Figueiredo

Marco Oliveira

“Seguimos Juntos por Figueiredo”. É com este mote que Marco Oliveira avança para uma recandidatura à Junta de Freguesia de Figueiredo pela Coligação “Juntos por Braga” com a certeza de que ainda há espaço para melhorar o trabalho de excelência que tem vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos anos.

Com 47 anos, Marco Oliveira, Gestor de Contas de profissão, nasceu em Paris, mas com apenas 1 ano de idade passou a residir em Figueiredo, com os seus avós paternos. A vontade de assumir a presidência da autarquia local surgiu de uma ligação à freguesia que se foi reforçando, ano após ano, pela vontade de servir a comunidade.

Desde cedo, Marco Oliveira participou ativamente nas atividades da freguesia. Com 15 anos ajudava a organizar as comemorações do 25 de Abril, provas de atletismo organizadas pela ACR Hélios de Figueiredo, chegando a ser atleta do Grupo Desportivo de Figueiredo e dirigente na sua primeira participação nas competições da AF de Braga. Importa referir ainda que foi fundador e dirigente, durante dois mandatos, da Associação Divino Salvador de Figueiredo.

O percurso na política começou a desenhar-se em 1997, momento em que integrou uma lista de jovens que se candidatou às eleições autárquicas em Figueiredo. De 2001 a 2005 desempenhou funções de secretário da Assembleia de Freguesia e de 2005 a 2013 Tesoureiro do executivo. Desde 2013 assume a liderança como presidente. São vinte anos de experiência e vivência com a freguesia e os seus habitantes.

Sobre o trabalho realizado, a obra fala por si. A requalificação do recinto da Capela Nossa Senhora de Fátima, a implementação da loja do “Espaço Cidadão”, a requalificação do cemitério paroquial, a intervenção no parque desportivo de Figueiredo, a intervenção de colocação de saneamento na Rua do Sobrado, o alargamento da Travessa do Pinheiro do Bicho, a retificação e colocação de águas pluviais na Travessa de São Brás, a requalificação dos passeios na Rua das Pedreiras e Bons Caminhos e muitas outras pequenas intervenções de melhoramento e reparação marcaram a governação de Marco Oliveira. Estão ainda previstas as intervenções de requalificação e águas pluviais da Rua do Bairro, a requalificação dos Passeios da Rua Sra. Bons Caminhos, e a requalificação da Escola Básica de Figueiredo e Pré-Escola.

Para os próximos quatro anos, o apoio às atividades das coletividades, sejam de âmbito desportivo, cultural e recreativo merecerá por parte da Junta de Freguesia uma aposta forte. Também a aposta na educação, tal como se tem verificado ao longo dos últimos anos, é para manter ou, se possível, melhorar, através de infraestruturas e de um investimento que ajude as famílias.
Atenta às ambições de quem se quer fixar na freguesia, principalmente da comunidade jovem, a equipa liderada por Marco Oliveira ambiciona ainda explorar parcerias para aumentar a oferta de habitações para quem queira viver em Figueiredo.
Sobre projetos que melhoram a qualidade de vida das pessoas, destaque para a aposta na reabilitação viária (Rua de São Miguel, Travessa das Pedreiras, Rua Casal de Vila, Rua e Travessa do Forno), mas também das áreas de lazer, como é o caso do Parque de Merendas de Ribeiro dos Prados.

É na combinação de provas dadas no passado recente com metas ambiciosas para o futuro que Marco Oliveira se apresenta aos eleitores como uma aposta segura para impulsionar e dinamizar a freguesia de Figueiredo.

 

EFETIVOS:

  1. Marco Paulo Ferreira de Oliveira
  2. João Manuel Rodrigues Marques
  3. Ana Isabel Dias da Costa de Sousa
  4. Carlos Amandino de Sá Alves
  5. Silvino Fonseca Ribeiro
  6. Renata Filipa Oliveira Faria
  7. Manuel António Carvalho Ribeiro
  8. Daniela de Jesus Matos Ferreira
  9. António Martins da Costa

 

SUPLENTES:

  1. Manuel Martinho Gomes Ferreira
  2. Maria Margarida Fonseca Moreira
  3. Susana Maria de Sá Faria
  4. Manuel da Costa Ferreira
  5. Tânia Daniela Gonçalves Oliveira
  6. Susana Cristina Silva Pereira
  7. Manuel Barbosa Ferreira
  8. Helena Eduarda Gomes de Carvalho
  9. Clara Rafaela Oliveira Faria