Notícias

09 2021
  • 5 Setembro 2021 - Domingo
  • Juntos por Braga

Rolando Silva por Lomar e Arcos com mais crescimento e qualidade de vida

Modernização, qualificação e crescimento são premissas essenciais que marcaram o passado recente, mas que sobretudo vão guiar o futuro da União de Freguesias de Lomar e Arcos pela Coligação “Juntos por Braga”. Para Ricardo Rio, candidato à Câmara Municipal de Braga, Rolando Silva equilibra experiência e uma nova visão para esta UF, sendo o melhor candidato para garantir que Lomar e Arcos possam continuar na senda do desenvolvimento.

Foi diante de uma plateia muito bem composta que Rolando Silva apresentou a sua candidatura a uma das UF mais exportadoras do país. Neste momento emotivo, foi lembrado o trabalho de “guerreiro” desenvolvido pelo atual presidente, Manuel Dias. “É o maior testemunho que temos de prestar a Manuel Dias, de saber que tivemos aqui um grande autarca de há muitos anos a esta parte”, disse Ricardo Rio, apontando desde logo para Rolando Silva como alguém capaz de acrescentar qualidade ao legado de excelência e de trabalho protagonizado por Manuel Dias.

“Tem toda a experiência, tem todo o saber, tem tudo aquilo que é necessário para ser um grande autarca e um grande presidente de Junta de Freguesia”, disse.

Sobre o panorama atual da UF, Ricardo Rio considera que o crescimento registado é positivo, mas que também traz desafios, garantindo que é necessário continuar a qualificar a rede viária e novas alternativas à EN 309 para se evitarem estrangulamentos de trânsito. Para regozijo da plateia, Rio confirmou que irá acontecer uma “grande revolução” na Rua dos Presidentes e na Rua 5 de Outubro.

“Continuaremos a trabalhar com a JF no apoio à população, no apoio às valiosas instituições sociais que aqui trabalham – e eu sei que a implementação de uma creche é muito desejada por Rolando Silva –, mas também na criação de dinâmicas culturais, desportivas e de lazer”, disse Ricardo Rio, fazendo ainda alusão ao alargamento realizado no serviço de transportes públicos e ainda à futura requalificação do Campo de S. Paio de Arcos, equipamento que atualmente encerra em si inúmeras deficiências e que foi projetado no âmbito da SGEB, “uma empresa absolutamente ruinosa que custou milhões e milhões de euros ao município”. Importa recordar que a dissolução desta empresa permitiu salvar quase 50 milhões de euros.

Na hora de falar sobre o que propõe para Lomar e Arcos, Rolando Silva lembrou o muito que foi conquistado ao longo dos últimos anos. A ampliação das instalações da JF, o melhoramento da rede viária, a enorme aposta na ação social, o apoio à comunidade escolar e às associações e coletividades são não só dados adquiridos, mas verdadeiras prioridades para continuar a guiar a ação da JF durante os próximos quatro anos.
“Mas é a visão de futuro que move esta equipa que está focada na inovação, modernidade e desenvolvimento que o território atualmente exige”, disse Rolando Silva, acrescentando que lidera uma “candidatura humanista que valoriza as pessoas”.

Com a vontade de fazer mais, Rolando Silva elencou várias prioridades das quais se destaca o reforço de medidas de apoio à população. A par dos projetos indicados por Ricardo Rio, o candidato referiu a requalificação dos espaços educativos e desportivos, a criação de um Espaço Cidadão, de um Centro Comunitário e de Dia, a criação de um Gabinete de Ação Social, a edificação de um novo parque desportivo e de lazer, entre outras prioridades.

“Conheço bem as duas freguesias. Aceitei este desafio porque sei o que está feito e o que ainda falta fazer! Estou nesta candidatura para defender os interesses da população”, disse Rolando Silva, sublinhando que a população pode confiar nele e na sua equipa para continuar o desenvolvimento de Lomar e Arcos.

Ver mais
09 2021
  • 4 Setembro 2021 - Sábado
  • Juntos por Braga

O tempo das concretizações é para continuar em Mire de Tibães

Foi no parque de lazer do Sobrado, numa das muitas concretizações implementadas ao longo dos últimos anos pela Câmara Municipal de Braga e pela Junta de Freguesia, que José Magalhães apresentou a sua candidatura à liderança da autarquia local pela Coligação “Juntos por Braga”. Ricardo Rio, candidato à CMB, agradeceu a presença calorosa da enorme moldura humana “que veio dar o seu testemunho de que a mudança valeu a pena”.

