Promete resgatar o desenvolvimento e a dignidade da freguesia. Motorista dos TUB, 50 anos, ex-jogador do GD Adaúfe e com experiência autárquica, foca as suas propostas na criação de um jardim de infância, lar de idosos, melhoria dos transportes públicos, acesso à saúde e habitação acessível. Propõe acessibilidades e inclusão para uma comunidade coesa, onde todos sejam ouvidos. Com uma equipa motivada, aposta em mais qualidade de vida e oportunidades para os habitantes de Adaúfe.
É Presidente desde 2021 e recandidata-se com o apoio coligação “Juntos por Braga”. 63 anos, professora do 3º Ciclo, foi Secretária da Assembleia de Freguesia durante 12 anos e Secretária da União de Freguesias, de 2013 a 2021. Promoveu a ação social, educação, lazer, requalificação de cemitérios, parques e ruas e apoio a jovens e seniores. Pretende continuar a requalificar equipamentos, reforçar apoios sociais e manter uma gestão próxima e acessível.
É Presidente desde 2021. 53 anos, chefe de tráfego no setor de transportes, foi jogador, preparador físico e dirigente do CD Celeirós, Vice-Presidente do Centro Social e Paroquial de Celeirós e membro de associações locais. Destacou-se pela requalificação de redes viárias, campos de futebol, parques infantis, ringues desportivos e edifícios municipais, incluindo Espaço Cidadão e balcão CTT, parques, tanques e valorização de espaços culturais e históricos. Propõe-se continuar obras estruturantes, requalificar edifícios e reforçar a cooperação com associações, cidadãos e instituições.
Com 20 anos e um percurso académico distinto (premiado pela melhor Prova de Aptidão Profissional nacional), frequenta a licenciatura em Gestão de Empresas no IPCA. Concilia estudos com trabalho no negócio familiar e experiência no setor comercial. Integra a Fanfarra Infanto-Juvenil de Cabreiros, a vida paroquial, o Clube Automóvel do Minho e a Associação Académica do IPCA. Pretende a requalificação da EM 561, a valorização do Rio Labriosque, a criação de novos espaços sociais e educativos, o apoio às associações culturais e a melhoria de infraestruturas locais.
É Presidente desde 2017. 56 anos, casado, pai de 3 filhos, é profissional da área de informação médica. Foi Presidente da Assembleia de Freguesia de Crespos e deputado municipal. Liderou obras como a valorização da Praia do Cavadinho, a conclusão do adro da Igreja de Pousada e a construção da Casa Mortuária, a requalificação dos polidesportivos e os melhoramentos nas vias de acesso. Propõe melhorias em vias, escolas, parques infantis e instalações desportivas.
É Presidente desde 2017. 56 anos, casado, pai de 3 filhos, é profissional da área de informação médica. Foi Presidente da Assembleia de Freguesia de Crespos e deputado municipal. Liderou obras como a valorização da Praia do Cavadinho, a conclusão do adro da Igreja de Pousada e a construção da Casa Mortuária, a requalificação dos polidesportivos e os melhoramentos nas vias de acesso. Propõe melhorias em vias, escolas, parques infantis e instalações desportivas.
É Presidente desde 2015. 46 anos, casado e pai de 2 filhos, encabeça a lista “Mais Esporões”. Licenciado e mestre em Gestão, é empresário e Juiz Social no Tribunal de Menores de Braga. Liderou a valorização do território, criação de parques e áreas de lazer, requalificação da rede viária, reforço dos transportes públicos e apoio às associações. Propõe obras estruturantes, como a nova Unidade de Saúde, a requalificação do edifício da Junta, a construção de Casa Mortuária, o pavilhão gimnodesportivo e os trilhos pedestres
47 anos, empresário na área da jardinagem, é vice-presidente de um grupo de bombos e membro da Confraria de Santo António. Propõe mais investimento, com foco em transportes públicos, requalificação de vias, criação de um equipamento multiusos e um parque de lazer intergeracional. Defende a reabilitação do cemitério, dos fontanários e a criação de um trilho pedestre. Compromete-se a exigir atenção do Município para um Espinho mais coeso, inclusivo e com mais obras, onde todos sejam ouvidos.
