Notícias

08 2021
  • 1 Agosto 2021 - Domingo
  • Juntos por Braga

Carlos Guimarães avança para “Renovar Celeirós, Aveleda e Vimieiro”

Carlos Guimarães é o candidato à Junta da União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro pela Coligação “Juntos por Braga”. Descontente com o rumo dos acontecimentos, Carlos Guimarães lidera uma equipa ambiciosa com um plano de desenvolvimento focado na renovação de ideias através de uma postura pró-ativa capaz de corresponder às necessidades e anseios da população.

Com 49 anos, Carlos Guimarães é natural de Celeirós, é casado, tem uma filha e é chefe de tráfego numa empresa de transportes de Celeirós. A envolvência nas atividades que decorrem na freguesia é ativa e constante. Desde 2016 é tesoureiro do Clube Desportivo de Celeirós, coletividade onde também desempenhou as funções de secretário. Atualmente é vice-presidente do Centro Social e Paroquial de Celeirós e, entre 2013 a 2017, foi membro da assembleia de freguesia de Celeirós, Aveleda e Vimieiro pela Coligação “Juntos por Braga”.

Com Vítor Brito, de Aveleda, e Sílvia Ribeiro, de Vimieiro, ambos muito ativos nas atividades de movimentos associativos das respetivas freguesias, Carlos Guimarães estará ladeado por uma equipa de valor e com provas dadas. Sobre o panorama atual da UF, Carlos Guimarães acredita que a mudança é o melhor caminho e aponta desde logo direções a tomar para os próximos quatro anos.

Na lista de prioridades definida, o candidato elenca o reforço da instalação de gás natural, principalmente em Aveleda e Vimieiro. Sobre o saneamento em Vimieiro, Carlos Guimarães considera ser importante recuperar o atraso nesta matéria essencial para a população. Urgem igualmente inúmeros arranjos das vias públicas, passeios e águas pluviais, principalmente em Vimieiro. Ainda sobre necessidades básicas, deverá ser revisto o processo de limpeza e higiene da UF.

Carlos Guimarães deseja que a autarquia local seja um polo dinamizador e uma ponte entre as várias instituições da UF. Nesse sentido, propõe um trabalho em rede com o Centro Social e Paroquial de Celeirós tendo em vista o alargamento da ação desta importante instituição a Vimieiro e Aveleda. Para o candidato é necessário envolver as diversas associações na ação social, no desporto e na cultura, realizando um trabalho conjunto em prol de toda a população.

Relativamente a projetos estruturantes, é proposta a requalificação da sede da Junta de Freguesia, centralizando a secretaria e o Espaço do Cidadão no rés-do-chão do edifício. Será necessário terminar a terceira e última fase de construção do campo de jogos do Clube Desportivo de Celeirós e substituir a sua péssima iluminação por luzes LED de melhor qualidade e de menor consumo.

A inexistência de um parque de lazer é também uma preocupação. Por isso, durante os próximos quatro anos, a equipa de Carlos Guimarães propõe-se a edificar um parque junto ao rio, bem como zonas verdes na UF. Ainda em matéria de ambiente, o candidato considera ser importante reforçar os esforços para salvaguardar a limpeza do Rio Este bem como reforçar a fiscalização das descargas industriais ilegais existentes.

A pensar no espesso e importante tecido empresarial da UF, será igualmente fundamental requalificar com urgência o parque industrial de Celeirós.

É com ideias concretas, com uma visão de futuro dinâmica e aberta à colaboração com terceiros, que Carlos Guimarães encara o desafio de propor à população de Celeirós, Aveleda e Vimieiro um caminho diferente, um caminho de mudança.

Ver mais
07 2021
  • 31 Julho 2021 - Sábado
  • Juntos por Braga

João Nogueira quer “dar vida e identidade” a Gualtar

Decorreu esta sexta-feira a apresentação pública da candidatura de João Nogueira pela Coligação “Juntos por Braga” à presidência da Junta de Freguesia de Gualtar. Ricardo Rio, candidato à Câmara Municipal de Braga, marcou presença neste momento importante para o arranque de “uma candidatura que é de todos os gualtarenses”.

