Na passada segunda-feira, o Theatro Circo acolheu a cerimónia de Instalação dos Órgãos Autárquicos do Município de Braga para o mandato 2025/2029.
A sessão solene marcou o início de um novo ciclo político com a tomada de posse do Presidente da Câmara Municipal, João Rodrigues, dos Vereadores Altino Bessa e Hortense Santos, eleitos pela coligação “Juntos por Braga”.
No seu discurso de tomada de posse, João Rodrigues assumiu governar Braga com “ambição, humildade, rigor e disciplina”. “Não vim ocupar o poder, vim para me ocupar das pessoas”, sublinhou o autarca que assumiu que o seu primeiro compromisso é “estabelecer um pacto de verdade com cada um dos bracarenses”.
“Tomei posse como presidente de todos os bracarenses, sem exceção. Dos que votaram em mim e dos que não, de quem vive no centro e de quem vive longe da Praça do Município, de quem me aplaude e de quem de mim possa desconfiar”, afirmou João Rodrigues.
O novo presidente fez questão de reconhecer o legado dos seus antecessores, lembrando o caminho percorrido até ao momento: “o nosso dever é reconhecê-lo e aprender com ele”.
A cerimónia foi marcada pela eleição do Presidente da Assembleia Municipal, Fernando Alexandre, e a tomada de posse dos membros deste órgão, um símbolo do compromisso de trabalho em prol da comunidade e o reforço dos valores democráticos no governo local.
Pedro Sousa, Catarina Miranda e Martinha Rocha, eleitos pela coligação “Somos Braga” (PS/PAN), Ricardo Silva, Mário Meireles e Marta Mendes, eleitos pelo movimento independente “Amar e Servir Braga”, e Filipe Aguiar, eleito pelo partido Chega, e Rui Rocha, pela Iniciativa Liberal, constituem o Executivo Municipal de Braga.