Notícias

07 2021
  • 24 Julho 2021 - Sábado
  • Juntos por Braga

Pedralva continuará a crescer com Maria José Borges

Pedralva abraçou a mudança há quatro anos. Na prossecução das ideias e projetos enunciados em prol do desenvolvimento da freguesia, Maria José Borges apresenta a sua recandidatura à liderança da autarquia local pela Coligação “Juntos por Braga”.

Maria José Borges é natural e residente de Pedralva, tem 54 anos, é casada, tem dois filhos e é assistente técnica. Ainda antes de assumir a presidência da Junta de Freguesia, fez um trabalho meritório e reconhecido de oposição na Assembleia de Freguesia.

Para este novo mandato que se avizinha, Maria Borges sublinha que a sua equipa se continuará a pugnar por uma Junta de Freguesia verdadeiramente aberta e disponível a todos, reforçando uma dinâmica de proximidade estabelecida com as pessoas que permita uma ação de procura da melhoria na qualidade de vida dos fregueses.

Apesar de todas as contingências inerentes à situação pandémica, os últimos quatro anos fizeram-se de muito trabalho. A repavimentação de várias ruas como a Rua de Bustelos, a Rua das Andorinheiras, entre outras; a melhoria da iluminação pública; o aumento de segurança através de nova sinalização e rails de proteção na Av. de Grumeira, que dentro em breve também será alvo de requalificação e drenagem das águas pluviais; a requalificação do edifício da sede do clube ou a colocação de um coletor de águas pluviais na Rua Professor Manuel Antunes são um exemplo claro de uma governação orientada para resolver os problemas efetivos da população.

Destaca-se ainda a requalificação de Jardim de Infância e da EB1; a colocação de abrigos nas paragens; a requalificação do parque infantil e de fitness; a renovação de equipamentos que permitem fornecer uma rede pública de internet por WI-FI na freguesia; e ainda a criação de uma Unidade local de Proteção Civil composta por 6 elementos voluntários da freguesia.

Junta-se a tudo isto o apoio e a estreita colaboração com todas as coletividades e associações da freguesia, bem como uma proximidade reforçada com toda a comunidade escolar.

Com a situação pandémica surgiu a necessidade de priorizar a proteção da população. A Junta de Freguesia esteve ao lado dos mais frágeis, oferecendo diversos apoios, nomeadamente no suporte ao ensino à distância e na impressão de trabalhos escolares, distribuição de máscaras cirúrgicas, gestão e limitação de espaços públicos, aquisição de material desinfetante e de proteção individual. Nesta matéria também têm sido assegurados os transportes para a centro de vacinação. Tudo isto com o objetivo de não deixar ninguém para trás.

Os próximos quatro anos são por isso essenciais. Essenciais para dar continuidade aos projetos iniciados seja no melhoramento da rede viária, ou no melhoramento dos equipamentos da freguesia. Mas também serão essenciais para continuar a desenvolver várias atividades e apoios sociais aos mais idosos e a pessoas mais vulneráveis. O apoio à educação e aos movimentos associativos, apostar na fixação de jovens que querem viver em Pedralva, fazer tudo o que for necessário para ajudar na abertura do Centro de Convívio situado na Casa do Povo que serve as três freguesias, assim como ser um agente ativo para que o Centro de Saúde possa criar melhores condições, são prioridades da equipa liderada por Maria Borges que assume o compromisso de dar o seu melhor pelo bem da freguesia.

Ver mais
07 2021
  • 23 Julho 2021 - Sexta-feira
  • Juntos por Braga

Ana Pereira propõe “uma mudança tranquila” a Cabreiros e Passos S. Julião

É com esta proposta que Ana Pereira avança na candidatura pelos “Juntos por Braga” à Junta da União de Freguesias de Cabreiros e Passos S. Julião. Mudar para ajudar, e dar voz de apoio e de igualdade para todos sem exceção!

