Notícias

09 2017

“Juntos por Braga“ visitam Feira de Braga

A primeira ação de campanha da coligação “Juntos por Braga” decorreu esta manhã com uma visita à Feira. Firmino Marques, candidato a vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, e Altino Bessa, candidato a vereador, lideraram esta visita que privilegiou a proximidade e o contacto com as pessoas.

Ler mais
09 2017

Aposta na Cultura marca primeiro dia de campanha dos “Juntos por Braga“

O primeiro dia oficial de campanha da coligação “Juntos por Braga” ficou marcado pela visita à galeria Mário Sequeira e à Ínsula das Carvalheiras, dois momentos que serviram para projetar o trabalho que será necessário realizar para que Braga possa assumir uma candidatura forte à Capital Europeia da Cultura de 2027.

“É um dia que dedicamos à Capital Europeia de Cultura, que é um desígnio para o próximo mandato e que terá que ter estas duas dimensões: por um lado a dimensão da valorização patrimonial, como está aqui assumido – a valorização e a musealização da Ínsula das Carvalheiras, que vamos concretizar no próximo mandato –, e por outro lado, com a visita à galeria Mário Sequeira, numa dimensão de criação de novas valências e parcerias para a projeção de várias formas de expressão artística”, explicou Ricardo Rio, acrescentando que a intervenção na Ínsula das Carvalheiras dará forma a “um esforço de valorização da Braga Romana” e à criação de novos “lugares de visitação”.

A coligação “Juntos por Braga” deseja “tornar a Ínsula das Carvalheiras visitável”, reformulando a sua envolvente através de uma zona de lazer dotada de acessos que possam facultar aos bracarenses a fruição daquele espaço.

Sobre a galeria Mário Sequeira, o candidato à Câmara Municipal de Braga, deseja “envolver a galeria enquanto espaço natural para a realização de várias manifestações culturais”. Nesse sentido, e em parceria com o proprietário da galeria, está previsto também o aproveitamento da ligação que hoje existe entre o município e a Fundação Serralves, bem como a ligação entre a galeria e outros espaços centrais do concelho.

Rio confirmou que “a Cultura, juntamente com outras áreas, será uma grande aposta para os próximos quatro anos”. Prova disso mesmo é desde já o compromisso assumido da preparação de uma candidatura forte à Capital Europeia da Cultura e à Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2020. Reforçando a atenção dada à cultura, Rio lembrou que foi já submetida a candidatura de Braga a cidade criativa da Unesco em Media Arts, a intervenção que será feita no São Geraldo, a aposta em recuperar o Edifício das Convertidas e ainda outras valências culturais para os próximos quatro anos.

Ler mais
09 2017

Ricardo Rio e Delfino Ferreira reuniram-se com as instituições de Gondizalves

Reforçando o diálogo com as pessoas, o candidato à Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e o candidato à União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, Delfino Ferreira, reuniram-se com as instituições de Gondizalves. Este momento serviu para auscultar a realidade, anseios e objetivos das coletividades que no entender da coligação “Juntos por Braga” devem ser valorizados a bem do desenvolvimento da UF de Ferreiros e Gondizalves.

Ler mais
09 2017

Por trás da Câmara

Desejando aproximar a classe juvenil à política da cidade e a todos os candidatos à Câmara Municipal de Braga, a Associação Juvenil SYnergia apresentou, esta segunda-feira, em parceria com a Rádio Universitária do Minho, uma conversa informal com o mote “Por trás da Câmara”. As questões políticas ficaram à porta e o candidato da coligação “Juntos por Braga” teve a oportunidade de falar um pouco sobre várias temáticas de interesse para os jovens e ainda os seus gostos e sobre muito do que não é notícia nos jornais.

Ler mais
09 2017

Desenvolvimento da UF de Santa Lucrécia de Algeriz e Navarra é para continuar

Recebido em clima de euforia durante a apresentação de Mário Vieira à União de Freguesias de Santa Lucrécia de Algeriz e Navarra, o candidato à Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, assegurou que o progresso e desenvolvimento desta UF deverá continuar. Aos melhoramentos da rede viária, seguir-se-á a melhoria dos transportes públicos e a criação de novos equipamentos que contribuam para a melhoria das condições de vida da população.

“Temos defendido o desenvolvimento desta União de Freguesias porque consideramos que não há nenhum bracarense, que por estar mais afastado do centro, deva ser esquecido, não tendo acesso ao mesmo bem-estar, aos mesmos equipamentos e aos mesmos serviços que a Câmara presta”, começou por dizer Ricardo Rio, lembrando que só em Sta. Lucrécia de Algeriz e Navarra foram investidos quase 450 mil euros.

Das variadas intervenções realizadas por intermédio da delegação de competências e de outros investimentos que a Câmara aplicou diretamente na referida UF, Rio destacou a requalificação da estrada de Navarra, uma aspiração manifestada há décadas pela população.

