CANDIDATA

01 - Fernando Oliveira
02 - Carlos Araújo
03 - Carla Fernandes
04 - Alexandre Prata
05 - Roberto Martins
06 - Natália Araújo
07 - Rosa Oliveira
08 - Agostinho Ferreira
09 - Fernando Orlando Oliveira
10 - Juliana Coelho
11 - João Rodrigues
12 - Inácio Nogueira
13 - Justina Monteiro
14 - Armindo Ribeiro
15 - Armindo Matos
16 - Vera Oliveira
17 - António Rua
18 - José Costa

Ler mais

Juntos Por Braga

Já pode descarregar a nossa app para as versões Android e iOS.

Android iOS