Juntos por Braga

Câmara Municipal

1. João Rodrigues

37 anos

Nasceu em Braga, na freguesia de São José de São Lázaro. Licenciado em Direito e Mestre em Direito dos Negócios e da Empresa pela Universidade Católica Portuguesa, concluiu também uma pós-graduação em Direito Administrativo. Na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa realizou a pós-graduação em Direito do Urbanismo e da Habitação e o Curso de Formação Política do Instituto de Ciências Jurídico-Políticas. Advogado de profissão e sócio de uma sociedade de advocacia sediada em Braga, combina experiência jurídica com forte dedicação ao serviço público. Foi membro da Assembleia Municipal de Braga entre 2013 e 2017, sendo eleito vereador em 2017. Nesse mandato assumiu os pelouros da Gestão e Conservação do Espaço Público, Obras Municipais, Conservação das Instalações Municipais e Inovação e Tecnologia. Desde 2021, exerce funções executivas em áreas estruturantes como o Urbanismo, o Ordenamento e Planeamento do Território, a Regeneração Urbana, a Habitação, a Inovação e a Inteligência Urbana. É atualmente Presidente do Conselho de Administração da Bragahabit e preside à Assembleia Geral dos Transportes Urbanos de Braga, instituições estratégicas para a coesão social e a mobilidade sustentável do concelho.

Candidatos
12 - Manuel António Veiga de Carvalho
13 - Alexandre José de Sá Vieira
14 - Maria do Pilar de Araújo Teixeira
15 - Mário José Reis Vieira
16 - Manuel de Azevedo Martins
17 - Raquel Nair Carvalho de Cerqueira Pinto
18 - Francisco Maria da Silva Peixoto
19 - Augusto Vieira de Carvalho
20 - Maria Manuela de Freitas Marques
21 - Benjamim Ribeiro Araújo
22 - Ana Alexandra Felix Pereira

2. Altino Bessa

56 anos

Engenheiro Florestal pela Escola Superior Agrária de Castelo Branco, em 1995 iniciou a sua vida empresarial como Sócio Fundador na Empresa Novelbasto, Lda. Foi deputado à Assembleia da República nas XI e XII legislaturas, com intervenção destacada como Coordenador do CDS na Comissão Parlamentar do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local. Foi membro da Comissão Parlamentar de Inquérito às PPP.  Atualmente, é Presidente da Concelhia do CDS de Braga, tendo já exercido o cargo de Presidente do CDS da Distrital de Braga bem como Membro da Comissão Política Nacional e Conselheiro Nacional. É Vereador da Câmara Municipal de Braga desde 2013 pela Coligação Juntos Por Braga, tendo assumido responsabilidades em varias áreas ao longo dos três mandatos, no Ambiente, Alterações Climáticas, Turismo, Proteção Civil, Bombeiros Municipais, Política Animal, Energia e Desenvolvimento Rural.

3. Hortense Lopes dos Santos​

64 anos

Hortense Lopes dos Santos é natural da Trofa, mas reside em Braga desde 1984. Licenciada em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Mestre em Ciências da Educação – Administração e Organização Escolar, pela Universidade Católica, exerce a atividade docente desde 1983. Ingressou na Escola Secundária Carlos Amarante no ano letivo de 1984/85 onde, desde 1999, foi titular de vários cargos diretivos. Preside, desde 2013, ao Agrupamento de Escolas Carlos Amarante. Integrou ainda o Conselho Consultivo do Instituto de Educação da Universidade do Minho, entre 2014 e 2019. Colabora regularmente com o jornal Correio do Minho na rubrica “Voz às Escolas”. Preside à Assembleia Municipal de Braga, desde outubro de 2013, eleita como independente nas listas da coligação Juntos Por Braga e integra o Conselho Geral da Associação Nacional das Assembleias Municipais (ANAM), desde a sua formação.

4. Rui Marques​

50 anos

É licenciado em Economia e Finanças pela Universidade Fernando Pessoa. Desde 2012, exerce funções como Diretor Geral da Associação Empresarial de Braga (AEB), cargo em que assume a responsabilidade pela definição estratégica, direção e coordenação de todos os departamentos e serviços da instituição. Foi o responsável operacional pela reestruturação financeira e organizacional que devolveu solidez, credibilidade, eficiência e dinamismo à AEB, hoje reconhecida como uma das associações empresariais mais prestigiadas do país. Integra os Conselhos Consultivos da CCP e da CIP, contribuindo ativamente para a definição de políticas nacionais para o comércio e serviços.  Desde 2017 é também membro da Assembleia Municipal de Braga. Defende que uma economia forte é a base para uma Braga mais próspera, solidária e inclusiva, porque desenvolvimento económico significa, inevitavelmente, desenvolvimento social.

