Notícias

07 2021
  • 15 Julho 2021 - Quinta-feira
  • Juntos por Braga

Palmeira no rumo certo com César Gomes

Para dar continuidade ao desenvolvimento de Palmeira, César Gomes encabeçará a candidatura “Juntos por Braga” à Freguesia de Palmeira. O candidato deseja abraçar a renovação deste desafio, depois de ter protagonizado um mandato com medidas de apoio aos palmeirenses e de obras desejadas há décadas pela população.

Natural de Palmeira, César Gomes tem 48 anos exerce a profissão de técnico administrativo. Desde sempre, o candidato viveu intensamente a freguesia, tendo sido uma voz ativa e participante em diversas ações de grupos e associações de Palmeira e membro da Assembleia de Freguesia de Palmeira em vários mandatos.

Depois de ter desempenhado as funções de secretário da Junta de Freguesia por quatro anos, notabilizou-se no cargo de presidente. Sob a sua batuta, o Executivo que liderou ficará para sempre associado a um mandato de medidas e obras para muitos “impossíveis”, desejadas há décadas pela população. Caso disso foi a conquista da Praia Fluvial da Ponte do Bico, uma área de lazer que serve os palmeirenses, os demais bracarenses e milhares de visitantes de outros concelhos. Esta nova zona de lazer é por isso um ativo de Palmeira, mas também de Braga. O posto dos CTT e o Espaço Cidadão, inseridos numa lógica de descentralização de serviços, foram igualmente valências importantíssimas para o dia a dia da população, assim como o arranjo urbanístico do Largo de Santo Estêvão ou o alargamento da Rua da Igreja (Touroua).

O último mandato foi igualmente marcado pela proteção da população contra a propagação da Covid-19, com a autarquia local a tomar medidas pioneiras que foram replicadas um pouco por todo o país. Nota ainda para o trabalho desenvolvido na área social com o apoio aos mais desfavorecidos, para o grande apoio à cultura e às coletividades, e para a dinamização do Centro Cívico da Freguesia, bem como de outros equipamentos de Palmeira.

Por tudo isto, César Gomes quer continuar a ajudar Palmeira a escrever a sua história, contribuindo de forma decisiva para uma freguesia ainda mais relevante no Concelho. Praticar uma política de proximidade, com uma autarquia sempre disponível; continuar a apostar em medidas sociais, com atividades e ações direcionadas aos idosos e aos mais frágeis; ser um agente preponderante no apoio à educação; continuar a apoiar os movimentos associativos e a cultura, sendo uma porta aberta a novas ideias; implementar novos projetos como a ligação da Praia Fluvial da Ponte do Bico ao centro da Cidade através de uma ecovia, são algumas das linhas gerais do projeto que César Gomes propõe aos palmeirenses para os próximos quatro anos.

Ver mais
07 2021
  • 14 Julho 2021 - Quarta-feira
  • Juntos por Braga

Figueiredo nas mãos certas com Marco Oliveira

“Seguimos Juntos por Figueiredo”. É com este mote que Marco Oliveira avança para uma recandidatura à Junta de Freguesia de Figueiredo pela Coligação “Juntos por Braga” com a certeza de que ainda há espaço para melhorar o trabalho de excelência que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos anos.

Com 47 anos, Marco Oliveira, Gestor de Contas de profissão, nasceu em Paris, mas com apenas 1 ano de idade passou a residir em Figueiredo, com os seus avós paternos. A vontade de assumir a presidência da autarquia local surgiu de uma ligação à freguesia que se foi reforçando, ano após ano, pela vontade de servir a comunidade.

Desde cedo, Marco Oliveira participou ativamente nas atividades da freguesia. Com 15 anos ajudava a organizar as comemorações do 25 de Abril, provas de atletismo organizadas pela ACR Hélios de Figueiredo, chegando a ser atleta do Grupo Desportivo de Figueiredo e dirigente na sua primeira participação nas competições da AF de Braga. Importa referir ainda que foi fundador e dirigente, durante dois mandatos, da Associação Divino Salvador de Figueiredo.

