Notícias

09 2021
  • 17 Setembro 2021 - Sexta-feira
  • Juntos por Braga

Chegou o tempo de renovar a UF de Merelim (São Paio), Panóias e Parada de Tibães com Ricardo Peixoto

Foi num ambiente de grande otimismo e de esperança no futuro que decorreu a apresentação pública da candidatura de Ricardo Peixoto à Junta da União de Freguesias de Merelim (São Paio), Panóias e Parada de Tibães pela coligação “Juntos por Braga”. O candidato à Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, fala em oportunidade de fazer “muito mais” pela população desta UF.

Foi nas imediações da escola Mosteiro e Cávado que decorreu mais uma apresentação da coligação “Juntos por Braga”. Ricardo Rio aproveitou a ocasião para agradecer ao candidato à autarquia local pelo trabalho realizado durante este período pré-eleitoral e, por antecipação, pelo trabalho que Ricardo Peixoto “vai fazer por esta União de Freguesias, com a confiança de todos, a partir do próximo dia 26 de Setembro”, disse, deixando a promessa que se “um Ricardo já faz muito por muita gente, dois Ricardos farão muito mais por muito mais gente”.

Sobre o futuro da UF, Ricardo Rio partilhou o que será uma realidade durante um futuro muito próximo. Para além da requalificação da rede viária e de outras intervenções de renovação dos equipamentos, destaca-se a expansão do cemitério de Parada de Tibães, o reforço do apoio à escola de Panóias no ensino articulado com a componente musical e a grande intervenção no Rio Torto.

“É não apenas uma ambição, mas um projeto que está já hoje no terreno para ser uma realidade: a requalificação de toda essa zona, a revitalização do espaço adjacente a esses cursos de água e, obviamente, a criação de condições de fruição ambiental muito melhores para toda a população”, disse Ricardo Rio, acrescentando que já há um financiamento consignado por parte do Fundo Ambiental do Programa REACT com cerca de 1,5 milhão de euros, que também contemplará a edificação da nova ETAR na zona norte da cidade, uma obra que vai diluir a carga sobre a ETAR de Frossos.

Suportado no apoio manifestado pela população presente, Ricardo Peixoto explicou que conta com uma “equipa jovem, dinâmica, e com uma enorme capacidade de trabalho” que promete proximidade, compromisso, entrega e gratidão. “Gratidão por confiarem na minha equipa e no projeto para renovar a UF”, disse.

“Não queremos uma UF pautada pela inércia, mas em crescente evolução. Queremos que os nossos idosos sejam apoiados e que os nossos jovens participem ativamente na vida das freguesias”, explicou Ricardo Peixoto, deixando ainda a garantia de reforçar o apoio às várias instituições e coletividades da UF, que considera ser as forças vivas de Merelim (São Paio), Panóias e Parada de Tibães.

A equipa de Ricardo Peixoto tem já desenvolvido um trabalho de proximidade com a população, realizado com o objetivo de apurar as várias necessidades dos cidadãos. Com o foco no apoio à educação, na melhoria significativa das ruas e infraestruturas da UF e na aposta de atividades sociais, a candidatura dos “Juntos por Braga” deseja renovar Merelim (São Paio), Panóias e Parada de Tibães.

Ver mais
09 2021
  • 16 Setembro 2021 - Quinta-feira
  • Juntos por Braga

João Oliveira projeta futuro sólido para Esporões

Foi numa apresentação de candidatura à Junta de Freguesia muito participada, que o candidato independente apoiado pela coligação “Juntos por Braga”, João Oliveira, partilhou o projeto que permitirá colocar Esporões junto de novas oportunidades e onde a freguesia merece. Ricardo Rio, candidato à Câmara Municipal de Braga, lembrou conquistas importantes realizadas ao longo dos últimos anos para Esporões, apontando outras a realizar durante os próximos com aquele que considera ser um verdadeiro projeto de futuro.

