Notícias

08 2021
  • 28 Agosto 2021 - Sábado
  • Juntos por Braga

O dia da mudança está a chegar a Padim da Graça

Foi em ambiente de grande otimismo que decorreu esta sexta-feira a apresentação pública da candidatura protagonizada por Fernando Agostinho à Junta de Freguesia de Padim da Graça pela Coligação “Juntos por Braga”. Ricardo Rio, candidato à Câmara Municipal de Braga, marcou presença no arranque deste “projeto ambicioso” que trará a mudança a Padim da Graça.

Viveu-se uma noite emotiva no salão polidesportivo de Padim da Graça. Respeitando todas as normas de segurança e de distanciamento, a população demonstrou a vontade da freguesia em abraçar a mudança que também aconteceu no Município de Braga. E Ricardo Rio acredita firmemente que a pessoa certa para preconizar essa mudança é Fernando Agostinho.

“É o líder natural deste projeto. É alguém que sempre esteve disponível com o espírito de se colocar ao dispor dos seus fregueses para trabalhar em benefício de Padim da Graça. Na área desportiva, na área cultural, na área religiosa, na área autárquica e sempre com esta entrega, com esta missão e com esta dedicação que aqui ele agora revela. Estou certo que ele vai ser um extraordinário presidente de Junta de Freguesia”, disse, acrescentando que “a partir do dia 26 de Setembro, Padim da Graça vai ter um presidente de Junta sempre disponível, sempre presente, sempre ao lado de todas as pessoas”.

Sobre o trabalho desenvolvido pelo Município, Ricardo Rio considera que “ao longo dos últimos oito anos, Padim da Graça é a demonstração daquilo que foi a mudança na CMB”, não tendo nunca existindo uma diferenciação nas freguesias mediante cores políticas. Só no último mandato foi investido mais do que um milhão de euros em equipamentos essenciais. A requalificação das acessibilidades ao parque industrial, a aposta nos equipamentos de lazer como a valorização do Quintalejo, a melhoria do acesso à educação por via da futura implementação do projeto de requalificação da Escola Santo António são alguns exemplos do empenho demonstrado pela CMB, que num futuro próximo deverá ser reforçado pela candidatura de Fernando Agostinho.

Já ladeado pela sua equipa, Fernando Agostinho começou por dizer que aceitou fazer parte da mudança em Padim da Graça porque acredita na “competência, dedicação e energia” de quem o acompanha.

Prosseguiu explicando claramente ao que vem. Entre um programa eleitoral extenso, destacou as prioridades de fixar a população na freguesia através da revisão do PDM e a dinamização do parque industrial através da captação de mais investimento. Sobre estes e outros temas importantes, o candidato prometeu “não dar descanso” àquele que acredita ser “o melhor e mais bem preparado” candidato à CMB, Ricardo Rio.

A criação de um centro lúdico, um posto do cidadão, uma cresce/infantário, reabilitar equipamentos desportivos como o ringue e a piscina, dinamizar o salão polidesportivo e criar um subsídio de natalidade são algumas das medidas enunciadas por este projeto de mudança.

“Connosco, acima de tudo, estão os interesses legítimos de Padim da Graça e dos Padinenses. É por eles que nos propomos trabalhar e lutar ao longo de todo o mandato”, disse Fernando Agostinho, exortando a população a juntar-se à mudança.