39 anos, casada e mãe de 2 filhos, é licenciada em Educação, com pós-graduação em Gestão de Organizações Sociais e de Saúde e mestrado em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária. Coordena o Núcleo Local de Inserção e do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, em Vieira do Minho. É também tesoureira da Casa do Povo de Este, assim como desta União de Freguesias. Propõe-se a liderar a União de Freguesias com empatia, compromisso e ética, promovendo uma freguesia coesa, inclusiva e participativa.
43 anos, casado e pai de 2 filhas, é licenciado em Arquitetura. Trabalha há mais de 12 anos num grupo multinacional. Natural de Gondizalves, é de realçar o seu envolvimento cívico, social e desportivo, na comunidade paroquial, nos escuteiros e no desporto de alta competição do ABC. Destacou-se por liderar projetos como a requalificação do campo de futebol de Gondizalves e iniciativas solidárias e culturais. Propõe um novo ciclo, com foco na melhoria da rede viária, espaços públicos, escolas, desporto e cultura.
Empresário da construção civil, pai de 2 filhos, iniciou a vida autárquica em 2005 como secretário da Junta. Propõe a requalificação de ruas e escadórios da capela e do miradouro, de áreas de lazer, a criação de novos acessos à escola e a expansão do Parque de Lazer de Ribeiro dos Prados. Outros projetos são a construção de um campo de futebol de 5, um auditório na sede da Junta e a criação de um grupo de intervenção em educação, desporto, cultura e ação social.
49 anos, é Conservador-Restaurador, empresário e mestre em Engenharia Civil. Ligado à comunidade, participou em movimentos paroquiais e futebol amador. Foi líder da oposição em Gualtar (2009-2021), conhecendo os desafios locais. Critica a falta de proximidade, gestão ineficiente e má manutenção da Junta atual. Propõe seriedade, transparência e maior capacidade de ouvir e resolver problemas reais, promovendo a colaboração com associações e o desenvolvimento sustentável.
68 anos, engenheiro eletrotécnico aposentado, tem experiência em gestão e uma forte atividade associativa. Foi Presidente e Secretário em Assembleias de Freguesia, contribuindo para obras como a da Capela Mortuária e do Penedo das Letras. Propõe revitalizar o Castro do Monte Redondo, criar um miradouro no Penedo da Cadeirinha, melhorar acessos florestais e requalificar parques. Com dedicação, quer cuidar do existente e abrir novas oportunidades para uma união mais coesa.
Eleito em 2021, por outra força política, recandidata-se agora como independente e conta com o apoio da coligação Juntos por Braga. A sua prioridade é continuar a servir a população com proximidade, dedicação e responsabilidade. Destaca-se o trabalho feito com cidadãos, associações e instituições, que reforçou a coesão da Freguesia. A nova candidatura reúne pessoas de diferentes sensibilidades políticas, opção que garante autonomia, estabilidade e compromisso com o bem comum, pelo futuro da Freguesia.
56 anos, casado, pai de 3 filhos e avô, é a alternativa para tornar a Junta mais próxima das pessoas, transparente e focada em soluções concretas. Desempenha funções de chefia no grupo Bosch, foi representante de pais na Escola Alfacoop e membro da Associação de Pais da Escola Básica de Lomar. Em 2021 fundou o movimento independente “ALA – Abraçar Lomar e Arcos”, trazendo uma nova voz à política local. Agora, apresenta-se pela coligação “Juntos por Braga”, pela sua dedicação, liderança e compromisso com a população.
49 anos, licenciada em Gestão Comercial e Contabilidade. Tem experiência profissional como gestora e décadas de dedicação ao serviço público, tendo integrado o executivo da Freguesia. Destaca-se pela sensibilidade social, promovendo projetos como o gabinete de ação social e iniciativas solidárias de apoio a famílias e seniores. Pretende avançar com novos projetos de requalificação urbana, cultura e bem-estar, incluindo a candidatura da Sé a Património da UNESCO, a criação de parques infantis inclusivos e a melhoria da mobilidade e do espaço público.
