Notícias

09 2021
  • 12 Setembro 2021 - Domingo
  • Juntos por Braga

Crespos e Pousada cada vez mais relevantes com José João Correia

Decorreu em Pousada a apresentação pública da candidatura de José João Correia à presidência da Junta da União de Freguesias de Crespos e Pousada pelos “Juntos por Braga”. Perante a forte adesão dos bracarenses a mais um evento da Coligação, Ricardo Rio, candidato à Câmara Municipal de Braga, lembrou que está para breve a conclusão de mais “uma pérola” das 5 praias fluviais classificadas de águas balneares: a qualificação da praia do Cavadinho como um novo espaço de lazer de excelência da UF, mas também da cidade de Braga.

É a primeira vez que Braga tem 5 praias fluviais classificadas pela APA como de águas balneares e uma delas é a praia do Cavadinho, cujas obras não estão já num estado adiantado para não colocar em causa a utilização daquele espaço de lazer durante o verão. Contudo, o projeto será para executar a tempo do verão de 2022. Ainda sobre o trabalho desenvolvido nesta UF, Rio lembrou que foi investido muito mais de 1 milhão de euros em intervenções em toda a rede viária.

Sobre o candidato José João Correia, Ricardo Rio considera que os últimos quatro anos foram demonstrativos de que se trata de “um líder capaz, um líder com grande paixão por este território, com uma ligação fortíssima a todas as pessoas e a todas as instituições”.

Acesso à habitação também depende do Governo

Sobre uma das principais preocupações da população e da Junta da UF, a questão do acesso à habitação, Ricardo Rio garantiu que “no que diz respeito à CM, tudo o que estiver ao alcance do município será feito para que essa oferta seja reforçada. Mas também é preciso que as outras entidades, e em particular o atual Governo e aqueles que no passado retiraram essa capacidade construtiva às freguesias mais periféricas, nos ajudem a concretizar esse mesmo alargamento”, defendeu.

Esta é de resto uma preocupação de José João Correia que afirma ser imperativo fixar as pessoas na UF e no concelho.

“Precisamos que na próxima revisão do PDM haja um pouco mais de sensibilidade por parte das entidades: quer da CMB, quer da Reserva Agrícola Nacional como da Reserva Ecológica Nacional. Tem de haver sensibilidade no tratamento das freguesias rurais”, disse.

José João Correia apontou três razões pelas quais é recandidato à Junta da União de Freguesias de Crespos e Pousada. Ideologias políticas à parte, a primeira razão prende-se com objetivo de “servir as pessoas”. Depois de dois anos de mandato particularmente difíceis, o candidato refere ainda que avança porque “não abandonaria a sua terra neste momento” e porque deseja “recuperar o tempo perdido nestes últimos dois anos”, dando continuidade aos projetos iniciados e à visão de futuro para a qual trabalhará com a sua equipa.

Foram muitos os projetos concretizados ao longo dos últimos anos em Crespos e Pousada, mas alguns, devido as vicissitudes dos últimos anos, apenas agora vão avançar, como é o caso da cobertura do pavilhão gimnodesportivo de Pousada. Com uma política de proximidade, José João Correia deseja reforçar o apoio à população sénior, à comunidade escolar, aos movimentos associativos e pugnar por uma autarquia local aberta a todos.

Ver mais
09 2021
  • 11 Setembro 2021 - Sábado
  • Juntos por Braga

Ricardo Rio: “Somos aqueles que têm a capacidade para fazer aquilo que tem de ser feito!”