“Esporões está bem entregue, está a ser bem governada e tem um projeto de futuro. Esse projeto de futuro é o projeto “+ Esporões”, com o João Oliveira e com toda a sua equipa”, disse Ricardo Rio, lembrando a capacidade de sonhar alto que foi comum à JF e ao município. Lado a lado, município e autarquia local concretizaram o acesso à Santa Marta, suprindo uma necessidade de acesso da população a um dos grandes ícones deste território.

Rio mencionou ainda a requalificação do Centro Escolar, um projeto também muito aguardado e que resultou exclusivamente de um investimento do município, bem como a criação de espaços de lazer, de recreio, de pequenos parques infantis, zonas de prática desportiva, um pouco como aconteceu em todo o concelho.

Mas para Ricardo Rio, este esforço tem de continuar. Nesse sentido lembrou o protocolo de colaboração tripartido entre a JF, a paróquia e a CM para a musealização das ruínas da Estação Arqueológica do Monte de Santa Marta das Cortiças; a melhoria e descentralização dos serviços com a instalação do novo Espaço Cidadão, mas também projetos de apoio à população como o School Bus, a oferta de materiais escolares e o acesso a tantos “programas criados pelo município em favor da população”.

Por sua vez, e visivelmente emocionado, João Oliveira garantiu que o projeto que preconiza “faz sentido” e é “genuíno”. “Estou disponível para servir Esporões. Se Esporões quiser podem contar comigo. Sou um filho da terra, as pessoas conhecem-me muito bem, conhecem as minhas origens, sabem o percurso que eu fiz nesta terra”, disse.

João Oliveira explanou várias metas fundamentais do programa eleitoral que irá levar a sufrágio no próximo dia 26 de Setembro. Criar medidas de apoio à natalidade, ajudar a criar um serviço de creche, apoiar a população mais jovem a fixar-se na freguesia, não esquecendo os mais idosos e os mais vulneráveis, continuar a valorizar o Monte de Santa Marta e apostar no apoio à comunidade escolar são compromissos assumidos. Relativamente a projetos de grande monta, a par das referidas por Ricardo Rio, importa referir as requalificações do salão polivalente e da sede da Junta de Freguesia.

“Continuaremos o rumo que estamos a seguir. Acho que já demos provas daquilo que sabemos fazer. Não baixaremos os braços enquanto não atingirmos o nosso objetivo que é colocar Esporões ao nível que merece!”, disse João Oliveira.

Ver mais
09 2021
  • 16 Setembro 2021 - Quinta-feira
  • Juntos por Braga

Rio afirma que residência universitária na “Fábrica Confiança” deve ser apoiada por todas forças

O candidato da coligação “Juntos por Braga” defendeu, após reunião com a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), que a instalação de uma residência universitária, com capacidade para 600 estudantes, nas antigas instalações da Fábrica da Confiança devia ser «projeto de interesse comum».

«Só com esse projeto duplicamos a capacidade instalada de camas na cidade de Braga. É de notar o alinhamento estratégico entre a candidatura da coligação, a AAUM e Universidade do Minho, no sentido de privilegiar a importância daquela intervenção e de não ter qualquer condescendência para a sua não concretização. Acho que devia existir uma mobilização de todas forças políticas para exigir que esse projeto seja uma realidade e mais depressa quanto possível», frisou Ricardo Rio.

Aliás, o candidato da coligação que junta PSD, CDS-PP, PPM e Aliança, destacou mesmo que a possibilidade de tornar a antiga escola da Francisco Sanches em residência é um projeto completamente descartado, pois ali será instalado um Centro Cultural e o Arquivo Municipal.

Para além das preocupações com a habitação universitária em Braga, a AAUM apontou também o dedo à mobilidade suave. E aqui, Ricardo Rio, tem um plano de forma aliviar o fluxo automóvel ao campus.

