Notícias

08 2017

Ricardo Rio entregou listas e prepara campanha “mobilizadora“ com todos os bracarenses

Ricardo Rio entregou listas e prepara campanha "mobilizadora" com todos os bracarenses

Mobilização. Esta é a palavra que definiu o espírito no seio da candidatura "Juntos por Braga”, que esta tarde de sexta-feira entregou, no Tribunal de Braga, as listas à Câmara de Braga, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia.

“Estamos conscientes da responsabilidade que temos perante os bracarenses", disse à entrada do tribunal Ricardo Rio, líder da candidatura Juntos Por Braga, que perante dezenas de apoiantes manifestou confiança.

"Julgamos que temos o melhor projeto para o futuro do concelho, quer na câmara, assembleia municipal e juntas de freguesia”, frisou Ricardo Rio, que à pergunta dos jornalistas “quanto a metas”, respondeu, “vencer”.

“Essa vitória traduz-se, na Câmara Municipal, em renovar uma maioria estável para poder concretizar a nossa governação e aquilo que é o nosso programa eleitoral. Eu recordo que neste mandato houve medidas, que consideramos cruciais, que se não fosse o facto de haver uma maioria, não seriam aprovadas. Dou o exemplo do programa ´Braga A Sorrir´ ou a oferta dos manuais escolares, que contaram com o voto contra dos vereadores de oposição. Desejamos renovar essa mesma maioria, até porque se traduz na continuidade dos vereadores hoje em funções e do bom trabalho que têm feito. É uma equipa perfeitamente preparada”, sublinhou Ricardo Rio, que quer ainda reforçar o número de mandatos na Assembleia Municipal e, ao nível das Freguesias, conquistar mais juntas.

“Voltamos a concorrer em todo concelho. Sendo que em 32 freguesias com listas da coligação e cinco com independentes, nomeadamente Arentim e Cunha e Nogueiró e Tenões, onde mantemos o apoio, e depois temos como novidades Esporões, Morreira e Trandeiras e Tebosa, que são apoiadas pela coligação”, destacou o candidato, que quer vencer “o máximo de juntas possível”.

"Nesta eleição temos uma vantagem, pois temos provas dadas com o trabalho que desenvolvemos e com a confirmação dos nossos compromissos perante os bracarenses. Há o reconhecimento de todos da nossa forma de atuar e os ganhos que trouxemos para o concelho", disse Ricardo Rio.

Com a entrega das listas no tribunal, Ricardo Rio encerrou uma primeira fase da candidatura, entrando agora numa nova etapa que, e segundo o candidato, “vai ser marcada pela proximidade e auscultação”.

“Vamos continuar a promover debates setoriais, vamos alargar para outras áreas da sociedade e em novos locais. Queremos continuar a recolher contributos para formatar o programa eleitoral que vamos apresentar em setembro, quer para a Câmara, quer para as Freguesias, mostrando que somos a melhor opção para o concelho”, defende Ricardo Rio.

 

Ler mais
07 2017

Rio juntou mais de 100 jovens e recolheu contributos para o programa

“Queremos que o nosso projeto seja o mais participado e aberto possível”, afirmou Ricardo Rio, candidato da coligação Juntos por Braga, durante o Fórum Braga 2021 que juntou mais de uma centena de jovens no anfiteatro natural do Museu Dom Diogo de Sousa. Emprego, empreendedorismo, educação, desporto, cultura e associativismo foram os temas abordados, com propostas ativas e que Ricardo Rio anotou, até porque, e como justifica, “há um código genético da coligação Juntos por Braga que é ouvir os cidadãos” “Com isto vamos enriquecer o programa e construir uma linha de ação para o futuro”, frisou o candidato à Câmara de Braga.

Atletas de alta competição, jovens empresários, agentes culturais e do associativismo de Braga, e muitos jovens que fizeram questão de marcar presença no evento, lançaram ideias. Aproveitar espaços públicos vazios para criar uma casa “pós incubação de empresas” ou “uma plataforma internacional” que consiga atrair fixação de pessoas vindas de outros países foram algumas das ideias recolhidas.

Ricardo Rio considerou que as intervenções foram "ricas" e anotou três questões essenciais. “A primeira é como atraímos e fixamos os jovens para o concelho, a segunda passa pelas soluções qualificadas para os vários desafios que aqui assistem e a terceira dimensão é como nos relacionamos com as suas estruturas representativas, nomeadamente o associativismo”, frisou o candidato da coligação Juntos por Braga.

Ricardo Rio considerou mesmo algumas soluções futuras que vão dar mais motivos para tornar Braga uma cidade de uma cada vez maior referência nacional e internacional.

