Miguel Pires demonstra ambição a São José de São Lázaro e São João do Souto

Miguel Pires apresenta-se como candidato à União de Freguesias de São José de São Lázaro e São João do Souto pela Coligação “Juntos por Braga” com uma declarada ambição de imprimir uma maior dinâmica no trabalho realizado pela autarquia local, nunca deixando ninguém para trás.

Com 51 anos, casado e com três filhos, com formação académica em Gestão e em Informática, o percurso profissional de Miguel Pires está ligado à Formação Profissional, à Banca e aos Seguros, tendo sido também docente do ensino superior. É sócio fundador do Banco Alimentar em Braga e a sua ligação às origens manteve o candidato a viver sempre na União de Freguesias para a qual agora deseja contribuir com uma visão de futuro.

Miguel Pires tem trabalho feito. É vogal do executivo da UF desde 2017. No momento de abordar o futuro, o candidato destaca os alicerces robustos de que hoje a UF dispõe e que devem ser salvaguardados e potenciados num futuro próximo. A nova sede da Junta, muito mais funcional e apta a receber e fomentar a comunidade, os canais digitais que foram criados e que permitem uma melhor comunicação com os cidadãos e a rede de apoio social criada em articulação com o Banco Alimentar de Braga são alguns bons exemplos do trabalho realizado ao longo dos últimos anos e que agora não pode ser descartado.

Mas é a visão de futuro que move Miguel Pires. Focado na Inovação e modernidade que o centro urbano atualmente exige, e em estreita articulação com o município.
Com a preocupação de bem-estar sustentável, mobilidade e modernidade através da escuta ativa, da procura de um equilíbrio entre o turismo e a habitabilidade e qualidade de vida dos cidadãos residentes, entre a vida cultural do centro urbano e o descanso dos residentes, entre a mobilidade e os espaços verdes e lazer, entre a valorização o património cultural e artístico dos inúmeros recursos da freguesia e o potencial humano presente em inúmeras associações que fazem chegar a cultura, o desporto, a ação social, a qualidade de vida, e empresas que criam riqueza e empregos. Nos últimos anos o território desta união de freguesias foi das que mais investimento captou e pretende continuar a acolher investimento de valorização da freguesia. Também a nova sede será um motor de dinamização e agregação das forças vivas da comunidade.

As políticas sociais, têm também um papel central e será reforçado o apoio aos mais desfavorecidos e haverá uma aposta clara no investimento que promova atividades de enriquecimento intergeracional e bem-estar.

Igualmente a pensar nas pessoas, o apoio ao emprego passará pelo Gabinete de Inserção Profissional instalado na sede da Junta e, na vertente educativa, será desenvolvida a componente de apoio às famílias dos alunos do ensino pré-escolar. Não será esquecido o apoio à infância, nomeadamente com apoios/atividades pensadas para os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo.

Sobre as valências da UF há muito a fazer, nomeadamente a promoção e dinamização dos espaços de lazer, únicos pela centralidade na cidade, em especial o Parque da Ponte, Parque das Camélias e Picoto, em estreita articulação com o município. Igualmente identificada está a vontade de melhorar a qualidade de vida nos bairros periféricos da Freguesia (designadamente os bairros Nogueira da Silva, Picoto, Pinheiro da Gregória e Imaculada Conceição). 

A União de Freguesias de São José de São Lázaro e São João do Souto não pode nunca estar fechada em si própria e, nesse sentido, haverá um acompanhamento ativo, em articulação com o Município, de projetos em curso e futuros na União de Freguesias. Será adotada uma postura de cooperação com as forças sociais da União de freguesias (Lares de Idosos, Creches e Centros Sociais) e um apoio inequívoco ao associativismo.

Com um olhar atento aos mais desfavorecidos, aos movimentos associativos, à cultura e à intergeracionalidade, ao ambiente e à sustentabilidade, em linhas gerais, Miguel Pires quer ampliar a dinâmica de trabalho na União de Freguesias com uma visão de futuro, com uma abertura permanente à população e com medidas que melhorem efetivamente as condições de vida de todos.