Ver mais
08 2021
  • 24 Agosto 2021 - Terça-feira
  • Juntos por Braga

Ricardo Rio inaugurou sede de campanha envolvido de apoiantes

Ricardo Rio inaugurou esta segunda-feira, 23 de agosto, a sede de candidatura da Coligação “Juntos por Braga”, que se situa no coração da cidade de Braga, na Rua Justino Cruz, no edifício da antiga Casa das Velas.Na sua intervenção, o candidato agradeceu a presença aos muitos Bracarenses presentes, salientando que esta inauguração é “o início de mais uma etapa na pré-campanha da candidatura, marcada pelo reforço da proximidade e do contacto com todos os cidadãos”.
Até agora, frisou, “o foco da comunicação da Coligação tem sido a prestação de contas pelo trabalho realizado e pelo cumprimento dos compromissos assumidos, sob o mote do muito que já fizemos por Braga”.
Ainda segundo o recandidato à Presidência da Câmara, “agora é tempo de dar a conhecer os protagonistas das nossas candidaturas, municipais e para as Freguesias, bem assim como de apresentar as propostas que queremos continuar a concretizar para o futuro do Concelho, num programa eleitoral que queremos participado e ambicioso”.
Daí a importância de a sede estar situada num dos locais mais emblemáticos e históricos da cidade, enquanto espaço de ligação permanente aos cidadãos, de recolha de contributos e de contacto entre eleitores e candidatos.
O diretor de campanha, Rui Morais, referiu que “o programa eleitoral será apresentado durante o próximo mês de setembro e que até lá iremos continuar a auscultar os Bracarenses apelando a que os mesmos façam chegar as suas ideias e contributos para fortalecer o nosso programa".
A sede funciona diariamente, das 10:00 às 19:00 horas.
Também ontem foi dada a conhecer a nova plataforma online da candidatura (www.juntosporbraga.com) que dá a conhecer toda a atividade da Coligação “Juntos por Braga” (PSD/CDS-PP/PPM/Aliança), e permite aos cidadãos enviar contributos e expressar o seu apoio ao projeto liderado por Ricardo Rio.

Ver mais
08 2021
  • 14 Agosto 2021 - Sábado
  • Juntos por Braga

Alfredo Franclim Marques avança por Lamas

Pela liberdade, pela democracia, para o bem comum, Alfredo Franclim Marques é candidato à Junta de Freguesia de Lamas pela Coligação “Juntos por Braga”.

Natural de Penso Santo Estêvão, Alfredo Franclim Marques tem 76 anos, é casado e pai de 7 filhos. Tendo, em 1970, concluído o Curso de Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Franclim Marques cumpriu o serviço militar em Angola como Capitão Miliciano de Cavalaria. Formou e liderou quase duas centenas de homens e experienciou o 25 de Abril na primeira pessoa, em pleno serviço militar. Durante este período marcante para Portugal, no qual teve a oportunidade de trabalhar com figuras incontornáveis e históricas, o candidato acumulou um elevado sentido de responsabilidade e participação cívica, bem como competências de gestão e de liderança. Ao longo da sua carreira profissional, o candidato assumiu responsabilidades técnicas, de gestão e de administração em várias empresas.

Alfredo Franclim Marques, que acredita que a propriedade e iniciativa privadas são meios fundamentais para a realização humana, e assim, para o desenvolvimento do País, cabendo ao Estado acima de tudo exercer uma função complementar e regulatória de justiça social em defesa dos mais débeis, participou e ainda participa na vida ativa de vários movimentos cívicos. Com a vontade de servir a comunidade, o candidato já foi vereador da Câmara Municipal de Braga e membro da Assembleia Municipal.

Chegou agora a altura de dar o seu contributo para trabalhar em prol do desenvolvimento de Lamas, freguesia onde vive há 30 anos. Ladeado por uma equipa forte, Franclim Marques deseja liderar uma autarquia local plural em ideias, sem poderes e interesses instalados, aberta ao contributo de todos, mas sobretudo preocupada com o bem-estar da população.

Dentro em breve será apresentado à população o programa eleitoral que irá a sufrágio nas próximas eleições autárquicas de Setembro. Nesse sentido, serão apresentados os compromissos que visam preservar o que de bom foi feito no passado e que objetivam criar novas janelas de oportunidade para apoiar a população de Lamas, contribuindo para a melhoria dos índices de qualidade de vida naquele território e em todo o concelho de Braga.

Ver mais
08 2021
  • 13 Agosto 2021 - Sexta-feira
  • Juntos Por Braga

Fernando Agostinho é candidato à Junta de Freguesia de Padim da Graça

Fernando Agostinho é o candidato à Junta de Freguesia de Padim da Graça pela Coligação “Juntos por Braga”. Preconiza-se assim o cenário de uma mudança segura através de uma candidatura encabeçada por um candidato experiente e profundamente conhecedor da realidade de Padim da Graça.

Com 64 anos, casado, pai de dois filhos e avô de quatro netos, Fernando Agostinho vive há mais de 45 anos em Padim da Graça e trabalhou 50 anos na mesma empresa onde desempenhou diversas funções, entre as quais a de chefe de serviços e membro da direção comercial.