“Por uma mudança tranquila” é o ponto de partida da candidata que tem 44 anos, casada e com dois filhos. Licenciada em Química Aplicada, Ana Pereira deu aulas no ensino profissional, trabalha num escritório de contabilidade e é empresária no mercado imobiliário e de investimento.

Ana Pereira é extremamente ativa e a sua ligação à freguesia, onde mora há muitos anos, tem sido reforçada ao longo do tempo. Já desempenhou funções autárquicas e participa nas atividades de várias associações, como coordenadora da catequese e tesoureira no conselho económico e pastoral.

Como muitas pessoas de Cabreiros e Passos S. Julião, Ana Pereira deseja a mudança. Reverter a sucessiva perda de eleitores que não se fixam na UF, a perda do Centro de Saúde para outra freguesia, que de resto motivou uma luta e manifestações por parte dos habitantes que não desejavam perder este ativo importante, ou a inexistência de um multibanco são alguns dos principais problemas identificados pela candidata.

Nesse sentido, Ana Pereira aponta desde já agulhas ao combate à perda de eleitores através de estratégias que permitam fixar mais residentes em Cabreiros e Passos S. Julião. Igualdade para todos é também uma ideia forte, que só singrará através de uma autarquia local aberta a todos e não só a alguns.

No que diz respeito aos ativos da freguesia, é urgente resolver a falta de um multibanco na UF, é necessário criar um parque de merendas aprazível, rentabilizar o edifício abandonado da escola primária para fins culturais, melhorar a rede viária – nesta matéria a ligação de uma segunda via na zona de Porto Martim, entre Cabreiros e Passos –, e aumentar a cobertura para 100% da rede de água e saneamento.

Igualmente importantes serão as medidas de apoio social, principalmente aquelas destinadas aos jovens e aos idosos através do desenvolvimento de atividades e da implementação de estruturas de apoio.

Ver mais
07 2021
  • 22 Julho 2021 - Quinta-feira
  • Juntos por Braga

Firmino Marques lidera lista da Coligação “Juntos por Braga” no mandato da concretização do sonho

Firmino Marques lidera a lista da Coligação “Juntos por Braga” à Assembleia de Freguesia de S. Vítor, honrando os compromissos assumidos desde há 20 anos com a população de São Victor, apresentando um programa ambicioso que visa dar continuidade ao desenvolvimento registado na Freguesia nestas duas décadas, no respeito e na primazia de uma política de proximidade com os cidadãos e as instituições.

Com 63 anos, casado, com duas filhas, licenciado em Filosofia e pós-graduado em Direito das Autarquias Locais pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, coordenador na área de seguros, Firmino Marques presidiu durante 12 anos à Junta de Freguesia de São Victor e durante 6 anos assumiu funções de Vice-Presidente da Câmara Municipal de Braga, bem como a função de Vereador com vários pelouros. O caminho de excelência percorrido levou Firmino Marques a desempenhar as funções de Deputado da XIV Legislatura pelo Grupo Parlamentar do PSD, período em que tem defendido de forma intransigente os interesses dos portugueses e dos bracarenses em particular. Preside também à Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto, fazendo ainda parte da Comissão Nacional de Ética para as Ciências da Vida (suplente).

Em linha com os compromissos já assumidos pelo Executivo camarário, e pelo recandidato à Presidência da Câmara, Ricardo Rio, os próximos 4 anos trarão a concretização de importantes projetos para a Freguesia e para o Concelho incidentes sobre este território: O tão almejado Parque Eco-Monumental das Sete Fontes; o Centro Cultural nas antigas instalações da Escola Francisco Sanches (FS); a reabilitação do Edifício da Fábrica Confiança e a criação nesse espaço de uma nova Residência para Estudantes; o alargamento das Áreas Mais; a requalificação do Pavilhão das Goladas; a instalação do BRT; entre outros.