O percurso na política começou a desenhar-se em 1997, momento em que integrou uma lista de jovens que se candidatou às eleições autárquicas em Figueiredo. De 2001 a 2005 desempenhou funções de secretário da Assembleia de Freguesia e de 2005 a 2013 Tesoureiro do executivo. Desde 2013 assume a liderança como presidente. São vinte anos de experiência e vivência com a freguesia e os seus habitantes.

Sobre o trabalho realizado, a obra fala por si. A requalificação do recinto da Capela Nossa Senhora de Fátima, a implementação da loja do “Espaço Cidadão”, a requalificação do cemitério paroquial, a intervenção no parque desportivo de Figueiredo, a intervenção de colocação de saneamento na Rua do Sobrado, o alargamento da Travessa do Pinheiro do Bicho, a retificação e colocação de águas pluviais na Travessa de São Brás, a requalificação dos passeios na Rua das Pedreiras e Bons Caminhos e muitas outras pequenas intervenções de melhoramento e reparação marcaram a governação de Marco Oliveira. Estão ainda previstas as intervenções de requalificação e águas pluviais da Rua do Bairro, a requalificação dos Passeios da Rua Sra. Bons Caminhos, e a requalificação da Escola Básica de Figueiredo e Pré-Escola.

Para os próximos quatro anos, o apoio às atividades das coletividades, sejam de âmbito desportivo, cultural e recreativo merecerá por parte da Junta de Freguesia uma aposta forte. Também a aposta na educação, tal como se tem verificado ao longo dos últimos anos, é para manter ou, se possível, melhorar, através de infraestruturas e de um investimento que ajude as famílias.
Atenta às ambições de quem se quer fixar na freguesia, principalmente da comunidade jovem, a equipa liderada por Marco Oliveira ambiciona ainda explorar parcerias para aumentar a oferta de habitações para quem queira viver em Figueiredo.
Sobre projetos que melhoram a qualidade de vida das pessoas, destaque para a aposta na reabilitação viária (Rua de São Miguel, Travessa das Pedreiras, Rua Casal de Vila, Rua e Travessa do Forno), mas também das áreas de lazer, como é o caso do Parque de Merendas de Ribeiro dos Prados.

É na combinação de provas dadas no passado recente com metas ambiciosas para o futuro que Marco Oliveira se apresenta aos eleitores como uma aposta segura para impulsionar e dinamizar a freguesia de Figueiredo.

Ver mais
07 2021
  • 13 Julho 2021 - Terça-feira
  • Juntos por Braga

João Nogueira abre as portas da mudança a Gualtar

Abrir Gualtar à mudança por via de uma alternativa democrática mais competente é o principal objetivo da candidatura de João Nogueira à Junta de Freguesia de Gualtar pela Coligação “Juntos por Braga”.

João da Costa Nogueira é casado, tem 50 anos e dois filhos. Formado em Teologia, e depois de uma experiência na Alemanha como assistente de uma comunidade portuguesa, é docente do ensino básico e secundário há mais de vinte anos, sendo atualmente professor do Quadro do Agrupamento de Escolas Carlos Amarante.

A sua formação geral e especializada tem-lhe permitido desempenhar vários cargos de coordenação pedagógica, gestão e administração escolar e uma cidadania ativa nas áreas da educação, formação de jovens e intervenção social em vários grupos e instituições locais.

Residente em Gualtar há mais de vinte anos, para além do trabalho docente prestado nas escolas do ensino básico da freguesia, mantém um contacto próximo com a população sendo eleito pela CJB para a assembleia de freguesia nos últimos doze anos. João Nogueira é um homem de causas e com provas dadas do seu trabalho dedicado à causa pública e ao bem-estar dos que o rodeiam.

Na assembleia de freguesia tem visto reconhecido, por todos os eleitos, o seu empenho e dedicação à comunidade, contribuindo ativamente, sem complexos ideológicos, para o desenvolvimento e crescimento da freguesia.