Padim da Graça já tem a marca do trabalho desenvolvido por Fernando Agostinho em diversas áreas. O candidato sempre se demonstrou muito participativo na vida da freguesia. Foi presidente e secretário técnico na A. D. Águas da Graça, tendo contribuído para um longo período de sucessos: três subidas de divisão, duas taças da Associação de Futebol de Braga e um troféu de melhor equipa. Fez parte da Direção da Casa do Povo de Mire de Tibães, participando na integração de dois trabalhadores na Segurança Social e a passagem das instalações da Segurança Social para o grupo “OS UNIDOS”. Nos últimos 10 anos fez parte da Confraria de N.ª Sr.ª da Graça, como Presidente da Mesa da Assembleia, destacando-se a criação dos estatutos, informatização, entre outros marcos importantes. A título individual foi proponente de um projeto vencedor no âmbito do Orçamento Participativo para Obras na Capela de N.ª Sr.ª da Graça no valor de 85.000€, tendo já esta confraria recebido 50% deste valor.

Mas o seu trabalho e serviço em prol da comunidade é extenso. Já desempenhou as funções de secretário da Mesa da Assembleia de Freguesia, secretário da Junta de Freguesia e membro da Assembleia de Freguesia.

Fernando Agostinho avança agora como candidato à presidência da autarquia local. E avança com propriedade no que diz respeito ao conhecimento efetivo das necessidades da freguesia. Umas das principais metas definidas é precisamente a transparência de funcionamento da autarquia local, nomeadamente através do fornecimento de elementos e dados sobre os problemas da freguesia. A partilha de informação, a abertura a toda a população sem exceção é de resto a bandeira maior desta candidatura.

Melhorar as acessibilidades internas na freguesia, criar rotas/trilhos pedonais para caminhadas, bem como criar um grande centro lúdico que possa ligar um conjunto alargado de valências da freguesia: a Capela Sr.ª da Graça, equipamentos desportivos, a Quintalejo e as azenhas do Rio Cávado.

A par disso, Fernando Agostinho compôs uma equipa dinâmica que irá apresentar e lutar por novas ideias e por um novo futuro para Padim da Graça. Criar condições para que os jovens se fixem na freguesia; fomentar a habitação a custos reduzidos; apostar em atividades culturais – teatro, música, cinema, entre outros – ; apostar em obras e projetos fundamentais para a freguesia são as propostas de Fernando Agostinho para os próximos quatro anos.

A população de Padim da Graça tem assim a oportunidade de escolher um novo rumo alicerçado em alguém com provas dadas e com uma visão de futuro sólida e orientada para o desenvolvimento.

Ver mais
08 2021
  • 12 Agosto 2021 - Quinta-feira
  • Juntos Por Braga

José Cunha lidera uma candidatura pelas pessoas em Real, Dume e Semelhe

Melhores condições de vida numa União de Freguesias mais feliz. É o que propõe José Cunha, candidato à Junta da UF de Real, Dume e Semelhe pela Coligação “Juntos por Braga”.

José Cunha tem 53 anos, é casado, tem 3 filhos e fez um percurso profissional de 30 anos ao serviço dos Correios de Portugal (CTT), sendo atualmente supervisor operacional. O contacto com a população ajudou o candidato a sentir muitas das necessidades da população e a perceber melhor em que realidade vive a sua comunidade.

A vontade de fazer a diferença em Real, Dume e Semelhe levou José Cunha a reunir um grupo de trabalho composto por elementos capazes de induzir a mudança na UF.

Maior proximidade com a população, maior proximidade com o Município para implementar novas infraestruturas e projetos na UF, salvaguardar e manter o que de bom foi conquistado ao longo dos últimos anos e apostar em políticas sociais orientadas para quem mais precisa. São estas as linhas orientadoras do programa eleitoral que será em breve apresentado à população.

Durante os próximos quatro anos, a área educativa e o trabalho em rede a desenvolver com toda a comunidade escolar irá pautar de forma preeminente a ação governativa da UF de Real, Dume e Semelhe caso José Cunha assuma a presidência da autarquia local.

Foi a pensar na felicidade das pessoas – nos jovens que se querem fixar na freguesia, nos idosos que precisam de atividades e serviços que contrariem a solidão e nos que precisam de respostas sociais –, que se formou esta candidatura e um projeto que propõe aos eleitores um caminho de mudança.