E a mudança em Mire de Tibães aconteceu a vários níveis, sendo um bom exemplo dos resultados positivos que advêm de um trabalho de proximidade da CM e da JF.

“Em cada território não basta a intervenção da CM. É preciso uma Junta dinâmica, próxima dos cidadãos, uma Junta que seja capaz não só de identificar necessidades, desafiar e reivindicar, de trabalhar como fez e faz esta Junta, mas sobretudo que esteja ao lado das instituições da freguesia, ao lado dos cidadãos a fazer aquilo que eles mais necessitam”, disse Ricardo Rio, deixando a garantia que José Magalhães e a sua equipa preconizam a melhor solução.

Sobre o trabalho desenvolvido com a Junta de Freguesia, Ricardo Rio lembrou projetos importantes como o Parque de Lazer do Sobrado e outros que vão avançar a breve trecho e que vão melhorar significativamente a qualidade de vida da população. Exemplo disso será a requalificação de Escola do Carrascal e a requalificação da Rua de S. Martinho, conhecida por reta de Tibães.

O que não foi feito em décadas por anteriores executivos, está agora a ser concretizado pela Coligação “Juntos por Braga”. Com projeto apresentado à Direção Regional de Cultura do Norte, que o aprovou, e à Direção Geral do Património e Cultura, que ainda terá de o aprovar, o caso do cemitério de Mire de Tibães é um exemplo paradigmático do esforço que a JF e a CM têm desenvolvido para responder a uma das reivindicações mais antigas da população. Mas o trabalho de colaboração tem sido vasto e no que a projetos diz respeito importa ainda referir a nova sede da autarquia local, a rentabilização da antiga sede de Junta por parte dos grupos e associações da freguesia, e o projeto para a Quinta da Boavista, um novo parque de lazer para Mire de Tibães.

No momento de abraçar este novo desafio, José Magalhães deixou palavras fortes de compromisso para com os Tibanenses. “O meu lado político é fazer mais e melhor, estar ao lado do povo, ouvir o elogio, mas também a recomendação, saber falar a verdade, sem ilusões, sem mentiras, sem patrocinadores da mentira. Para isso não contem comigo nem com a minha equipa”, disse.

Magalhães explicou que ao longo destes últimos anos, a sua equipa “deu tudo para fazer crescer Mire de Tibães. Aumentar em 45% os apoios às instituições e associações, melhorar a rede viária, preservar o património, trabalhar de forma próxima com a comunidade escolar, mas primeiramente atender a população foram marcas indeléveis do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos.

O candidato à JF de Mire de Tibães corroborou as ambições de Ricardo Rio no que diz respeito aos grandes projetos – cemitério, reta de Tibães e Quinta da Boavista –, mas abordou outras como a dinamização dos parques industriais, a criação de uma creche, bem como muitos outros projetos futuros, deixando a garantia de que “não há fórmulas mágicas” e que para a mudança continuar a acontecer é necessário votar “Juntos por Braga” para a JF e CMB.

Ver mais
09 2021
  • 3 Setembro 2021 - Sexta-feira
  • Juntos Por Braga

Miguel Pires propõe nova visão para S. José de S. Lázaro e S. João do Souto

A Praça Carlos Amarante encheu para a apresentação da candidatura de Miguel Pires à Junta da União de Freguesias de S. José de S. Lázaro e S. João do Souto. Ricardo Rio, candidato à CMB, destacou a capacidade de liderança e de intervenção de Miguel Pires e lembrou o trabalho realizado nesta UF, com projetos importantes dos quais se destacam o Altice Forum Braga.

Agridoce. Foi assim que Ricardo Rio adjetivou o momento de ver João Pires deixar de ser o presidente da Junta de UF de S. José de S. Lázaro e S. João do Souto e de poder assistir à continuidade do trabalho de excelência, desta feita, por Miguel Pires.

“Todos reconhecemos que temos aqui um dos melhores presidentes de Junta de Freguesia que exerceram funções no nosso País ao longo dos últimos anos”, disse, referindo que Miguel Pires foi uma escolha natural devido “à capacidade de intervenção, à relação com os fregueses e com as instituições da comunidade”.