Procurando dotar de melhores condições os serviços da Junta de Freguesia e diversas instituições da área social, será intervencionado e ampliado o atual edifício-sede e criado em novo espaço o “Hub Social”, que acomodará também o Human Power Hub – Incubadora de Inovação Social da Câmara Municipal de Braga - e outras valências da esfera social do Município, da Freguesia e de entidades parceiras, reforçando também deste modo a sua intervenção no CLAS-Conselho Local de Acção Social, onde teve sempre um papel muito activo, assim como irá propor em conjunto com as Freguesias Urbanas da Cidade de Braga, estabelecer uma Plataforma de trabalho comum, tendo em vista a eficácia do desempenho numa área tão importante como a de intervenção SOCIAL.

No plano da dinamização cultural, registe-se o envolvimento ativo da Junta de Freguesia na gestão do Centro Cultural (FS), a reabilitação da Capela de S. Víctor-o-Mártir e a criação da rede “Quiosques de Cultura”, enquanto serviços de descentralização cultural em diversas áreas da Freguesia.

Na esfera do ordenamento urbano e valorização do espaço público, é também compromisso  dos candidatos da Coligação “JUNTOS por BRAGA” a pintura dos restantes blocos do Bairro Social das Enguardas e um vasto rol de intervenções de fundo em artérias da Freguesia, a concretizar ao longo de todo o próximo quadriénio, como sejam: a Av. Antero de Quental / Luis Soares Barbosa / Fernando Oliveira Guimarães; a Rua S. Victor e D. Pedro V; a Rua José António Cruz; a Travessa de S. José e Nó/Rotunda do Quartel; a Rua do Sardoal; a Rua Quinta da Armada; a Rua Dr. Francisco Machado Owen; e o Quarteirão Gulbenkian/ Orfeão de Braga, Pe. Manuel Alaio, Rua Conservatório, Rua Fundação Calouste Gulbenkian e Rua Adelina Caravana entre outras.

A estes projetos de maior envergadura, acrescem diversas intervenções pontuais concertadas entre a Câmara Municipal e Junta de Freguesia para marcação de estacionamentos, ordenação do sentido viário, reabilitação de passeios e implementação de medidas de acalmia de trânsito, no âmbito da melhoria da MOBILIDADE.

Mais competências para as Juntas de Freguesia Urbanas

Na sequência do diálogo estabelecido com os candidatos da Coligação “Juntos por Braga” às Juntas de Freguesia da malha urbana, Ricardo Rio assume ser sua intenção reforçar as competências delegadas nestas entidades, como a manutenção de Parques Infantis e Parques Fitness, seja em espaço público, seja em contexto escolar (aqui incluindo também espaços de recreio e respetivas coberturas); a manutenção do mobiliário urbano (bancos, mesas, estacionamento de bicicletas e semelhantes); a colocação de novos estacionamentos de bicicletas; a criação de Parques para Canídeos e Abrigos para Gatos, em articulação com coletividades de apoio animal.

Algumas destas competências serão também delegadas nas demais Juntas de Freguesia, após a sua implementação a título de projeto-piloto nas Juntas de Freguesia urbanas já no ano de 2022. 

Um histórico de serviço à comunidade

Recordando a enorme intervenção cívica da Autarquia de São Victor nos anos em que liderou esta Junta de Freguesia, honrando e dignificando a relação dos Eleitos e Eleitores, Firmino Marques considera que esta postura trouxe uma nova aragem à intervenção do PODER LOCAL, nomeadamente nas políticas de defesa do Ambiente, estímulo e incentivo ao Desporto, ou no relacionamento de enorme proximidade com a Comunidade ESCOLAR local.

A reconhecida qualidade das suas iniciativas CULTURAIS relembrando as “Noites Brancas da Senhora a Branca”, ou a iniciativa “Festa no Bairro”, assim como a “BRANC’ARTE”, foram um verdadeiro exemplo de descentralização de actividades culturais envolvendo a população.