Ver mais
08 2021
  • 11 Agosto 2021 - Quarta-feira
  • Juntos por Braga

Ricardo Peixoto avança por uma União forte em Merelim (São Paio), Panóias e Parada de Tibães

Seriedade, compromisso e trabalho. É sob estas premissas que Ricardo Peixoto é candidato à Junta da União de Freguesias de Merelim (São Paio), Panóias e Parada de Tibães pela Coligação “Juntos por Braga”.

Ricardo Peixoto tem 40 anos, é casado, tem dois filhos, é natural de Merelim (São Paio) e trabalha na AGERE como motorista de veículos de pesados. As raízes familiares do candidato são da freguesia de Merelim (São Paio) onde viveu por mais de 20 anos.

A vontade de servir a comunidade e de trazer a mudança à União de Freguesias de Merelim (São Paio), Panóias e Parada fez com que Ricardo Peixoto aceitasse este grande desafio. Trabalhar priorizando sempre as necessidades das pessoas é o principal objetivo de Ricardo Peixoto que compôs uma equipa dinâmica e que será embaixadora de novas ideias para esta UF.

No rol de apostas para os próximos quatro anos, as medidas de apoio social surgem à cabeça, nomeadamente o desenvolvimento de atividades para seniores e adoção de condições para que os jovens se fixem na UF. Potenciar o que cada freguesia tem de melhor é igualmente premente. Nesse sentido, Ricardo Peixoto considera ser fundamental apostar na melhoria de infraestruturas, ou até na criação de novas, sejam elas de cariz social, desportivo ou de lazer. Urge também resolver alguns problemas básicos de Merelim (São Paio), Panóias e Parada de Tibães, e que fazem toda a diferença no quotidiano das pessoas.

Melhoramentos na rede viária, melhoramentos nas acessibilidades, criação de novos espaços de lazer, reforçar o apoio à comunidade escolar, todas estas medidas devem ser impulsionadas pela força motriz de uma autarquia local enérgica e dinâmica. É com esta visão de futuro que Ricardo Peixoto pretende marcar pela positiva os próximos quatro anos de uma união de freguesias forte!

Ver mais
08 2021
  • 10 Agosto 2021 - Terça-feira
  • Juntos Por Braga

Carlos Araújo é candidato pelas pessoas de Sequeira

Trabalhar para o desenvolvimento das pessoas, ajudando-as a concretizar os seus objetivos é o que move Carlos Araújo, candidato à Junta de Freguesia de Sequeira pela Coligação “Juntos por Braga”.

Com 45 anos, casado, com três filhos, Carlos Araújo é formado na área de engenharia eletrónica e vive em Sequeira, sentindo a freguesia intensamente. Depois de ter participado em várias atividades protagonizadas por grupos da freguesia, Carlos Araújo tomou a decisão de dar o passo seguinte: reforçar a sua participação na comunidade, tocando diretamente na vida das pessoas através de uma presidência ativa e dinâmica da Junta de Freguesia.

Com um prazer particular e declarado por viver em Sequeira e por comungar os ideais do trabalho desenvolvido pela Coligação “Juntos por Braga”, Carlos Araújo acredita que é possível fazer muito mais por Sequeira.

O percurso de Carlos Araújo até esta candidatura tem sido marcado por uma cidadania ativa, atenta e criativa. O candidato reúne agora um grupo de pessoas heterogéneo composto por elementos de diferentes idades, que chegam de vários quadrantes da sociedade e que se identificam com o papel de uma autarquia local orientada para o futuro.

A equipa liderada por Carlos Araújo propõe-se a valorizar os equipamentos existentes, focando-se no apoio à educação e na luta contra o isolamento dos mais idosos. Atenta ao decréscimo da população na freguesia relacionado com o problema habitacional, esta candidatura considera que será necessária uma ação conjunta entre as várias instituições de Sequeira das quais se deve destacar, na linha da frente, a Junta de Freguesia.

Igualmente importante é a valorização e renovação dos canais de comunicação com o Parque Industrial e Comercial de Sequeira, ativo fundamental para o desenvolvimento da freguesia e, consequentemente, para que os sequeirenses possam ter melhores condições de vida.

Abrir ainda mais a Junta de Freguesia à população, às instituições, aos agentes económicos, valorizando os equipamentos existentes e criando novas valências estruturais para usufruto de todos são as linhas orientadoras para que Sequeira se possa desenvolver ao longo dos próximos quatro anos sob a liderança de Carlos Araújo.