45 anos, casado e pai, tem um percurso multifacetado, como diretor de escola de condução, motorista de pesados e árbitro de futebol 11. Entre as suas prioridades estão a limpeza e a segurança, bem como medidas sociais para idosos. Defende a sustentabilidade, com requalificação de jardins, hortas comunitárias e plantação de árvores, além da melhoria da mobilidade com transportes públicos, acessibilidades, ciclovias e percursos pedonais. Na educação e cultura, aposta em explicações gratuitas, oficinas de literacia digital, cursos de cidadania e concursos criativos.
É Presidente desde 2017. 59 anos, mãe de 3 filhos, é contabilista e docente convidada no IPCA. Liderou projetos como a requalificação de ruas e largos, ampliação do cemitério, construção do edifício da Junta e criação de áreas verdes, percursos pedestres e espaços de lazer. Promoveu a natalidade, educação, desporto, saúde e bem-estar. Compromete-se a reforçar a ação social, requalificar a sede da Junta, construir auditórios, criar um “Espaço Jovem”, fomentar a habitação acessível e a fixação de jovens, a implementar equipamentos, melhorar estradas, percursos pedestres e iluminação pública.
Natural de Lomar, reside em Trandeiras desde 1989, onde fundou a Associação Cultural e Recreativa e o Grupo de Teatro D’Art, contribuindo para a vida cultural local. Com mais de 20 anos de dedicação à comunidade e 12 como secretário da Junta, apresenta-se como um homem respeitado, experiente e próximo das pessoas. Lidera uma equipa jovem e com novas ideias para construir uma União das Freguesias mais coesa e participativa
Conta com 2 mandatos como Presidente (2013-2021) e 2 na Assembleia de Freguesia (2005-2013). 57 anos, casado, conta com experiência na gestão comercial, um percurso autárquico sólido e um envolvimento cívico ativo em associações de pais e eventos culturais. Liderou intervenções em infraestruturas, espaço público e rede viária, e propõe reforço do apoio social, ampliação do cemitério, construção da sede da Junta, implementação do Balcão Único e criação de uma creche, com proximidade, compromisso e visão estratégica.
31 anos, casada, licenciada em Ciências da Comunicação e doutoranda em Comunicação e Informação na Universidade do Porto, tem uma carreira consolidada em comunicação e marketing. Especializada em responsabilidade social, coordenou projetos de grande impacto em empresas de referência, combinando estratégia, proximidade e sensibilidade social. É membro da Assembleia de Freguesia e assumiu funções como vogal do executivo. Voluntária em associações culturais e sociais, apresenta-se com o compromisso de devolver proximidade, atenção e cuidado às freguesias, valorizando o património, fortalecendo o associativismo e ouvindo os cidadãos.
Avança agora com a candidatura independente “LICAU” à presidência da Junta da União de Freguesias, candidatura que conta com o apoio da coligação “Juntos por Braga”. Fez parte da equipa que tem estado ao serviço da Freguesia nos últimos anos e conhece bem o trabalho que foi feito, os desafios enfrentados e aquilo que ainda pode ser melhorado. Esteve sempre presente, com responsabilidade e espírito de colaboração, assumindo agora a liderança com a ambição de continuar esse percurso.
Promete uma freguesia mais dinâmica. 50 anos, natural da terra, é oficial de mecânica e um elemento ativo no associativismo, integrando a Comissão de Festas, os Escuteiros e um Grupo Desportivo. Identifica a falta de obras e habitação para jovens como problemas centrais. Propõe diálogo com o Município para atrair investimento, criar habitação e apoiar as 20 associações locais. Destaca a construção de um Centro Lúdico e a requalificação do espaço desportivo da EB1. Com uma equipa jovem, quer um Padim da Graça ativo, inclusivo e com oportunidades para todos.
