Coligação Juntos Por Braga quer mapear ofertas sociais e aumentar as creches em Braga

Listas duplicadas e alguma oferta repetida são alguns dos problemas que a coligação “Juntos por Braga” pretende solucionar. “Resposta às creches deve estar nas IPSS´s e não no púbico”, frisa o candidato Ricardo Rio.

Reconhecido pelas instituições particulares de solidariedade social o investimento de mais de um milhão de euros de apoios diretos na melhoria e ampliação de valências em quatro anos, Ricardo Rio quer agora mapear as ofertas que existem no território Bracarense.

“É preciso um levantamento das listas de espera para evitar a duplicação das listas pelas diferentes instituições. Temos conversado com os responsáveis da UDIPSS, várias instituições do concelho e juntas da freguesia. A conclusão é que o primeiro passo para dar uma resposta, entre oferta e procura mais eficaz, é mapear essas necessidades. Fazer um exercício prospetivo de forma a que as instituições não coloquem em causa a sustentabilidade”, apontou Ricardo Rio durante uma visita ao Centro Social Paroquial de Mire de Tibães.

Ricardo Rio vai mesmo mais longe e defende uma oferta para as creches no seio das IPSS

“Que não seja uma rede de creches públicas, mas sim de instituições sociais que estão no terreno e conhecem as realidades locais. E em termos de gestão, têm que ter o apoio da Segurança Social, com a devida contratualização e da Câmara Municipal, quer com a cedência de edifícios, quer com apoio financeiro”, apontou o candidato da coligação à Câmara de Braga.

Ricardo Rio, acompanhado de Olga Pereira, Ana Ferreira e Epifânia Oliveira, além do recandidato à Junta de freguesia de Mire de Tibães, José Magalhães, visitou o Centro Social Paroquial de Mire de Tibães e reconheceu o papel da instituição naquela região de Braga.

“Nasceu de uma vontade da população, da mobilização das Mulheres em Movimento que fizeram um trabalho enorme para que este projeto passasse a ser uma realidade. Hoje é uma instituição que precisa de alargar, aumentando a capacidade, e Câmara estará disponível para isso, quer a nível técnico, urbanístico e financeiro. Ao mesmo tempo, esta instituição, em conjunto com a freguesia, está a par dos projetos nesta área para o concelho num trabalho em rede, apontou.

Disso mesmo deu nota do candidato da coligação “Juntos por Braga” à freguesia de Mire de Tibães. José Magalhães frisou que a freguesia, que atualmente lidera, vai continuar a apoiar a instituição. “Estamos disponíveis e queremos continuar a ajudar esta instituição. Sempre abraçamos e vamos continuar a ajudar, quer em termos de logística quer financeiramente. Estamos e vamos estar ao lado das necessidades do centro social”, destacou.

Já o pároco e presidente do Centro Social Paroquial de Mire de Tibães destacou que o futuro da instituição passa pelo alargamento da valência de lar e projetar novas ofertas. “Temos situações pendentes. Precisamos de conseguir viabilidade no terreno anexo para alargamento e o edificado que precisa de alguma requalificação. Esperamos que a Câmara nos ajude e, ao mesmo tempo, estamos disponíveis para colaborações com a autarquia noutras áreas”, frisou o padre Marcelino Esteves.