Ver mais
08 2021
  • 9 Agosto 2021 - Segunda-feira
  • Juntos por Braga

“Os Pedralvenses não querem voltar para trás”

Pedralva rompeu o marasmo em que estava mergulhada durante quase quatro décadas. Apesar das contingências impostas pela pandemia, passando a ser o apoio à população a principal prioridade, muito foi feito nos últimos anos. Foi este o sentimento que ficou vincado na apresentação da recandidatura de Maria José Borges à presidência da Junta de Freguesia de Pedralva pela Coligação “Juntos por Braga”. Ricardo Rio, candidato à Câmara Municipal, alerta que é importante continuar a dar força a este projeto porque “os Pedralvenses não querem voltar para trás”.

Foi na sede da JF que Maria José Borges apresentou a sua recandidatura, precisamente no órgão que, segundo Ricardo Rio, tem tido a capacidade de “atrair novas dinâmicas”, garantindo a existência de “equipamentos essenciais para fixar famílias e valências educativas”, sem nunca descorar também “aquela que é a população idosa e que necessita de apoios muito próximos”.

Nesse sentido, Ricardo Rio lembrou a iniciativa que a JF adotou através da criação de condições para aquisição de loteamentos a custo controlado, medida importante para a fixação da população. Mas foram tantas e relevantes as ações da autarquia local desenvolvidas em articulação com a CM: os esforços para melhorar as condições da Unidade de Saúde, a perseverança demonstrada para salvaguardar a permanência da EB1 de Pedralva, o investimento na requalificação da pavimentação de inúmeras artérias rodoviárias que agora levará um novo impulso com um investimento de cerca de 400 mil euros, nomeadamente na requalificação da Avenida de Grumeira, a instalação de um Parque Infantil, entre muitos outros projetos.

Em sentido inverso, Ricardo Rio não escondeu o desagrado face à postura demonstrada por alguns responsáveis pelo Partido Socialista e por outras candidaturas desta freguesia que acusam a Coligação “Juntos por Braga” de não ter conseguido fazer tudo o que tinha de fazer durante estes últimos quatro anos, dois quais vividos em tempo de pandemia.
“Isso é o verdadeiro despudor de quem deixou a freguesia abandonada durante quase 40 anos agora vir exigir que num único mandato se fizesse tudo aquilo que eles nunca fizeram até aqui. Acho que era impossível pedirmos isso”, disse.

Emocionada, José Maria Borges, já acompanhada pela equipa que devolveu a esperança aos Pedralvenses, deixou a garantia de que sob a sua batuta “a JF continuará a oferecer uma dinâmica de proximidade com as pessoas e à procura de melhorar diariamente a qualidade de vida dos Fregueses”.

Ainda antes de falar sobre o futuro, Maria José Borges lembrou o passado. O passado recente, período em que a população de Pedralva foi sempre colocada em primeiro lugar.
Foi assim durante a pandemia, no apoio de proximidade na educação, na gestão e limpeza dos espaços públicos, na aquisição de material desinfetante e de proteção individual e no transporte assegurado para o centro de vacinação. Lembrou ainda a pavimentação de inúmeras ruas, as melhorias da iluminação pública, a requalificação do edifício da sede do clube e do campo de futebol, o investimento na educação – nomeadamente a luta pela permanência da EB1, as requalificações do JI e EB1 –, a manutenção e renovação do Centro de Saúde, o serviço de wi-fi na freguesia, o apoio às coletividades, a criação da uma Unidade Local de Proteção Civil pioneira entre as freguesias do Concelho de Braga, entre tantas outras ações que tocaram positivamente na vida das pessoas.

Mas é de olhos postos no futuro que Maria José Borges projeta os próximos quatro anos.
Continuar a apostar na melhoria da rede viária; melhorar os equipamentos desportivos; apostar ainda mais nos apoios sociais aos mais idosos e aos mais vulneráveis, tais como a manutenção da “Ginástica Sénior”, a criação de novas atividades como o “Boccia Sénior”, entre outras; continuar de forma próxima a apoiar a comunidade escolar com a criação de um gabinete de explicações e apoio ao estudo para os mais novos; ajudar na abertura do Centro de Convívio; e continuar a fomentar atividades que possam servir os Pedralvenses são apostas seguras para aquele território que certamente reforçará o impulso do desenvolvimento ao longo dos próximos quatro anos.