Sobre a realidade de S. José de S. Lázaro e S. João do Souto, Ricardo Rio lembrou o muito que foi feito, desde logo o Altice Forum Braga, que representou um investimento de quase 10 milhões de euros, “que permitiram dotar um equipamento que estava obsoleto numa referência nacional e internacional”. Dando o exemplo da Cidade Europeia do Desporto de 2018, Ricardo Rio lembrou este equipamento que tem sido fulcral para transformar Braga numa “cidade viva, cheia de energia, uma cidade cheia de atividades”. Mas novas valências vão ser criadas, como o Centro Media Arts, “um dos pilares fundamentais da Braga Capital Europeia da Cultura que queremos vir a concretizar em 2027”, disse.

Ricardo Rio lembrou que a regeneração do coração da Cidade está em movimento. Prova disso é a requalificação do sopé do Monte do Picoto que juntamente com o parque das Camélias e com o parque São João da Ponte vão compor o parque central, um espaço de quase 60 hectares de área verde. As requalificações urbanas também vão prosseguir, à imagem do que aconteceu na zona do Carandá, sendo o Campo da Vinha um dos projetos de grande monta a executar nos próximos quatro anos.

Num momento que foi emotivo, Miguel Pires fala num novo tempo para a UF. Sob o lema “Avançamos Juntos”, o candidato está ladeado por “um conjunto de pessoas que se propõe dar o melhor de si para que a UF e as suas gentes sejam mais felizes”.

“Sentimos que os nossos serviços podem e devem melhorar, mas são sobretudo as associações e coletividades que podem entregar mais qualidade de vida às populações, e é por isso que merecem e devem ser apoiadas”, explicou o candidato, garantindo ainda que a principal prioridade será ajudar “quem mais precisa” através de um trabalho em rede com o Município e com instituições tão relevantes como o Banco Alimentar de Braga.

Com o objetivo de preservar a identidade da UF, Miguel Pires apontou para a melhoria da qualidade de vida dos bairros, como é o caso da Quinta da Capela, Fujacal e nos Galos. Estas requalificações e valorização do Centro Histórico de Braga são para prosseguir, um “reflexo de uma política de promoção municipal sustentada”.

Apoiar os cidadãos com uma Junta aberta a todos, apoiar o associativismo, apostar em políticas de desenvolvimento económico e de emprego, preservar e criar novos espaços verdes como o Parque Central e trabalhar afincadamente no tecido social, educativo e cultural são as linhas matrizes da nova visão que Miguel Pires tem para S. José de S. Lázaro e S. João do Souto.

Ver mais
09 2021
  • 3 Setembro 2021 - Sexta-feira
  • Juntos Por Braga

Requalificações e medidas de mobilidade são compromissos de Ricardo Rio para o próximo mandato

“Acima de tudo está o trabalho pelas pessoas, está a responsabilidade de criar condições de dignidade para as pessoas!”. É desta forma que o recandidato à Presidência da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, assume o seu propósito de continuidade. As palavras foram proferidas numa intervenção que aconteceu ontem, aquando da apresentação pública da candidatura de Daniel Pinto à Junta de Freguesia de São Vicente pela coligação “Juntos Por Braga”.

Com o requalificado Mercado Municipal como cenário das suas declarações, Ricardo Rio refere a importância da freguesia de São Vicente para a dinamização do próprio concelho: “Se é verdade que temos o compromisso de desenvolver o concelho por inteiro, de promover uma verdadeira coesão territorial e de estimular um desenvolvimento equilibrado de todas as freguesias, não podemos ficar alheios às necessidades específicas de uma freguesia com esta História, com esta demografia e com esta vitalidade”, afirma o candidato, apontando de imediato o sucesso de equipamentos reabilitados nos últimos anos, como o Gnration, o Mercado Municipal e, numa fase mais recente, a Central de Camionagem (que passou há poucos meses para a propriedade municipal).

Reforçando a necessidade de apostar na segurança e nas melhores condições dos equipamentos municipais através de requalificações que garantam mais dignidade aos espaços públicos e de fruição coletiva, o candidato da coligação “Juntos Por Braga” destaca como prioritárias as medidas de mobilidade. “Já nas próximas semanas vai avançar um projeto de reformulação profunda na Avenida General Norton de Matos, que carece obviamente dessa requalificação”, assegura Ricardo Rio, acrescentando: “Nós temos uma primeira prioridade: dar condições de segurança e de circulação às pessoas. Quando intervimos para criar as zonas 30, para abrandar a velocidade do trânsito, para alargar passeios ou para criar condições de circulação, estamos a permitir que as pessoas se possam deslocar dentro da sua própria freguesia com toda a segurança, com todo o conforto e usufruindo do espaço público que é de todos. É para isso também que continuaremos a trabalhar!”.