“Queremos continuar a mostrar que somos a força que faz acontecer na nossa cidade. Que somos aqueles que têm a capacidade para fazer aquilo que ainda não foi feito e, sobretudo, aquilo que tem de ser feito!”. As palavras são diretas e mostram a ambição de futuro de Ricardo Rio enquanto recandidato à Câmara Municipal de Braga pela coligação Juntos Por Braga. Na cerimónia de apresentação da Comissão de Honra da sua candidatura, Ricardo Rio assumiu o seu maior compromisso eleitoral: olhar para o futuro com a ambição de fazer de Braga uma cidade e um concelho cada vez mais felizes.
São mais de 300 pessoas que compõem a Comissão de Honra da recandidatura de Ricardo Rio. Pessoas que representam um “rol de bracarenses que, para além de serem personalidades notáveis nas suas áreas de intervenção, também traduzem aquilo que foi a matriz da governação do Município ao longo dos últimos anos”. São dirigentes desportivos, agentes culturais, responsáveis pelo setor educativo, intervenientes do meio universitário e empresários que, correspondendo ao apelo do projeto de continuidade de Ricardo Rio, se juntam para pensar Braga. “São nomes que não foram meros espetadores daquilo que foi o processo de desenvolvimento do nosso concelho, foram indivíduos que, pessoalmente e institucionalmente, foram parceiros ativos da concretização de muitas das nossas políticas, de muitos dos nossos objetivos”, esclarece Ricardo Rio.
Agradecendo o mérito destas personalidades que ajudaram a “transfigurar a perceção que o país e o mundo têm para com a cidade de Braga”, Ricardo Rio acredita que “toda essa dimensão de reconhecimento, visibilidade e prestígio” que Braga alcançou nos últimos anos garantiu a captação de talento, a qualidade de vida, a fixação e atração de empresas. “Obviamente, tudo isso importa para a qualidade de vida que a cidade oferece às famílias, aos migrantes, a todos os cidadãos que aqui escolhem investir, trabalhar, realizar a sua atividade pessoal e até visitar”, afirma.
A mudança no modelo de governança para uma visão mais participada e envolvente é referida como um dos destaques dos últimos anos. “Braga é hoje um concelho diferente daquele que encontrávamos há oito anos. Mas este ainda é o momento de vencer todas as dificuldades que herdamos do passado. Às vezes, alguns tentam escamotear essa realidade a pensar que é comparável aquilo que foi o trabalho realizado em Braga, ignorando que foram muitas as dificuldades de carácter financeiro, administrativo e até judicial que tivemos de vencer e ultrapassar para concretizar muitos dos projetos que hoje são ou estão em vias de ser uma realidade no nosso concelho”, refere Ricardo Rio.
Na lista de afazeres para o futuro, os constrangimentos a nível do trânsito, da gestão urbanística da cidade e a necessidade de conservação e manutenção de muitos equipamentos são “respostas que os bracarenses exigem” e que Ricardo Rio se diz consciente.
O progresso contínuo e a preparação das bases para um futuro mais auspicioso, seja do ponto de vista económico ou do ponto de vista criativo e “continuar a ser uma cidade que tem a consciência que tem de estar ao lado de toda a comunidade, com políticas sociais inovadoras, mas capazes” são os pilares fulcrais da recandidatura de Ricardo Rio pela coligação Juntos Por Braga.

Uma comissão com visão estratégica para o futuro de Braga

Fernando Alexandre, antigo Secretário de Estado Adjunto da Administração Interna e presidente desta Comissão de Honra, aponta a capacidade de liderança nacional que Braga alcançou enquanto exemplo de boas políticas e boas práticas, potenciando a concentração de talento e de promoção de conhecimento e ciência. Fazer de Braga uma “cidade estrela” que brilhe ainda mais no território nacional é um dos propósitos que antevê para os próximos anos.
Já Alexandra Roeger, especialista na área de ambiente, afirma como missão crucial a “liderança mais verde” com a construção de um território coeso e sustentável, com preocupações ecológicas e de gestão dos recursos naturais. Carlos Videira, diretor dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho, indica como objetivo essencial “tornar Braga socialmente responsável” através de incentivos à participação cívica e implementação de políticas de integração social e de combate às desigualdades. Educação, habitação e exigências de cumprimento de medidas sustentáveis para contratação pública são eixos para um futuro com maior qualidade de vida a seu ver.
Maria Lurdes Rufino, museóloga, é também um dos rostos desta comissão e a justiça social e o pensamento crítico direcionado à cultura são propósitos deixados como guia para um próximo mandato de Ricardo Rio. O gestor Pedro Norton de Matos também faz parte deste leque de ilustres e assinala a economia circular e regenerativa como veículo para um futuro mais feliz em Braga.
Na área da mobilidade, o vice-presidente da Ordem dos Engenheiros, Fernando Santos, destaca Braga como “uma cidade 4.0 a nível de transição digital”. “Braga já está nos holofotes nacionais e tem de continuar a justificar o crescimento”, usando como exemplo a necessidade de Braga estar na linha da frente a nível da ferrovia de alta velocidade. “Braga não pode ficar fora do eixo da alta velocidade. Tem de existir uma paragem em Braga!”, destaca, acrescentando que a transformação da cidade com vista à redução de automóveis em circulação é também uma prioridade a ser tida em conta no executivo municipal.

Ver mais
09 2021
  • 11 Setembro 2021 - Sábado
  • Juntos por Braga

Carlos Araújo quer a Junta de Sequeira focada nas pessoas

Foi com um percurso pelas ruas da freguesia, que arrancou no Largo das Caldas até às imediações da Unidade de Saúde, que se iniciou a apresentação da candidatura à Junta de Sequeira pela Coligação “Juntos por Braga”. O candidato à Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, sublinhou a dedicação à população já demonstrada pela equipa liderada por Carlos Araújo e garantiu que a CM vai “continuar a investir em Sequeira”.

