Manuel Carvalho quer que Este (S. Pedro e S. Mamede) continue a crescer

Continuar a fazer crescer uma União de Freguesias forte. Foi esta a ideia central da apresentação pública da candidatura de Manuel Carvalho à presidência da UF de Este (S. Pedro e S. Mamede). A crescer em termos de população, mas também em condições que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos, como defende Ricardo Rio, candidato à Câmara Municipal de Braga.

À imagem do concelho de Braga, que de acordo com os últimos censos 2021 foi uma das cidades que mais cresceu em termos de população, também a UF de Este cresceu em número de habitantes. Nesse sentido, Ricardo Rio defendeu que a área do urbanismo da CM irá dedicar à criação de habitação a mesma prioridade que tem sido dada aos projetos de natureza económica, que durante os últimos anos foi fundamental para criar uma “maior oferta de emprego”.

Mas não será “a distribuir casas ao desbarato, em promessas ilusórias que alguns estão a fazer” que a Coligação “Juntos por Braga” irá atingir este objetivo. Será a trabalhar de forma séria, com consciência das dificuldades existentes, para que no futuro próximo aqueles que são entraves do ponto de vista da tramitação dos processos possam ser ultrapassados. A este propósito, e respondendo à acusação da oposição de que este Executivo Municipal subtraiu capacidade construtiva em todo o Concelho com a revisão do PDM de 2015, Ricardo Rio foi claro: “quem preparou, quem definiu essas mesmas regras e subtraiu essa capacidade construtiva são aqueles que nos acusam de o termos feito”, disse, dizendo que “não é assim que se faz política”.

Sobre Manuel Carvalho, Rio não poupou nos elogios a “um presidente com carisma, com experiência e com consciência de como se deve servir a população”. Alguém “incansável que exige aquilo que acha que é merecido para a UF”.

Durante a apresentação de Manuel Carvalho foi abordado o trabalho desenvolvido pelo Município e pela Junta em benefício da população nas mais diversas vertentes. A requalificação da rede viária, o apoio à comunidade escolar, a defesa do património ambiental e cultural, bem como o apoio incondicional à população e aos movimentos associativos são metas que se renovam durante os próximos quatro anos. A esse propósito avançarão a curto prazo as requalificações das escolas de Este, mas também a intervenção de pavimentação do primeiro troço da Variante do Fojo.

Aplaudido de forma calorosa, Manuel Carvalho disse que o mandato transato foi trabalhoso e que se materializou em “muitas obras e projetos, mas sobretudo no apoio à população”. Num mandato atípico devido à situação de pandemia, “a Junta de Freguesia esteve sempre na linha da frente para apoiar em tudo aquilo que foi necessário”.

Pragmático, Manuel Carvalho não usou meias palavras para descrever a ação da oposição ao longo dos últimos quatro anos, que enveredou pelo “caminho da mentira”, a tentar “pregar rasteiras”, mas que em contraponto entrou uma equipa resistente que levou a melhor para bem da população de Este (S. Pedro e S. Mamede).

“Temos obras aprovadas, temos obras em projeto e temos um sonho muito grande: a continuidade da União de Freguesias”, disse Manuel Carvalho, garantindo que “nunca nenhuma das freguesias perdeu a identidade” e que “as duas freguesias juntas são uma grande força”.