Juntos por Braga

“Juntos por Braga” querem mais recursos humanos, melhores instalações e videovigilância

A segurança é uma prioridade para a Coligação “Juntos Por Braga” e um compromisso que será sempre reforçado, em prol da qualidade de vida dos bracarenses. João Rodrigues, candidato à presidência da Câmara Municipal de Braga, reuniu com o Comandante Distrital da PSP de Braga, em suplência, Intendente Sérgio Soares, após já ter reunido, na semana passada, com a Polícia Municipal, num ciclo de encontros que têm como objetivo assegurar que Braga continua a ser uma cidade segura e preparada para os desafios futuros.

Os dados mais recentes confirmam que a criminalidade em Braga registou uma descida face ao período homólogo. “Braga é uma cidade segura. Queremos continuar a trabalhar para prevenir riscos, reforçar meios e melhorar a perceção de segurança dos cidadãos”, sublinhou o candidato. Durante a reunião com o Intendente Sérgio Soares, foi abordado o plano de instalação de 133 câmaras de videovigilância, resultado de um protocolo entre a Câmara
Municipal e a PSP, com implementação prevista a partir de 2026. As câmaras serão monitorizadas por profissionais e apoiadas por inteligência artificial, o que permitirá gerar alertas imediatos em caso de risco ou crime, garantindo uma maior capacidade de prevenção. Esta é uma das medidas defendidas pela Coligação “Juntos Por Braga”, a par do reforço da iluminação pública em todo o concelho e do aumento do número de efetivos das forças de segurança nas ruas, promovendo a proximidade com os cidadãos.

O Comandante da PSP Braga sublinhou ainda que Braga é uma cidade segura, mas alertou para a necessidade de reforço de efetivos, dada a dimensão e dinâmica de Braga, marcada por uma forte atividade cultural, social e desportiva. No decurso desta reunião foi discutido ainda a intenção da Coligação “Juntos Por Braga” trabalhar de
forma mais próxima com a PSP.

Na reunião com a Comandante da Polícia Municipal, Andreia Parente, foi reforçada a importância de modernizar meios operacionais e instalações, assim como o aumento dos recursos humanos. Atualmente, com 66 operacionais, está em curso o projeto para novas instalações.

Em ambas as reuniões, foi evidenciado o papel do policiamento de proximidade como fator determinante de prevenção e confiança junto da população. “Queremos mais prevenção, mais proximidade e melhores condições para os nossos agentes. Só assim garantimos que a segurança acompanha o crescimento do concelho. Investir nas forças policiais é investir na segurança de todos”, afirmou João Rodrigues, reforçando que a cooperação entre as forças policiais e a Câmara Municipal é essencial para que Braga continue a ser uma cidade segura.