“Gostamos de ter pessoas dedicadas à comunidade, com facilidade de diálogo, com capacidade de mobilização e, obviamente, sempre com a preocupação de ouvir e de responder aos problemas de cada um dos cidadãos das freguesias”, disse Ricardo Rio sobre Carlos Araújo, confessando estar certo que “a Coligação Juntos por Braga tem em Sequeira excelentes representantes”.

Durante a apresentação, Ricardo Rio abordou a postura adotada pelo Executivo Municipal que durante os últimos 8 anos nunca diferenciou nenhuma freguesia, independentemente da cor política vigente nas juntas de freguesia. “Os investimentos são realizados não em benefício das juntas de freguesia, mas sim em benefício das pessoas. É para isso que fomos eleitos e é por isso que vamos continuar a investir em todas as freguesias do concelho”, disse.

Sobre o panorama atual de Sequeira, Rio considera que há claramente espaço para fazer mais. Desde logo, numa melhor otimização de espaços que possam receber mais empresas, criando-se novas oportunidade de emprego, mas também na qualificação da freguesia com o objetivo claro de responder às necessidades da população. Trabalhar para que existam habitações a custo controlado, edificar o tão desejado parque de lazer, avançar com o projeto de requalificação da EB1 de Sequeira foram algumas medidas apontadas pelo candidato que também recordou a “tão almejada Unidade de Saúde” que passará a ser “um equipamento muito mais qualificado e muito mais consentâneo com as necessidades da população” e que entrará em funcionamento ainda este ano.

Muito ativo nas atividades da freguesia, destacando-se a participação em três projetos vencedores do Orçamento Participativo de Braga, Carlos Araújo promete focar a sua atenção na população, em especial aos mais desfavorecidos, com políticas de combate ao isolamento social.

“Queremos, agora como grupo, apoiar aqueles que por nós já muito trabalharam e que nos permitiram atingir um nível de desenvolvimento social e de infraestruturas públicas nunca antes alcançado”, disse, expondo a necessidade de promover um “desenvolvimento humano e cultural” em Sequeira.

Criar um apoio para cada nascimento, priorizar os desafios na área da habitação por forma a permitir uma maior fixação dos jovens na freguesia, reforçar as medidas de apoio existentes à comunidade escolar e qualificar e dinamizar os equipamentos da freguesia foram prioridades elencadas por Carlos Araújo que quer criar uma biblioteca na JF, revitalizar o auditório existente com mais atividades e, não menos importante, reforçar o apoio às diferentes associações de Sequeira.

Ver mais
09 2021
  • 10 Setembro 2021 - Sexta-feira
  • Juntos por Braga

Elizabete Silva quer elevar bem alto o nome de Sobreposta

Foi numa noite de verão, ao ar livre, nas imediações da sede da autarquia local, que decorreu a apresentação pública da candidatura de Elizabete Silva à Junta de Freguesia de Sobreposta pela Coligação “Juntos por Braga”. Também na ocasião, foi-se avolumando o número de pessoas que receberam Ricardo Rio, candidato à Câmara Municipal, que para os próximos anos prioriza a adoção de políticas orientadas para as necessidades das pessoas.

Precisamente a pensar nas pessoas, Ricardo Rio não tem dúvidas de que a equipa liderada por Elizabete Silva é a melhor solução para a população de Sobreposta. “É alguém sempre presente, sempre disponível, sempre ao lado de todas as instituições e de todos os cidadãos”, disse, garantindo que observou “várias vezes a presidente a transportar pessoas para a vacinação, a acompanhar famílias que necessitavam de um determinado apoio, a estar ao lado das várias coletividades da freguesia para que as suas condições de trabalho fossem sempre as melhores”, testemunhou Ricardo Rio, sublinhando as constantes reivindicações realizadas pela autarca junto da CM, sem “deixar de exigir mais e mais para esta freguesia”.

Mas ao longo dos últimos quatro anos, como lembra Ricardo Rio, o município também trabalhou muito em prol da população de Sobreposta e dos bracarenses. Nesse sentido, lembrou a parceria realizada com a Associação Nacional das Farmácias que visa a disponibilização de medicação a custos reduzidos para quem não tem recursos económicos, o apoio a várias famílias de menores, recursos na adesão de programas de vacinação, mas também o programa “Braga a Sorrir”, “que permitiu a tantos e tantos bracarenses terem finalmente cuidados de saúde oral que não tinham acesso porque não estavam disponíveis no Serviço Nacional de Saúde”.

