“Fazer acontecer!” É este o mote do Programa Eleitoral apresentado por Ricardo Rio para o próximo mandato

A coligação “Juntos Por Braga” apresentou o seu Programa Eleitoral para o mandato de 2021-2025, com o mote “Fazer Acontecer” como veículo para a lógica de continuidade assumida pelo recandidato à Câmara Municipal, Ricardo Rio.

Num programa que “foge à tentação eleitoral em que se promete tudo, como uma lista de compras”, como diria o mandatário político da candidatura, Pedro Fraga, a coligação “Juntos Por Braga” convida a olhar para as conquistas dos últimos oito anos com a confiança de que é possível tornar Braga uma cidade ainda mais cosmopolita e líder no Norte do país. “Nos últimos anos, apresentámos aos Bracarenses um conjunto de propostas, ambiciosas, mas realistas; abrangentes, mas concretas em todas as áreas da governação municipal; ajustadas às necessidades do dia a dia, mas alicerçadas numa visão de longo prazo, construídas num profícuo diálogo com cidadãos e instituições. Foram anos de inúmeras realizações, de múltiplos reconhecimentos, mas, sobretudo, de um impacto transformador sobre a qualidade de vida e o bem-estar de cada um dos bracarenses. É imbuídos desses mesmos princípios e valores, com o mesmo empenho, disponibilidade e arrojo do primeiro dia, que nos submetemos a novo escrutínio popular”, afirma Ricardo Rio.

Assegurando que o programa eleitoral dará “sequência às políticas de sucesso”, Ricardo Rio organiza as suas ações futuras em três grandes propósitos centrais: Ultrapassar o passado, resolvendo problemas que foram herdados, tentando por exemplo alienar ou rentabilizar o Estádio Municipal de Braga em benefício do município ou concluir a liquidação da SGEB; Vencer os constrangimentos do presente, tomando como prioritárias as medidas de melhoramento de acessibilidades rodoviárias como a alteração do Nó de Infias, o prolongamento da Variante do Cávado até Ferreiros e as várias requalificações necessárias em locais como o túnel entre a Avenida António Macedo e a Avenida Central e a Avenida da Liberdade ou a Variante do Fojo. O reforço de políticas de apoio à habitação, de segurança rodoviária e de urbanismo são também destaque nesta vontade de ultrapassar constrangimentos atuais apontados pelos bracarenses; Reforçar os alicerces da cidade feliz do futuro, garantindo a formação, a captação e a retenção de talento através da criação da Innovation Eco Village e do MedTech, do Centro de Ciência em Braga e da continuidade do programa Empreender@Braga. A mobilidade, a cultura e a sustentabilidade fazem também parte deste leque de políticas de futuro delineadas pelo candidato da coligação “Juntos Por Braga”.

“Queremos continuar o processo transformador da cidade, dando aos cidadãos uma Braga que forma, capta e retém talento; inova na mobilidade; se assume como uma Capital de Cultura; lidera nas políticas de sustentabilidade; reforça as respostas sociais e educativas; promove uma Comunidade ativa e saudável e um Concelho resiliente; respeita um modelo de governança aberta e participada; e que rasga fronteiras e projeta a marca Braga mundo fora”, frisou Ricardo Rio.

Com o compromisso de continuar a construir uma Braga “próspera, inclusiva, sustentável, vibrante e reconhecida”, o candidato à Câmara Municipal de Braga garante: “os bracarenses podem continuar a acreditar que nós vamos fazer acontecer!”.