Mas, além das intervenções urbanísticas que permitirão a reabilitação de espaços verdes e de equipamentos desportivos, Ricardo Rio foi direto quando falou de um dos maiores problemas que assombram a freguesia de São Vicente e, também, os acessos ao próprio centro da cidade de Braga: o Nó de Infias. “Pelo Nó de Infias passam diariamente, de acordo com contagens da Câmara Municipal e da Universidade do Minho, mais de 100 mil viaturas. Muitas viaturas fazem por ali o atravessamento para outros pontos do concelho e para outros concelhos até. É um nó que nós queremos desatar e vamos desatar! Isto não é uma promessa vã!”, reitera Ricardo Rio. “Esta semana vi com a divisão de mobilidade o desenho que está preparado pelos arquitetos que venceram o concurso público internacional lançado em parceria entre a Câmara Municipal e a Infraestruturas de Portugal. Esse desenho vai permitir que a Infraestruturas de Portugal tenha condições para que, no próximo ano, como já está comprometida com a Câmara Municipal, lance o concurso para a obra do Nó de Infias”, acrescentou o candidato do “Juntos Por Braga”.

Mas o compromisso não ficou pelo Nó de Infias. “Não pensemos que, como por magia, todos os problemas de mobilidade se vão resolver apenas com esta intervenção. Desde a primeira hora defendemos, exigimos e estamos a trabalhar para que, ao mesmo tempo que o Nó de Infias é resolvido, também se construa a extensão da variante do Cávado até Ferreiros, porque só isso é que verdadeiramente permite desviar o trânsito do atravessamento no centro da cidade”, assume Ricardo Rio.

Ver mais
09 2021
  • 2 Setembro 2021 - Quinta-feira
  • Juntos por Braga

Rolando Vilaça propõe seriedade, compromisso e mudança em Tadim

Tadim precisa de uma Junta de Freguesia que trabalhe de forma séria, que esteja à altura das ambições da população e que não seja um travão do desenvolvimento. Foram estas as ideias que marcaram a apresentação da candidatura de Rolando Vilaça à Assembleia de Freguesia de Tadim pela Coligação “Juntos por Braga”. Durante a apresentação, Ricardo Rio, recandidato à CMB, destacou o projeto “School Bus” que também irá servir Tadim e todos os alunos do concelho com transportes escolares gratuitos.

Estabelecendo um paralelismo com o que aconteceu há 8 anos no Município, Ricardo Rio considera que em Tadim, “também a JF, em vez de ser uma alavanca do desenvolvimento, parece ser às vezes um travão a esse mesmo desenvolvimento”. O candidato à CMB prosseguiu dizendo que “Tadim é uma terra de gente boa”, que merece a equipa liderada por Rolando Vilaça, um conjunto de “pessoas sérias, capazes, dedicadas à sua freguesia e que vão dar corpo à mudança”.

“É inequívoca a necessidade de, no próximo dia 26 de Setembro, haver a mudança que Tadim necessita”, pois não é mais possível que a Junta de Freguesia não se consiga relacionar com as próprias instituições de Tadim e que seja a “origem de notícias que envergonham muitos tadinenses”.

Dirigindo um claro elogio às instituições de Tadim, Ricardo Rio estranha a falta de apoio da Junta ao FC Tadim, uma entidade de referência que tem feito um trabalho importante na área da formação, e lamenta a falta de aproveitamento da delegação de competências por parte da Junta de Freguesia, que já demonstrou não ser capaz de ser o garante de estabilidade naquele território.

Projeto “School Bus” chegará a todo o concelho

Sobre o futuro, Ricardo Rio falou de uma das grandes bandeiras do programa eleitoral da Coligação “Juntos por Braga”: a implementação do projeto “School Bus”, um sistema de transporte dedicado, de alta qualidade, que permitirá servir a comunidade escolar de uma forma mais abrangente em todo o concelho, com particular destaque nas escolas mais afastadas do centro da cidade. Este serviço, gratuito para os alunos, com elevadas condições de conforto, irá dispor de vigilantes a bordo das viaturas, e será uma oportunidade para a promoção da mobilidade sustentável junto dessa mesma comunidade escolar.