No que concerne exclusivamente a Sobreposta, Rio lembrou a implementação do Espaço Cidadão, a importância do Parque Industrial que está hoje preparado para acolher novas empresas, mas também a vontade de continuar a qualificar os equipamentos de proximidade, tal como aconteceu com as piscinas de Sobreposta, que acolheram um investimento de quase 250 mil euros.

Já Elizabete Silva, emocionada e agradecida ao ver uma adesão tão forte à apresentação da sua candidatura, deixou uma garantia: “Continuamos unidos por Sobreposta. Juntos conseguimos grandes feitos e continuamos a colocar o nome de Sobreposta bem alto”. Prosseguiu explicando que é novamente candidata “porque o projeto em marcha não pode parar, porque Sobreposta não pode parar”.

Com “orgulho no trabalho realizado”, Elizabete Silva partilhou a garantia de que continuará a trabalhar para atrair serviços e infraestruturas que verdadeiramente sirvam os interesses da população. Não serão decerto palavras vãs a julgar pelo trabalho realizado ao longo dos últimos quatro anos onde se destaca a dinamização do Espaço Cidadão, o alargamento do horário de atendimento da JF, a instalação de um multibanco, os parques infantis do Souto e dos Curos, a aquisição de carrinha de transporte para as crianças, entre tantas outras medidas adotadas.

Ver mais
09 2021
  • 9 Setembro 2021 - Quinta-feira
  • Juntos por Braga

Ricardo Rio e Miguel Pires atentos ao trabalho social

Os candidatos da Coligação “Juntos por Braga” à Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e à União de Freguesias de São José de São Lazaro, Miguel Pires, acompanhados do atual presidente da UF, João Pires, realizaram uma visita à Irmandade de Santa Cruz, na qual foram recebidos pelo provedor Fernando Rodrigues e por alguns outros elementos da instituição.

No âmbito da visita, foi enaltecido o relevante papel que as instituições sociais desempenham no concelho de Braga e em particular o esforço que, em conjunto com o município de Braga e com outras entidades, foi necessário promover para, durante o período pandémico, salvaguardar as vidas, o bem-estar e a saúde dos seus utentes e profissionais.

Em particular, foi enaltecido o facto de o município de Braga ter sido o primeiro, a nível nacional, a testar utentes e profissionais dos lares de terceira idade e a ter apoiado a distribuição massiva de equipamentos de proteção individual e de outros bens por estas instituições.

Da parte das candidaturas da Coligação “Juntos por Braga” foi igualmente reconhecido o importante trabalho que, fora da esfera social, a Irmandade de Santa Cruz tem vindo a concretizar ao longo dos últimos anos, seja na valorização do seu património, colocando-o ao dispor dos cidadãos e dos visitantes do concelho, seja na participação ativa em muitas das realizações culturais da cidade de Braga às quais está indelevelmente vinculada. Com especial destaque para as celebrações das festividades da Semana Santa e para vários eventos de natureza cultural, como é o caso do Festival Braga Barroca, do Festival de Órgão e de outros projetos de diferentes naturezas.

Para o futuro, foi expressa por todos a disponibilidade de preservarem o laço de forte colaboração entre a JF, que hoje partilha o renovado Largo Carlos Amarante com a Irmandade de Santa Cruz, e com a CM, na pessoa do seu recandidato à presidência, Ricardo Rio.

Ver mais
09 2021
  • 9 Setembro 2021 - Quinta-feira
  • Juntos por Braga

Manuel Carvalho quer que Este (S. Pedro e S. Mamede) continue a crescer

Continuar a fazer crescer uma União de Freguesias forte. Foi esta a ideia central da apresentação pública da candidatura de Manuel Carvalho à presidência da UF de Este (S. Pedro e S. Mamede). A crescer em termos de população, mas também em condições que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos, como defende Ricardo Rio, candidato à Câmara Municipal de Braga.

À imagem do concelho de Braga, que de acordo com os últimos censos 2021 foi uma das cidades que mais cresceu em termos de população, também a UF de Este cresceu em número de habitantes. Nesse sentido, Ricardo Rio defendeu que a área do urbanismo da CM irá dedicar à criação de habitação a mesma prioridade que tem sido dada aos projetos de natureza económica, que durante os últimos anos foi fundamental para criar uma “maior oferta de emprego”.

Mas não será “a distribuir casas ao desbarato, em promessas ilusórias que alguns estão a fazer” que a Coligação “Juntos por Braga” irá atingir este objetivo. Será a trabalhar de forma séria, com consciência das dificuldades existentes, para que no futuro próximo aqueles que são entraves do ponto de vista da tramitação dos processos possam ser ultrapassados. A este propósito, e respondendo à acusação da oposição de que este Executivo Municipal subtraiu capacidade construtiva em todo o Concelho com a revisão do PDM de 2015, Ricardo Rio foi claro: “quem preparou, quem definiu essas mesmas regras e subtraiu essa capacidade construtiva são aqueles que nos acusam de o termos feito”, disse, dizendo que “não é assim que se faz política”.