«A questão da mobilidade é muito importante. Porque pode tornar a universidade mais sustentável retirando o volume de carros do campus, aligeirando o trânsito no acesso com o reforço do sistema de transporte mais amigos do ambiente. Seja com viaturas elétricas ou o Metro bus», apontou, defendo uma “estação” de transporte público dentro do campus com ligação ao hospital.

Apesar da AAUM reconhecer que nos últimos oito anos têm sido criadas condições para a fixação de jovens licenciados em Braga, esta não deixou de assumir a necessidade de um reforço.

E aqui Ricardo Rio revelou que o Innovation Eco Village é um projeto que pretende acomodar milhares de postos de trabalho. «Um projeto que ficará instalado na antiga Quinta dos Peões e que visa captar empresas inovadores e tecnológicas. Um projeto importante para a nossa economia e que reforça o desenvolvimento do nosso concelho. Que vai beber de todo o potencial da Universidade do Minho e que vai comandar milhares de postos de trabalho», destacou.

O presidente da AAUM, Rui Oliveira, reconheceu as excelentes relações com a Câmara de Braga nos últimos anos, não deixando de apontar algumas preocupações, mas considerou que face aos projetos em curso podem minimizar os atuais problemas em torno da mobilidade, residência e fixação de jovens.

Rui Oliveira deu nota ainda que a futura sede da AAUM já tem o projeto em curso, estando apenas por ultrapassar algumas questões relacionadas com a futura co-habitação do espaço dos diferentes grupos culturais. O presidente da AAUM defendeu ainda a criação de circuitos pedonais seguros entre o campus e o centro.

Ver mais
09 2021
  • 16 Setembro 2021 - Quinta-feira
  • Juntos por Braga

Vai nascer um Centro Cultural na Francisco Sanches

Arquivo Municipal mais qualificado será o primeiro “inquilino”

Um grande centro cultural com várias valências complementares é o projeto da coligação “Juntos por Braga” para o antigo edifício escolar Francisco Sanches, em pleno coração histórico da freguesia de São Victor.

No entanto, o candidato da coligação revelou que no âmbito das valências complementares previstas para o espaço, vai nascer já na primeira fase o Arquivo Municipal. «Mais digno, com melhores acessos e boa mobilidade. Um espaço de melhor acesso aos investigadores e que já está em concurso público», destacou Ricardo Rio, num projeto de 1,7 milhões de euros.

Acompanhado na visita à Francisco Sanches dos elementos da lista da coligação PSD/CDS-PP/PPM/Aliança, como casos de Sameiro Araújo, Olga Pereira, João Rodrigues e Altino Bessa, Ricardo Rio referiu que o edifício carece de uma série de intervenções.

«Nomeadamente na cobertura, fazer um reforço estrutural e ainda intervir no rés do chão que vai receber o Arquivo Municipal», disse o candidato.

Mas a antiga escola de milhares de Bracarenses vai ser mais do que um depósito de cultura e história, e pretende ser um viveiro de arte, residências artísticas, abrigo de grupos culturais da cidade, assim como um espaço com vida que se vai reinventar todos os dias.

«Um espaço qualificado. Um edifício com uma área enorme e que tem uma localização de excelência. Vai dotar uma freguesia tão importante como São Victor de um equipamento cultural de grande envergadura» afirmou Ricardo Rio.

Ver mais
09 2021
  • 15 Setembro 2021 - Quarta-feira
  • Juntos por Braga

Autenticidade de Manuel Martins favorece Morreira e Trandeiras

Foi num registo muito próprio, de grande proximidade com a população, que Manuel Martins apresentou a sua recandidatura à liderança da União de Freguesias de Morreira e Trandeiras pela coligação “Juntos por Braga”. Ricardo Rio, candidato à CMB, lembrou que esta UF tem uma “componente natural extremamente interessante”, mas que é necessário “alavancar dinâmicas importantes do ponto de vista desportivo, cultural e social”.