Ver mais
08 2021
  • 9 Agosto 2021 - Segunda-feira
  • Juntos Por Braga

Fernando Vilaça quer continuar a dar vida a Ruílhe

Ruílhe abraçou a mudança há quatro anos com Fernando Vilaça que agora renova a sua candidatura pela Coligação “Juntos por Braga” à presidência da Junta de Freguesia. O candidato quer agora reforçar e dar continuidade a essa mudança.

Fernando Vilaça tem 61 anos, é casado e tem dois filhos. Vive em Ruílhe e trabalha na CP. Ainda antes de aceitar o desafio de assumir a presidência da Junta de Freguesia, Fernando Vilaça demonstrou por várias vezes ser alguém muito ativo na comunidade. Foi jogador de futebol do Ruílhe, membro da Comissão dos Zés e fez parte da organização da Festa do Dia de São José.

O candidato é um autarca experiente. Deixou trabalho feito em Aveleda, freguesia onde foi secretário e presidente da Junta de Freguesia, capacitando-a de várias infraestruturas.
Foi também tesoureiro da União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro.

Mas tem sido em Ruílhe, enquanto presidente da Junta, que ao longo dos últimos quatro anos se tem vindo a notabilizar, liderando uma equipa capaz de ultrapassar desafios e colocando a freguesia num lugar de destaque. No que diz respeito a projetos de grande montra, destaca-se a nova casa mortuária, uma reivindicação antiga da população. Nas áreas de lazer, desporto e cultura foi dado um primeiro grande passo, nomeadamente com a aquisição do Ruílhe Parque. Ali nascerá um equipamento multifacetado, com parque infantil, campo de futebol 7, zona de merendas, equipamentos desportivos, lagos e um manancial de outras condições para usufruto daquele espaço.

O apoio à população durante a situação pandémica foi uma prioridade na governação de Fernando Vilaça. O apoio à população mais desfavorecida e a proximidade com a comunidade escolar foram reforçadas através de um conjunto alargado de medidas. O apoio aos movimentos associativos foi igualmente reforçado, no qual se destaca obviamente o festival Rodellus, um dos mais relevantes eventos culturais do concelho que acontece em Ruílhe.

A rede viária da freguesia foi amplamente melhorada, trabalho esse que deverá ter continuidade, estando já assinaladas algumas prioridades: requalificação e alargamento da Rua do Engenho, da Travessa de Pecelar, bem como a requalificação da ligação de Ruílhe e Tebosa.

É para uma freguesia dinâmica, priorizando a atenção para os problemas e ambições da população, que Fernando Vilaça aponta. Nesse sentido, o candidato reuniu uma equipa forte e capaz que certamente dará seguimento à mudança que está em curso em Ruílhe.

Ver mais
08 2021
  • 8 Agosto 2021 - Domingo
  • Juntos por Braga

Pela dignidade, lealdade e gratidão, S. Victor é a prioridade para Firmino Marques

Pela dignidade, lealdade, gratidão, pelo compromisso com os vitorianos e pelo trabalho de uma equipa que deu tudo por S. Victor. Por estes valores que não se vendem nem se compram, Firmino Marques apresentou a sua candidatura à Assembleia de Freguesia de S. Victor pela Coligação “Juntos por Braga”, um desafio que considera hoje, mais do que nunca, absolutamente prioritário. Um regresso desejado pelos vitorianos, como explica o candidato à Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, que acredita que S. Victor voltará a ter aquele que, muito provavelmente, foi o melhor presidente de Junta do País.

Sem papel na mão, “quis que o coração falasse por si”. Foi assim que Firmino Marques se dirigiu à moldura humana que se reuniu em segurança e ao ar livre no Largo da Senhora-a-Branca. E foi de valores que começou a falar Firmino Marques. “Nós sabemos bem do que estamos a falar”, disse, garantindo que “Ricardo Rio tem sido um exemplo flagrante no País de lealdade e de dignidade”.

Ladeado por grande parte do anterior Executivo da Junta de Freguesia de S. Victor, que agora o acompanham, Firmino Marques explicou que seria injusto descartar uma equipa que ao longo de 20 anos tem dado mais do que provas de serviço à população, à freguesia e ao Concelho.