Sobre Manuel Carvalho, Rio não poupou nos elogios a “um presidente com carisma, com experiência e com consciência de como se deve servir a população”. Alguém “incansável que exige aquilo que acha que é merecido para a UF”.

Durante a apresentação de Manuel Carvalho foi abordado o trabalho desenvolvido pelo Município e pela Junta em benefício da população nas mais diversas vertentes. A requalificação da rede viária, o apoio à comunidade escolar, a defesa do património ambiental e cultural, bem como o apoio incondicional à população e aos movimentos associativos são metas que se renovam durante os próximos quatro anos. A esse propósito avançarão a curto prazo as requalificações das escolas de Este, mas também a intervenção de pavimentação do primeiro troço da Variante do Fojo.

Aplaudido de forma calorosa, Manuel Carvalho disse que o mandato transato foi trabalhoso e que se materializou em “muitas obras e projetos, mas sobretudo no apoio à população”. Num mandato atípico devido à situação de pandemia, “a Junta de Freguesia esteve sempre na linha da frente para apoiar em tudo aquilo que foi necessário”.

Pragmático, Manuel Carvalho não usou meias palavras para descrever a ação da oposição ao longo dos últimos quatro anos, que enveredou pelo “caminho da mentira”, a tentar “pregar rasteiras”, mas que em contraponto entrou uma equipa resistente que levou a melhor para bem da população de Este (S. Pedro e S. Mamede).

“Temos obras aprovadas, temos obras em projeto e temos um sonho muito grande: a continuidade da União de Freguesias”, disse Manuel Carvalho, garantindo que “nunca nenhuma das freguesias perdeu a identidade” e que “as duas freguesias juntas são uma grande força”.

Ver mais
09 2021
  • 8 Setembro 2021 - Quarta-feira
  • Juntos por Braga

Goreti Machado e Ricardo Rio projetam mandato de concretizações para Nogueira, Fraião e Lamaçães

Depois de um mandato condicionado em parte pela situação epidemiológica, Goreti Machado, candidata à Junta da União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães pela Coligação “Juntos por Braga” considera que é tempo de dar continuidade aos projetos idealizados, concretizando agora uma qualificação plena da UF. Para cumprir esse objetivo, Ricardo Rio, recandidato à Câmara Municipal de Braga, garantiu uma carteira de investimento de mais de 10 milhões de euros.

Foi no polidesportivo de Nogueira, requalificado no âmbito do programa ‘A(r)riscar’, que Goreti Machado, perante uma plateia numerosa, apresentou publicamente a sua recandidatura à Junta da União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães. Sem pejo nas palavras, e em resposta às críticas da oposição que em tempo de eleições vai fazendo reivindicações – muitas delas injustas e populistas – Ricardo Rio confessou que “efetivamente 8 anos é muito pouco tempo para corrigir tudo de mal que se fez nesta cidade ao longo de quatro décadas”.

Sobre Nogueira, Fraião e Lamaçães, Ricardo Rio não tem dúvidas: “os habitantes sabem bem aquilo que era esta união de freguesias há oito anos atrás e aquilo que ela é hoje e aquilo que vai continuar a ser com a presidência da Goreti Machado”. Durante um mandato difícil, de prioridades redefinidas ao dia, Ricardo Rio lembrou conquistas que melhoraram a qualidade de vida naquela UF, mas também em todo o concelho. Rio apontou o novo e inovador sistema de recolha do lixo, o reforço de frequência nos transportes públicos, o parque interface criado junto ao Minho Center e a implementação do School Bus, um projeto que visa diminuir a sobrecarga de trânsito no miolo da cidade.

Entre as várias requalificações da rede viária destaca-se o projeto da Variante da Encosta, que permitirá uma melhoria de circulação dos peões e das condições de ordenamento do espaço público.

Garantindo que a Coligação “não trabalha para eleições”, concretizando inaugurações à boca das eleições, ou apresentado projetos que nunca sequer tinham estado no papel – como outros fizeram no passado – , Ricardo Rio garantiu que só nesta UF há uma carteira de investimentos de mais de 10 milhões de euros que se iniciará a curto prazo. Em articulação com a Junta, três milhões de euros vão ser investidos na enorme requalificação da EB1 de Nogueira. Mas vão ser igualmente intervencionadas as Escolas de Fraião e de Lamaçães, será criado um Espaço Cidadão em Nogueira, criado um Centro Comunitário, intervencionados os cemitérios, será criada uma nova sede para a autarquia local e melhoradas as condições de trabalho das coletividades com novas sedes, como é o caso do Rancho Folclórico de Lamaçães e do Rancho Folclórico S. João Baptista de Nogueira.

