João Nogueira quer “dar vida e identidade” a Gualtar

Decorreu esta sexta-feira a apresentação pública da candidatura de João Nogueira pela Coligação “Juntos por Braga” à presidência da Junta de Freguesia de Gualtar. Ricardo Rio, candidato à Câmara Municipal de Braga, marcou presença neste momento importante para o arranque de “uma candidatura que é de todos os gualtarenses”.

Cumprindo todas as regras de segurança e distanciamento, sentiu-se no salão da autarquia um otimismo genuíno de que Gualtar está perto de abraçar a mudança na Junta de Freguesia. Ricardo Rio não hesitou em garantir que os gualterenses podem confiar na equipa liderada por João Nogueira, que dará o melhor seguimento ao trabalho que a Coligação “Juntos por Braga” tem vindo a protagonizar em Gualtar, também na pessoa de Luís Marques, que corporizou um projeto sólido e competente enquanto oposição à governação socialista.

“Nós podemos confiar nesta equipa. É por isso hoje que queria não só associar-me a esta candidatura, mas dizer que da mesma maneira que tive muito orgulho daqueles que me acompanharam até aqui, tenho hoje também uma enorme expectativa e um enorme otimismo em relação à equipa liderada pelo João Nogueira. É um líder nato e tem todo o perfil para hoje assumir este papel que está a protagonizar: de ser alguém que motiva aqueles que o rodeiam para a concretização de novas ambições e para permitir que os gualterenses depositem toda a confiança nesta equipa para os próximos quatro anos de governo da Junta de Freguesia”, disse.

Sobre o futuro de Gualtar, Ricardo Rio espera poder contar com alguém que partilhe a visão do Município para que também naquele território as ambições sejam ilimitadas. E há tanto para fazer, desde logo a Innovation Eco Village que será instalada na Quinta dos Peões, a ligação ao Parque Eco Monumental das Sete fontes, a ampliação das zonas de lazer, bem como um conjunto alargado de valências que vão servir melhor os gualtarenses, mas que vão ser também fundamentais para o desenvolvimento do Concelho.

“Nós queremos que Gualtar seja cada vez mais um exemplo de desenvolvimento qualificado. Não basta crescer. É preciso crescer com qualidade. Conseguir com que quem aqui se fixa tenha espaços públicos capacitados, tenha valências que correspondam às suas necessidades e que sejam capazes de promover um outro ordenamento do território”, considerou Ricardo Rio, aludindo às recentes notícias que dão conta de que Gualtar foi uma das freguesias que mais cresceu em termos relativos em população ao longo dos últimos 10 anos, em Portugal.

Num discurso emotivo, João Nogueira começou por dizer que é uma honra poder servir a comunidade que o acolheu há mais de 20 anos, que o fez crescer como cidadão, marido, pai, professor e homem.

Depois de agradecer o trabalho desenvolvido pelo seu antecessor Luís Marques – agora mandatário de João Nogueira nesta candidatura –, depois de deixar uma mensagem de esperança aos jovens para que possam acreditar que vale a pena participar ativamente na política, dirigindo-se em particular à sua mandatária de juventude Sara Magalhães, o candidato centrou o seu discurso no essencial: o futuro de Gualtar.

“Esta candidatura é de todos os gualtarenses. Dos gualtarenses que acreditam que é possível fazer muito mais por Gualtar. Dos gualtarenses que se orgulham na sua terra natal ou dos que escolheram esta freguesia para viver. Todos somos Gualtar. Queremos que todos sintam Gualtar na sua casa. Queremos apoiar uma comunidade com história, cultura e tradição”, disse, referindo a necessidade de reforçar a ligação da comunidade como o seu património, o comércio instalado em Gualtar e com a academia.

João Nogueira referiu a ambição de poder contribuir para construir uma cidade a partir de Gualtar, “porque a cidade não acaba na Universidade do Minho”. Mas para isso considera que não basta hastear a bandeira com mais crescimento demográfico do município. “Ser Gualtar é muito mais do que a contagem de registos de residências. É preciso dar vida e identidade a Gualtar e aos gualtarenses. Todos sabemos o quanto há a fazer para que isso seja uma realidade”, disse o candidato.

Acreditando firmemente na competência e qualidades humanas da equipa que lidera, durante os próximos dois meses João Nogueira propõe à população um período de auscultação e de diálogo. Nesse sentido irá apresentar um pacto cívico eleitoral à comunidade, bem como protagonizar um itinerário de diálogo através de um ciclo de “Conversas com Quem Sabe”, uma rubrica online na qual serão debatidos vários assuntos sobre a freguesia com pessoas independentes que desejam discutir de forma democrática o futuro da Gualtar.

Já ladeado pela sua equipa, composta por jovens, adultos, homens, mulheres, naturais da freguesia das mais diversificadas formações e condições sociais, João Nogueira voltou a dirigir-se de forma bastante emotiva e em voz bem alta para que todos os gualterenses pudessem ouvir “Contem connosco!”.