“Não era compreensível que não tivéssemos em condições condignas o principal acesso a esta UF, o principal acesso a uma das principais unidades industriais do concelho que é a Alumínios Navarra, uma via alternativa ao parque industrial de Adaúfe, e de sobretudo ter uma das principais vias de acesso deteriorada a esse tesouro que é a margem do rio Cávado, que iremos continuar a valorizar com a criação de novas praias fluviais como será o caso da praia de Navarra”, disse, lembrando que o projeto que será implementado na praia de Navarra está a decorrer a bom ritmo.

Alinhado com Mário Vieira, a quem reconhece capacidade de trabalho para desenvolver a UF, Rio disse que muito mais há para fazer, destacando a conclusão da cobertura do sistema de saneamento tecnicamente possível, a melhoria dos transportes públicos, e a continuidade do trabalho de proximidade desenvolvido com a autarquia local e com todas as instituições de Sta. Lucrécia e de Navarra.
Num discurso mobilizador em torno do futuro do progresso UF, Mário Vieira destacou o “valor acrescentado” que representa o apoio de Ricardo Rio. “Obrigado Ricardo por acreditares e por reconheceres o nosso trabalho. Juntos trabalhámos para melhorar significativamente as condições de vida da nossa população. Trabalhámos para todos terem melhores vias de comunicação, melhores equipamentos, melhor escola, melhores espaços de lazer, melhor iluminação pública, melhores serviços administrativos”, disse.

Explicando que se realizaram grandes investimentos em Santa Lucrécia de Algeriz e Navarra, nomeadamente no melhoramento da rede viária, no arranjo urbanístico de Santa Catarina, na estrada de Navarra, na rede de saneamento, entre outros projetos, Mário Vieira considerou que “ainda falta fazer muito”. Como prioridades, o candidato elencou a necessidade de dar continuidade ao trabalho desenvolvido, assumindo como metas a qualificação da praia fluvial de Navarra, a instalação de um parque aventura em Santa Lucrécia, e uma “solução de transporte público mais eficiente e mais rápida”.

 

Ler mais
09 2017

Vontade de mudança em Lamas

Lamas pode ser pequena, mas a ambição e a vontade de mudar está em cada lugar da freguesia. O bar do Parque Desportivo encheu para receber Ricardo Rio, candidato da coligação Juntos por Braga à Câmara de Braga, que não tem dúvidas em afirmar que “Lamas merece mais e melhor” e que Ana Maria Ferreira é "a pessoa certa para a mudança".

“Temos investido nesta freguesia, mas acreditamos que com uma nova gestão, com Ana Maria Ferreira no comando da freguesia, Lamas vai crescer e afirmar-se”, referiu Ricardo Rio, que quer outro nível de desenvolvimento naquele território.

“A Câmara, e ao contrário do passado, olhamos para todo o concelho como um todo. Jamais descriminamos uma freguesia por ser desta ou daquela cor política. Para muitos foi novidade e aqui e Lamas não foi diferente”, disse Ricardo Rio.

Disto mesmo é testemunho físico a requalificação do parque desportivo, a conclusão do parque de estacionamento do cemitério e a qualificação da piscina, mas Ricardo Rio quer mais.

“Vai ser uma realidade a cobertura total do saneamento em Lamas. Os fundos comunitários foram agora aprovados. Depois de um adiamento de muitos anos, o saneamento vai ser agora uma realidade”, apontou o candidato à câmara.

Também a segurança rodoviária em Lamas é outras das preocupações de Ricardo Rio, que quer resolver, juntamente com a Estradas de Portugal, o problema da Estrada Nacional que atravessa a freguesia. Outras das apostas do candidato da coligação PSD/CDS-PP/PPM é a fixação de pessoas na freguesia. “Temos que reforçar as condições que Lamas tem para atrair pessoas a esta freguesia. O turismo pode ser um desses fatores de captação com a Mamôa de Lamas”, deu como exemplo.

Já Ana Maria Ferreira, candidata à Junta de Lamas, lamentou o facto de a freguesia estar parada no tempo. “Vamos ganhar as eleições no próximo dia 1 e vamos finalmente mudar. Lamas tem que rasgar a indiferença em que está mergulhada e preparar-se para enfrentar os novos desafios, voltando a acreditar nas suas potencialidades e tradições”, afirmou a candidata à junta, que quer ainda inverter um ciclo.

“Queremos aumentar a qualidade de vida da população. A nossa prioridade são as pessoas e as instituições culturais, associativas, sociais e desportivas de Lamas”, frisou Ana Maria Ferreira, que pretende colocar uma cobertura no Parque Desportivo e criar um parque de Lazer junto às piscinas.

 

Ler mais
09 2017

Ricardo Rio continua a privilegiar o contacto com as pessoas em Crespos

Continuando a privilegiar o contacto com as pessoas, Ricardo Rio participou no convívio “Juntos por Braga”, em Crespos, freguesia onde se preconiza o seguimento da mudança com o candidato José Correia à União de Freguesias de Crespos e Pousada.