Ricardo Rio teve novamente a oportunidade de visitar as duas freguesias com o objetivo de auscultar os resultados do trabalho realizado, mas de, sobretudo, lançar o mote para futuros projetos, alguns deles que já estão na “boca do forno”, prestes a avançar. Durante os próximos quatro anos, será necessário continuar a qualificar a rede viária, concluir a rede de saneamento que está com uma cobertura de praticamente 100% na UF, bem como valorizar equipamentos e políticas que sirvam para apoiar a população.

Sobre Manuel Martins, Rio destaca a sua “autenticidade, entusiasmo e paixão pela sua terra”, que se materializa numa “grande capacidade de defender os interesses destas duas freguesias”.

O candidato à UF de Morreira e Trandeiras retribuiu os elogios e, individualizando alguns pedidos aos candidatos da coligação, não deixou de abordar as necessidades, que uma vez supridas, representaram “medidas que ajudam o povo”. No que diz respeito a obras, destacou a necessidade de se cumprir uma requalificação da rede viária – como são os casos dos lançamentos dos concursos da Rua do Gaio, na Morreira, da Rua das Veigas, em Trandeiras, e das requalificações da Travessa do Cedro e da Rua José Duarte – e, do ponto de vista patrimonial, a recuperação dos moinhos da Morreira.

Outras das preocupações de Manuel Martins residem no desafio de se criarem condições para a fixação dos jovens na UF e no melhoramento e ampliação dos serviços de transportes públicos. Todas estas intenções foram bem acolhidas por Ricardo Rio que deixou a garantia de que não será necessário esperar muito tempo para que a população sinta os benefícios do forte investimento que o município irá fazer já nos próximos meses naquela UF.

Ver mais
09 2021
  • 15 Setembro 2021 - Quarta-feira
  • Juntos por Braga

Plataformas para estacionamento com ligação ao Hospital na agenda da coligação “Juntos por Braga”

A coligação “Juntos por Braga” apresentou a vontade de criar plataformas de estacionamento, nas zonas periféricas da cidade, de forma a retirar o trânsito automóvel das principais artérias de Braga.

Ricardo Rio, candidato à Câmara da coligação de direita, pretende que os Transportes Urbanos de Braga (TUB), onde se inclui já o futuro MetroBus, o Bus Rapid Trasit (BRT), seja a solução para mobilidade dos trabalhadores do Hospital de Braga, mas também de toda a zona em torno da Universidade do Minho.

“Criar plataformas de estacionamento, onde as pessoas possam deixar as suas viaturas, para depois avançar com ligações rápidas e constantes ao Hospital e Universidade, são soluções que pretendemos avançar”, disse Ricardo Rio, dando como exemplo a ligação da zona industrial de Pitancinhos, em Palmeira que, depois de um estudo dos TUB, avançou para uma ligação em transporte público, uma promessa que consta no atual programa da candidatura, mas que já está a ser executada.

A coligação “Juntos Por Braga” abriu assim o período oficial da campanha eleitoral autárquica com uma reunião de trabalho com a comissão de trabalhadores do Hospital de Braga (CTHB).

Na presença dos candidatos Ricardo Rio, Olga Pereira, Sameiro Araújo, Teotónio dos Santos e Altino Bessa, a comissão apontou o bom trabalho da Câmara Municipal de Braga em busca de soluções e apoio às intenções dos trabalhadores do Hospital de Braga.

“Há uma abertura ao diálogo e sempre disponíveis para ouvir. Disso mesmo comprovam as várias reuniões com vários pelouros do executivo liderado por Ricardo Rio”, disse o coordenador da CTHB, Camilo Ferreira, que classificou a reunião com a coligação “Juntos por Braga” como “muito proveitosa”.