Por seu lado no capítulo de intervenção SOCIAL ficaram marcantes na história, as iniciativas solidárias e de ajuda da população em várias áreas de intervenção, assim como a criação de uma Loja Social e de um Banco Ortopédico, dando resposta às causas sociais mais eminentes da freguesia.

Marcante e notória foi também a intervenção na defesa do património material e imaterial da Freguesia e da História de São Victor, pelo que exigimos de nós próprios consolidar e melhorar ainda mais os notáveis resultados alcançados desde que assumimos a gestão da Autarquia mais importante da Região.

Ver mais
07 2021
  • 21 Julho 2021 - Quarta-feira
  • Juntos por Braga

Miguel Pires demonstra ambição a São José de São Lázaro e São João do Souto

Miguel Pires apresenta-se como candidato à União de Freguesias de São José de São Lázaro e São João do Souto pela Coligação “Juntos por Braga” com uma declarada ambição de imprimir uma maior dinâmica no trabalho realizado pela autarquia local, nunca deixando ninguém para trás.

Com 51 anos, casado e com três filhos, com formação académica em Gestão e em Informática, o percurso profissional de Miguel Pires está ligado à Formação Profissional, à Banca e aos Seguros, tendo sido também docente do ensino superior. É sócio fundador do Banco Alimentar em Braga e a sua ligação às origens manteve o candidato a viver sempre na União de Freguesias para a qual agora deseja contribuir com uma visão de futuro.

Miguel Pires tem trabalho feito. É vogal do executivo da UF desde 2017. No momento de abordar o futuro, o candidato destaca os alicerces robustos de que hoje a UF dispõe e que devem ser salvaguardados e potenciados num futuro próximo. A nova sede da Junta, muito mais funcional e apta a receber e fomentar a comunidade, os canais digitais que foram criados e que permitem uma melhor comunicação com os cidadãos e a rede de apoio social criada em articulação com o Banco Alimentar de Braga são alguns bons exemplos do trabalho realizado ao longo dos últimos anos e que agora não pode ser descartado.

Mas é a visão de futuro que move Miguel Pires. Focado na Inovação e modernidade que o centro urbano atualmente exige, e em estreita articulação com o município.
Com a preocupação de bem-estar sustentável, mobilidade e modernidade através da escuta ativa, da procura de um equilíbrio entre o turismo e a habitabilidade e qualidade de vida dos cidadãos residentes, entre a vida cultural do centro urbano e o descanso dos residentes, entre a mobilidade e os espaços verdes e lazer, entre a valorização o património cultural e artístico dos inúmeros recursos da freguesia e o potencial humano presente em inúmeras associações que fazem chegar a cultura, o desporto, a ação social, a qualidade de vida, e empresas que criam riqueza e empregos. Nos últimos anos o território desta união de freguesias foi das que mais investimento captou e pretende continuar a acolher investimento de valorização da freguesia. Também a nova sede será um motor de dinamização e agregação das forças vivas da comunidade.

As políticas sociais, têm também um papel central e será reforçado o apoio aos mais desfavorecidos e haverá uma aposta clara no investimento que promova atividades de enriquecimento intergeracional e bem-estar.

Igualmente a pensar nas pessoas, o apoio ao emprego passará pelo Gabinete de Inserção Profissional instalado na sede da Junta e, na vertente educativa, será desenvolvida a componente de apoio às famílias dos alunos do ensino pré-escolar. Não será esquecido o apoio à infância, nomeadamente com apoios/atividades pensadas para os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo.

Sobre as valências da UF há muito a fazer, nomeadamente a promoção e dinamização dos espaços de lazer, únicos pela centralidade na cidade, em especial o Parque da Ponte, Parque das Camélias e Picoto, em estreita articulação com o município. Igualmente identificada está a vontade de melhorar a qualidade de vida nos bairros periféricos da Freguesia (designadamente os bairros Nogueira da Silva, Picoto, Pinheiro da Gregória e Imaculada Conceição). 