O candidato coordena um grupo que se quer afirmar como a alternativa democrática mais competente para liderar os destinos de Gualtar nos próximos quatro anos.

O único compromisso eleitoral são as PESSOAS, o diálogo e o serviço a toda(o)s a(o)s os gualtarenses, de todas as idades, estratos sociais, ideologias, origens e culturas.

Pelas pessoas é urgente dar prioridade a todas as formas de mobilidade, aos espaços públicos de lazer e desporto, ao arranjo urbanístico da freguesia, ao ambiente e cuidado dos espaços verdes, à proximidade a todas instituições, associações e empresas ativas na freguesia.

Ver mais
07 2021
  • 12 Julho 2021 - Segunda-feira
  • Juntos por Braga

Delfino propõe a mudança na União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves

Com o objetivo claro de reforçar a mudança que Braga sentiu nos últimos oito anos, Delfino Ferreira é a aposta da candidatura “Juntos por Braga” à União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves.

Natural de Ferreiros, Delfino Ferreira tem 51 anos, é casado e tem um filho nascido e criado em Ferreiros. O caminho sólido que tem percorrido, seja a nível profissional, através de um trajeto de sucesso construído a pulso enquanto empresário, ou a nível associativo, com uma vida ativa em prol de vários projetos, faz de Delfino Ferreira “o homem certo” para preconizar a mudança que urge acontecer na União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves.

Delfino Ferreira tem desempenhado um papel ativo na comunidade, nomeadamente na área desportiva, tendo sido presidente do Futebol Clube Ferreirense, uma coletividade com forte impacto desportivo e social na freguesia. Durante anos, seis como presidente, lançou novas modalidades, criou oportunidades para que os mais jovens praticassem desporto, e, sob o lema “um clube, uma família”, aproximou a população ao clube.

Desafiado por inúmeras pessoas, Delfino Ferreira avança para a mudança na União de Freguesias com um projeto sólido para os próximos tempos, que permita dinamizar Ferreiros e Gondizalves. Profundo conhecedor da realidade das duas freguesias, Delfino Ferreira reuniu uma equipa que irá priorizar a resolução dos problemas da população por via de uma autarquia local mais transparente, com maior capacidade de resposta e com uma visão de futuro orientada para a população mais frágil, mas também para a população mais jovem.

É com esta dinâmica, através de uma Junta de Freguesia que trabalha para todos e não apenas para alguns, que Delfino deseja romper com a inércia instalada em Ferreiros e Gondizalves. Mais e melhores equipamentos que possam servir as atividades dos jovens e dos movimentos associativos, mais e melhores espaços de lazer, uma resposta social mais eficaz, um acompanhamento diferente à população sénior, desenvolver um trabalho em rede com as associações e implementar novas obras e projetos que possam mudar a vida da população são as linhas gerais da determinação demonstrada por Delfino Ferreira para mudar definitivamente o rumo dos acontecimentos em Ferreiros e Gondizalves.

Mais do que um compromisso, a equipa de Delfino Ferreira parte para estas eleições com a clara sensação de que é imperativo avançar por uma União de Freguesias mais ativa, mais dinâmica e sobretudo mais capaz de acompanhar o ritmo da mudança que se tem vindo a sentir um pouco por todo o concelho.

Ver mais
07 2021
  • 11 Julho 2021 - Domingo
  • Juntos por Braga

Daniel Pinto é aposta segura para S. Vicente

Uma aposta segura para São Vicente. É com esta certeza que Daniel Pinto abraça o desafio de se candidatar pela Coligação “Juntos por Braga” à Junta de Freguesia de São Vicente, trazendo novas ideias para o seio da autarquia local e dando continuidade ao trabalho positivo preconizado ao longo dos últimos anos por Jorge Pires.

Daniel Pinto tem 33 anos, é casado e licenciado em Ciências da Arquitetura. O serviço à causa pública tem marcado o percurso do candidato. Adjunto da vereação do Município de Braga, com os pelouros do Ambiente e Alterações Climáticas, Energia, Turismo e Proteção Civil, Daniel Pinto é um profundo conhecedor dos desafios, bem como da realidade e dos problemas da população.

