Dois anos para transformar a Confiança em Residência Universitária

O candidato da coligação “Juntos por Braga” afirmou hoje que a recuperação patrimonial da antiga Fábrica da Confiança e a construção no terreno anexo de uma residência universitária será eixo de ligação entre o centro da cidade de Braga e a Universidade.

Durante uma visita ao espaço, Ricardo Rio apontou mesmo que dentro de dois anos o espaço ficará pronto, até porque, e como explicou, «já há trabalho de casa feito». Acompanhado pelo Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, pela Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), Maria José Fernandes e pelo Presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, Rui Oliveira, o candidato da coligação Juntos Por Braga afirmou que “este será um projeto estruturante para a cidade e para as instituições do Ensino Superior da região, colmatando uma necessidade e criando uma nova centralidade para a cidade”.

Os responsáveis da Universidade do Minho e do IPCA concordaram que o projeto é «fundamental» para dar resposta à constante necessidade de camas para universitários.

«Um desafio muito importante para a universidade e dá uma resposta eficaz a um problema que existe desde há muitos anos. E este espaço será importante para dar aos estudantes outro tipo de valências, como cultural ou formativas. Será um novo polo da cidade e uma grande oportunidade e com condições únicas para estudantes», disse Vieira de Castro

Já Maria José Fernandes reconhece que o espaço «vai resolver uma oferta de camas que vínhamos a ter e que não estávamos a conseguir dar resposta, sobretudo depois da instalação do novo polo na cidade de Braga”.

Rui Oliveira da AAUM disse que esta era uma reivindicação antiga da associação de estudantes, pois «são precisas camas para os estudantes e esta residência será fundamental também para apoiar a ligação entre os estudantes e a cidade», reforçando que este é um «projeto que faz todo o sentido e que tem que ser executado».

Ricardo Rio afirmou ainda que «tínhamos um projeto que já visava a criação de residências universitárias no espaço. Por isso, e após diálogo com a Universidade do Minho e IPCA, os ajustes foram rapidamente realizados e acreditamos que dentro de dois anos este espaço estará em funcionamento», afirmou.

O candidato da coligação que junta PSD, CDS-PP, PPM e Aliança, não tem dúvidas que o projeto tem duas importantes dimensões: a recuperação patrimonial e a resposta à procura de camas para o Ensino Superior.

«As 600 camas para aqui previstas não resolvem por completo a necessidade da habitação universitária, mas será um gigante reforço do número de camas disponíveis em Braga. Por outro lado, a recuperação patrimonial do espaço vai ser criar novas valências e serviços», disse, dando nota de que a recuperação da antiga Fábrica da Confiança será importante «eixo de ligação» entre o centro da cidade de Braga e a universidade.

«É um projeto que será realizado a curto prazo, estar iminente abertura do aviso ao abrigo do PRR no plano de dotação de mais camas para o Ensino Superior que o Ministro e Governo anunciaram», frisou, acrescentando que «Braga é mesmo prioridade na criação de mais camas». «Acreditamos que este projeto que tenha luz verde em termos de funcionamento nos próximos dois anos», sublinhou mesmo o candidato à Câmara da coligação “Juntos por Braga”.