A União de Freguesias de São José de São Lázaro e São João do Souto não pode nunca estar fechada em si própria e, nesse sentido, haverá um acompanhamento ativo, em articulação com o Município, de projetos em curso e futuros na União de Freguesias. Será adotada uma postura de cooperação com as forças sociais da União de freguesias (Lares de Idosos, Creches e Centros Sociais) e um apoio inequívoco ao associativismo.

Com um olhar atento aos mais desfavorecidos, aos movimentos associativos, à cultura e à intergeracionalidade, ao ambiente e à sustentabilidade, em linhas gerais, Miguel Pires quer ampliar a dinâmica de trabalho na União de Freguesias com uma visão de futuro, com uma abertura permanente à população e com medidas que melhorem efetivamente as condições de vida de todos.

Ver mais
07 2021
  • 20 Julho 2021 - Terça-feira
  • Juntos Por Braga

Comunicado - São Vitor | Juntos Por Braga

A Coligação “Juntos por Braga” tem como primeira prioridade colocar ao dispor do Concelho e de cada uma das Freguesias os protagonistas mais capazes para servirem as populações e corporizarem um projeto de desenvolvimento sustentado de cada um dos territórios, atentas as suas especificidades e ambições.
Para tal, conta orgulhosamente com o legado de décadas de serviço à comunidade de muitos dos seus quadros políticos, sejam estes militantes dos partidos que as integram ou cidadãos independentes que em certo momento se juntaram ao percurso trilhado.
Na oposição ou nos órgãos de governo locais, esses milhares de cidadãos serão sempre merecedores da nossa gratidão e contarão sempre com o apoio da Coligação desde que não percam o foco nos cidadãos que querem representar, colocando-os acima de toda e qualquer agenda pessoal e/ou de questões laterais que minem a relação de confiança que sempre deve reger a articulação entre os nossos eleitos e as estruturas dirigentes da Coligação.
Foi com base no respeito por tais princípios que pese embora divergências pontuais sobre opções políticas ou sobre a conduta do Presidente da Junta de Freguesia em determinadas matérias no mandato em curso, encetámos um processo de diálogo, franco e aberto, para estabelecer as bases de entendimento com Ricardo Silva para voltar a liderar a candidatura da Coligação “Juntos por Braga” à Freguesia de S. Vitor.
Se, por um lado, percebemos as circunstâncias pessoais e familiares que possam condicionar as opções do Presidente em funções desta Junta de Freguesia e a sua continuidade no projeto da Coligação “Juntos por Braga”, também não poderíamos chegar a um entendimento que delapidasse o património político de quantos serviram esta Autarquia – também sob a liderança do atual autarca – e que não garantisse uma visão comum para as suas opções de gestão futuras.
Para a Coligação “Juntos por Braga” não faz sentido desconsiderar todos quantos – ao longo dos últimos anos – trabalharam na Junta de Freguesia de S. Victor com o único interesse de honrar o seu mandato e servir os cidadãos. Sem interesses pessoais e sem calculismos políticos, estes autarcas merecem um reconhecimento inequívoco pelo meritório trabalho desenvolvido, honrando-nos ter podido contar com a sua colaboração e disponibilidade.
Nos últimos dias, esta decisão é também determinada por entendermos ultrapassadas exigências de lealdade e de boa-fé nas negociações até agora em curso. Com efeito, depois de várias reuniões onde foi possível estabelecer um programa conjunto de atuação, chegou ao nosso conhecimento que, ao mesmo tempo que as mesmas decorriam, Ricardo Silva estruturava uma candidatura pessoal, elaborava para aquele efeito site de candidatura própria, angariava subscritores e convidava até candidatos para a sua própria lista.
Ou seja, desprezando a boa-fé negocial e a lisura de procedimentos, estaríamos a simular uma negociação que uma das partes verdadeiramente não queria.
A Coligação Juntos por Braga é, sempre foi e continuará a ser, um espaço de liberdade, de cidadania e de vontade de superar problemas para servir melhor os cidadãos de Braga e responder aos desafios de um concelho que queremos mais desenvolvido, mais coeso e capaz de prestar melhores serviços aos cidadãos.
Será obviamente imbuídos desse espírito que nos próximos dias anunciaremos o candidato da Coligação Juntos por Braga a Presidente da Junta de Freguesia de S. Victor nas eleições autárquicas do presente ano.

