Juntos por Braga

Programa Eleitoral representa uma visão para o futuro de Braga

A Coligação Juntos por Braga apresentou nas plataformas digitais o seu Programa Eleitoral, coordenado por Carlos Oliveira, que representa uma visão estratégica de longo prazo para o futuro da cidade —não apenas para o próximo mandato autárquico, mas para os próximos 12 anos. O documento traduz uma ambição clara: consolidar a transformação iniciada há doze anos e preparar uma nova etapa de progresso, inovação e coesão para todo o concelho.

Segundo o candidato João Rodrigues, “Braga mudou profundamente na última década. Fizemos mais, mas agora queremos ir mais longe. Este é o momento de pensar em Braga— de planear o futuro com ambição, sustentabilidade e proximidade às pessoas”. O programa, fruto de um processo participado com contributos de cidadãos, através do Programa Eleitoral Aberto promovido com centenas de reuniões que envolveram especialistas e instituições, define 12 medidas emblemáticas que refletem uma estratégia integrada de desenvolvimento económico, social e ambiental. Desde a Circular Externa de Braga e os transportes públicos gratuitos para todos os residentes, até à criação do Grande Parque de São Martinho e à plantação de 100 mil árvores, o plano aposta em soluções concretas que combinam qualidade de vida, inovação e sustentabilidade. Uma das grandes novidades deste programa é o Coliseu Desportivo de Braga, uma infraestrutura multiusos apta a receber grandes eventos desportivos nacionais e internacionais e a ainda reabilitação integral do Estádio 1º de Maio, inserido no grande Parque Central de Braga.

Na área da habitação, destacam-se a grande abertura à construção, através do novo PDM, que será aprovado até ao final do ano, a criação da Via Verde da Habitação, que garante licenciamento rápido e transparente, a ampliação do parque de habitação acessível e ainda a reconversão da Fábrica Confiança numa residência universitária com 786 camas. Na mobilidade, o plano coloca a tónica na conclusão da Circular Externa, na expansão do BRT – Bus Rapid Transit e na integração da futura Alta Velocidade, promovendo uma cidade mais conectada e menos dependente do automóvel.

A saúde e o apoio social assumem também um papel central, com a construção de novas Unidades de Saúde em Esporões e no Campus Vilar, o lançamento do programa Saúde Sem Barreiras e o reforço do Braga a Sorrir, garantindo cuidados mais próximos, rápidos e humanos. Já na educação e juventude, é assumido o compromisso com uma Rede Universal de Creches 0–3, a modernização do parque escolar e a criação da Casa da Juventude, como espaço de encontro, criatividade e participação cívica.

A economia e a inovação permanecem pilares estratégicos, com o aumento em 45% das áreas empresariais no novo PDM, a consolidação da InvestBraga e da Startup Braga, e a criação de um Parque Industrial de iniciativa municipal preparado para a transição energética e tecnológica ou ainda a construção do Bio MedTech Hub. Na cultura, o destaque vai para a construção da Central Cultural, um novo polo criativo e multidisciplinar, e para a criação do Museu de Arte Digital, reforçando a posição de Braga como cidade europeia de referência cultural e tecnológica. O Media Arts Centre será o novo polo dinamizador cultural da cidade e aposta no património passará pela Musealização do Teatro Romano da Cividade, a conclusão da Insula das Carvalheiras e reabilitação do Edifício das Convertidas.

O programa reforça ainda o compromisso com a transparência e a boa governação, com a criação do Gabinete da Transparência, o Balcão Único Digital de Nova Geração e a Linha Braga24, assegurando uma administração moderna, eficiente e próxima dos cidadãos.

“Este não é um programa apenas para quatro anos — é uma visão para doze. Queremos uma Braga que continue a liderar o país na inovação, na sustentabilidade e na qualidade de vida. Queremos uma cidade com oportunidades para todos, onde cada pessoa possa viver melhor, trabalhar com dignidade e envelhecer com segurança. O nosso compromisso é com o futuro, com as pessoas e com o território”, afirmou João Rodrigues, durante a apresentação do programa.

“Braga é hoje uma referência em Portugal e na Europa, mas o nosso objetivo é ir mais além: queremos fazer mais e melhor, com ambição de transformar Braga na melhor cidade para e viver em Portugal”. Para João Rodrigues, este é “um plano que projeta Braga para o futuro, com base na credibilidade conquistada ao longo dos últimos 12 anos. A cidade está hoje mais forte, mais atrativa e mais preparada. Este programa representa uma estratégia para consolidar a Braga do conhecimento, da inovação e da qualidade de vida”.