“Partilhamos algumas ideias e sugerimos algumas opções. A mobilidade em torno do Hospital de Braga, a criação de uma creche para os trabalhadores do hospital, em conjunto com a Junta de Gualtar e Universidade do Minho, receberam respostas positivas por parte dos candidatos da coligação”, frisou Camilo Ferreira, que faz uma avaliação “muito positiva” da gestão da Câmara e que espera mais quatro anos de parceria com Ricardo Rio.

Nesta reunião ainda foram partilhadas algumas ideias quanto à ligação às Sete Fontes, assim como o reforço da segurança em torno do Hospital de Braga, temas que Ricardo Rio afirma ter em estudo, mas que dependem também do poder central.

Ver mais
09 2021
  • 15 Setembro 2021 - Quarta-feira
  • Juntos por Braga

Coligação Juntos Por Braga quer mapear ofertas sociais e aumentar as creches em Braga

Listas duplicadas e alguma oferta repetida são alguns dos problemas que a coligação “Juntos por Braga” pretende solucionar. “Resposta às creches deve estar nas IPSS´s e não no púbico”, frisa o candidato Ricardo Rio.

Reconhecido pelas instituições particulares de solidariedade social o investimento de mais de um milhão de euros de apoios diretos na melhoria e ampliação de valências em quatro anos, Ricardo Rio quer agora mapear as ofertas que existem no território Bracarense.

“É preciso um levantamento das listas de espera para evitar a duplicação das listas pelas diferentes instituições. Temos conversado com os responsáveis da UDIPSS, várias instituições do concelho e juntas da freguesia. A conclusão é que o primeiro passo para dar uma resposta, entre oferta e procura mais eficaz, é mapear essas necessidades. Fazer um exercício prospetivo de forma a que as instituições não coloquem em causa a sustentabilidade”, apontou Ricardo Rio durante uma visita ao Centro Social Paroquial de Mire de Tibães.

Ricardo Rio vai mesmo mais longe e defende uma oferta para as creches no seio das IPSS

“Que não seja uma rede de creches públicas, mas sim de instituições sociais que estão no terreno e conhecem as realidades locais. E em termos de gestão, têm que ter o apoio da Segurança Social, com a devida contratualização e da Câmara Municipal, quer com a cedência de edifícios, quer com apoio financeiro”, apontou o candidato da coligação à Câmara de Braga.

Ricardo Rio, acompanhado de Olga Pereira, Ana Ferreira e Epifânia Oliveira, além do recandidato à Junta de freguesia de Mire de Tibães, José Magalhães, visitou o Centro Social Paroquial de Mire de Tibães e reconheceu o papel da instituição naquela região de Braga.

“Nasceu de uma vontade da população, da mobilização das Mulheres em Movimento que fizeram um trabalho enorme para que este projeto passasse a ser uma realidade. Hoje é uma instituição que precisa de alargar, aumentando a capacidade, e Câmara estará disponível para isso, quer a nível técnico, urbanístico e financeiro. Ao mesmo tempo, esta instituição, em conjunto com a freguesia, está a par dos projetos nesta área para o concelho num trabalho em rede, apontou.

Disso mesmo deu nota do candidato da coligação “Juntos por Braga” à freguesia de Mire de Tibães. José Magalhães frisou que a freguesia, que atualmente lidera, vai continuar a apoiar a instituição. “Estamos disponíveis e queremos continuar a ajudar esta instituição. Sempre abraçamos e vamos continuar a ajudar, quer em termos de logística quer financeiramente. Estamos e vamos estar ao lado das necessidades do centro social”, destacou.

Já o pároco e presidente do Centro Social Paroquial de Mire de Tibães destacou que o futuro da instituição passa pelo alargamento da valência de lar e projetar novas ofertas. “Temos situações pendentes. Precisamos de conseguir viabilidade no terreno anexo para alargamento e o edificado que precisa de alguma requalificação. Esperamos que a Câmara nos ajude e, ao mesmo tempo, estamos disponíveis para colaborações com a autarquia noutras áreas”, frisou o padre Marcelino Esteves.