Ver mais
07 2021
  • 19 Julho 2021 - Segunda-feira
  • Juntos por Braga

Este S. Pedro e Este S. Mamede no caminho certo com Manuel Carvalho

É com um balanço positivo do atual mandato que Manuel Carvalho se volta a recandidatar pela Coligação “Juntos por Braga” à Junta da União de Freguesias de Este (S. Pedro e S. Mamede), de forma a poder dar continuidade ao projeto a que se propôs com a missão de promover o desenvolvimento e bem-estar de toda a população de Este.


Manuel Carvalho tem 72 anos, é casado, pai de 5 filhos, entalhador de profissão, e atual presidente da União de Freguesias de Este S. Pedro e S. Mamede, cargo a que dedica toda a atenção.


Para Manuel Carvalho, a união de Freguesias de Este S. Pedro e S. Mamede, tem sido vista como um exemplo de agregação e união. O balanço deste mandato é muito positivo, havendo, no entanto, muito ainda a fazer.


A área ambiental e a rede viária foram as bandeiras deste mandato com grandes obras nestas áreas. O parque infantil em Este S. Pedro, a zona de lazer no Pregal, entre vários outros equipamentos, podem ser utilizados pela população e por todos aqueles que visitam a UF.


Contudo, a prioridade definida por Manuel Carvalho são as escolas. A educação e o bem-estar das crianças é um factor muito importante, pois são elas o futuro de Este S. Pedro e de Este São Mamede. Os últimos dois anos de mandato foram bastante atípicos e o apoio da Junta tornou-se fundamental a vários níveis. Manuel Carvalho esteve sempre na linha da frente no apoio à população, associações e escolas nesta fase difícil que vivemos.


Para o próximo mandato, Manuel Carvalho propõe continuar o trabalho efetuado até agora, fazendo sempre mais e melhor. O foco da governação passará pelas obras de melhoramento das escolas, pela requalificação do largo de Pidre e pela conclusão do processo do loteamento da Cerdoeira e arranjo do pavimento da Variante do Fojo, obras já aprovadas. Igualmente prevista está a repavimentação da Estrada Municipal que atravessa a UF incluindo a Rua de S. Pedro. O apoio não área social será sempre mantido com a mesma dedicação e empenho.


Haverá muito a fazer para que o desenvolvimento não pare e Manuel Carvalho sente-se motivado para desempenhar essa função sempre com a disponibilidade, responsabilidade e credibilidade que o caracteriza. Manuel Carvalho está sempre presente e disponível para os seus fregueses e é com este espírito que se recandidata a mais um mandato, sendo o seu lema: Sempre por Este.

Ver mais
07 2021
  • 19 Julho 2021 - Segunda-feira
  • Juntos por Braga

Morreira e Trandeiras na senda do desenvolvimento com Manuel Martins

“Por Morreira e Trandeiras, sempre”. É com esta ideia chave que Manuel Martins avançará para a recandidatura à liderança da Junta de União de Freguesias de Morreira e Trandeiras pela Coligação “Juntos por Braga”.


Natural da freguesia de Morreira, Manuel Martins tem 66 anos, é casado, tem três filhas e três netos. Profissionalmente foi escriturário, mas agora dedica-se em exclusivo ao presente e futuro da UF de Morreira e Trandeiras.


É um dos autarcas experientes do Concelho de Braga e isso, no caso de Manuel Martins, faz diferença no momento de responder às necessidades da população. Foi secretário da Junta de Freguesia de Morreira, depois presidente da mesma autarquia e agora é presidente da UF. Sempre participou ativamente nas rotinas da comunidade. Foi um dos sócios fundador do Grupo Desportivo Mikaelense que este ano completou 40 anos de existência,e participou em várias organizações da UF.