“A questão dos espaços para acolher a segunda fase de projetos empreendedores já existentes no concelho é um desafio que já detetámos. Nós queremos implementar em Braga o Inovation Arena. Será um espaço de acolhimento empresarial precisamente para os projetos já com outra envergadura existentes. Esta é uma situação que vamos concretizar no próximo mandato autárquico”, destacou Ricardo Rio.

Num debate coordenado pelo Mandatário da Juventude, Carlos Videira, muitos foram os jovens que "responsabilizaram" o acompanhamento autárquico dos últimos quatro anos para o sucesso das diferentes iniciativas culturais, empreendedoras, desportivas e até científicas que percorrem o concelho.

“A relação entre e o poder autárquico e as universidades que estão em Braga é um exemplo a nível nacional”, referiu Miguel Amador, engenheiro Biomédico e investigador, que se fixou em Braga e notou logo diferenças na forma como a cidade se relaciona com a comunidade académica.

Relação esta, que segundo Ana Fernandes, da ESN Minho, cria um fluxo de estudantes universitários estrangeiros a querer vir para Braga. “Estamos a falar de 300 por semestre. É uma comunidade que tece as melhores considerações sobre a cidade e a universidade. São eles que depois divulgam a região lá fora”, destacou.

Ricardo Rio sublinhou a importância da comunidade académica na região, e também na cidade, e apontou mesmo estruturas universitárias que têm - e vão continuar a ter - relevância em Braga. “A Rádio Universitária é um desses exemplos. Futuramente vai passar as suas instalações para o GNRation e terá um papel relevante na programação cultural da cidade”, disse.

Mas Rio apontou ainda outra dimensão na linha programática do programa eleitoral, lembrando que importância de se reforçar a fixação de jovens nas freguesia periféricas do concelho.
"Temos que continuar a continuar a encontrar soluções para esses jovens e até criar mais condições de levar pessoas e empresas para esses locais. Queremos cum concelho sustentável e equilibrado do ponto de vista demográfico", frisou.

Também vários atletas do desporto nacional marcaram presença no Fórum. Júlio Ferreira, atleta Taekwondo recentemente campeão da Europa, reconheceu Braga como uma cidade amiga das modalidades desportivas e o número cada vez maior de eventos. “A Câmara tem apoiado a formação dos clubes e aos eventos desportivos universitários. Este apoio faz toda a diferença na continuidade de uma carreira desportiva e conciliação com os estudos”, aponto o jovem, assim como Sandra Vaz, vice-presidente da FADU.

“As pessoas olham para Braga como referência na organização de provas. O que se faz aqui é o topo. É por isso que Braga, tem recebido nos últimos anos cada vez mais provas. Já para o ano vai ter o mundial universitário de ciclismo e europeu de futsal em 2019. São milhares de atletas que recomendam Braga”, apontou a jovem dirigente associativa.

O candidato da coligação Juntos por Braga foi mais longe e apontou o caminho do regulamento municipal para dar apoio a atletas em programa olímpico, um projeto pioneiro no país.

“Mas ao nível das infraestruturas julgo que é possível fazer mais. No imediato temos o caso do PEB e de toda a zona envolvente ao 1º de maio que está a ser remodelada. Vai dotar toda esta zona de condições excelente para a prática desportiva”, vaticinou Ricardo Rio.

No Fórum da Juventude intervieram ainda os líderes da JSD, João Rodrigues, e JP de Braga, Francisco Mota. Estiveram presentes também os vereadores e candidatos pela coligação Sameiro Araújo, Altino Bessa e Lídia Dias.

 

Ler mais
07 2017

“Juntos por Braga” em Padim da Graça

Ricardo Rio visitou, este domingo, Padim da Graça para conhecer com maior profundidade o trabalho que é necessário realizar na freguesia durante os próximos quatro anos. Numa ação promovida a convite de Jorge Correia, candidato à Junta de Freguesia pela Coligação “Juntos por Braga”, foi analisada a situação da urbanização de Espinde, que é afetada pelo ineficaz sistema de drenagem de águas pluviais, a futura reabilitação do ringue conquistada no âmbito do Orçamento Participativo 2018 e a requalificação da rede viária que serve o parque industrial.

O ringue foi o primeiro ponto de paragem. A proposta de Jorge Correia, que visa a cobertura do ringue desportivo de Padim da Graça, recolheu 1922 votos na segunda fase de seleção das propostas apresentadas ao OP, estando previsto um investimento de 85 mil euros do Município para a execução deste projeto.

Seguiu-se a visita à urbanização de Espinde, que todos os anos é afetada pelo curso das águas pluviais. Esta situação agrava-se todos os Invernos, acontecendo mesmo pequenas inundações nas garagens dos prédios. A urbanização foi construída sobe uma mina de água e Jorge Correia alertou o recandidato à Câmara Municipal de Braga para a necessidade de ser corrigida esta anomalia. As reabilitações do parque infantil e do terreno adjacente à urbanização foram igualmente discutidas.