“A nossa ambição nos próximos quatro anos é implementar o “School Bus” para todos. Ou seja, garantir em todo o concelho esse transporte de qualidade, acessível, dedicado para os nossos jovens na sua deslocação para as escolas com novas linhas que vão ser criadas especificamente para esse efeito e que também vão beneficiar freguesias como Tadim”, garantiu Ricardo Rio.

Rolando Vilaça deseja seriedade e desenvolvimento para Tadim

Muito ovacionado pela população presente, Rolando Vilaça recandidata-se porque “Tadim ficou adormecida e não se desenvolveu”.

“Continuamos a assistir à degradação dos equipamentos públicos e património da freguesia, à ausência de atividades de carácter cultural de forma consistente, à ausência da promoção do desporto, à dinamização dos jovens, ao apoio às famílias e à educação”, dizendo sem meias palavras “basta, temos de mudar Tadim!”

A degradação do pavilhão, o ringue desportivo ao abandono, a falta de apoios às coletividades, a falta de apoio à EB1 e EB23 a quem é cobrada uma renda de utilização de 19 mil euros por ano por um pavilhão decadente, a incapacidade de controlar as contas da Junta de Freguesia, são algumas das razões pelas quais Rolando Vilaça avança em defesa da população.

Em articulação com a CMB, Rolando Vilaça quer agora virar a página em Tadim, renovando a confiança nas instituições públicas através de um trabalho credível. Apostar na área social, apoiar os jovens, promover requalificações prementes em toda a freguesia, qualificar Tadim com novos espaços de lazer, e sobretudo, Rolando Vilaça irá estar disponível para servir a população e nunca o contrário!

Ver mais
09 2021
  • 1 Setembro 2021 - Quarta-feira
  • Juntos por Braga

Candidatura agregadora de Marco Oliveira dá segurança a Figueiredo

Foi sob um apoio inequívoco da população que Marco Oliveira apresentou a sua candidatura à Junta de Freguesia de Figueiredo pela Coligação “Juntos por Braga”, contando com a presença de Ricardo Rio, recandidato à Câmara Municipal de Braga. Com um trabalho de excelência desenvolvido no passado recente e com novas ideias para o futuro, a equipa de Marco Oliveira irá trabalhar para alimentar um slogan que hoje é uma realidade: É bom viver em Figueiredo!

Foram muitos os que fizeram questão de encorajar Marco Oliveira e Ricardo Rio para as respetivas candidaturas pela Coligação “Juntos por Braga”. Quatro anos volvidos, tratou-se de uma espécie de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido que “não deixou ninguém arrependido”.

“Acho que cumprimos com o que nos propusemos ao longo deste período extremamente difícil, com dois anos em que estivemos particularmente focados nas questões da resposta à pandemia. Felizmente, dentro em breve, estaremos de volta aos tempos das grandes realizações culturais, desportivas, dos grandes convívios e de grandes encontros que fazem a vida desta freguesia e desta cidade”, disse Ricardo Rio.

O candidato à CMB começou por elogiar o trabalho que Marco Oliveira desenvolveu no apoio às coletividades, que em Figueiredo são autênticas forças vivas, que mobilizam e dão vida à população da freguesia.

Do tanto que foi feito, Ricardo Rio destacou a requalificação do espaço da Capela Nossa Senhora de Fátima, o lançamento do concurso para a requalificação da Escola Primária e “outros projetos, às vezes de pequena monta, mas de grande impacto no bem-estar das populações, ao nível das acessibilidades e ao nível do desenvolvimento de cada uma das atividades que acontecem em Figueiredo”. À imagem do que sucedeu em todo o concelho, Ricardo Rio lembrou iniciativas importantes como a entrega de manuais escolares às crianças, os cuidados de saúde oral para os mais desfavorecidos, os cuidados de saúde dos seniores, o melhoramento dos serviços dos transportes públicos, entre muitas outras medidas que também beneficiaram os figueirenses. Foram investidos milhares de euros para “não deixar ninguém para trás”.

Num discurso marcado pelo enorme trabalho desenvolvido pela JF em prol da população, Marco Oliveira assegura que passados dois anos de pandemia é tempo de “olhar para o futuro”, garantindo que “o futuro passa pela continuidade”.

