Firmino Marques lidera equipa que trabalhou durante 20 anos por São Victor

Dar mérito à equipa que trabalhou durante 20 anos em prol dos victorianos, que foi “abandonada” pelo seu “timoneiro”, mas que agora ganhou o seu líder natural: Firmino Marques. Foi esta a ideia chave da apresentação do programa eleitoral da candidatura da coligação “Juntos por Braga” à Junta de Freguesia de São Victor. Ricardo Rio, candidato à Câmara Municipal de Braga, acredita que no próximo dia 26 de Setembro São Victor irá agradecer o trabalho desenvolvido pela equipa agora liderada por Firmino Marques com a eleição da coligação “Juntos por Braga” para a autarquia local e para o município.

“Sempre presente por São Victor”, Firmino Marques explicou que aceitou o desafio lançado por Ricardo Rio “porque de um dia para o outro esfumou-se um clima de confiança que sempre existiu entre a JF e o município de Braga”, reforçando que quem “traiu essa confiança” estava no vértice de uma equipa que hoje, quase na sua maioria, transita para a lista que agora Firmino Marques encabeça e que se propõe a dar continuidade a um percurso de 20 anos que já foi distinguido, até por governos socialistas, como a melhor autarquia na área da qualidade e da sustentabilidade local. Ladeado pela sua equipa, Firmino Marques confessou que “pela lógica das coisas faltaria alguém” e que “o timoneiro deve ser o último a abandonar o barco”.

“Em equipa que ganha não se mexe e a equipa está aqui. Falta aqui alguém que relativamente aos valores da gratidão, lealdade e dignidade não os soube perceber ou não os quis perceber”, disse, garantindo que a equipa que hoje lidera pode trabalhar de “consciência leve e de acordo com os pergaminhos daquilo que devem ser os melhores valores de cidadania”, ao contrário de “outros que, como os cucos, voaram para ninhos que já estavam feitos”.

Firmino Marques propõe um mandato repleto de concretizações. O candidato quer dar seguimento à postura pioneira de transformação da política cultural, desportiva, social, mas, de mão dada com o município, apostar também em grandes projetos. Projetos como o Centro Cultural na Francisco Sanches, a criação de um Hub Social, o tão aguardado Parque Eco Monumental das Sete Fontes, a requalificação da Fábrica Confiança, ou a qualificação de várias artérias do amplo território de São Victor.

Uma “equipa de excelência”

No mesmo sentido foram as palavras de Ricardo Rio, que se congratula por ter em São Victor uma “equipa de excelência” e o “grosso da JF que exerceu funções nos últimos cinco mandatos” e que agora conta com “o seu líder natural”. Rio lembrou que com a qualidade desta equipa “não há que dar mérito excessivo àqueles que apenas aproveitaram o contributo, a dedicação e o conhecimento da freguesia” dessa mesma equipa.

Aos que hoje advogam ser independentes, Rio lembra a postura de colaboração com todas as Juntas que tem pautado a ação da coligação “Juntos por Braga”, independentemente da sua cor política. “Se a independência é esquecer os partidos para servir a população, não há ninguém mais independente do que aquilo que representa a nossa candidatura e esta lista que está aqui ao meu lado”, disse.

Depois de um primeiro mandato da CM condicionado pela herança socialista, Ricardo Rio lembrou que se investiu muito em São Victor ao longo dos últimos quatro anos. Entre o tanto que foi feito, destacou a requalificação e ampliação do parque da rodovia, a requalificação da Pousada da Juventude, as intervenções nas zonas urbanas, as intervenções em todos os equipamentos escolares de São Victor, e todo o trabalho que permitiu melhorar a qualidade de vida dos victorianos.

Ricardo Rio deixou a garantia de que nos próximos quatro anos muito mais será feito por São Victor e que para isso conta com aquele que é lembrado como “um dos melhores presidentes de Junta que o País pôde usufruir no período democrático”, Firmino Marques. A par dos grandes projetos já identificados, Rio lembrou as futuras intervenções na rede viária, nomeadamente a envolvente do Braga Parque, em todas as ruas desde a Quinta da Armada, na Av. Antero de Quental, até ao Bairro da Alegria, mas também na Rua José António Cruz, na Rua São José e “em tantos espaços que precisam de uma intervenção para qualificar ainda mais esta freguesia”.