Arentim e Cunha entra em nova fase de desenvolvimento com Guilhermina Vieira

Guilhermina Vieira apresentou publicamente a sua candidatura à presidência da Junta da União de Freguesias de Arentim e Cunha, contando com o apoio da coligação “Juntos por Braga”. Ricardo Rio, candidato à Câmara Municipal de Braga, sublinha o muito que foi feito ao longo dos últimos oito anos nesta UF, acreditando firmemente em Guilhermina Vieira para poder dar continuidade ao “trabalho de excelência” desenvolvido por José Afonso, ex-presidente da Junta da UF de Arentim e Cunha.

Ricardo Rio começou por lembrar o forte contributo protagonizado por José Afonso à frente dos destinos da UF. “Ao longo dos últimos anos, o José Afonso foi um grande presidente. Esteve sempre de forma pró-ativa junto da CM a exigir investimento e as concretizações que estavam por realizar”, disse, apontando desde logo a nova fase de desenvolvimento de Arentim e Cunha para a equipa liderada por Guilhermina Vieira.

“Temos uma excelente candidata que é a Guilhermina Vieira, que participou no trabalho desenvolvido com o José Afonso, e que vai ser, no próximo dia 26, eleita a próxima presidente desta União de Freguesias. É uma mulher que não se acomoda, que quer sempre mais do ponto de vista da defesa dos projetos a desenvolver em benefício da população”, disse.

Rio lembrou concretizações importantes realizadas ao longo dos últimos anos em Arentim e Cunha, que se manifestaram em várias dimensões: na criação de um Espaço Cidadão, na melhoria das infraestruturas viárias, na qualificação dos espaços públicos como a escola e a piscina, mas também na oferta cultural com programas como o “Mais Teatro”.

Sobre o futuro, Ricardo Rio lembrou que é muito importante investir no “reforço da oferta da habitação, na melhoria das acessibilidades, na requalificação da rede viária e em outros aspetos importantes como a melhoria dos transportes públicos”, sublinhando algo que considera de extrema importância e transversal a todo concelho: “estar sempre ao lado das pessoas, apoiar sempre os mais vulneráveis”.

E foi precisamente para as pessoas que Guilhermina Vieira preparou o seu discurso. “Estive neste Executivo ao longo dos últimos mandatos com o propósito de colocar em primeiro lugar as pessoas. Ao longo dos últimos oito anos proporcionámos mais e melhores serviços às pessoas”, disse a candidata.

O Espaço Cidadão e consequente descentralização dos serviços, o apoio a todas as associações sem exceção, o apoio à população durante o período pandémico, ou a criação de uma loja comunitária foram marcas indeléveis em Arentim e Cunha que contaram com o forte contributo de Guilhermina Silva. A este trabalho juntam-se obras emblemáticas como a requalificação da Calçada do Fiteiro, uma reivindicação da população com décadas, bem como outros melhoramentos na rede viária.

A candidata considera que esses melhoramentos são para continuar. A par das requalificações nas ruas, está previsto o alargamento do cemitério de Arentim, a execução de um trilho junto ao Rio Este e o reforço de meios de uma primeira linha de combate aos incêndios. Para concretizar estas e muitas outras ambições, Guilhermina deixou uma garantia. “Temos muitas pretensões e é com esta equipa jovem e empenhada que queremos fazer tudo isso”, garantiu.