Goreti Machado e Ricardo Rio projetam mandato de concretizações para Nogueira, Fraião e Lamaçães

Depois de um mandato condicionado em parte pela situação epidemiológica, Goreti Machado, candidata à Junta da União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães pela Coligação “Juntos por Braga” considera que é tempo de dar continuidade aos projetos idealizados, concretizando agora uma qualificação plena da UF. Para cumprir esse objetivo, Ricardo Rio, recandidato à Câmara Municipal de Braga, garantiu uma carteira de investimento de mais de 10 milhões de euros.

Foi no polidesportivo de Nogueira, requalificado no âmbito do programa ‘A(r)riscar’, que Goreti Machado, perante uma plateia numerosa, apresentou publicamente a sua recandidatura à Junta da União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães. Sem pejo nas palavras, e em resposta às críticas da oposição que em tempo de eleições vai fazendo reivindicações – muitas delas injustas e populistas – Ricardo Rio confessou que “efetivamente 8 anos é muito pouco tempo para corrigir tudo de mal que se fez nesta cidade ao longo de quatro décadas”.

Sobre Nogueira, Fraião e Lamaçães, Ricardo Rio não tem dúvidas: “os habitantes sabem bem aquilo que era esta união de freguesias há oito anos atrás e aquilo que ela é hoje e aquilo que vai continuar a ser com a presidência da Goreti Machado”. Durante um mandato difícil, de prioridades redefinidas ao dia, Ricardo Rio lembrou conquistas que melhoraram a qualidade de vida naquela UF, mas também em todo o concelho. Rio apontou o novo e inovador sistema de recolha do lixo, o reforço de frequência nos transportes públicos, o parque interface criado junto ao Minho Center e a implementação do School Bus, um projeto que visa diminuir a sobrecarga de trânsito no miolo da cidade.

Entre as várias requalificações da rede viária destaca-se o projeto da Variante da Encosta, que permitirá uma melhoria de circulação dos peões e das condições de ordenamento do espaço público.

Garantindo que a Coligação “não trabalha para eleições”, concretizando inaugurações à boca das eleições, ou apresentado projetos que nunca sequer tinham estado no papel – como outros fizeram no passado – , Ricardo Rio garantiu que só nesta UF há uma carteira de investimentos de mais de 10 milhões de euros que se iniciará a curto prazo. Em articulação com a Junta, três milhões de euros vão ser investidos na enorme requalificação da EB1 de Nogueira. Mas vão ser igualmente intervencionadas as Escolas de Fraião e de Lamaçães, será criado um Espaço Cidadão em Nogueira, criado um Centro Comunitário, intervencionados os cemitérios, será criada uma nova sede para a autarquia local e melhoradas as condições de trabalho das coletividades com novas sedes, como é o caso do Rancho Folclórico de Lamaçães e do Rancho Folclórico S. João Baptista de Nogueira.

A estes objetivos, a ambição de Goreti Machado em fazer mais e melhor pela população de Nogueira, Fraião e Lamaçães fez com que a candidata apresentasse outros. Com muitos projetos em execução e com outros já projetados, Goreti lembrou a essência do trabalho de um autarca: “com a minha equipa, estarei sempre presente para as pessoas que precisam da Junta de Freguesia”.

Oposição “desorientada”

Depois de apresentar um rol de apoios à população, que vão desde a criação do futuro Gabinete de Apoio à Saúde, mas que já acontecem em várias dimensões como o apoio à rede escolar, o auxílio no preenchimento de declarações, o apoio aos mais carenciados, e que também se manifesta através de inúmeras iniciativas que resultam do trabalho desenvolvido em rede com o município e com diversas instituições, Goreti Machado estranha a desorientação demonstrada publicamente pela oposição.

“Num dos seus cartazes de campanha, o Partido Socialista coloca em causa a qualidade do serviço público prestado em Nogueira, Fraião e Lamaçães. Eu tenho orgulho nos funcionários da Junta de Freguesia porque todo eles prestam um grande serviço e com muita qualidade. Enganaram-se no sítio onde colocaram o cartaz!”, disse.
Com um programa ambicioso, que certamente tocará de forma positiva na vida dos cidadãos em diferentes vertentes, sejam elas sociais, culturais, desportivas, de mobilidade e de lazer, Goreti Machado lembrou a conclusão do projeto de requalificação do espaço “VivoLocal”, do Centro de Atividades de Lamaçães e a transformação do “Campo dos Maikes” num parque desportivo. A estes, que estão na calha para execução durante os próximos quatro anos, juntam-se muitos outros, com forte incidência na requalificação da rede viária, na criação e manutenção dos espaços verdes, bem como continuar a lutar pela reposição dos limites da freguesia que tanto tem prejudicado Lamaçães.

Naquela que é uma das Uniões de Freguesias mais populosas do concelho, Goreti Machado está bem ciente do desafio exigente que tem em mãos, mas lembra que as melhorias das condições de vida da população resultam de “um trabalho contínuo”.