5. Luís Rodrigues​

39 anos

Licenciado e pós-graduado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, é atualmente Diretor da Startup Braga, onde ingressou em 2019 como Gestor de Programas. Antes, foi responsável pela estratégia de fundraising e pela relação com a comunidade alumni da Universidade do Minho e Diretor de Comunicação e Relações Institucionais numa sociedade de gestão de patrimónios e fundos de investimento. Atualmente, integra o Conselho Estratégico da Startup Portugal e é Vogal da Comissão Técnica de Normalização “Qualidade e Inovação nas Startups”. Na Universidade do Minho, destacou-se pelo seu percurso associativo, tendo sido Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho e representou os estudantes no Senado, no Conselho de Ação Social e no Conselho Geral. Foi também representante dos estudantes no Conselho Consultivo da A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

6. Paula Brito​

58 anos

Licenciada em Humanidades pela Universidade Católica Portuguesa, é Professora do Ensino Secundário, desde 1991, de Literatura Portuguesa, Português e Latim. Ao longo da sua carreira, destacou-se não apenas na docência, mas também no desempenho de diversas funções de gestão pedagógica e didática, nomeadamente na coordenação de departamentos e na orientação de estágios pedagógicos. Entre 2017 e 2021, exerceu funções como membro da Assembleia da União de Freguesias de S. Lázaro e S. João do Souto. Atualmente, é membro do executivo da mesma União de Freguesias, eleita pela Coligação Juntos por Braga, onde desenvolve um trabalho de proximidade e compromisso com os cidadãos, centrado na educação, cultura, juventude e coesão social. Tem participado ativamente na conceção e promoção de projetos educativos e culturais, reforçando o papel da escola como espaço de integração social e desenvolvimento pessoal.

7. João Carlos Azevedo de Correia

43 anos

Natural de Braga, fez grande parte do seu percurso estudantil nesta cidade, onde frequentou, durante 9 anos, o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian. Médico Veterinário, concluiu o mestrado nesta área em 2009 no ICBAS, da Universidade do Porto, profissão que exerceu até iniciar funções na Câmara Municipal de Braga. Aquando da realização em Portugal do Euro2004 e do Europeu Sub21 de futebol, em 2006, foi coordenador de voluntários. Desempenhou vários cargos na JSD e no PSD de Braga, sendo atualmente Secretário-geral do PSD de Braga e vogal da Comissão Política Distrital. É, desde 2013, adjunto da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo trabalhando em áreas como o Desporto, Juventude, Associativismo, Saúde e Bem Estar, Recursos Humanos e Administração Municipal. Foi também membro da Assembleia de Freguesia de Sequeira e da Assembleia Municipal de Braga.

8. Sofia Alcaide​

29 anos

Nascida em Braga, é Advogada e Docente Assistente Convidada da Escola de Direito da Universidade do Minho, a par de Investigadora no Centro de Investigação em Justiça e Governação. Licenciada em Direito e Mestre em Direito dos Contratos e da Empresa pela Universidade do Minho, exerceu várias funções no associativismo na Associação de Estudantes de Direito e na Associação Académica. A nível nacional, foi Presidente da Mesa da Federação Académica do Desporto Universitário. Concluiu o estágio da Ordem dos Advogados em 2021, iniciando aí a sua carreira como advogada. Nesse mesmo ano, apresentou a sua dissertação de mestrado, a qual veio a ser publicada em livro. Desde 2023, é Docente Assistente Convidada na Escola de Direito da Universidade do Minho. Foi eleita membro suplente da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos pela Assembleia da República em 2024. É, atualmente, Presidente da JSD/Braga.

9. Nuno Gouveia​

47 anos

47 anos, é licenciado em Ciências da Comunicação e em Sociologia das Organizações pela Universidade do Minho e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa. Foi Adjunto de Miguel Poiares Maduro, Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional no Governo de Pedro Passos Coelho. Anteriormente, trabalhou na Rádio Universitária do Minho e na Direção Regional de Cultura do Norte. Desde 2016, é adjunto do Presidente Ricardo Rio, com responsabilidades na cooperação internacional e em redes de cidades, integrando desde 2021 a direção da EUROCITIES, a maior rede de cidades europeias. Desde 2023, é coordenador da rede URBACT Cities After Dark, liderada pelo Município de Braga. Foi docente convidado da Porto Business School e é comentador regular da CNN Portugal sobre política norte-americana e internacional, com diversas participações em órgãos de comunicação social.

10. Epifânia Oliveira

37 anos

Nasceu em Braga e é licenciada em Filosofia pela Universidade do Minho. Integrou o programa intensivo de Erasmus «Energy for Europe – with respect to the environment» na Universidade de Patras, Grécia. Obteve o grau de Mestre em Ensino de Filosofia e Psicologia na Universidade do Minho. Atualmente frequenta o Doutoramento em Filosofia Política na Universidade de Santiago de Compostela. Lecionou a Unidade Curricular «Portugal Contemporâneo I» no Curso de Português para Estrangeiros, na Universidade do Minho entre 2019 e 2024. É atualmente membro da Comissão Política da Concelhia do CDS de Braga, posição que ocupou entre 2017 e 2021. Exerceu funções como adjunta na Câmara Municipal de Braga nos pelouros da Educação e Cultura (2017-2019); Coesão Social e Solidariedade (2019-2021); Educação, Inovação e Coesão Social (2021-2024). Entre 2015 e 2018, integrou os órgãos da Associação de Festas de São João de Braga.

11. Micaela Pereira

38 anos

É natural da Freguesia de Cunha. Casada e mãe de um filho, licenciou-se em Neurofisiologia pela Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (CESPU). Durante o seu percurso académico, desenvolveu um particular interesse pela Medicina do Sono, área em que realizou diversas formações e especializações. Desempenhou funções na área do Diagnóstico das Patologias do Sono, sendo que, atualmente, exerce funções numa empresa de ventilação e cuidados respiratórios. Paralelamente à sua atividade profissional, mantém um forte compromisso com a cultura e o associativismo. Desde jovem integra o Rancho Folclórico do CATEL – Cunha e, em 2006, assumiu o cargo de Presidente da Assembleia Geral da associação e em 2021 foi eleita Presidente da Direção. No exercício destas funções, participou em várias iniciativas dinamizadas pelo Município de Braga.