Depois de uma paragem na sede da Associação Desportiva Águias da Graça Futebol Clube, seguiu-se uma visita ao parque industrial. O fluxo de camiões tem provocado desgaste na estrada que futuramente terá de ser requalificada. Ricardo Rio e Jorge Correia concordaram em trabalhar em conjunto num projeto de futuro para Padim da Graça.

 

Ler mais
07 2017

“Juntos por Braga” reúnem cabeças de lista candidatos às freguesias

A sala do Hotel Mercure encheu na manhã deste sábado com a reunião de todos os cabeças de lista indicados e apoiados pela Coligação “Juntos por Braga” para as próximas eleições autárquicas agendadas para o dia 1 de Outubro. Deste encontro resultou uma motivação acrescida por parte dos candidatos em permanecerem, durante toda a campanha, junto das populações a ouvir e a registar os seus anseios e ambições.

A Direção de Campanha da Coligação “Juntos por Braga” alertou todos os candidatos a continuarem atentos e disponíveis para ouvir as pessoas, à semelhança do que sempre caracterizou este grande projeto para Braga. Ficou patente a vontade de todos os candidatos protagonizarem uma campanha construtiva e de proximidade junto das populações para que os bracarenses possam estar melhor informados sobre a importante escolha que vão fazer no próximo ato eleitoral.

Num ambiente galvanizador, Ricardo Rio, candidato à Câmara Municipal de Braga, exaltou os candidatos às freguesias a explicarem às populações que representam os projetos e ideias que possuem para o futuro.

A ocasião serviu sobretudo para dotar todos os candidatos de informação útil e de normas que os ajudem a explicar junto das populações que defendem o porquê de serem as melhores escolhas. Durante este encontro, foi lançado o mote, em espírito de equipa, para uma grande vitória da Coligação “Juntos por Braga” nas freguesias, bem como para a reeleição de Ricardo Rio como presidente da Câmara Municipal de Braga.

Para além dos candidatos às Juntas de Freguesia, destacou-se a presença de Ricardo Rio, recandidato à Câmara Municipal de Braga, e as presenças de Hugo Soares, presidente da Comissão Política do PSD Braga, e de Altino Bessa, delegado concelhio do CDS. Nota ainda para a presença dos líderes da JSD, João Rodrigues, e da JP, Francisco Mota.

 

Ler mais
07 2017

Gualtar prepara-se para um novo ciclo

Luís Marques apresentou este sábado à noite, no restaurante Segredo dos Astros, a sua candidatura à Junta de Freguesia de Gualtar pela Coligação “Juntos por Braga”. Concretizar o sonho da mudança à imagem do que aconteceu com o Município há quatro anos, estabelecendo-se um novo ciclo para a freguesia, foram alguns dos objetivos elencados pelo candidato de Gualtar durante a apresentação. Ricardo Rio, candidato à Câmara Municipal de Braga, marcou presença no evento e garantiu que “Luís Marques é a melhor solução para o futuro de Gualtar”.

No próximo dia 1 de Outubro, Gualtar poderá viver um dia histórico. É essa a convicção da equipa liderada por Luís Marques que deseja uma rotura com as políticas que acomodaram a freguesia ao longo de muitos anos. O sonho da mudança continua por isso vivo, almejando-se uma maior participação dos gualtarenses nas grandes decisões para a freguesia.

Numa clara alusão à postura adotada pelo atual executivo autárquico de Gualtar, Luís Marques garantiu que irá trabalhar até à exaustão para que jamais se ouça a frase “quem manda aqui sou eu”.

“Quem manda aqui são os gualtarenses! Terá de existir um compromisso de liberdade democrática, de abertura da freguesia aos gualtarenses para que todos se sintam envolvidos, para que todos se sintam com importância no crescimento da freguesia”, defendeu Luís Marques, garantindo que se for eleito trabalhará de forma muito próxima com a sua equipa, mas pensará sempre pela sua própria cabeça, não sendo nunca mandado por alguém.

Ricardo Rio começou por dizer que “valeu a pena mudar o paradigma de governação” em Braga, concretizando-se no terreno projetos e iniciativas em benefício da população. O candidato à CM Braga lembrou que foram investidos mais de 25 milhões de euros em intervenções nas freguesias. Para Gualtar, Ricardo Rio disse que a candidatura de Luís Marques é hoje mais madura e mais capaz.

“É a melhor solução para o futuro de Gualtar. A freguesia está a encerrar um ciclo e a melhor equipa, com as melhores propostas e com a maior ambição para governar em Gualtar são aqueles que estão com Luís Marques”, garantiu Ricardo Rio.