“Queremos seguir junto daqueles que apresentam o melhor projeto para Figueiredo. Acreditamos no projeto da Coligação “Juntos por Braga”. Na credibilidade, na confiança, na proximidade e no rigor de gestão. Sabemos a importância de partilharmos as mesmas ideias. É unânime o apoio da minha equipa a este projeto”, disse.

Na educação e no desporto, Marco Oliveira lembrou o apoio incondicional ao pré-escolar e à escola de Figueiredo, que em breve será requalificada, bem como o apoio aos dois clubes locais, nomeadamente na preservação e melhoramento dos equipamentos desportivos. Foram investidos mais de 200 mil euros só na área desportiva e as concretizações são para continuar, desde logo com um campo de futebol 5 para os escalões petizes e traquinas.

Projetos como a requalificação do cemitério e as várias requalificações da rede viária da freguesia executadas nos últimos anos vão ter seguimento nos próximos quatro anos. À vontade de requalificar a sede da JF, o Parque de Lazer Ribeiro dos Prados, à requalificação dos escadórios de Nossa Senhora de Fátima e à edificação de um parque infantil central da freguesia, junta-se a vontade de dar continuidade ao apoio às atividades das coletividades, sejam elas de âmbito desportivo, cultural e recreativo.

É nestes e noutros quadrantes que Marco Oliveira e a sua equipa estão preparados para o próximo mandato, para o futuro, projetando desde logo as bases para um projeto de continuidade.

Ver mais
08 2021
  • 31 Agosto 2021 - Terça-feira
  • Juntos por Braga

Ana Pereira galvaniza população de Cabreiros e Passos S. Julião para a mudança

Foi uma apresentação de candidatura emotiva a protagonizada por Ana Pereira à Junta da União de Freguesias de Cabreiros e Passos S. Julião, que, ao lado de Ricardo Rio, recandidato à Câmara Municipal de Braga pela Coligação “Juntos por Braga”, galvanizou a população para uma mudança tranquila e muito benéfica para os cidadãos daquele território.

Foram muitos os que se juntaram à apresentação pública da candidatura da Coligação “Juntos por Braga” protagonizada por Ana Pereira, que decorreu ao ar livre na zona envolvente da Igreja de Cabreiros. Ricardo Rio considera que esta é uma “oportunidade única” para a população dizer sim à mudança na autarquia local por via de “uma equipa de excelência”.

“Um autarca é alguém que acima de tudo está disponível para servir a sua comunidade, para dialogar com os seus concidadãos, para trabalhar com as instituições, para ajudar quem mais precisa, em cada momento”, disse Ricardo Rio, explicando que a candidata Ana Pereira, “mesmo com uma vida profissional muito exigente e muito qualificada, demonstrou sempre disponibilidade total para trabalhar pela comunidade”.

Reforçando a ideia de que a CMB “não trata as Juntas de Freguesia de maneira diferente”, Ricardo Rio lembrou o investimento realizado na UF de mais de 1 milhão de euros em equipamentos desportivos, em equipamentos culturais e no melhoramento da rede viária. Contudo, o candidato à presidência da CMB reconhece que será mais valoroso para Cabreiros e Passos (S. Julião) se trabalhar diretamente com quem tem maior identidade e proximidade. Entre os vários desafios prioritários elencados para os próximos quatro anos, Rio abordou a continuação do melhoramento das acessibilidades, a fixação da população e o reforço de políticas de proximidade.

Depois de explicar que este é o “momento certo” para aceitar este desafio, Ana Pereira disse que “a UF de Cabreiros e Passos S. Julião precisa de uma nova dinâmica, de um novo ritmo, de um novo empenho, de uma grande dedicação e de estabilidade para poder concretizar os anseios e as necessidades dos seus habitantes”.

Nesse sentido, reuniu uma equipa forte para protagonizar esta candidatura suprapartidária com prioridades bem definidas. Requalificar o JI, a JF de Cabreiros e alargar o cemitério em Passos S. Julião são obras prementes a realizar, às quais muitas outras se juntam, nomeadamente o melhoramento da rede viária e a criação de espaços de lazer. O apoio à população, à infância, à terceira idade, ao associativismo e a fixação dos jovens são igualmente prioridades de uma candidatura que se propõe a “recuperar o tempo perdido” na UF de Cabreiros e Passos S. Julião.

Ana Pereira garantiu que não faz promessas vãs. E, por isso, o programa eleitoral que vai apresentar à população é para realizar com trabalho, dedicação, disponibilidade, empenho, lealdade e honestidade. Tudo por uma mudança tranquila na União de Freguesias de Cabreiros e Passos S. Julião.