Ver mais
09 2021
  • 15 Setembro 2021 - Quarta-feira
  • Juntos por Braga

“Fazer acontecer!” É este o mote do Programa Eleitoral apresentado por Ricardo Rio para o próximo mandato

A coligação “Juntos Por Braga” apresentou o seu Programa Eleitoral para o mandato de 2021-2025, com o mote “Fazer Acontecer” como veículo para a lógica de continuidade assumida pelo recandidato à Câmara Municipal, Ricardo Rio.

Num programa que “foge à tentação eleitoral em que se promete tudo, como uma lista de compras”, como diria o mandatário político da candidatura, Pedro Fraga, a coligação “Juntos Por Braga” convida a olhar para as conquistas dos últimos oito anos com a confiança de que é possível tornar Braga uma cidade ainda mais cosmopolita e líder no Norte do país. “Nos últimos anos, apresentámos aos Bracarenses um conjunto de propostas, ambiciosas, mas realistas; abrangentes, mas concretas em todas as áreas da governação municipal; ajustadas às necessidades do dia a dia, mas alicerçadas numa visão de longo prazo, construídas num profícuo diálogo com cidadãos e instituições. Foram anos de inúmeras realizações, de múltiplos reconhecimentos, mas, sobretudo, de um impacto transformador sobre a qualidade de vida e o bem-estar de cada um dos bracarenses. É imbuídos desses mesmos princípios e valores, com o mesmo empenho, disponibilidade e arrojo do primeiro dia, que nos submetemos a novo escrutínio popular”, afirma Ricardo Rio.

Assegurando que o programa eleitoral dará “sequência às políticas de sucesso”, Ricardo Rio organiza as suas ações futuras em três grandes propósitos centrais: Ultrapassar o passado, resolvendo problemas que foram herdados, tentando por exemplo alienar ou rentabilizar o Estádio Municipal de Braga em benefício do município ou concluir a liquidação da SGEB; Vencer os constrangimentos do presente, tomando como prioritárias as medidas de melhoramento de acessibilidades rodoviárias como a alteração do Nó de Infias, o prolongamento da Variante do Cávado até Ferreiros e as várias requalificações necessárias em locais como o túnel entre a Avenida António Macedo e a Avenida Central e a Avenida da Liberdade ou a Variante do Fojo. O reforço de políticas de apoio à habitação, de segurança rodoviária e de urbanismo são também destaque nesta vontade de ultrapassar constrangimentos atuais apontados pelos bracarenses; Reforçar os alicerces da cidade feliz do futuro, garantindo a formação, a captação e a retenção de talento através da criação da Innovation Eco Village e do MedTech, do Centro de Ciência em Braga e da continuidade do programa Empreender@Braga. A mobilidade, a cultura e a sustentabilidade fazem também parte deste leque de políticas de futuro delineadas pelo candidato da coligação “Juntos Por Braga”.

“Queremos continuar o processo transformador da cidade, dando aos cidadãos uma Braga que forma, capta e retém talento; inova na mobilidade; se assume como uma Capital de Cultura; lidera nas políticas de sustentabilidade; reforça as respostas sociais e educativas; promove uma Comunidade ativa e saudável e um Concelho resiliente; respeita um modelo de governança aberta e participada; e que rasga fronteiras e projeta a marca Braga mundo fora”, frisou Ricardo Rio.

Com o compromisso de continuar a construir uma Braga “próspera, inclusiva, sustentável, vibrante e reconhecida”, o candidato à Câmara Municipal de Braga garante: “os bracarenses podem continuar a acreditar que nós vamos fazer acontecer!”.

