Goreti Machado é sinal de confiança para Nogueira, Fraião e Lamaçães

Goreti Machado, avança novamente para a candidatura à Junta de Nogueira, Fraião e Lamaçães pela Coligação “Juntos por Braga” para dar continuidade ao trabalho que iniciou, focando e priorizando a sua atenção nas pessoas e nos projetos estruturantes em Nogueira, Fraião e Lamaçães.

O trabalho executado ao longo dos últimos anos, numa das mais desafiantes autarquias do Concelho, são a prova da capacidade, da dedicação e da liderança em prol dos serviços à população.

Goreti Machado tem 68 anos, é casada, é matriarca de uma família numerosa, é licenciada em Humanidades pela Universidade Católica Portuguesa e fez uma pós-graduação em História das Instituições e Cultura Moderna e Contemporânea. Foi professora de Ensino Preparatório e Secundário durante 24 anos, 9 dos quais como orientadora de estágio.

Desempenhou várias funções autárquicas, como Secretária e Presidente da Junta de Freguesia de Fraião, Presidente da Assembleia de Freguesia de Fraião e deputada da Assembleia Municipal de Braga.

Foi Deputada na Assembleia da República na IX legislatura, integrou a Comissão de Assuntos Sociais e desempenhou a função de vice-coordenadora da Comissão de Ética. Durante toda a legislatura, criou um gabinete de atendimento à população nas instalações do extinto Governo Civil de Braga, e aí, semanalmente atendia pessoalmente os bracarenses com o objetivo de responder aos seus anseios, problemas e preocupações.

Com um percurso marcadamente associado à área social em entidades sem fins lucrativos, foi fundadora da Associação de Solidariedade Social de Fraião (instituição que trabalha na área da 3ª idade), vice-presidente da Direcção Nacional da Associação Portuguesa de Paramiloidose e presidente do Núcleo de Braga da Associação Portuguesa de Paramiloidose (instituição que luta contra a doença e apoia o doente paramiloidótico), secretária e vice-presidente da Assembleia-Geral da Associação Humanitária e Beneficente dos Bombeiros Voluntários de Braga, presidente do Rotary Club de Braga e governadora no ano rotário 2013/2014, distrito 197O, fundadora da Associação de Pais da Escola EB1 de Fraião, presidente da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade Filosofia de Braga, membro da Comissão de Protecção de Menores de Braga, membro da Comissão do Vale do Cávado (da Assembleia Municipal de Braga), membro da Comissão de Assuntos Sociais (da Assembleia Municipal de Braga).

Entendendo que o projeto que abraçou em 2013, quando se candidatou pela primeira vez à presidência da união de freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães, ainda necessita da sua liderança, apresenta-se com o mesmo espírito combativo, vontade e altruísmo que a carateriza.

Tem sido essa responsabilidade, destreza e trabalho consistente que tem permitido construir alicerces sólidos para os próximos anos nesta UF.

Os últimos dois anos foram severamente marcados pelas contingências inerentes à situação pandémica, tendo havido a necessidade de se re-orientar o projeto inicial apresentado em 2017. Apesar de ter havido várias intervenções de pequena dimensão – igualmente importantes para responder às solicitações dos cidadãos, todo o foco e atenção foram centralizados nas pessoas, na população e nos residentes, procurando suprir as suas necessidades mais diretas.

No entanto, há obras que foram feitas e podem ser constatadas, e outras que, ainda não visíveis, não se encontram paradas, estando os processos em curso. Sendo exemplo disso, a requalificação do campo de jogos “Os Maikes” (com a edificação do Pavilhão de ginástica artísitica), a requalificação da Escola Básica de Nogueira, a implementação do Espaço do Cidadão (em Nogueira) e a edificação de uma nova sede (que libertará a atual para a ocupação de atividades recreativas e permitirá o Rancho Folclórico de S. João Batista de Nogueira ter uma sede mais condigna), a requalificação e a criação de um novo cemitério em Nogueira, a criação do Centro de Atividades de Lamaçães (CAL) que permitirá ao Grupo Folclórico de Lamaçães ter uma sede mais condigna, a requalificação do cemitério de Lamaçães, o ringue de Lamaçães, o bar e campo de ténis VivoLocal em Lamaçães, e a requalificação de várias vias em Nogueira, Fraião e Lamaçães.

Em paralelo com estes projetos, muitos outros estão previstos, bem como o reforço dos serviços disponibilizados à população. Tem sido este o registo da equipa liderada por Goreti Machado que, no essencial, não se irá desviar do caminho traçado: servir as pessoas, defendendo causas sociais e implementando projetos estruturantes que salvaguardem o desenvolvimento de Nogueira, Fraião e Lamaçães.