Pela dignidade, lealdade e gratidão, S. Victor é a prioridade para Firmino Marques

Pela dignidade, lealdade, gratidão, pelo compromisso com os vitorianos e pelo trabalho de uma equipa que deu tudo por S. Victor. Por estes valores que não se vendem nem se compram, Firmino Marques apresentou a sua candidatura à Assembleia de Freguesia de S. Victor pela Coligação “Juntos por Braga”, um desafio que considera hoje, mais do que nunca, absolutamente prioritário. Um regresso desejado pelos vitorianos, como explica o candidato à Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, que acredita que S. Victor voltará a ter aquele que, muito provavelmente, foi o melhor presidente de Junta do País.

Sem papel na mão, “quis que o coração falasse por si”. Foi assim que Firmino Marques se dirigiu à moldura humana que se reuniu em segurança e ao ar livre no Largo da Senhora-a-Branca. E foi de valores que começou a falar Firmino Marques. “Nós sabemos bem do que estamos a falar”, disse, garantindo que “Ricardo Rio tem sido um exemplo flagrante no País de lealdade e de dignidade”.

Ladeado por grande parte do anterior Executivo da Junta de Freguesia de S. Victor, que agora o acompanham, Firmino Marques explicou que seria injusto descartar uma equipa que ao longo de 20 anos tem dado mais do que provas de serviço à população, à freguesia e ao Concelho.

“Quando me apercebo que a equipa que tem liderado estes últimos anos [a Junta de S. Victor], que essa gratidão seria colocada em causa, não posso deixar que esse fator de gratidão caia por terra, ou seja desvalorizado. Comigo nunca! Por trás de um grande líder está sempre uma grande equipa”, disse Firmino Marques, garantindo que conta com essa equipa, da qual se destacam personalidades como a Elisa Rosa, o Domingos Abreu e o tesoureiro da autarquia há 20 anos, José Ferraz. Estes, em conjunto com muitos outros que agora acompanham Firmino, mas que sempre lutaram por S. Victor, contribuíram para muitas conquistas, entre as quais se destaca a distinção em 2008 e 2009 pelo Conselho de Ministros como um modelo entre autarquias de qualidade e de gestão na área da sustentabilidade local.

“A freguesia de S. Victor revolucionou o conceito de Junta de Freguesia e de autarquia local no nosso Concelho. Inovou em todas as áreas. Na cultura, na economia e na ação social. Nós vamos continuar a valorizar as pessoas. Nós vamos valorizar S. Victor e Braga. E isso continuará a ser uma prerrogativa assumida, a de darmos mais a quem mais precisa”, afirmou Firmino Marques, que também abordou alguns dos principais projetos que vão marcar os próximos quatro anos em S. Victor: o novo espaço cultural nas antigas instalações da escola Francisco Sanches, o Human Power Hub que se instalará em S. Victor, o parque Eco Monumental das Sete Fontes e a requalificação da Confiança.

Mas o regresso a S. Victor marcou o discurso do candidato que lembrou o tempo em que liderou a Junta de Freguesia, numa altura em que quem governava o Município de Braga era o Partido Socialista e o Eng. Mesquita Machado. “Eu nunca atirei a toalha ao chão”, lembrando o trabalho honesto em favor das pessoas. Prosseguiu com clarividência nas palavras, sem deixar nada por dizer.

“Não entendo que se possa estar a namorar à esquerda, a namorar à direita e ficar solteiro toda a vida. Não acredito nesse princípio. O nosso namoro e compromisso é com as pessoas. E o nosso casamento sairá das eleições. Podem contar com seriedade, podem contar com honestidade e sobretudo, volto a repetir, podem contar sempre com cada elemento da Junta de Freguesia de São Victor”, disse.

“Aqui tínhamos provavelmente o melhor presidente de Junta de Portugal”

Lembrando o período em que a Coligação “Juntos por Braga” fez em S. Victor, primeiramente na oposição, batendo-se pela defesa da Confiança, das Sete Fontes e da população, Ricardo Rio recordou o estilo de governação de Firmino Marques ao longo de 12 anos.

“Trabalhou sempre uma lógica de equipa, uma lógica de colaboração, de proximidade aos cidadãos e às instituições das freguesias. Foi graças ao trabalho de todos aqueles que o acompanharam, que ajudaram a trilhar esse caminho que contribuíram para que a freguesia desse saltos muitos qualitativos”, disse, explicando que “foi isso que levou ano após ano, eleição após eleição, os vitorianos a reconhecerem os méritos deste projeto e a que vissem no Firmino Marques aquilo que hoje no País se vê: aqui tínhamos provavelmente o melhor presidente de Junta de Portugal!”.

O candidato à Câmara Municipal de Braga referiu ainda que a freguesia de S. Victor é em si mesmo uma cidade. Com isso acrescem todas as dificuldades, todas as vantagens e todo o potencial da freguesia, lembrando que S. Victor acolhe projetos que servem todo o Concelho, como é o caso do Parque Desportivo da Rodovia, os equipamentos culturais como a futuramente renovada Escola Francisco Sanches e a Pousada de Juventude, uma alavanca de atratividade para Braga.

Ricardo Rio considera que em S. Victor vive a demonstração de que quem acha que não faz sentido haver Juntas de Freguesia urbanas está enganado.

“A melhor demonstração de que essa ideia não tem qualquer cabimento é o trabalho que aqui foi feito ao longo dos últimos 20 anos e em particular ao longo dos 12 primeiros. Na altura não havia qualquer tipo de colaboração por parte do Executivo Municipal, mas mesmo assim a freguesia de S. Victor tornou-se num referencial do ponto de vista das políticas sociais, do ponto de vista das iniciativas desportivas, do ponto de vista do apoio às coletividades, do ponto de vista das respostas para cada um dos cidadãos, do ponto de vista da dinâmica cultural”, disse.