Residente há mais de 20 anos em São Vicente, Daniel Pinto não hesitou em dispor do seu tempo para trabalhar em prol da comunidade. É vogal do Executivo da Junta de Freguesia de São Vicente desde 2014 e, fruto do trabalho que desenvolveu, merece agora do apoio declarado de Jorge Pires para que possa assumir ainda mais responsabilidades na Junta de Freguesia, agora ao seu leme como presidente.

A ligação à freguesia fez-se desde os tempos do liceu, altura em que estudou no Sá de Miranda. A vontade de trabalhar para o bem-estar dos que o rodeiam levou Daniel Pinto a assumir o cargo de presidente da Mesa da Assembleia Geral da Irmandade de São Vicente no triénio de 2018 a 2021, a desempenhar as funções de secretário da direção no Centro Social da Paróquia de São Vicente e de secretário da direção do Patronato Nossa Senhora da Luz.

Como elemento fundamental no trabalho desenvolvido pela Junta de Freguesia de São Vicente, importa referir o empenho demonstrado pelo candidato na área social, durante o período da pandemia, e a concretização de projetos na área da sustentabilidade ambiental, com envolvimentos das escolas, associações e fregueses. Ainda sobre o legado no qual Daniel Pinto manteve uma participação ativa, destaca-se o equilíbrio financeiro da autarquia, os serviços digitais e a política de proximidade adotada.
Sobre o futuro, e sob o mote “Juntos Somos São Vicente”, Daniel Pinto deseja reforçar a ligação da comunidade educativa com a Junta de Freguesia e também adotar medidas que permitam reforçar um trabalho que promova a coesão social e cultural.

Ver mais
07 2021
  • 10 Julho 2021 - Sábado
  • Juntos por Braga

Luís Pedroso será candidato à União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade

Dando continuidade ao trabalho que tem vindo a ser realizado, Luís Pedroso será candidato da Coligação “Juntos por Braga” para as próximas eleições autárquicas na União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade.

Luís Pedroso tem 61 anos, é casado e tem duas filhas. É natural de São Vicente, viveu durante 18 anos na Sé e quando se casou passou a residir em Maximinos, onde permanece há 34 anos. No seu percurso profissional trabalhou durante 25 anos como tesoureiro da Câmara Municipal de Braga. Desempenhou várias funções autárquicas, das quais se destacam os cargos de secretário e Presidente da Assembleia de Freguesia da Sé, Vogal da Junta de Freguesia de Maximinos e, nos últimos anos, cumprindo o desígnio assumido “primeiro as pessoas”, desempenha o cargo de Presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade.

Também a sua participação em movimentos associativos tem sido igualmente ativa. Luís Pedroso foi dirigente desportivo do clube Inter da Boavista, fez parte de várias associações de pais, foi fundador dos Jovens em Caminhada e fundador da Associação Nacional Luso Ucraniana.

A coligação “Juntos por Braga” aposta assim na experiência acumulada e no reconhecimento unânime do trabalho de excelência realizado por Luís Pedroso. E há tanto para referir sobre o que foi feito. No que diz respeito a requalificações estruturantes, importa referir a requalificação da Capela de S. Sebastião das Carvalheiras, a Capela de S. Miguel-o-Anjo, e a importantíssima 1.ª fase de requalificação da Escola Secundária de Maximinos. Entre muitas outras, podem-se destacar também a requalificações da Alameda da Fonte, Praceta Padre Sena de Freitas e Rua Cardoso Avelino/ Praça Camilo Castelo Branco e do polidesportivo das Parretas, não esquecendo a eletrificação pública das traseiras da Praça Diamantino Martins, assim como Praça do Santo Condestável (zona dos pavilhões).

Mas o trabalho da equipa liderada por Luís Peixoto vai muito mais para além da obra. A forte aposta na área social, o apoio aos movimentos associativos, a criação de uma biblioteca de jardim, a criação de uma horta urbana e a preocupação com os animais demonstrada com a implementação de abrigos para gatos com controle da sua reprodução são demonstrações claras de que é necessário dar continuidade a este trabalho.