Ver mais
08 2021
  • 30 Agosto 2021 - Segunda-feira
  • Juntos por Braga

Delfino propõe um futuro de mudança para Ferreiros e Gondizalves

Abrir Ferreiros e Gondizalves à mudança, fazendo a União de Freguesias acompanhar o desenvolvimento sentido no resto do concelho. Foi esta a ideia forte transmitida olhos nos olhos à população na apresentação da candidatura de Delfino Ferreira à Junta da União de Freguesias pela Coligação “Juntos por Braga”.

Na UF que assistiu a um dos maiores crescimentos económicos realizados em todo o país, onde foram implementados milhares de postos de trabalho que criaram em Braga a oportunidade para imensas famílias poderem ter uma vida digna no concelho, Ricardo Rio, candidato à Câmara Municipal de Braga, garantiu que é necessário “apoiar o crescimento desse tecido económico e, ao mesmo tempo, a mitigar os impactos que do ponto de vista da mobilidade ele acarreta para esta União de Freguesias”.

Nesse sentido, está desde logo idealizada a extensão da Variante do Cávado, “um projeto absolutamente essencial que vai servir esta freguesia e que vai seguramente melhorar o trânsito da nossa cidade”, disse. A este projeto ambicioso juntam-se muitos outros, como a criação de um espaço verde qualificado na zona das Glicínias, espaço esse que irá valorizar aquela zona e criar também condições de usufruto para servir a comunidade.

Cara a cara com a população, desmontando aquilo que considera ser uma mentira veiculada pela oposição que distorce deliberadamente a opinião pública, Ricardo Rio esclareceu a população sobre a implementação do projeto habitacional Edgardo Malheiro que irá dar acesso à população a moradias de custo controlado.

“Ferreiros é uma freguesia que tem muitas famílias que carecem desse apoio, que precisam dessa resposta, que têm de ter condições, em custos económicos – é disso que estamos a falar –, de aquisição ou de arrendamento para poderem aceder a essas habitações”, disse, garantindo a quem apregoa, em cartazes de campanha, que vai oferecer 3 mil casas à classe média, que “essas casas não nascem seguramente nas árvores”.

Mas para que Ferreiros e Gondizalves possam verdadeiramente abraçar a mudança, para que a população e os movimentos associativos possam ter um maior apoio, para que a UF seja mais aprazível e cuidada, Delfino Ferreira apresenta um rumo diferente aos Ferreirenses e Gondizalvenses.

“Temos um projeto inovador. Ouvimos a população e reunimos um grupo de trabalho com pessoas de cada rua, de cada ponto de Ferreiros e de Gondizalves”, disse Delfino Ferreira, que deseja não só ganhar por mais votos em Gondizalves, como fez há quatro anos, mas vencer agora as próximas eleições por mais votos em toda a UF, abrindo o caminho da mudança na autarquia local.

Romper com a inércia instalada na Junta de Freguesia, otimizar e rentabilizar a delegação de competências de forma mais eficaz e dinâmica, apostar numa conduta de transparência que permita a Junta da UF ser um agente educativo a nível social, cultural, ambiental, desportivo e patrimonial à imagem de Braga. São estas as linhas gerais de um programa eleitoral onde também se destacam projetos como a requalificação e urbanização da Quinta dos Apóstolos, da urbanização do Satélite, a construção de parques de lazer, o melhoramento da rede viária e dos equipamentos da freguesia.

Ver mais
08 2021
  • 29 Agosto 2021 - Domingo
  • Juntos por Braga

Luís Pedroso prioriza as pessoas de Maximinos, Sé e Cividade

Na sua apresentação de candidatura à União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, Luís Pedroso recebeu um estímulo extra para continuar a desenvolver um projeto autárquico focado nas pessoas e nas famílias. Esse estímulo foi a enorme moldura humana que em segurança e ao ar livre também manifestou a clara vontade de renovar a confiança em Ricardo Rio para a liderança dos destinos do Município.

A praça do Museu Dom Diogo de Sousa encheu-se de cor e otimismo, algo representativo da mudança que ao longo dos últimos anos aconteceu no coração da cidade, como explicou Ricardo Rio, recandidato à Câmara Municipal de Braga pela Coligação “Juntos por Braga”.