31 anos, advogado, doutorando em Direito e pós-graduado em Governação Local. Foi presidente da Assembleia de Freguesia, membro da Assembleia Municipal e dirigente da JSD, tendo participando em associações locais e representado Portugal no Congresso das Autoridades Locais e Regionais do Conselho da Europa. Liderou a transformação de Palmeira em vila, investindo em urbanismo, proteção civil, mobilidade, valorização do meio urbano e apoio às coletividades, conquistando também a bandeira Eco-Freguesia. Propõe novos parques e zonas verdes, requalificação de arruamentos, alargamento do cemitério e reforço de transportes e serviços públicos.
É Presidente desde 2017. 58 anos, casada, mãe de 2 filhos e assistente técnica, fez parte da Assembleia de Freguesia. Promoveu melhorias na rede viária, iluminação pública, apoio social e comunitário, educação, saúde, desporto e cultura. Deu atenção aos mais vulneráveis e avançou com a intervenção nas ruas de Além e do Espírito Santo, a valorização do Largo das Carvalheiras e a instalação de novos balneários no Campo de Futebol. Propõe reforçar a ação social, modernizar infraestruturas, criar programas para jovens, investir em lazer e ambiente.
É Presidente há 8 anos. 46 anos, pai de 2 filhas, é agente único nos Transportes Urbanos de Braga. Estudou Gestão e Administração Pública no Instituto Politécnico de Bragança e foi militar ao serviço das Nações Unidas. Promoveu a requalificação de ruas, cemitério, polidesportivo e espaços públicos, bem como o apoio social e a dinamização do associativismo. Propõe-se continuar com projetos prioritários, como a requalificação do polidesportivo, do parque infantil da Quinta das Rosas, a construção de novo cemitério e a melhorias das vias.
Aposta em devolver dinamismo e qualidade de vida à Freguesia. Com 40 anos, solicitador, é natural de Real e está ligado aos Escoteiros e à Associação de Estudantes do IPCA. Identifica problemas como a má manutenção de espaços públicos, a falta de comunicação digital e o insuficiente apoio às associações. Propõe reabilitar parques, criar uma aplicação da Junta, espaços de coworking, uma creche em Semelhe e reestruturar a Junta com ganhos de eficiência. Com uma visão moderna, quer um território cuidado, participado e mais oportunidades para todos.
Cumpre agora o 2º mandato. 65 anos, tem formação em comércio e carreira em vendas e controlo. Foi Presidente em Aveleda e exerceu funções na União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro. Avançou com a requalificação e alargamento de várias vias, construção do espaço do Talegre, Salão de Festas e Casa Mortuária e concretização da 1ª fase do Ruílhe Park. Quer concluir a 2ª fase deste, alargar o cemitério, requalificar o adro da igreja e a Rua do Engenho, reforçar a ligação entre Ruílhe e Tebosa, melhorar acessibilidades e apostar em programas de apoio social.
47 anos, casada, com 2 filhos, desempenha funções como funcionária pública com forte ligação ao associativismo. Foi co-fundadora da Lucréjovem e Presidente da Assembleia da Associação da Casa do Povo de Adaúfe, Crespos, Navarra, Santa Lucrécia e São Paio de Pousada. Foi Presidente da Assembleia de Freguesia de Santa Lucrécia de Algeriz antes de se tornar tesoureira do atual executivo. Quer reforçar a proximidade à população, valorizar laços comunitários e assegurar o bem-estar dos seniores, dinamizando atividades idades e valorizando o território.
É Presidente desde 2021 e foi vogal entre 2017 e 2021. 55 anos, casado e pai de 3 filhos, é licenciado em Gestão de Empresas e mestre em Informática e Ensino de Informática. Formador de profissão, tem forte ligação comunitária. Implementou o Balcão Digital, reforçou os serviços ao cidadão, dinamizou associações e criou o projeto “Novos Cuidadores de Bairro”, além de promover a sustentabilidade. Pretende continuar a modernizar serviços, acompanhar a renovação da sede, fortalecer o atendimento digital e a rede social.