A estes objetivos, a ambição de Goreti Machado em fazer mais e melhor pela população de Nogueira, Fraião e Lamaçães fez com que a candidata apresentasse outros. Com muitos projetos em execução e com outros já projetados, Goreti lembrou a essência do trabalho de um autarca: “com a minha equipa, estarei sempre presente para as pessoas que precisam da Junta de Freguesia”.

Oposição “desorientada”

Depois de apresentar um rol de apoios à população, que vão desde a criação do futuro Gabinete de Apoio à Saúde, mas que já acontecem em várias dimensões como o apoio à rede escolar, o auxílio no preenchimento de declarações, o apoio aos mais carenciados, e que também se manifesta através de inúmeras iniciativas que resultam do trabalho desenvolvido em rede com o município e com diversas instituições, Goreti Machado estranha a desorientação demonstrada publicamente pela oposição.

“Num dos seus cartazes de campanha, o Partido Socialista coloca em causa a qualidade do serviço público prestado em Nogueira, Fraião e Lamaçães. Eu tenho orgulho nos funcionários da Junta de Freguesia porque todo eles prestam um grande serviço e com muita qualidade. Enganaram-se no sítio onde colocaram o cartaz!”, disse.
Com um programa ambicioso, que certamente tocará de forma positiva na vida dos cidadãos em diferentes vertentes, sejam elas sociais, culturais, desportivas, de mobilidade e de lazer, Goreti Machado lembrou a conclusão do projeto de requalificação do espaço “VivoLocal”, do Centro de Atividades de Lamaçães e a transformação do “Campo dos Maikes” num parque desportivo. A estes, que estão na calha para execução durante os próximos quatro anos, juntam-se muitos outros, com forte incidência na requalificação da rede viária, na criação e manutenção dos espaços verdes, bem como continuar a lutar pela reposição dos limites da freguesia que tanto tem prejudicado Lamaçães.

Naquela que é uma das Uniões de Freguesias mais populosas do concelho, Goreti Machado está bem ciente do desafio exigente que tem em mãos, mas lembra que as melhorias das condições de vida da população resultam de “um trabalho contínuo”.

Ver mais
09 2021
  • 7 Setembro 2021 - Terça-feira
  • Juntos por Braga

UF de Ferreiros e Gondizalves convidada a abraçar o desenvolvimento

A União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves voltou a ser convidada a abraçar um futuro de desenvolvimento sob a batuta da Coligação “Juntos por Braga”. Os protagonistas desse convite foram Delfino Ferreira, candidato à presidência da Junta da UF, e Ricardo Rio, candidato à Câmara Municipal de Braga e o principal rosto de um “novo modelo de desenvolvimento” de Braga.

Depois de há uma semana falarem aos Ferreirenses, foi a vez de Gondizalves ouvir os protagonistas das candidaturas dos “Juntos por Braga”. Ricardo Rio afirma que perante a inércia de uma autarquia local adormecida, a escolha da população para a Junta da UF é obvia.

“Quando olhamos para o trabalho desenvolvido pela autarquia local, vemos uma UF ao abandono, desligada do trabalho com as pessoas, desligada da colaboração com as instituições, sem capacidade de reivindicação, a dizer que é por razões partidárias que não se faz este ou aquele projeto, quando na verdade, por todo o concelho, freguesias da mesma e de outras cores políticas fazem muito mais do que aquilo que aqui foi feito ao longo dos últimos 8 anos”, disse, acrescentando que está na hora de Ferreiros e Gondizalves beneficiarem de uma mudança em pleno, tal como aconteceu no resto do concelho.

Sobre o projeto idealizado para a Rua Edgardo Malheiro, e depois de lamentar que se tenha espalhado de forma irresponsável uma “mentira que inquietou e amargurou a população”, Ricardo Rio explicou que durante a semana foi possível chegar a um entendimento com a associação de moradores. Ambas as partes chegaram a um entendimento no qual está prevista ser da responsabilidade de um privado a edificação dos apartamentos, sendo que será promovida uma hasta pública onde o comprador vai ficar obrigado a ceder 30% dos apartamentos para habitação a custos controlados.

“É uma solução ao contento de todos, que cumpre os nossos objetivos, que tranquiliza os moradores, e que obviamente demonstra uma outra forma de atuar em política”, referiu Ricardo Rio, sublinhando que “é esta a imagem de marca da Coligação “Juntos por Braga” no Executivo Municipal, de estar sempre ao lado dos cidadãos, de saber o que os preocupa, de criar respostas concretas”.