Mas o trabalho de um autarca nunca acaba e estes dois anos de pandemia atrasaram algum trabalho que estava previsto, pois foi priorizada a luta contra a propagação da Covid-19. No horizonte vislumbra-se a conclusão da 3ª fase do Viaduto da Maconde ao Colégio da Senhora das Graças, uma grande bandeira desta candidatura que está prestes a ser hasteada. Juntam-se a esta prioridade muitas outras que passam pela requalificação de várias ruas, mas também por políticas que coloquem de forma responsável as pessoas sempre em primeiro!

Ver mais
07 2021
  • 3 Julho 2021 - Sábado
  • Juntos por Braga

Coligação Juntos por Braga apresentou hoje Ricardo Rio como candidato à Câmara de Braga

Esta tarde, no Theatro Circo, a coligação Juntos por Braga, da qual fazem parte os partidos PPD/PSD, CDS-PP, PPM e Aliança, apresentou oficialmente a sua candidatura às autárquicas 2021, com Ricardo Rio a recandidatar-se ao terceiro mandato à frente da autarquia bracarense.

A cerimónia, que decorreu dentro das normas de segurança ditadas pela conjetura pandémica, contou com a presença de muitos apoiantes desta recandidatura, física ou digitalmente, assumindo o “excelente trabalho” realizado por Ricardo Rio durante os últimos oito anos. A postura de liderança, o empenho na valorização da identidade bracarense, a consciência ambiental, a diversidade cultural, a relação com a Universidade e com os empresários, o apoio aos emigrantes, aos atletas, aos idosos e aos cidadãos mais necessitados foram pilares destacados como triunfos de Ricardo Rio no comando do executivo bracarense.

Reconhecido como um “líder de proximidade” e “mentor de uma cidade viva e inclusiva”, Ricardo Rio apresentou-se então como candidato de uma coligação da qual se diz “orgulhoso de liderar”. No seu discurso, o candidato à Câmara Municipal de Braga apontou a razão para esta recandidatura: “Porque, acima de tudo, gosto muito de ser Presidente da Câmara Municipal de Braga! É algo que me propicia momentos absolutamente enriquecedores todos os dias. Que me permite, de manhã, estar a tratar daquilo que, para um determinado cidadão, é a coisa mais importante do mundo - que é garantir que um buraco à porta de sua casa seja tapado; e, a meio do dia, esteja a discutir com líderes das principais cidades do mundo as políticas para a promoção da sustentabilidade”. Afirmando que no código genético de um autarca está sempre presente o ímpeto de fazer mais pelos cidadãos, Ricardo Rio mencionou o desenvolvimento económico, cultural e social como metas conquistadas nos últimos mandatos. “Juntos, durante estes quase oito anos, fizemos tanto por Braga! Fizemos aquilo que poderia parecer impossível: transformar Braga num exemplo do ponto de vista das políticas de desenvolvimento económico, da capacidade de responder às necessidades das franjas mais desfavorecidas da população, da dinamização cultural, da valorização patrimonial, da qualificação do meio ambiente, da boa gestão pública, de posicionar e dar mais visibilidade ao nosso concelho. Tenho muito orgulho em tudo o que se fez nos últimos oito anos!”, assumiu Ricardo Rio.

Aproveitando o momento para apresentar a equipa que o acompanhará na lista candidata à Câmara Municipal nas eleições de 26 de setembro, nomeadamente João Luís Barros, Ana Ferreira, João Correia, Teotónio dos Santos, Carla Sepúlveda, João Rodrigues, Olga Pereira, Sameiro Araújo e Altino Bessa, Ricardo Rio reforçou ainda o agradecimento aos atuais presidentes de junta e aos futuros candidatos às freguesias, intitulando-os como “parceiros sempre presentes”.

Com a certeza de que há ainda muito mais a fazer por Braga, Ricardo Rio terminou a sua intervenção nesta cerimónia afirmando que a coligação Juntos por Braga é “um projeto com futuro”.