Ver mais
09 2021
  • 14 Setembro 2021 - Terça-feira
  • Juntos por Braga

Palmeira na senda do desenvolvimento com César Gomes

Foi no auditório do Centro Cívico de Palmeira, com o forte apoio da população, que César Gomes apresentou a sua candidatura à Junta de Freguesia de Palmeira pela Coligação “Juntos por Braga”. Ricardo Rio, candidato a mais um mandato de concretizações na liderança do município, mostrou-se orgulhoso pelo trabalho realizado em Palmeira ao longo dos últimos quatro anos. Esse trabalho deverá ter seguimento durante os próximos quatro anos, rumo a uma freguesia e a um concelho de desenvolvimento.

Sobre o candidato à Junta de Freguesia de Palmeira, Ricardo Rio não hesitou em destacar o trabalho realizado, afirmando que César Gomes é o “melhor exemplo que qualquer uma das nossas autarquias pode ter como presidente de Junta”.

“É uma verdadeira força da natureza. É alguém que nunca fica satisfeito. Por cada novo projeto concretizado, no dia seguinte, em vez de se estar a celebrar com essa realização, está a apresentar-nos um novo desafio, uma nova proposta para ser concretizada”, disse.

Diante de uma nova grande plateia, que vai crescendo de dia para dia, Rio falou no modelo de cooperação adotado entre a CM e a JF. “Criámos um conjunto de políticas que no concelho de Braga fossem ao encontro das necessidades reais das pessoas, de criar emprego, de criar apoios sociais, de criar melhores respostas na área social, no desporto, na cultura, na valorização do meio ambiente”, disse, apontando desde logo para alguns dos muitos projetos implementados em Palmeira.

A Praia Fluvial da Ponte do Bico, uma bandeira da freguesia reclamada há décadas, é hoje uma realidade e “um espaço de lazer de exceção que muito valoriza a freguesia de Palmeira, mas que é sobretudo mais um grande ativo para a cidade de Braga”. Contudo, Rio lembra que a CM nunca fez obras para “dar no olho, mas sim para servir”. Nesse sentido, aconteceu em Palmeira o melhoramento da rede viária, a aposta na qualificação da rede de drenagem de águas pluviais – um trabalho pouco visível, mas muito importante para a população –, a tão aguardada requalificação do Largo de Santo Estevão, a remoção do fibrocimento na Escola do Coucinheiro e na EB 23 de Palmeira, a revitalização das zonas industriais, entre muitos outros projetos.

É com esta dinâmica, a corresponder aos anseios dos brancarenses, que Ricardo Rio encara os próximos quatro anos. No âmbito desta postura colaborativa com as autarquias locais, avançarão, já no próximo ano, as obras do novo desenho do Nó de Infias. De seguida, e com o objetivo de desviar o trânsito de atravessamento da cidade, irá avançar o prolongamento da variante de Frossos até Ferreiros.

Por sua vez, César Gomes, também ele muito aclamado pela população presente, lembrou que “nestes quatro anos foi possível fazer obras fundamentais para Palmeira, que muitos consideravam impossíveis de realizar”.

O novo Posto dos CTT combinado com o Espaço Cidadão – um dos mais utilizados do concelho –, a requalificação do Largo da Capela de Santo Estevão, a ampliação da distribuição de gás natural e rede de águas pluviais, ou a Praia Fluvial da Ponte do Bico, um projeto estruturante para Palmeira e para Braga, são marcas indeléveis do trabalho realizado por César Gomes.

Para além dos grandes projetos, acumulam-se muitos outros de pequena monta, bem como os programas de apoio à população durante o período crítico de luta contra a Covid-19. A JF apostou em apoios pioneiros replicados por todo o país.

Mas para César Gomes o futuro faz-se de mais concretizações. Hastear a bandeira azul na Praia Fluvial da Ponte do Bico, executar a ecovia do Cávado, continuar a requalificar a extensa rede viária da freguesia, bem como apoiar a população e os movimentos associativos da freguesia são desafios que o candidato pela Coligação “Juntos por Braga” deseja transpor através de uma “JF atenta e articulada com o município”.

