Palmeira na senda do desenvolvimento com César Gomes

Foi no auditório do Centro Cívico de Palmeira, com o forte apoio da população, que César Gomes apresentou a sua candidatura à Junta de Freguesia de Palmeira pela Coligação “Juntos por Braga”. Ricardo Rio, candidato a mais um mandato de concretizações na liderança do município, mostrou-se orgulhoso pelo trabalho realizado em Palmeira ao longo dos últimos quatro anos. Esse trabalho deverá ter seguimento durante os próximos quatro anos, rumo a uma freguesia e a um concelho de desenvolvimento.

Sobre o candidato à Junta de Freguesia de Palmeira, Ricardo Rio não hesitou em destacar o trabalho realizado, afirmando que César Gomes é o “melhor exemplo que qualquer uma das nossas autarquias pode ter como presidente de Junta”.

“É uma verdadeira força da natureza. É alguém que nunca fica satisfeito. Por cada novo projeto concretizado, no dia seguinte, em vez de se estar a celebrar com essa realização, está a apresentar-nos um novo desafio, uma nova proposta para ser concretizada”, disse.

Diante de uma nova grande plateia, que vai crescendo de dia para dia, Rio falou no modelo de cooperação adotado entre a CM e a JF. “Criámos um conjunto de políticas que no concelho de Braga fossem ao encontro das necessidades reais das pessoas, de criar emprego, de criar apoios sociais, de criar melhores respostas na área social, no desporto, na cultura, na valorização do meio ambiente”, disse, apontando desde logo para alguns dos muitos projetos implementados em Palmeira.

A Praia Fluvial da Ponte do Bico, uma bandeira da freguesia reclamada há décadas, é hoje uma realidade e “um espaço de lazer de exceção que muito valoriza a freguesia de Palmeira, mas que é sobretudo mais um grande ativo para a cidade de Braga”. Contudo, Rio lembra que a CM nunca fez obras para “dar no olho, mas sim para servir”. Nesse sentido, aconteceu em Palmeira o melhoramento da rede viária, a aposta na qualificação da rede de drenagem de águas pluviais – um trabalho pouco visível, mas muito importante para a população –, a tão aguardada requalificação do Largo de Santo Estevão, a remoção do fibrocimento na Escola do Coucinheiro e na EB 23 de Palmeira, a revitalização das zonas industriais, entre muitos outros projetos.

É com esta dinâmica, a corresponder aos anseios dos brancarenses, que Ricardo Rio encara os próximos quatro anos. No âmbito desta postura colaborativa com as autarquias locais, avançarão, já no próximo ano, as obras do novo desenho do Nó de Infias. De seguida, e com o objetivo de desviar o trânsito de atravessamento da cidade, irá avançar o prolongamento da variante de Frossos até Ferreiros.

Por sua vez, César Gomes, também ele muito aclamado pela população presente, lembrou que “nestes quatro anos foi possível fazer obras fundamentais para Palmeira, que muitos consideravam impossíveis de realizar”.

O novo Posto dos CTT combinado com o Espaço Cidadão – um dos mais utilizados do concelho –, a requalificação do Largo da Capela de Santo Estevão, a ampliação da distribuição de gás natural e rede de águas pluviais, ou a Praia Fluvial da Ponte do Bico, um projeto estruturante para Palmeira e para Braga, são marcas indeléveis do trabalho realizado por César Gomes.

Para além dos grandes projetos, acumulam-se muitos outros de pequena monta, bem como os programas de apoio à população durante o período crítico de luta contra a Covid-19. A JF apostou em apoios pioneiros replicados por todo o país.

Mas para César Gomes o futuro faz-se de mais concretizações. Hastear a bandeira azul na Praia Fluvial da Ponte do Bico, executar a ecovia do Cávado, continuar a requalificar a extensa rede viária da freguesia, bem como apoiar a população e os movimentos associativos da freguesia são desafios que o candidato pela Coligação “Juntos por Braga” deseja transpor através de uma “JF atenta e articulada com o município”.