Cumprindo todas as regras de segurança e distanciamento, sentiu-se no salão da autarquia um otimismo genuíno de que Gualtar está perto de abraçar a mudança na Junta de Freguesia. Ricardo Rio não hesitou em garantir que os gualterenses podem confiar na equipa liderada por João Nogueira, que dará o melhor seguimento ao trabalho que a Coligação “Juntos por Braga” tem vindo a protagonizar em Gualtar, também na pessoa de Luís Marques, que corporizou um projeto sólido e competente enquanto oposição à governação socialista.

“Nós podemos confiar nesta equipa. É por isso hoje que queria não só associar-me a esta candidatura, mas dizer que da mesma maneira que tive muito orgulho daqueles que me acompanharam até aqui, tenho hoje também uma enorme expectativa e um enorme otimismo em relação à equipa liderada pelo João Nogueira. É um líder nato e tem todo o perfil para hoje assumir este papel que está a protagonizar: de ser alguém que motiva aqueles que o rodeiam para a concretização de novas ambições e para permitir que os gualterenses depositem toda a confiança nesta equipa para os próximos quatro anos de governo da Junta de Freguesia”, disse.

Sobre o futuro de Gualtar, Ricardo Rio espera poder contar com alguém que partilhe a visão do Município para que também naquele território as ambições sejam ilimitadas. E há tanto para fazer, desde logo a Innovation Eco Village que será instalada na Quinta dos Peões, a ligação ao Parque Eco Monumental das Sete fontes, a ampliação das zonas de lazer, bem como um conjunto alargado de valências que vão servir melhor os gualtarenses, mas que vão ser também fundamentais para o desenvolvimento do Concelho.

“Nós queremos que Gualtar seja cada vez mais um exemplo de desenvolvimento qualificado. Não basta crescer. É preciso crescer com qualidade. Conseguir com que quem aqui se fixa tenha espaços públicos capacitados, tenha valências que correspondam às suas necessidades e que sejam capazes de promover um outro ordenamento do território”, considerou Ricardo Rio, aludindo às recentes notícias que dão conta de que Gualtar foi uma das freguesias que mais cresceu em termos relativos em população ao longo dos últimos 10 anos, em Portugal.

Num discurso emotivo, João Nogueira começou por dizer que é uma honra poder servir a comunidade que o acolheu há mais de 20 anos, que o fez crescer como cidadão, marido, pai, professor e homem.

Depois de agradecer o trabalho desenvolvido pelo seu antecessor Luís Marques – agora mandatário de João Nogueira nesta candidatura –, depois de deixar uma mensagem de esperança aos jovens para que possam acreditar que vale a pena participar ativamente na política, dirigindo-se em particular à sua mandatária de juventude Sara Magalhães, o candidato centrou o seu discurso no essencial: o futuro de Gualtar.

“Esta candidatura é de todos os gualtarenses. Dos gualtarenses que acreditam que é possível fazer muito mais por Gualtar. Dos gualtarenses que se orgulham na sua terra natal ou dos que escolheram esta freguesia para viver. Todos somos Gualtar. Queremos que todos sintam Gualtar na sua casa. Queremos apoiar uma comunidade com história, cultura e tradição”, disse, referindo a necessidade de reforçar a ligação da comunidade como o seu património, o comércio instalado em Gualtar e com a academia.

João Nogueira referiu a ambição de poder contribuir para construir uma cidade a partir de Gualtar, “porque a cidade não acaba na Universidade do Minho”. Mas para isso considera que não basta hastear a bandeira com mais crescimento demográfico do município. “Ser Gualtar é muito mais do que a contagem de registos de residências. É preciso dar vida e identidade a Gualtar e aos gualtarenses. Todos sabemos o quanto há a fazer para que isso seja uma realidade”, disse o candidato.

Acreditando firmemente na competência e qualidades humanas da equipa que lidera, durante os próximos dois meses João Nogueira propõe à população um período de auscultação e de diálogo. Nesse sentido irá apresentar um pacto cívico eleitoral à comunidade, bem como protagonizar um itinerário de diálogo através de um ciclo de “Conversas com Quem Sabe”, uma rubrica online na qual serão debatidos vários assuntos sobre a freguesia com pessoas independentes que desejam discutir de forma democrática o futuro da Gualtar.