O trabalho de proximidade e a abertura para o diálogo constante com a população são marcas indeléveis do trabalho desenvolvido por Manuel Martins. No que concerne às obras realizadas, nos últimos quatro anos destaca-se o projeto da Poça da Bácora, a requalificação do campo de futebol de Trandeiras – balneários e ringue – , do campo de futebol da Morreira – pavilhão, balneários e sede do clube –, e um conjunto de obras importantes que ainda estão a decorrer.
Sobre o futuro, o acompanhamento à população continuará a ser a grande prioridade. Contudo, há o compromisso de terminar os projetos que até então não foram possíveis de concretizar. A recuperação dos moinhos da Morreira e a assinatura de um protocolo com os proprietários dos mesmos tendo em vista a recuperação, a requalificação da Travessa do Cedro, a Rua José Duarte até ao extremo de Lamas, entre muitos outros melhoramentos de estradas e caminhos, são prioridades para o novo mandato de Manuel Martins.

Ver mais
07 2021
  • 19 Julho 2021 - Segunda-feira
  • Juntos por Braga

Seguimos juntos por Vilaça e Fradelos com Paulo Ferreira

O desenvolvimento da União de Freguesias de Vilaça e Fradelos não pode parar. É com esta ideia principal que Paulo Ferreira se recandidata à Junta da UF pela Coligação “Juntos por Braga”.

Paulo Ferreira é natural de Fradelos e sempre demonstrou uma apetência por ser participativo nas atividades da freguesia. Ainda antes de assumir o desafio de presidir ao Executivo da Junta da União de Freguesias de Vilaça e Fradelos, o candidato foi tesoureiro da Junta de Fradelos e secretário da ACRIF (Associação Cultural e Desportiva).

Ao longo dos últimos quatro anos, apesar das contingências impostas pela pandemia, destacam-se várias conquistas importantes para a UF. A concretização do parque infantil de Fradelos, a remodelação do cemitério de Vilaça, a requalificação da Rua Marinheiro e da Junta de Freguesia de Fradelos (que vai iniciar nos próximos dias), entre outros pequenos arranjos realizados, foram obras que se traduziram num impacto muito positivo na vida dos cidadãos.

Na dinamização da UF, importa referir a criação do incentivo à natalidade, uma medida diferenciadora e de apoio às famílias. O trabalho de apoio às escolas, com uma grande proximidade à comunidade escolar, foi igualmente um marco relevante da governação de Paulo Ferreira.

Mas é sobre o futuro que o candidato agora se debruça. Paulo Ferreira deseja concluir os projetos recentemente aprovados, como a Rua da Igreja, em Fradelos, a Casa Mortuária de Vilaça e a requalificação da rede viária, nomeadamente a Rua de Entre Muros, Rua da Calçada até Rua da Igreja.

A juntar à obra, teremos certamente a postura de abertura que Paulo Ferreira e a sua equipa sempre demonstraram para com a população, movimentos associativos e para todos aqueles que estão dispostos a trabalhar por uma UF mais forte.

Ver mais
07 2021
  • 17 Julho 2021 - Sábado
  • Juntos por Braga

Mire de Tibães continua a crescer com José Magalhães

Ao longo dos últimos anos, Mire de Tibães rompeu a inércia e abriu-se à mudança. Contudo, ainda há trabalho a fazer. É com essa certeza que José Magalhães avança com a sua recandidatura à Junta de Freguesia pela Coligação “Juntos por Braga”.

Natural de Mire de Tibães, José Magalhães, técnico comercial de profissão, tem 53 anos e é casado. A residir na freguesia, e ainda antes de se tornar presidente de Junta, Magalhães desenvolveu um trabalho importante em vários movimentos associativos da freguesia. Nas lides autárquicas, foi eleito na Assembleia de Freguesia durante 8 anos, sendo autarca desde 2013.