“Quando me apercebo que a equipa que tem liderado estes últimos anos [a Junta de S. Victor], que essa gratidão seria colocada em causa, não posso deixar que esse fator de gratidão caia por terra, ou seja desvalorizado. Comigo nunca! Por trás de um grande líder está sempre uma grande equipa”, disse Firmino Marques, garantindo que conta com essa equipa, da qual se destacam personalidades como a Elisa Rosa, o Domingos Abreu e o tesoureiro da autarquia há 20 anos, José Ferraz. Estes, em conjunto com muitos outros que agora acompanham Firmino, mas que sempre lutaram por S. Victor, contribuíram para muitas conquistas, entre as quais se destaca a distinção em 2008 e 2009 pelo Conselho de Ministros como um modelo entre autarquias de qualidade e de gestão na área da sustentabilidade local.

“A freguesia de S. Victor revolucionou o conceito de Junta de Freguesia e de autarquia local no nosso Concelho. Inovou em todas as áreas. Na cultura, na economia e na ação social. Nós vamos continuar a valorizar as pessoas. Nós vamos valorizar S. Victor e Braga. E isso continuará a ser uma prerrogativa assumida, a de darmos mais a quem mais precisa”, afirmou Firmino Marques, que também abordou alguns dos principais projetos que vão marcar os próximos quatro anos em S. Victor: o novo espaço cultural nas antigas instalações da escola Francisco Sanches, o Human Power Hub que se instalará em S. Victor, o parque Eco Monumental das Sete Fontes e a requalificação da Confiança.

Mas o regresso a S. Victor marcou o discurso do candidato que lembrou o tempo em que liderou a Junta de Freguesia, numa altura em que quem governava o Município de Braga era o Partido Socialista e o Eng. Mesquita Machado. “Eu nunca atirei a toalha ao chão”, lembrando o trabalho honesto em favor das pessoas. Prosseguiu com clarividência nas palavras, sem deixar nada por dizer.

“Não entendo que se possa estar a namorar à esquerda, a namorar à direita e ficar solteiro toda a vida. Não acredito nesse princípio. O nosso namoro e compromisso é com as pessoas. E o nosso casamento sairá das eleições. Podem contar com seriedade, podem contar com honestidade e sobretudo, volto a repetir, podem contar sempre com cada elemento da Junta de Freguesia de São Victor”, disse.

“Aqui tínhamos provavelmente o melhor presidente de Junta de Portugal”

Lembrando o período em que a Coligação “Juntos por Braga” fez em S. Victor, primeiramente na oposição, batendo-se pela defesa da Confiança, das Sete Fontes e da população, Ricardo Rio recordou o estilo de governação de Firmino Marques ao longo de 12 anos.

“Trabalhou sempre uma lógica de equipa, uma lógica de colaboração, de proximidade aos cidadãos e às instituições das freguesias. Foi graças ao trabalho de todos aqueles que o acompanharam, que ajudaram a trilhar esse caminho que contribuíram para que a freguesia desse saltos muitos qualitativos”, disse, explicando que “foi isso que levou ano após ano, eleição após eleição, os vitorianos a reconhecerem os méritos deste projeto e a que vissem no Firmino Marques aquilo que hoje no País se vê: aqui tínhamos provavelmente o melhor presidente de Junta de Portugal!”.

O candidato à Câmara Municipal de Braga referiu ainda que a freguesia de S. Victor é em si mesmo uma cidade. Com isso acrescem todas as dificuldades, todas as vantagens e todo o potencial da freguesia, lembrando que S. Victor acolhe projetos que servem todo o Concelho, como é o caso do Parque Desportivo da Rodovia, os equipamentos culturais como a futuramente renovada Escola Francisco Sanches e a Pousada de Juventude, uma alavanca de atratividade para Braga.

Ricardo Rio considera que em S. Victor vive a demonstração de que quem acha que não faz sentido haver Juntas de Freguesia urbanas está enganado.

“A melhor demonstração de que essa ideia não tem qualquer cabimento é o trabalho que aqui foi feito ao longo dos últimos 20 anos e em particular ao longo dos 12 primeiros. Na altura não havia qualquer tipo de colaboração por parte do Executivo Municipal, mas mesmo assim a freguesia de S. Victor tornou-se num referencial do ponto de vista das políticas sociais, do ponto de vista das iniciativas desportivas, do ponto de vista do apoio às coletividades, do ponto de vista das respostas para cada um dos cidadãos, do ponto de vista da dinâmica cultural”, disse.

Ver mais