Já ladeado pela sua equipa, composta por jovens, adultos, homens, mulheres, naturais da freguesia das mais diversificadas formações e condições sociais, João Nogueira voltou a dirigir-se de forma bastante emotiva e em voz bem alta para que todos os gualterenses pudessem ouvir “Contem connosco!”.

Ver mais
07 2021
  • 30 Julho 2021 - Sexta-feira
  • Juntos por Braga

João Oliveira quer mais e melhor para Esporões

“Mais Esporões; Melhor Esporões”. É com esta linha orientadora ambiciosa e com o claro objetivo de continuar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido que João Oliveira se apresenta ao eleitorado como candidato independente à Junta de Freguesia de Esporões, contando com o apoio da Coligação “Juntos por Braga”. Com 42 anos, casado, com dois filhos, João Oliveira é licenciado em gestão e empresário.
Desde cedo demonstrou a vontade de contribuir para o bem-estar da população, tendo sido dirigente do Centro Social e Paroquial de Esporões e dirigente do Grupo Desportivo e Recreativo de Esporões.

João Oliveira faz parte de uma promissora geração de autarcas, tendo já demonstrado muito trabalho feito. Foi tesoureiro da Junta de Freguesia de Esporões e, nos últimos seis anos, assumiu o cargo de presidente da autarquia local. Foi líder do Grupo de Trabalho na Defesa do Centro de Saúde de Esporões, líder do Grupo de Juntas Independentes na Assembleia Municipal, Membro do Conselho Consultivo de Desenvolvimento do Turismo e Juiz Social no Tribunal de Menores de Braga.

João Oliveira tem realizado um trabalho de promoção da freguesia, elevando o seu reconhecimento. Foram vários os marcos da sua governação. A persistência demonstrada para manter o "antigo Centro de Saúde de Esporões" – agora denominada Unidade de Saúde Familiar de Esporões –, o novo centro escolar, a requalificação do ringue polidesportivo, a requalificação do cemitério, os parques de lazer dos Escuteiros, dos Cavadinhos, das Granjas o das Boucinhas e a recente atração turística do concelho – o “Baloiço de Esporões” – são equipamentos importantes que fornecem maior qualidade de vida à população, mas que tornam Esporões uma freguesia cada vez mais atrativa. Ainda no que diz respeito a projetos, a requalificação das acessibilidades também foi uma prioridade. Nesta área, entre outros melhoramentos, destaca-se a pavimentação do caminho de acesso à Santa Marta das Cortiças.

A Junta de Esporões tem sido também um motor de iniciativas que fazem a diferença naquilo que é imaterial. A par do atendimento à população e disponibilidade para ouvir sem diferenciar, foi criada uma equipa de manutenção e limpeza, com viatura própria, bem como outras iniciativas como a assinatura de um protocolo entre a Junta, Paroquia e Município de Braga tendo em vista a musealização da Estação Arqueológica das Ruínas de Santa Marta das Cortiças. Não menos importante foi a instalação de uma caixa multibanco na Junta de Freguesia, que materializou mais um compromisso eleitoral realizado.

É com uma vontade renovada que João Oliveira parte para esta recandidatura. Com metas bem definidas. A remodelação da Junta de Freguesia – novo atendimento e salão –, a criação do Espaço Cidadão, o avanço do projeto já executado da Casa Mortuária, a requalificação do Campo de Futebol 10 de Outubro, a criação da rua de ligação entre o Loteamento dos Covelinhos e a Rua dos Marinhais, bem como a criação de zonas de construção para fixação dos jovens da Freguesia e o apoio às empresas locais são objetivos fundamentais a ser concretizado durante os próximos quatro anos. É com esta visão, com a certeza de que é possível fazer mais e melhor, que João Oliveira deseja poder continuar a trabalhar, promovendo Esporões.