Ver mais
07 2021
  • 2 Julho 2021 - Sexta-feira
  • Juntos por Braga

Fernando Alexandre preside à Comissão de Honra de apoio à candidatura de Ricardo Rio

Uma vez conhecidos os Mandatários da Juventude, André Pimenta e Mariana Machado, e o Mandatário Político, Pedro Fraga, a Coligação “Juntos por Braga” apresenta o Presidente da Comissão de Honra de apoio à candidatura, que irá também intervir na Sessão de Apresentação da recandidatura de Ricardo Rio à Presidência da Câmara Municipal de Braga, que terá lugar no Theatro Circo, no próximo sábado, dia 3 de julho.

Fernando Alexandre é Doutorado em Economia pela Universidade de Londres, Birkbeck College. Professor Associado com Agregação da Universidade do Minho e Vice-Presidente do Conselho Económico e Social.

É também membro do conselho consultivo do Conselho para a Produtividade, consultor científico para a área de estudos de Economia da Fundação Francisco Manuel dos Santos, vogal do conselho fiscal da Casa de Investimentos, SA, membro da direção alargada da Plataforma Crescimento Sustentável e Comentador da RTP (participação semanal no programa 360º da RTP3).

Foi Pró-Reitor da UMinho, Presidente do Conselho de Administração da SBS Startup Braga, SA, Presidente da Escola de Economia e Gestão da UMinho e Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna no XIX Governo Constitucional.

Os seus interesses de investigação são a macroeconomia e a política económica, tendo-se focado nos últimos anos no estudo da economia portuguesa, já com sete livros editados.
Dadas as funções que tem desempenhado na área da gestão universitária desenvolveu também investigação na área das políticas para o ensino superior. Tem diversos trabalhos publicados em revistas científicas internacionais.

Foi Presidente, Vice-Presidente e Presidente do Conselho Pedagógico da Escola de Economia da Universidade do Minho, Diretor do Departamento de Economia da Universidade do Minho e Diretor da licenciatura em Economia.

A Comissão de Honra de apoio à candidatura envolve um vasto rol de personalidades dos diversos setores de atividade que não quiseram deixar de se associar ao projeto liderado por Ricardo Rio, cuja composição será apresentada em momento posterior.

Na opinião de Ricardo Rio, “o Professor Fernando Alexandre é um dos rostos de uma geração de docentes universitários fortemente comprometida com o trabalho com a comunidade e com a valorização económica do conhecimento gerado na Academia, pilar essencial do modelo de desenvolvimento económico que Braga prossegue”.

Por outro lado, adianta o autarca Bracarense: “o seu continuado esforço de reflexão crítica sobre a economia portuguesa tem contribuído para o debate público de opções políticas determinantes para o futuro do País, sendo hoje uma das personalidades mais reconhecidas nesta área a nível nacional, com a qual mantenho uma forte identificação de há muitos anos a esta parte”.

Ver mais
07 2021
  • 1 Julho 2021 - Quinta-feira
  • Juntos por Braga

Pedro Fraga é o Mandatário Político da candidatura de Ricardo Rio

Ainda na antecâmara da apresentação da recandidatura de Ricardo Rio à Presidência da Câmara Municipal de Braga, que terá lugar no Theatro Circo, no próximo sábado, dia 3 de julho, a Coligação “Juntos por Braga” dá a conhecer o seu Mandatário Político, Pedro Fraga.

Nascido em Seia, em 1963, Pedro Fraga concluiu a Licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática, pela Universidade do Minho, sendo inquestionavelmente um dos pioneiros do empreendedorismo tecnológico da cidade de Braga.

O Embaixador Empresarial da cidade de Braga é o Presidente do Conselho de Administração da F3M – Information Systems, SA, e de diversas empresas do Grupo que marca presença em diferentes países.
É, presentemente, o Presidente da Assembleia Geral da Associação Empresarial de Braga, o Presidente do Conselho Estratégico da Associação Empresarial de Braga e o Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA).