Para além do compromisso com a liberdade e com o empenho na defesa dos interesses da população, Luís Marques apontou a construção de um campo de futebol 11 e de uma piscina municipal como objetivos a alcançar durante os próximos quatro anos.

 

Ler mais
07 2017

Apresentação da candidatura de Ricardo Rio à Câmara Municipal de Braga

Ricardo Rio garantiu aos Bracarenses que a “mudança não vai parar”

O Theatro Circo recebeu este sábado a apresentação pública da recandidatura de Ricardo Rio à Câmara Municipal de Braga, numa sala que encheu por completo para o primeiro evento da pré-campanha da coligação “Juntos Por Braga”. Sob o lema “a mudança não vai parar”, o atual Presidente elaborou um balanço do mandato que agora termina e lançou pistas para os próximos quatro anos, num discurso que serviu para lançar as bases da sua recandidatura.

Ricardo Rio terminou esta sessão com uma manifestação carregada de firmeza e de vontade: “Neste últimos quatro anos devolvemos o orgulho aos bracarenses” garantiu, acrescentando que as pessoas já perceberam que “valeu a pena mudar e apostar nesta coligação.” Ao longo do discurso, enumerou as diferentes apostas ganhas dos últimos quatro anos, como a dinamização económica e a criação da Invest Braga, o rigor orçamental e a recuperação financeira da autarquia a proximidade com as populações, o investimento em apoios sociais e a criação de novos programas sociais, a promoção externa da marca Braga, bem como a integração da cidade em redes externas. Mas Ricardo Rio também destacou a grande aposta na preservação do património e nas manifestações culturais, o grande esforço na modernização da estrutura da câmara municipal, o desenvolvimento de políticas ambientais sustentáveis ou a mudança do paradigma da mobilidade, bem como as apostas decisivas no desporto e na educação.

Durante trinta minutos, Ricardo Rio passou por todas as áreas de atuação do Município, realçando que "Braga é hoje um concelho de excelência e uma referência nacional em diversas áreas". A última parte da intervenção serviu ainda para apontar baterias para os próximos quatro anos, apresentado um “plano ambicioso e de confiança, assente na transparência, na experiência e na responsabilidade”. Não querendo ainda levantar muito o véu para o programa eleitoral, Ricardo Rio deixou algumas pistas, referindo não só os projetos que já estão em curso, mas também os novos desafios que pretende lançar à cidade, como será o caso do Parque da cidade da zona envolvente do Picoto, o lançamento de novas infraestruturas culturais ou a aposta em transformar Braga numa cidade verdadeiramente inteligente. Nesta sessão, Ricardo Rio confirmou ainda a recandidatura de todos os atuais vereadores, bem como da Presidente da Assembleia Municipal, Hortense Santos.

A sessão começou com a intervenção do Presidente da Comissão de Honra, Francisco Carvalho Guerra, que referiu que Braga merece continuar a ter “um líder de confiança, conhecedor das reais necessidades da população e com uma visão de futuro; um homem que faz da cidade o que ela realmente merece, um presidente com capacidade de reconhecer e aproveitar as oportunidades que existem para levar o município mais além”.

O Mandatário da Juventude, Carlos Videira, antigo Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, salientou no seu discurso de apoio a Ricardo Rio que “Braga era uma cidade adormecida e que hoje em dia é, além de uma grande referência nacional, uma porta aberta para mundo". Videira aproveitou ainda o seu discurso para destacar as políticas da coligação para a juventude e de apoio à criação de emprego e atração de investimento. A Mandatária da Juventude, a nadadora olímpica Tamila Holub, não pode estar presente por estar ausente do país.

Isabel Silva, Mandatária Política, fez questão de afimar que: “o dever que tenho por esta cidade e por acreditar num desenvolvimento ainda maior de consciência cultural e, mais do que a minha grande motivação, sinto que este é um grande compromisso que assumo para com a minha cidade”. A diretora do Museu D. Diogo de Sousa e do Palácio dos Biscainhos fez questão de ressalvar que esta é a primeira vez que se envolve ativamente numa campanha política.

Antes da intervenção de Ricardo Rio, a atual presidente da Assembleia Municipal e novamente candidata, Hortense Santos, deixou uma mensagem convicta no trabalho realizado ao longo destes quatro anos de mandato, relembrando que “ este é um projeto que está a ser de mudança e que era há muito tempo esperada”. Concluiu, defendendo que Braga é hoje uma cidade mais transparente, com uma maior proximidade e abertura para com os seus cidadãos”.

 

Ler mais

Juntos Por Braga

Já pode descarregar a nossa app para as versões Android e iOS.

Android iOS