Ver mais
07 2021
  • 30 Julho 2021 - Sexta-feira
  • Juntos por Braga

Augusto Carvalho por mais quatro anos de desenvolvimento da UF de Guisande e Oliveira (S. Pedro)

Pelas pessoas e pelo o que ainda há para fazer, Augusto Carvalho renova a sua candidatura à União de Freguesias de Guisande e Oliveira (S. Pedro) pela Coligação “Juntos por Braga”.

Augusto Carvalho tem 54 anos, é natural de Oliveira (S. Pedro), é casado, tem dois filhos e é empresário na área da construção civil. O candidato parte para o seu último mandato com muita experiência acumulada, com a vontade e ambição de deixar raízes ainda mais sólidas de um trabalho que tem sido rico em frutos. Ainda antes de assumir a presidência da União de Freguesias de Guisande e Oliveira (S. Pedro) também desempenhou as funções de presidente da Junta de Freguesia de Oliveira (São Pedro).

Sob a batuta de Augusto Carvalho, a União de Freguesias de Guisande e Oliveira (S. Pedro) assinalou um crescimento em diversos domínios. Ao logo dos últimos quatro anos, em Guisande, destaca-se a construção do salão polivalente – equipamento fundamental para acolher atividades –, a requalificação do parque desportivo, nomeadamente o novo acesso, vedação do campo, bancadas e zona envolvente com parque de merendas e estacionamento. Já em Oliveira (S. Pedro) destaca-se a melhoria das acessibilidades, nomeadamente a correção das curvas e alargamento da Rua do Termo e da Rua do Marco. Entre outras obras de pequena montra, nota ainda para os melhoramentos contínuos e a vedação do Parque do Moinho.

Mas é com a certeza de que os próximos quatro anos representam uma janela de oportunidade para implementar novos projetos, que Augusto Carvalho encara o futuro, no qual pretende também dar continuidade a uma aposta clara na área da educação, com um trabalho de grande proximidade à comunidade escolar, e no apoio e atendimento à população. Continuar a trabalhar de forma aberta, defendendo os interesses da população sem olhar a quem e com uma atitude arrojada na hora de assumir novos projetos tem sido a postura de Augusto Carvalho, que deseja mais quatro anos de desenvolvimento da UF de Guisande e Oliveira (S. Pedro).

Ver mais
07 2021
  • 29 Julho 2021 - Quinta-feira
  • Juntos por Braga

Goreti Machado é sinal de confiança para Nogueira, Fraião e Lamaçães

Goreti Machado, avança novamente para a candidatura à Junta de Nogueira, Fraião e Lamaçães pela Coligação “Juntos por Braga” para dar continuidade ao trabalho que iniciou, focando e priorizando a sua atenção nas pessoas e nos projetos estruturantes em Nogueira, Fraião e Lamaçães.

O trabalho executado ao longo dos últimos anos, numa das mais desafiantes autarquias do Concelho, são a prova da capacidade, da dedicação e da liderança em prol dos serviços à população.

Goreti Machado tem 68 anos, é casada, é matriarca de uma família numerosa, é licenciada em Humanidades pela Universidade Católica Portuguesa e fez uma pós-graduação em História das Instituições e Cultura Moderna e Contemporânea. Foi professora de Ensino Preparatório e Secundário durante 24 anos, 9 dos quais como orientadora de estágio.

Desempenhou várias funções autárquicas, como Secretária e Presidente da Junta de Freguesia de Fraião, Presidente da Assembleia de Freguesia de Fraião e deputada da Assembleia Municipal de Braga.

Foi Deputada na Assembleia da República na IX legislatura, integrou a Comissão de Assuntos Sociais e desempenhou a função de vice-coordenadora da Comissão de Ética. Durante toda a legislatura, criou um gabinete de atendimento à população nas instalações do extinto Governo Civil de Braga, e aí, semanalmente atendia pessoalmente os bracarenses com o objetivo de responder aos seus anseios, problemas e preocupações.