É também acionista e administrador de diversas sociedades destinadas a investimento em startups, sendo também o Presidente do Comité de Investimento do SBS Startup Braga Fund.

Além de várias funções em outras empresas e organizações, nomeadamente na esfera do estímulo à inovação social, é membro do Board of Advisors da Exec UMinho – Escola de Executivos da Universidade do Minho; membro do Conselho Consultivo das Licenciaturas em Economia e Gestão da Universidade do Minho; e Membro do Conselho Alumni da Universidade do Minho; Ricardo Rio recorda que “Pedro Fraga já recebeu a Medalha de Mérito da cidade de Braga, o que atesta o seu compromisso com o nosso desenvolvimento comum, tendo estado sempre disponível para contribuir para iniciativas de responsabilidade social empresarial e de estímulo ao crescimento económico e ao empreendedorismo”.

“O percurso do meu mandatário é também a ilustração clara dos benefícios que trouxeram para o concelho todos aqueles que aqui se fixaram para desenvolver os seus projetos empresariais e profissionais, sendo também de registar o seu forte envolvimento nas estruturas associativas”, referiu.
Fiéis aos princípios que regem a atuação da Coligação “Juntos por Braga”, o candidato à Presidência da Câmara Municipal de Braga realça que “este sempre foi um projeto aberto aos contributos de todos quantos estão sempre motivados para o estabelecimento de pontes e projetos comuns, como é o caso do Eng. Pedro Fraga”, assim expressando a sua satisfação pela disponibilidade deste para ser o Mandatário da candidatura.

Ver mais
06 2021
  • 30 Junho 2021 - Quarta-feira
  • Juntos por Braga

ANDRÉ PIMENTA E MARIANA MACHADO SÃO OS MANDATÁRIOS DA JUVENTUDE DE RICARDO RIO

Na antecâmara da apresentação da recandidatura de Ricardo Rio à Presidência da Câmara Municipal de Braga, que terá lugar no Theatro Circo, no próximo sábado, dia 3 de julho, a Coligação “Juntos por Braga” dá a conhecer os seus Mandatários da Juventude, André Pimenta e Mariana Machado.

Com 21 anos, Mariana Machado é já hoje uma das desportistas de topo do atletismo português, acumulando recordes e classificações de relevo, nacionais e internacionais, em diferentes provas do meio-fundo (800, 1500, 3000 e 5000 metros) e de corta-mato.
Tendo iniciado a prática do atletismo em 2015, foi galardoada em 2018 e 2019, na 23ª e 24ª Gala da Confederação Portuguesa do Desporto, com o título Jovem Promessa Nacional do ano.

Foi também aluna de excelência desde o 1º ciclo ao secundário e concluiu no presente ano o 3º ano do curso de medicina na Universidade do Minho.
André Pimenta Ribeiro, tem 31 anos e é doutorado em informática no ramo da Inteligência artificial pela Universidade do Minho. Iniciou a sua carreira profissional como investigador no centro Algoritmi, sendo atualmente o CEO da Anybrain e um dos co-fundadores da empresa.

Durante o seu percurso académico destacou-se pelo seu espírito de liderança e associativismo. Foi presidente do centro de alunos de informática da Universidade do Minho (CESIUM), simultaneamente foi representante dos alunos de mestrado no Conselho da Escola de Engenharia e, posteriormente, fez parte do grupo de alunos representantes dos estudantes de doutoramento para o mesmo Conselho.
É um membro ativo da comunidade empreendedora e científica de Braga, alumni dos programas de aceleração e incubação da Startup Braga, contexto no qual foi criada a Anybrain em 2015.

Para Ricardo Rio, “a Mariana e o André são excelentes exemplos do enorme talento existente em Braga, e um referencial para todos os jovens do Concelho, pela capacidade de concretizar as suas ambições à custa de enorme dedicação e capacidade de trabalho”.
Segundo o autarca Bracarense, “é, também por isso, um motivo de grande orgulho por poder contar com o seu apoio e com o seu apelo à participação dos jovens de Braga no próximo ato eleitoral”.

Ver mais