O tempo das concretizações é para continuar em Mire de Tibães

Foi no parque de lazer do Sobrado, numa das muitas concretizações implementadas ao longo dos últimos anos pela Câmara Municipal de Braga e pela Junta de Freguesia, que José Magalhães apresentou a sua candidatura à liderança da autarquia local pela Coligação “Juntos por Braga”. Ricardo Rio, candidato à CMB, agradeceu a presença calorosa da enorme moldura humana “que veio dar o seu testemunho de que a mudança valeu a pena”.

E a mudança em Mire de Tibães aconteceu a vários níveis, sendo um bom exemplo dos resultados positivos que advêm de um trabalho de proximidade da CM e da JF.

“Em cada território não basta a intervenção da CM. É preciso uma Junta dinâmica, próxima dos cidadãos, uma Junta que seja capaz não só de identificar necessidades, desafiar e reivindicar, de trabalhar como fez e faz esta Junta, mas sobretudo que esteja ao lado das instituições da freguesia, ao lado dos cidadãos a fazer aquilo que eles mais necessitam”, disse Ricardo Rio, deixando a garantia que José Magalhães e a sua equipa preconizam a melhor solução.

Sobre o trabalho desenvolvido com a Junta de Freguesia, Ricardo Rio lembrou projetos importantes como o Parque de Lazer do Sobrado e outros que vão avançar a breve trecho e que vão melhorar significativamente a qualidade de vida da população. Exemplo disso será a requalificação de Escola do Carrascal e a requalificação da Rua de S. Martinho, conhecida por reta de Tibães.

O que não foi feito em décadas por anteriores executivos, está agora a ser concretizado pela Coligação “Juntos por Braga”. Com projeto apresentado à Direção Regional de Cultura do Norte, que o aprovou, e à Direção Geral do Património e Cultura, que ainda terá de o aprovar, o caso do cemitério de Mire de Tibães é um exemplo paradigmático do esforço que a JF e a CM têm desenvolvido para responder a uma das reivindicações mais antigas da população. Mas o trabalho de colaboração tem sido vasto e no que a projetos diz respeito importa ainda referir a nova sede da autarquia local, a rentabilização da antiga sede de Junta por parte dos grupos e associações da freguesia, e o projeto para a Quinta da Boavista, um novo parque de lazer para Mire de Tibães.

No momento de abraçar este novo desafio, José Magalhães deixou palavras fortes de compromisso para com os Tibanenses. “O meu lado político é fazer mais e melhor, estar ao lado do povo, ouvir o elogio, mas também a recomendação, saber falar a verdade, sem ilusões, sem mentiras, sem patrocinadores da mentira. Para isso não contem comigo nem com a minha equipa”, disse.

Magalhães explicou que ao longo destes últimos anos, a sua equipa “deu tudo para fazer crescer Mire de Tibães. Aumentar em 45% os apoios às instituições e associações, melhorar a rede viária, preservar o património, trabalhar de forma próxima com a comunidade escolar, mas primeiramente atender a população foram marcas indeléveis do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos.

O candidato à JF de Mire de Tibães corroborou as ambições de Ricardo Rio no que diz respeito aos grandes projetos – cemitério, reta de Tibães e Quinta da Boavista –, mas abordou outras como a dinamização dos parques industriais, a criação de uma creche, bem como muitos outros projetos futuros, deixando a garantia de que “não há fórmulas mágicas” e que para a mudança continuar a acontecer é necessário votar “Juntos por Braga” para a JF e CMB.