Real, Dume e Semelhe com oportunidade para mudar

A lista candidata à Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe, liderada por José Cunha, e Ricardo Rio, candidato da Coligação “Juntos por Braga” à Câmara Municipal de Braga, estiveram em Montélios com o objetivo de perscrutar o impacto do trabalho desenvolvido pelo município ao longo dos últimos anos, com particular destaque à criação das “zonas 30” que durante o próximo ano vão conhecer, naquele local, uma segunda fase.

Recebidos pelo presidente e por membros da associação de moradores de Montélios, resultou desta visita a clara sensação de que é possível ampliar a melhoria das condições de vida das populações por via de uma Junta de Freguesia mais dinâmica, que comunga dos valores do projeto da Coligação “Juntos por Braga”.

A associação de moradores de Montélios existe há cerca de 7 anos e surgiu na necessidade de criar e proporcionar melhores condições para esta zona de Real. Desde o seu surgimento, as reivindicações junto da CMB têm sido uma constante e são já visíveis obras e melhoramentos na freguesia graças ao esforço dos moradores e à atuação do município.

Na presença do Dr. Ricardo Rio e do Candidato José Cunha, foi salientado o excelente trabalho feito, pelo município, relativamente à criação das designadas “zonas 30”, e foi apelada a necessidade dessas zonas serem estendidas em todo o loteamento, uma vez que a zona mais antiga de Montélios necessita, urgentemente, de requalificação dos passeios e aumento das zonas de estacionamento.

Os candidatos à CMB e à Assembleia de freguesia de RDS mostraram-se unidos e dispostos a trabalhar para a requalificação e resolução dos problemas levantados pela associação de moradores.

Entre outros assuntos, uma das questões levantadas pela associação de Moradores deteve-se com o acesso pedonal à quinta pedagógica. Nesta zona carecem os passeios, passadeiras, delimitações da estrada e lugares de estacionamento marcado, sendo até frequente as crianças que visitam a quinta pedagógica serem deixadas na rua pelos autocarros e correrem até à entrada da mesma sem as condições de segurança adequadas.

José Cunha indicou que um dos pontos do seu programa eleitoral passa exatamente pela requalificação dessas zonas de acesso, criando “melhores condições”, designadamente com a “construção de passeios, marcação de vias e marcação de passadeiras”.

Ricardo Rio e José Cunha demonstraram ainda bastante preocupação sobre uma questão levantada por Adolfo Reis, presidente da associação de moradores, que se prendeu com o facto de existirem diversos terrenos privados com densa vegetação, perto de zonas escolares, tendo inclusive havido alguns acidentes em razão disso.

Sob os mesmos ideais, Ricardo Rio e José Cunha reconhecem que a população de Real, Dume e Semelhe têm, no próximo dia 26 de Setembro, uma excelente oportunidade de induzir uma verdadeira mudança na UF, à semelhança daquilo que aconteceu no resto do concelho.