Ler mais
09 2017

Ricardo Rio volta a Tadim para ouvir a população

Dando continuidade a uma campanha de proximidade com todas as freguesias do concelho, e no âmbito da iniciativa promovida pela candidatura de Rolando Vilaça Por Tadim à Junta de Freguesia, que convidou a população a participar na construção do programa eleitoral da candidatura dos “Juntos por Braga” para a referida freguesia, Ricardo Rio esteve ao lado da comunidade, dando uma perspetiva otimista e segura sobre o trabalho que será desenvolvido durante os próximos quatro anos.

Ler mais
09 2017

O independente João Oliveira é a aposta de Ricardo Rio para Esporões

Foi numa sala completamente cheia que o independente João Oliveira apresentou a sua recandidatura à Junta de Freguesia de Esporões, contando com o apoio da coligação Juntos Por Braga. Ricardo Rio esteve presente na apresentação da lista Mais Esporões, para sinalizar o seu apoio e empenho, mas também para testemunhar todo o trabalho que foi desenvolvido nos últimos quatro anos por esta equipa, liderada na fase final pelo autarca João Oliveira.

“Esta Junta foi um exemplo de todo o nosso trabalho: eleitos por forças partidárias diferentes, trabalhámos sempre em conjunto e em prol dos anseios da freguesia” afirmou Rio, que declarou inequivocamente que pretende continuar a trabalhar com o jovem autarca para melhorar a freguesia de Esporões.

“Tenho que destacar o acesso a Santa Marta das Cortiças, um antigo desejo da freguesia e que agora serve não só as populações locais, mas também todo o concelho e que serve como um importante cartão de visitas de Braga”, declarou o candidato da coligação Juntos Por Braga.

“Realizámos também outras importantes intervenções na freguesia, como na Escola de Esporões ou ainda intervenções nas infraestruturas desportivas”, disse Ricardo Rio, que garantiu que nos próximos quatro anos vai continuar a trabalhar para melhorar a vitalidade desportiva, cultural e associativa da freguesia, que já demonstrou nos últimos anos ser uma das mais ativas de todo o concelho. Para os próximos quatro anos, Rio abordou ainda a intenção de investir nos acessos e em investir nos equipamentos públicos.

João Oliveira, o candidato da lista independente “Mais Esporões”, disse que ´”possível fazer ainda mais pela freguesia” e que conta com Ricardo Rio, a quem assegurou o seu total apoio, para ajudar Esporões como fez nos últimos quatro anos. A sua aposta passa claramente por dotar Esporões de mais infraestruturas e continuar com a dinamização social na freguesia.

Nesta sessão interveio também o Mandatário da Lista Mais Esporões, o ex-presidente da Junta, Manuel Duarte, que declarou o apoio a João Oliveira e apelou à continuidade de Ricardo Rio à frente dos destinos da Câmara Municipal de Braga.

 

Ler mais
09 2017

Rio quer “continuar a mudança em todas as freguesias“

Rio quer “continuar a mudança em todas as freguesias“Rio quer “continuar a mudança em todas as freguesias” Foi em ambiente de grande festa que, na praia fluvial de Merelim S. Paio, foram apresentadas as listas candidatas a todas as freguesias do concelho.

Diante de centenas de apoiantes, Ricardo Rio, recandidato à Câmara Municipal de Braga pela Coligação “Juntos por Braga”, disse que é tempo de “continuar a mudança em todas as freguesias”. Para continuar a mudança no concelho, Rio anunciou que irá “alargar ainda mais as competências das Juntas”, fazendo com que seja mais fácil “responder às necessidades dos cidadãos”.

Já ladeado pelos candidatos às autarquias locais, Rio assegurou que “estes sãos os candidatos mais capazes, mais competentes, mais sérios, com mais disponibilidade, que podem fazer a diferença e que darão sequência ao trabalho iniciado em 2013”.

Olhando para o trabalho de proximidade desenvolvido nos últimos quatro anos, entre a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia, Rio destacou a prioridade que foi dada na resolução de problemas que efetivamente contribuíram para a melhoria da qualidade de vida dos bracarenses. Rio lembrou que esse trabalho de proximidade existente no município alastrou-se igualmente às instituições e coletividades. “Investimos mais de 25 milhões de euros em obras delegadas e concretizadas pelas juntas.

As juntas foram também um excelente veículo para levarmos às populações as nossos políticas sociais como foi o caso do programa ‘Braga a Sorrir’, o acompanhamento de idosos isolados, a vacinação, o programa ‘Avóspedagem’, os cartões sénior, entre outras medidas de âmbito social”, disse. Acreditando numa grande vitória no próximo dia 1 de Outubro que permita a maioria na Assembleia Municipal e maioria absoluta na CM, Rio pediu aos candidatos a vitória em cada uma das suas freguesias, mas pediu sobretudo que até ao próximo ato eleitoral, os candidatos continuem a ouvir as populações, explicando-lhes os programas eleitorais que a coligação “Juntos por Braga” tem para as freguesias e para todo o concelho.

 

Ler mais

Juntos Por Braga

Já pode descarregar a nossa app para as versões Android e iOS.

Android iOS