Com um percurso marcadamente associado à área social em entidades sem fins lucrativos, foi fundadora da Associação de Solidariedade Social de Fraião (instituição que trabalha na área da 3ª idade), vice-presidente da Direcção Nacional da Associação Portuguesa de Paramiloidose e presidente do Núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Paramiloidose (instituição que luta contra a doença e apoia o doente paramiloidótico), secretária e vice-presidente da Assembleia-Geral da Associação Humanitária e Beneficente dos Bombeiros Voluntários de Braga, presidente do Rotary Club de Braga e governadora no ano rotário 2013/2014, distrito 197O, fundadora da Associação de Pais da Escola EB1 de Fraião, presidente da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade Filosofia de Braga, membro da Comissão de Protecção de Menores de Braga, membro da Comissão do Vale do Cávado (da Assembleia Municipal de Braga), membro da Comissão de Assuntos Sociais (da Assembleia Municipal de Braga).

Entendendo que o projeto que abraçou em 2013, quando se candidatou pela primeira vez à presidência da união de freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães, ainda necessita da sua liderança, apresenta-se com o mesmo espírito combativo, vontade e altruísmo que a carateriza.

Tem sido essa responsabilidade, destreza e trabalho consistente que tem permitido construir alicerces sólidos para os próximos anos nesta UF.

Os últimos dois anos foram severamente marcados pelas contingências inerentes à situação pandémica, tendo havido a necessidade de se re-orientar o projeto inicial apresentado em 2017. Apesar de ter havido várias intervenções de pequena dimensão – igualmente importantes para responder às solicitações dos cidadãos, todo o foco e atenção foram centralizados nas pessoas, na população e nos residentes, procurando suprir as suas necessidades mais diretas.

No entanto, há obras que foram feitas e podem ser constatadas, e outras que, ainda não visíveis, não se encontram paradas, estando os processos em curso. Sendo exemplo disso, a requalificação do campo de jogos “Os Maikes” (com a edificação do Pavilhão de ginástica artísitica), a requalificação da Escola Básica de Nogueira, a implementação do Espaço do Cidadão (em Nogueira) e a edificação de uma nova sede (que libertará a atual para a ocupação de atividades recreativas e permitirá o Rancho Folclórico de S. João Batista de Nogueira ter uma sede mais condigna), a requalificação e a criação de um novo cemitério em Nogueira, a criação do Centro de Atividades de Lamaçães (CAL) que permitirá ao Grupo Folclórico de Lamaçães ter uma sede mais condigna, a requalificação do cemitério de Lamaçães, o ringue de Lamaçães, o bar e campo de ténis VivoLocal em Lamaçães, e a requalificação de várias vias em Nogueira, Fraião e Lamaçães.

Em paralelo com estes projetos, muitos outros estão previstos, bem como o reforço dos serviços disponibilizados à população. Tem sido este o registo da equipa liderada por Goreti Machado que, no essencial, não se irá desviar do caminho traçado: servir as pessoas, defendendo causas sociais e implementando projetos estruturantes que salvaguardem o desenvolvimento de Nogueira, Fraião e Lamaçães.

Ver mais
07 2021
  • 28 Julho 2021 - Quarta-feira
  • Juntos por Braga

Mário Vieira propõe “Continuar com Confiança” a Santa Lucrécia de Algeriz e Navarra

Mário Vieira apresenta-se como candidato da Coligação “Juntos por Braga” à Junta da União de Freguesias de Santa Lucrécia de Algeriz e Navarra com a determinação de “continuar com confiança” a servir e a defender os interesses da população.


Natural de Santa Lucrécia de Algeriz, Mário Vieira tem 58 anos, é casado, tem três filhos e trabalha no ramo da agropecuária. O candidato sempre foi sensível à realidade que o rodeia, demonstrando-se sempre disponível para participar no desenvolvimento da freguesia.


Ainda antes das lides autárquicas foi sempre uma voz ativa nos movimentos associativos. Participou no trabalho realizado pelas comissões de festas das freguesias – Santa Catarina e São Tiago – e foi membro do Conselho Económico e Paroquial de Santa Lucrécia de Algeriz até 2013. É um profundo conhecedor da realidade na qual vive a população, sendo um dos mais versados autarcas do concelho. Cumpriu as funções de membro da Assembleia, Secretário da Junta de Freguesia, até desempenhar com excelência o cargo de presidente de Junta da União de Freguesias de Santa Lucrécia de Algeriz e Navarra.


