Real, Dume e Semelhe com José Cunha para abraçar a mudança

Continuar a trabalhar para que os bracarenses “possam dizer, agora sim com plena propriedade, é bom viver em Braga”. É esta ideia fundamental que irá guiar José Cunha, candidato à Junta da União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe e Ricardo Rio, candidato à Câmara Municipal de Braga pela coligação “Juntos por Braga”. Para cumprir esse desígnio, Rio lembrou que só no último ano foram investidos quase 3 milhões de euros nesta UF.

Foi no exterior do Núcleo Museológico de S. Martinho de Dume que José Cunha manifestou publicamente a vontade de transformar e melhorar a qualidade de vida da população de Real, Dume e Semelhe. Ricardo Rio assegura que o candidato à Junta da UF tem o que é preciso para assumir “uma autarquia local que esteja disponível para dialogar com os cidadãos, para colaborar com as instituições, para identificar oportunidades de parcerias e para colocar aquilo que existe na freguesia ao serviço de toda a comunidade”.

“Nestas últimas semanas, o José Cunha e a sua equipa têm feito um trabalho notável a demonstrar a sua disponibilidade e o seu empenho para se colocarem ao dispor da população”, disse.

Sobre o trabalho realizado pelo município tendo em vista a valorização da qualidade de vida nesta UF, Rio recordou que “só neste último mandato foram investidos quase 3 milhões de euros em acessibilidades rodoviárias, em equipamentos sociais, em equipamentos desportivos, em pequenas intervenções de parques infantis e a valorizar os equipamentos educativos um pouco por toda a UF”.

O investimento no Núcleo Museológico, a futura recuperação do Convento de São Francisco, em Real, o esforço contínuo para melhorar as acessibilidades, especialmente na zona histórica de Dume, a extensão da Zona 30 para a parte antiga de Montélios, bem como os grandes projetos do Nó de Infias e da variante do Cávado vão, na ótica de Ricardo Rio, ajudar “a criar melhores condições de vida” para que as pessoas “possam dizer, agora sim com plena propriedade, é bom viver em Braga”.

José Cunha sublinhou o empenho e vontade da sua equipa “de ir à luta e fazer uma mudança para melhor nesta UF”, lembrando que é necessário, por parte de autarquia local, seguir o exemplo da CM no que diz respeito à equidade no tratamento das três freguesias.

“As três freguesias para nós são uma só. A desigualdade que se tem vindo a verificar nos últimos anos é algo que queremos mudar! Que temos que mudar! Não temos nem podemos dar mais a uma das freguesias em detrimento das outras. Para nós vai ser a União de Freguesias, e é com isso que vamos trabalhar”, disse.

O candidato garantiu que estará de braços dados com o município para corrigir problemas afetos às acessibilidades, que se verificam um pouco por toda a UF, respeitando as características e ambições das três freguesias. O bem-estar da população da nossa união de freguesias é a nossa principal bandeira e a nossa prioridade. É necessário dotar as freguesias com mais parques de lazer e reabilitar os já existentes, para que todos possam usufruir desses espaços com prazer e segurança”, disse, garantindo que só por via de um Junta aberta à população, às associações, à cultura e a parceiros úteis se pode desenvolver uma verdadeira UF.