É difícil resumir o trabalho realizado ao longo dos últimos dois mandatos enquanto presidente de Junta, mas é fácil perceber que houve uma mudança em Mire de Tibães. Uma mudança no apoio às coletividades, no reforço da ligação com os estabelecimentos de ensino, na procura de soluções por parte da autarquia para a população, mas também na implementação de projetos e obras importantes para o dia a dia das pessoas.

Entre as várias obras realizadas, destaca-se a pavimentação do acesso ao monte S. Filipe e S. Gens, a pavimentação do loteamento da Amieira, o parque de merendas de S. Gens, parque de lazer do Sobrado, a requalificação do largo de Ruães e a aquisição de uma propriedade para a instalação da nova sede da Junta de Freguesia.

Mas a vontade de fazer mais por Mire de Tibães, leva José Magalhães a avançar rumo a novas metas. O reforço de medidas de apoio à população, o alargamento do Cemitério, a requalificação da EB do Carrascal, a edificação da nova sede da Junta de Freguesia e a implementação de um Balcão Único de apoio ao Cidadão são objetivos claros da equipa liderada por José Magalhães.

O melhoramento da rede viária é igualmente uma ambição, destacando-se a repavimentação da Rua de S. Martinho de Tibães. O apoio à educação é para manter, ou se possível para reforçar. Neste domínio, deverá ser criada uma parceria que permita a criação de um berçário e cresce.

É com alicerces sólidos que José Magalhães assume a sua recandidatura, com provas dadas no passado que garantem um percurso de maior sucesso a Mire de Tibães no futuro.

Ver mais
07 2021
  • 16 Julho 2021 - Sexta-feira
  • Juntos por Braga

Tebosa nas mãos certas com candidatura de Joaquim Coelho

Com objetivo de assegurar uma liderança experiente em Tebosa, a Coligação “Juntos por Braga” apoia a candidatura independente de Joaquim Coelho à Junta de Freguesia. O candidato é o principal rosto de um projeto de quatro anos composto por medidas de apoio à população e pela implementação de novos projetos que possam afetar positivamente o quotidiano das pessoas.

Joaquim Coelho é um homem da terra, nascido e criado em Tebosa. Tem 57 anos e trabalha na indústria têxtil. A sua dedicação aos problemas e desafios da comunidade já se materializou em diversos anos de trabalho. Ao todo, 20. No Executivo da Junta de Freguesia de Tebosa já assumiu, durante três mandatos, o cargo de tesoureiro e, durante dois mandatos, o cargo de secretário. É por isso um candidato experiente que conhece bem a realidade de Tebosa.

É indissociável o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na freguesia da figura de Joaquim Coelho. O apoio às coletividades, a aposta em atividades para a população sénior, o apoio aos mais jovens, a edificação de valências importantes como a requalificação dos espaços da Senhora do Campo, o melhoramento da rede viária, o melhoramento dos equipamentos desportivos e a abertura que a autarquia local demonstra para resolver os problemas das pessoas, são marcas que também estão ligadas a Joaquim Coelho.

Sobre o futuro, o candidato já definiu várias prioridades. A requalificação da escola EB1 e a conclusão da segunda fase do Centro de Dia vão ser certamente obras marcantes a realizar durante os próximos quatro anos. A estes equipamentos, junta-se a ambição da construção de um infantário (creche) e de um parque infantil. Entre os vários melhoramentos pensados, o candidato ambiciona ainda requalificar a Avenida da Igreja, a Rua de Feixe, a Rua de Rossas e a Rua do Paço.

Para além dos projetos, Joaquim Coelho deseja reforçar o trabalho em rede com outras instituições e movimentos associativos e projetar medidas de ação social focadas nos seniores e mais frágeis. Com Joaquim Coelho, Tebosa seguirá o rumo certo através de uma Junta de Freguesia pró-ativa e aberta a todos sem exceção!

Ver mais