Do trabalho realizado ao longo dos últimos quatro anos, destaca-se a requalificação das acessibilidades da UF e de outros projetos estruturantes. A acessibilidade do Fojo, as ligações inter-freguesias, a Praia Fluvial de Navarra e o lançamento do projeto do eco-parque em Santa Lucrécia de Algeriz são apenas algumas valências adquiridas que resultaram da energia do Executivo liderado por Mário Vieira.


Mas é preciso continuar este trabalho. Continuar para concluir o trabalho idealizado e para lançar novos projetos estruturantes na área social e cultural. Estas são de resto duas áreas que vão merecer de Mário Vieira uma maior atenção ao longo dos próximos quatro anos por via de uma Junta pró-ativa e muito atenta às necessidades da população.

Ver mais
07 2021
  • 27 Julho 2021 - Terça-feira
  • Juntos por Braga

Outdoors e jornal fazem balanço do trabalho realizado pelo Executivo da Coligação: “Juntos já fizemos tanto por Braga”

A Coligação “Juntos por Braga” aproveitou a presente fase de pré-campanha eleitoral para apresentar um balanço sumário do trabalho realizado pelo Executivo Municipal ao longo dos últimos quatro anos, em diferentes áreas da governação local.
Nos outdoors que se encontram instalados em diferentes pontos do Concelho, os Bracarenses podem revisitar alguns dos principais marcos do trabalho da Coligação no decurso do presente mandato autárquico.
Do ponto de vista infraestrutural, são apresentadas as obras do Altice Forum Braga (Palco de Emoções), do Mercado Municipal (Ponto de Encontro) e do Complexo Desportivo da Rodovia (um Parque para Todos).
Todavia, os principais traços da governação da Coligação orientam-se para políticas imateriais: o desenvolvimento económico e turístico (Mais exportações, mais riqueza; Mais Turismo, mais emprego); as políticas sociais (Ao lado de quem mais precisa); ambientais (Braga mais Verde) e as dinâmicas desportivas e culturais (Cidade em Movimento e Capital de Cultura).
Neste contexto, são evocados eventos como a Cidade Europeia do Desporto 2018, o Dance World Cup 2019, a Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2021, ou a conquista do título de Cidade Criativa da Unesco na área das Media Arts.
No quadro da intervenção das demais empresas municipais é evocada a criação de um novo sistema de contentorização pela AGERE (Braga mais limpa) ou a renovação da frota dos Transportes Urbanos de Braga, além da reabilitação dos Bairros Sociais de Santa Tecla e Enguardas pela BragaHabit.

São ainda lembrados os diversos reconhecimentos nacionais e internacionais de que a cidade foi alvo, seja enquanto Melhor Destino Europeu 2021, seja pelos elevados índices de qualidade de vida (Eurobarómetro, Bloom, Forbes, DECO, etc.).
As respostas municipais à pandemia COVID-19 não foram também esquecidas, com destaque para o apoio logístico aos centros de testagem e vacinação, a distribuição de EPI’s ou programas de apoio à retoma económica.

Jornal “Por Braga” é exercício de prestação de contas Também por estes dias, os Bracarenses estão a receber nos seus domicílios o jornal “Por Braga”, o qual, de uma forma mais extensiva, é também demonstrativo do trabalho realizado pelo Executivo Municipal e do grau de cumprimento dos compromissos eleitorais da Coligação.
Aliás, tal princípio fora já vertido para a Plataforma “Cumprir por Braga” (disponível em www.ricardorio.com) na qual vem sendo atualizado o grau de execução de todos os compromissos eleitorais constantes do Programa apresentado aos Bracarenses em 2017.
Segundo escreve Ricardo Rio no editorial desta edição: “Sempre fui adepto da transparência e sou fiel ao compromisso que assumi de prestar sempre contas pelo trabalho efetuado”.
Um trabalho que, segundo o líder da Coligação, evidencia “um novo período de prosperidade, de cosmopolitismo e de inovação” que o concelho de Braga viveu desde Outubro de 2013, que fortalece o lema “Juntos já fizemos tanto por Braga” com que a Coligação se apresenta aos Bracarenses.