É Presidente desde 2021. Arquiteto, 37 anos, pai de família, já desempenhou funções no executivo vicentino, na Câmara Municipal e em instituições locais. A sua gestão próxima foi marcada pelo apoio à comunidade escolar, dinamização cultural e obtenção do galardão Eco-Freguesia. Compromete-se a avançar com intervenções estruturais na Avenida General Norton de Matos, Custódio Vilas Boas e no Centro Coordenador de Transportes, reforçar a gestão do espaço público e aprofundar parcerias com instituições locais.
61 anos, bancário e pai de 2 filhos, aqui reside há mais de 20 anos. Foi membro da Assembleia Municipal de Braga durante mais de 35 anos e líder do Grupo Parlamentar do PSD. Foi deputado à Assembleia da República e Adjunto do Ministro da Juventude. É Presidente do PSD Braga, tendo sido distinguido com a Medalha de Mérito do Município e o Galardão Poder Local. Pretende cuidar de equipamentos públicos, vias e espaços verdes, garantindo qualidade de vida, promovendo proximidade e reivindicando obras estruturantes junto da Câmara.
44 anos, casado e pai de 2 filhas, é profissional na área comercial do desporto. É Presidente do clube de futebol AC Líderes e membro da Associação de Pais da EB1/JI de Sequeira. Foi escuteiro, jogador do Sequeirense F.C. e soma 2 mandatos na Assembleia de Freguesia. Apresenta-se como alternativa de mudança, defendendo mais ação, proximidade e diálogo com todos. Propõe-se fixar a população, avançar com respostas sociais para seniores, valorizar o movimento associativo, dinamizar as infraestruturas locais e promover a preservação ambiental.
É Presidente desde 2017, após 5 mandatos na Assembleia de Freguesia. Licenciada e Professora de Geografia, com especialização em Educação Especial, destacou-se pela requalificação do Jardim de Infância, EB1 e piscina, pela abertura do posto dos CTT e da Junta a tempo inteiro, bem como pela criação de equipamentos como o parque infantil dos Curros. Promoveu, ainda, o Festival das Sopas e Tradições. Compromete-se em avançar com a ampliação do cemitério, construção de um auditório, melhoria do pavilhão e da EB1, criação de parque de autocaravanas e novos arruamentos.
É recandidato. 50 anos, casado, com 1 filha. Tem formação administrativa e exerce funções como operador de máquinas. Integrou o Futebol Clube de Tadim, a Associação de Pais e a Comissão de Festas. Concretizou obras como a requalificação da EM 562, de melhorias nas escolas do Padrão e da Estação e valorização de espaços verdes, além da dinamização social e cultural. As prioridades são consolidar projetos em curso, requalificar o pavilhão gimnodesportivo, a EB2/3 e a Casa Mortuária, além de investir em novas respostas sociais, educativas e desportivas.
É Presidente desde 2021. Tem 61 anos, é casado e pai de 2 filhos. Operário têxtil e com uma forte ligação à comunidade, realizou obras de requalificação da escola, da rede viária, Capela Mortuária e espaços verdes, além de promover melhorias na Unidade de Saúde. Propõe a construção de uma creche, centro cívico, parque infantil e zonas de lazer, reforçando uma liderança próxima, responsável e focada no bem-estar e desenvolvimento dos Tebosenses.
Lidera esta União de Freguesia desde 2017. 46 anos, casado e pai de 2 filhos, é licenciado em Gestão de Empresas. Concilia a atividade empresarial com o trabalho autárquico e o envolvimento comunitário. Ex-tesoureiro da Associação Cultural e Recreativa Inter Fradelos, destacou-se por intervenções como o alargamento da Rua da Igreja de Fradelos ou a construção da Casa Mortuária de Vilaça. Define como prioridades a requalificação do Adro da Igreja de Vilaça, do piso da Rua David Augusto Ribeiro e do Largo da Igreja de Fradelos.