Ainda antes de convidar a população de Gondizalves a abraçar um modelo de desenvolvimento com provas dadas, Rio deixou a garantia que será requalificada a Av. Santo André, uma obra muito aguardada pela população.

Já Delfino Ferreira, depois de chamar a palco a equipa que irá promover a mudança na UF de Ferreiros e Gondizalves, afirmou que é “urgente recuperar o tempo perdido” e que para isso é necessária uma Junta que se preocupe com as pessoas e, por isso, preparou “uma grande equipa que representará e que defenderá de forma intransigente a população de Ferreiros e Gondizalves”.

Implementar projetos estruturantes para a UF, não deixando ninguém para trás através de uma postura democrática, é o caminho indicado por Delfino Ferreira que há quatro anos até obteve mais votos do que a candidatura adversária, mas que agora, volvido um mandato cheio de nada sob a liderança socialista, acredita firmemente que conseguirá uma grande vitória em toda a UF no próximo dia 26 de Setembro.

Ver mais
09 2021
  • 6 Setembro 2021 - Segunda-feira
  • Juntos por Braga

Real, Dume e Semelhe com oportunidade para mudar

A lista candidata à Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe, liderada por José Cunha, e Ricardo Rio, candidato da Coligação “Juntos por Braga” à Câmara Municipal de Braga, estiveram em Montélios com o objetivo de perscrutar o impacto do trabalho desenvolvido pelo município ao longo dos últimos anos, com particular destaque à criação das “zonas 30” que durante o próximo ano vão conhecer, naquele local, uma segunda fase.

Recebidos pelo presidente e por membros da associação de moradores de Montélios, resultou desta visita a clara sensação de que é possível ampliar a melhoria das condições de vida das populações por via de uma Junta de Freguesia mais dinâmica, que comunga dos valores do projeto da Coligação “Juntos por Braga”.

A associação de moradores de Montélios existe há cerca de 7 anos e surgiu na necessidade de criar e proporcionar melhores condições para esta zona de Real. Desde o seu surgimento, as reivindicações junto da CMB têm sido uma constante e são já visíveis obras e melhoramentos na freguesia graças ao esforço dos moradores e à atuação do município.

Na presença do Dr. Ricardo Rio e do Candidato José Cunha, foi salientado o excelente trabalho feito, pelo município, relativamente à criação das designadas “zonas 30”, e foi apelada a necessidade dessas zonas serem estendidas em todo o loteamento, uma vez que a zona mais antiga de Montélios necessita, urgentemente, de requalificação dos passeios e aumento das zonas de estacionamento.

Os candidatos à CMB e à Assembleia de freguesia de RDS mostraram-se unidos e dispostos a trabalhar para a requalificação e resolução dos problemas levantados pela associação de moradores.

Entre outros assuntos, uma das questões levantadas pela associação de Moradores deteve-se com o acesso pedonal à quinta pedagógica. Nesta zona carecem os passeios, passadeiras, delimitações da estrada e lugares de estacionamento marcado, sendo até frequente as crianças que visitam a quinta pedagógica serem deixadas na rua pelos autocarros e correrem até à entrada da mesma sem as condições de segurança adequadas.

José Cunha indicou que um dos pontos do seu programa eleitoral passa exatamente pela requalificação dessas zonas de acesso, criando “melhores condições”, designadamente com a “construção de passeios, marcação de vias e marcação de passadeiras”.

Ricardo Rio e José Cunha demonstraram ainda bastante preocupação sobre uma questão levantada por Adolfo Reis, presidente da associação de moradores, que se prendeu com o facto de existirem diversos terrenos privados com densa vegetação, perto de zonas escolares, tendo inclusive havido alguns acidentes em razão disso.

Sob os mesmos ideais, Ricardo Rio e José Cunha reconhecem que a população de Real, Dume e Semelhe têm, no próximo dia 26 de Setembro, uma excelente oportunidade de induzir uma verdadeira mudança na UF, à semelhança daquilo que aconteceu no resto do concelho.

Ver mais
09 2021
  • 6 Setembro 2021 - Segunda-feira
  • Juntos Por Braga

Daniel Pinto apresenta o futuro a S. Vicente

Foi no Mercado Municipal, num dos projetos estruturais mais importantes para S. Vicente e para Braga, que Daniel Pinto apresentou publicamente a sua candidatura pela Coligação “Juntos por Braga” à Junta de Freguesia. Diante de uma pequena multidão, Ricardo Rio, candidato à Câmara Municipal, agradeceu o trabalho desenvolvido por Jorge Pires, que agora cessa funções enquanto presidente de Junta, e manifestou a sua confiança em Daniel Pinto para em conjunto trabalhar o futuro de S. Vicente.