Ver mais
07 2021
  • 27 Julho 2021 - Terça-feira
  • Juntos por Braga

José João Correia renova candidatura à UF de Crespos e Pousada

Continuar a trabalhar de forma muito próxima com a população através de uma autarquia local aberta a todos é a linha orientadora que pauta a visão de futuro do candidato da Coligação “Juntos por Braga” à Junta da União de Freguesias de Crespos e Pousada, José João Correia.

Com 53 anos, José Correia é natural de Crespos e vive em Pousada. Casado, tem três filhos e é profissional de informação médica. O seu percurso de vida foi sempre marcado pela participação nas atividades da freguesia. Na Associação Cultural Recreativa e Desportiva o Arsenal de Crespos foi atleta e diretor desportivo na área da formação. Integrou o grupo de trabalho que fundou os Escuteiros de Crespos e também foi elemento do grupo de jovens.

A vontade de estar em contacto com a população foi crescendo e José Correia acabaria por assumir um papel ainda mais ativo. Hoje é um dos autarcas mais experientes do Concelho, tendo já desempenhado as funções de deputado da Assembleia Municipal, presidente da Assembleia de Freguesia de Crespos, presidente da Assembleia da UF de Crespos e Pousada e, nos últimos quatro anos, o cargo de Presidente da Junta da UF.

A aposta na área social, com especial acompanhamento aos mais idosos e à população mais desfavorecida, a defesa da população contra a propagação da Covid-19, o apoio ao ensino e a toda a comunidade escolar, as grandes e pequenas obras que ajudaram efetivamente a melhorar a qualidade de vida das pessoas, ou a rentabilização dos espaços e equipamentos da Junta, foram marcas indeléveis de um mandato extremamente positivo sob a liderança de José Correia.

É com esta garantia de qualidade, com trabalho feito, mas também com ideias para o futuro – ideias essas que passam pela implementação de novos projetos e de medidas que beneficiem diretamente a população – que José João Correia avança para a renovação de um projeto para mais quatro anos.

Ver mais
07 2021
  • 26 Julho 2021 - Segunda-feira
  • Juntos por Braga

Tadim aberta à mudança com Rolando Vilaça

Para transformar Tadim, Rolando Vilaça é o candidato à Junta de Freguesia pela Coligação “Juntos por Braga”. Abrir a autarquia local a todos, apostando em melhores condições na área da educação, na área social, no desporto e na cultura são os valores desta candidatura que tem como principal objetivo promover uma verdadeira mudança de atitude em Tadim.

Com 46 anos, Rolando Vilaça vive em Tadim há mais de 30 anos. É casado, tem uma filha e é operador de máquinas na área eletrónica. Durante os últimos quatro anos reforçou a sua ação como membro da oposição à atual liderança, apontando caminhos alternativos, identificando problemas, apontando soluções e exigindo rigor e transparência. Mas o seu contributo à freguesia não se esgota no trabalho autárquico. Rolando Vilaça já desempenhou as funções de Diretor do Futebol Clube de Tadim, foi vice-Presidente da Associação de Pais da EB1 de Tadim e fez parte da Comissão de Festas da freguesia.

Rolando Vilaça considera que as motivações que o levaram a aceitar este desafio há quatro anos – apresentar uma alternativa à população de Tadim – continuam válidas. Para romper a estagnação é necessária uma nova liderança e novas ideias que permitam responder verdadeiramente às necessidades da freguesia e de todos os que nela residam, estudam ou trabalham.

É notório que a Junta de Freguesia tem de ser capaz de trabalhar respostas e soluções mais eficazes, nomeadamente na educação, no desporto, no ambiente e na cultura e na preservação do seu património e espaço públicos. Igualmente fundamental é a abertura e disponibilidade necessárias para ouvir e resolver os problemas da população. Com todas estas metas colocadas no horizonte, e com uma enorme vontade de fazer melhor, Rolando Vilaça reuniu uma equipa empenhada, competente, jovem, composta por vários elementos de diferentes quadrantes da sociedade e que é conhecedora da realidade de Tadim.