Ver mais
09 2021
  • 13 Setembro 2021 - Segunda-feira
  • Juntos por Braga

Sente-se a mudança em Celeirós, Aveleda e Vimieiro

Durante uma apresentação tripartida em Celeirós, Aveleda e Vimieiro, os candidatos pela Coligação “Juntos por Braga” à Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e à Junta daquela União de Freguesias, Carlos Guimarães, apresentaram um caminho de futuro otimizado para o bem-estar e desenvolvimento da UF. A apresentação contou com uma calorosa receção por parte da população, sentindo-se entre os presentes uma genuína vontade em participar numa mudança de rumo nos destinos da Junta de Freguesia.

Primeiro em Vimieiro, depois em Aveleda e por último Celeirós. À imagem do que a equipa de Carlos Guimarães idealiza para esta UF, também a sua apresentação pública da candidatura à presidência da autarquia local foi equitativa para as três freguesias.

Já em Celeirós, Ricardo Rio, considerou “gratificante encontrar um calor humano tão forte”, que na sua ótica é “um testemunho de que querem uma mudança tranquila, de que querem uma renovação nesta UF e de que confiam no Carlos Guimarães e em toda a sua equipa para, a partir do próximo dia 26, fazerem valer a mudança”, explicou, acrescentando que os membros da Coligação “Juntos por Braga” de Celeirós, Aveleda e Vimieiro “são uma solução de excelência”.

Sobre os desafios que se colocam à CM e à UF num futuro próximo, Rio lembrou que Celeirós, Aveleda e Vimieiro representam “um polo de vitalidade importantíssimo” e, nesse sentido, é necessário “continuar a requalificar equipamentos públicos, a valorizar equipamentos desportivos, a intervir e a apoiar as dinâmicas sociais existentes”.

Prolongar a Ecovia do Rio Este desde a Ponte Pedrinha até ao complexo Grundig, e de lá até Celeirós de acordo com o planeamento do pelouro do ambiente, apoiar as respostas à primeira idade com a criação de uma nova valência de creche, criar novos equipamentos públicos como a implementação de um Espaço Cidadão, dar continuidade ao investimento de centenas de milhares de euros na requalificação da rede viária e trabalhar no ordenamento do Parque Industrial de Celeirós são algumas das prioridades definidas por Ricardo Rio para aquele território, a par da implementação de zonas de lazer nas três freguesias.

Carlos Guimarães, perante uma plateia muito bem composta, explicou que corporiza esta candidatura “com o objetivo de renovar a UF e de tudo fazer pelas pessoas de Celeirós, Aveleda e Vimieiro”, garantido a vontade de liderar “uma equipa dinâmica e proactiva”. Sobre a decisão a tomar no próximo dia 26 de Setembro, Carlos Guimarães explica que há dois caminhos possíveis: “uma junta a trabalhar em pleno e com objetivos claros e bem definidos”, ou “manter o que tem acontecido no passado”.

Na área da educação, a equipa de Carlos Guimarães tudo fará para que a UF possa acolher uma creche. Na cultura, está projetada uma colaboração próxima das associações e a valorização do património das três freguesias. No que diz respeito à juventude e ao associativismo, a atuação da autarquia local passará pela revitalização das infraestruturas existentes, nomeadamente dos parques infantis e a renovação do parque em Vimeiro. Ampliar a distribuição de gás natural, acabar com a falta de saneamento em Vimieiro, requalificar a rede viária da UF, assim como o Parque Industrial de Celeirós, e contribuir para a resolução do problema de trânsito da Nacional 14, no centro de Celeirós, são metas definidas por Carlos Guimarães a atingir durante os próximos quatro anos.

“Sentimos que, na realidade, temos muito para dar a esta União de Freguesias. Sabemos que temos muito para acrescentar à nossa terra. O que não vai jamais acontecer é um dia olharmos para trás e sentirmos que não fizemos tudo pela nossa União de Freguesias”, disse Carlos Guimarães.

Ver mais