“Fizemos, durante os últimos anos, com que aquele que é o coração da cidade passasse a ter outra vida e fosse o primeiro testemunho da nova realidade que hoje Braga encerra. Uma realidade dinâmica, uma realidade alegre, uma realidade feliz que está patente naqueles que aqui residem, nos que aqui afluem e que podem usufruir daquilo que Braga tem para oferecer”, disse.

Sobre Luís Pedroso, Ricardo Rio começou por referir que se trata de “um dos autarcas mais experientes de Braga” e que tem “a plena consciência daquilo que é a primeira missão de um autarca: em cada momento ajudar todos aqueles que necessitam do seu apoio”.

A par do suporte prestado à população e aos movimentos associativos, duas áreas fundamentais na governação de Luís Pedroso, o candidato à CMB destacou o investimento de mais de 3 milhões de euros realizado na Escola Secundária de Maximinos, que a colocou ao nível de outros equipamentos escolares do Concelho. Porque a concretização de projetos desta dimensão carece de fundos comunitários num esforço conjunto com o Município, Ricardo Rio encorajou ainda o Governo Nacional a colocar a mão na consciência para perceber que o mesmo deverá ser feito na Escola Frei Caetano Brandão, que necessita também de uma requalificação.

Mas foi o futuro de Maximinos, Sé e Cividade que marcou a apresentação da candidatura de Luís Pedroso que deseja continuar a trabalhar com “transparência, profissionalismo, responsabilidade e empenho diário para colocar sempre como foco as pessoas”.

Num tecido populacional denso, é imperativo dar continuidade às intervenções de âmbito social, apoiar as crianças, os idosos, as vítimas de violência, apostar na inclusão social através de projetos como o B Equal e valorizar os movimentos associativos. Estas são as pedras basilares no projeto de futuro protagonizado pela equipa de Luís Pedroso.

Relativamente aos projetos de regeneração urbana, os próximos quatros anos vão ser marcados pelo avanço da terceira fase do Caminho da Maconde e pela edificação da Insula das Carvalheiras, que implicará uma requalificação dos arruamentos envolventes. A estes projetos ambiciosos juntam-se muitos outros, bem como o reforço da delegação de competências por parte do Município para as freguesias da malha urbana.

Por último, Luís Pedroso deixou uma nota clara de que construiu uma equipa apaixonada por Maximinos, Sé e Cividade e que tudo fará para construir um futuro promissor para as famílias desta União de Freguesias.

Ver mais
08 2021
  • 28 Agosto 2021 - Sábado
  • Juntos Por Braga

O Movimento ‘Eu, por Braga’ regressa em força no apoio a Ricardo Rio

A Coligação Juntos Por Braga apresentou esta manhã, 28 de agosto, na sede de
campanha, o movimento de voluntários ‘Eu, por Braga’, que regressa ainda mais forte
8 anos depois do seu começo.

Ricardo Rio, candidato à Câmara de Braga pela coligação, salientou que este
movimento “ É constituído por cidadãos que desejam fazer a diferença, dando o seu
contributo durante a campanha eleitoral, mostrando assim todo o seu apoio e energia
neste mês de setembro que promete ser vivido intensamente”.

Passando a mensagem de que a candidatura da coligação não se esgota apenas na
ação dos candidatos, Ricardo Rio “Tem a certeza que este movimento de voluntários
irá, mais uma vez, contribuir para uma participação cívica robusta em torno do projeto
preconizado pela coligação “Juntos Por Braga” e que assim, a mesma, possa movimentar a sociedade civil para participar nesta campanha”. Referiu

Mariana Machado, mandatária da juventude da coligação esteve também presente na
sessão de apresentação aplaudindo todos os presentes e deixando uma palavra de
apreço a todos os voluntários. “É, para mim, jovem bracarense, um imenso orgulho ver
tantos jovens presentes nesta sessão. Acredito piamente que todos, sem exceção,
deveriam vivenciar o voluntariado pelo menos uma vez na vida, e que todas aqui hoje
presentes sairão desta experiência mais enriquecidos”.

A atleta internacional frisou ainda “Que é de extrema importância a envolvência dos
jovens nestas iniciativas e na vida politica da sua cidade”. disse
Este movimento, que está aberto a todos os bracarenses, de todas as idades e
profissões, nasceu há oito anos e volta em 2021 ainda com mais força.
As inscrições poderão ser feitas no site oficial em:

https://www.juntosporbraga.com/todos-juntos/eu-por-braga/

Ver mais