Ver mais
07 2021
  • 25 Julho 2021 - Domingo
  • Juntos por Braga

Adélia Silva é sinal de segurança e estabilidade na UF de Merelim (São Pedro) e Frossos

Sob o lema “continuamos Juntos Por Merelim (S. Pedro) e Frossos”, Adélia Silva é recandidata à União das Freguesias pela Coligação “Juntos por Braga”. Para além de propor um caminho de continuidade e de melhoramento do trabalho realizado, a candidatura propõe à população um caminho seguro e estável para o crescimento de Merelim (S. Pedro) e Frossos.

Natural de Merelim, Adélia Silva tem 55 anos, três filhos, é contabilista certificada e dá aulas no ensino superior. Desempenha funções autárquicas desde 2013, tendo iniciado o seu percurso autárquico como tesoureira da União das Freguesias de Merelim (S. Pedro) e Frossos. Nos últimos quatro anos assumiu a liderança como Presidente da Junta de Freguesia com o objetivo de ver a União de Freguesias a crescer! Este percurso faz de Adélia Silva uma das autarcas mais experientes do concelho.

A política de proximidade e permanente diálogo com a população marcam a forma de atuação de Adélia Silva, que coloca as pessoas em primeiro lugar! Nesse sentido, a autarquia local priorizou a defesa da população contra a propagação da Covid-19, adotando inúmeras medidas que visaram salvaguardar a comunidade, tendo uma especial atenção aos mais vulneráveis.

No que diz respeito às intervenções na União das Freguesias, em Merelim (S. Pedro) destacam-se os melhoramentos das acessibilidades, nomeadamente o alargamento e pavimentação da Rua Baltazar Soares Peixoto, da Rua de Sobremoure e ainda a requalificação do parque de lazer e parque infantil de Gerizes. Em Frossos destacam-se a conclusão da obra de requalificação o edifício da Junta de Freguesia, a requalificação do Cemitério e a obra em curso que contempla não só a ligação da Variante do Cávado a Frossos, mas acima de tudo a regularização do Rio Torto e arranjo da zona envolvente. A par de todas estas melhorias, ocorreram muitas outras intervenções de menor relevo, mas de igual importância para a melhoria das condições da UF.

O trabalho exigente, rigoroso e competente desenvolvido ao longo dos últimos anos permitiu construir alicerces sólidos para o futuro. Na educação, por exemplo, o apoio demonstrado à comunidade escolar continuará a ser uma prioridade. Adélia Silva manteve-se sempre próxima e assim o continuará a fazer.

A área social é um pilar fundamental da ação governativa da equipa liderada por Adélia Silva que marcou de forma inquestionável os últimos quatro anos da UF. Priorizando as pessoas, colocando-as “sempre em primeiro lugar”, quer através da dinamização de ações de sensibilização, permitindo o apoio a famílias da UF, quer através da oferta de serviços de enfermagem e de serviços de psicologia. A autarquia conservou sempre as portas abertas à população, demonstrando-se cooperante e ativa na resposta às solicitações de todos sem exceção. A este nível, importa destacar ainda rentabilização do espaço do Centro Cultural e Recreativo da Escola da Pateira.

Continuar a apoiar os movimentos associativos e com isso preservar a cultura e as raízes da UF será igualmente uma meta da autarquia. Nesse sentido a Junta permanecerá ao lado dos grupos e associações que trabalham em prol do desenvolvimento de Merelim (S. Pedro) e Frossos, acarinhando e incentivando as suas atividades. Adélia Silva deseja manter e reforçar esse apoio.

É com este espírito de abertura à população, com uma procura constante de novas soluções e de novas respostas para as necessidades das pessoas que são a alma da UF, com políticas de apoio a toda a população – em particular aos jovens, seniores e coletividades – que Adélia Silva formou uma equipa forte, jovem, dinâmica e preparada para renovar o desafio de colocar sempre as pessoas em primeiro lugar!

Ver mais