Miguel Pires propõe nova visão para S. José de S. Lázaro e S. João do Souto

A Praça Carlos Amarante encheu para a apresentação da candidatura de Miguel Pires à Junta da União de Freguesias de S. José de S. Lázaro e S. João do Souto. Ricardo Rio, candidato à CMB, destacou a capacidade de liderança e de intervenção de Miguel Pires e lembrou o trabalho realizado nesta UF, com projetos importantes dos quais se destacam o Altice Forum Braga.

Agridoce. Foi assim que Ricardo Rio adjetivou o momento de ver João Pires deixar de ser o presidente da Junta de UF de S. José de S. Lázaro e S. João do Souto e de poder assistir à continuidade do trabalho de excelência, desta feita, por Miguel Pires.

“Todos reconhecemos que temos aqui um dos melhores presidentes de Junta de Freguesia que exerceram funções no nosso País ao longo dos últimos anos”, disse, referindo que Miguel Pires foi uma escolha natural devido “à capacidade de intervenção, à relação com os fregueses e com as instituições da comunidade”.

Sobre a realidade de S. José de S. Lázaro e S. João do Souto, Ricardo Rio lembrou o muito que foi feito, desde logo o Altice Forum Braga, que representou um investimento de quase 10 milhões de euros, “que permitiram dotar um equipamento que estava obsoleto numa referência nacional e internacional”. Dando o exemplo da Cidade Europeia do Desporto de 2018, Ricardo Rio lembrou este equipamento que tem sido fulcral para transformar Braga numa “cidade viva, cheia de energia, uma cidade cheia de atividades”. Mas novas valências vão ser criadas, como o Centro Media Arts, “um dos pilares fundamentais da Braga Capital Europeia da Cultura que queremos vir a concretizar em 2027”, disse.

Ricardo Rio lembrou que a regeneração do coração da Cidade está em movimento. Prova disso é a requalificação do sopé do Monte do Picoto que juntamente com o parque das Camélias e com o parque São João da Ponte vão compor o parque central, um espaço de quase 60 hectares de área verde. As requalificações urbanas também vão prosseguir, à imagem do que aconteceu na zona do Carandá, sendo o Campo da Vinha um dos projetos de grande monta a executar nos próximos quatro anos.

Num momento que foi emotivo, Miguel Pires fala num novo tempo para a UF. Sob o lema “Avançamos Juntos”, o candidato está ladeado por “um conjunto de pessoas que se propõe dar o melhor de si para que a UF e as suas gentes sejam mais felizes”.

“Sentimos que os nossos serviços podem e devem melhorar, mas são sobretudo as associações e coletividades que podem entregar mais qualidade de vida às populações, e é por isso que merecem e devem ser apoiadas”, explicou o candidato, garantindo ainda que a principal prioridade será ajudar “quem mais precisa” através de um trabalho em rede com o Município e com instituições tão relevantes como o Banco Alimentar de Braga.

Com o objetivo de preservar a identidade da UF, Miguel Pires apontou para a melhoria da qualidade de vida dos bairros, como é o caso da Quinta da Capela, Fujacal e nos Galos. Estas requalificações e valorização do Centro Histórico de Braga são para prosseguir, um “reflexo de uma política de promoção municipal sustentada”.

Apoiar os cidadãos com uma Junta aberta a todos, apoiar o associativismo, apostar em políticas de desenvolvimento económico e de emprego, preservar e criar novos espaços verdes como o Parque Central e trabalhar afincadamente no tecido social, educativo e cultural são as linhas matrizes da nova visão que Miguel Pires tem para S. José de S. Lázaro e S. João do Souto.