“Um exemplo de entrega”. Foi assim que Ricardo Rio adjetivou o trabalho de excelência protagonizado por Jorge Pires. Segue-se agora Daniel Pinto, “alguém de extrema competência”.
“Foi isso que ele demonstrou na colaboração direta com o vereador Altino Bessa, na colaboração direta com o Executivo Municipal, ao longo dos último oito anos. É essa competência, essa dedicação, essa serenidade que é tão importante para quem anda na vida pública e que S. Vicente irá beneficiar”, disse Ricardo Rio.

O candidato à CMB começou por abordar alguns projetos implementados ao longo dos últimos oito anos cuja importância extravasa em muito os limites da freguesia de S. Vicente. Desde logo o Mercado Municipal, um equipamento que “estava completamente ao abandono” e que agora ganhou “uma verdadeira segunda vida”, sendo já uma referência nacional e internacional. Logo ali ao lado, estão também os frutos da gestão do gnration, “sede de uma incubadora de grandes projetos inovadores de capacitação empresarial, como é o caso da Startup Braga e um dos polos de vitalidade da atividade e das políticas de juventude do município, um eixo central das políticas de dinamização cultural de uma cidade que rapidamente se guindou a cidade criativa da UNESCO na área das Media Arts”.

Com os olhos postos no futuro, Ricardo Rio lembrou o início do processo de requalificação da Central de Camionagem que hoje está mais segura e mais limpa, garantindo que a ação do município não irá ficar por aí. “Vamos dotar Braga de uma Central de Camionagem tão digna quanto o melhor destino europeu merece”, disse, referindo que a intervenção se irá estender por via da regeneração da Av. General Norton de Matos.

Mas se projetos como a implementação das Zonas 30, que já estão em curso em diversos pontos do concelho, são importantes para a mobilidade dos bracarenses, há em S. Vicente um nó maior para se desatar por onde passam diariamente mais de 100 mil viaturas. “O Nó de Infias é um verdadeiro nó górdio que nós queremos desatar, que vamos desatar”, disse, explicando que já foi aprovado o desenho elaborado pela equipa de arquitetos vencedora do concurso público e internacional lançado em parceria entre a CM e a Infraestruturas de Portugal e que permitirá que a IP lance no próximo ano o concurso para a obra do Nó de Infias. A par desta solução, e com o objetivo de desviar o trânsito de atravessamento do centro da cidade, está a ser trabalhada a extensão da variante do Cávado até
Ferreiros.
A juntar a estes projetos, Ricardo Rio garantiu que ao lado da JF de S. Vicente, a CMB continuará a apostar em projetos que possam melhorar as condições de vida dos cidadãos. Nesse sentido, deu o exemplo da futura requalificação da EB1 da Quinta da Veiga, da sede do Soarense e do projeto para o Bairro da Misericórdia.

Já Daniel Pinto desafiou os presentes a exortar uma mensagem clara aos Vicentinos de que juntos vão “trilhar um caminho de futuro para S. Vicente”, acrescentando que esse caminho “só faz sentido quando partilhado com aqueles que diariamente e nos últimos anos têm contribuído para o desenvolvimento da freguesia. Mulheres e homens de excelência, que representam tudo aquilo que a política deve ser”.

Depois de ter apresentado a sua equipa e de ter dirigido um agradecimento especial a Jorge Pires pela marca que deixou aos Vicentinos, Daniel Pinto lembrou o projeto do Mercado Municipal, ao qual conotou “uma política de compromisso com dinamismo e de preocupação entre gerações”. Sobre obras de grande monta lembrou a urgência de requalificar a Central Camionagem e de desatar o Nó de Infias.

Prosseguiu aludindo a uma freguesia de futuro. Uma freguesia com mais espaços verdes, com a edificação de um novo parque de lazer no Monte Castro, mas também com mais soluções de mobilidade, com o reforço da rede de transportes públicos e com a qualificação da rede viária. Daniel Pinto projeta ainda a ideia de preservar e ampliar o associativismo em S. Vicente, criando um novo Centro Cultural, mas também a construção de um caminho de coesão social através duma nova dinâmica de voluntariado. Lutar por mais competência, premiar o mérito escolar, apoiar as coletividades desportivas, mas sobretudo estar disponível para atender a população, sobretudo para os mais frágeis, são ideias fortes de Daniel Pinto que promete a cada Vicentino estar “com a alma insatisfeita por mais e melhores projetos”.

Ver mais