Requalificações e medidas de mobilidade são compromissos de Ricardo Rio para o próximo mandato

“Acima de tudo está o trabalho pelas pessoas, está a responsabilidade de criar condições de dignidade para as pessoas!”. É desta forma que o recandidato à Presidência da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, assume o seu propósito de continuidade. As palavras foram proferidas numa intervenção que aconteceu ontem, aquando da apresentação pública da candidatura de Daniel Pinto à Junta de Freguesia de São Vicente pela coligação “Juntos Por Braga”.

Com o requalificado Mercado Municipal como cenário das suas declarações, Ricardo Rio refere a importância da freguesia de São Vicente para a dinamização do próprio concelho: “Se é verdade que temos o compromisso de desenvolver o concelho por inteiro, de promover uma verdadeira coesão territorial e de estimular um desenvolvimento equilibrado de todas as freguesias, não podemos ficar alheios às necessidades específicas de uma freguesia com esta História, com esta demografia e com esta vitalidade”, afirma o candidato, apontando de imediato o sucesso de equipamentos reabilitados nos últimos anos, como o Gnration, o Mercado Municipal e, numa fase mais recente, a Central de Camionagem (que passou há poucos meses para a propriedade municipal).

Reforçando a necessidade de apostar na segurança e nas melhores condições dos equipamentos municipais através de requalificações que garantam mais dignidade aos espaços públicos e de fruição coletiva, o candidato da coligação “Juntos Por Braga” destaca como prioritárias as medidas de mobilidade. “Já nas próximas semanas vai avançar um projeto de reformulação profunda na Avenida General Norton de Matos, que carece obviamente dessa requalificação”, assegura Ricardo Rio, acrescentando: “Nós temos uma primeira prioridade: dar condições de segurança e de circulação às pessoas. Quando intervimos para criar as zonas 30, para abrandar a velocidade do trânsito, para alargar passeios ou para criar condições de circulação, estamos a permitir que as pessoas se possam deslocar dentro da sua própria freguesia com toda a segurança, com todo o conforto e usufruindo do espaço público que é de todos. É para isso também que continuaremos a trabalhar!”.

Mas, além das intervenções urbanísticas que permitirão a reabilitação de espaços verdes e de equipamentos desportivos, Ricardo Rio foi direto quando falou de um dos maiores problemas que assombram a freguesia de São Vicente e, também, os acessos ao próprio centro da cidade de Braga: o Nó de Infias. “Pelo Nó de Infias passam diariamente, de acordo com contagens da Câmara Municipal e da Universidade do Minho, mais de 100 mil viaturas. Muitas viaturas fazem por ali o atravessamento para outros pontos do concelho e para outros concelhos até. É um nó que nós queremos desatar e vamos desatar! Isto não é uma promessa vã!”, reitera Ricardo Rio. “Esta semana vi com a divisão de mobilidade o desenho que está preparado pelos arquitetos que venceram o concurso público internacional lançado em parceria entre a Câmara Municipal e a Infraestruturas de Portugal. Esse desenho vai permitir que a Infraestruturas de Portugal tenha condições para que, no próximo ano, como já está comprometida com a Câmara Municipal, lance o concurso para a obra do Nó de Infias”, acrescentou o candidato do “Juntos Por Braga”.

Mas o compromisso não ficou pelo Nó de Infias. “Não pensemos que, como por magia, todos os problemas de mobilidade se vão resolver apenas com esta intervenção. Desde a primeira hora defendemos, exigimos e estamos a trabalhar para que, ao mesmo tempo que o Nó de Infias é resolvido, também se construa a extensão da variante do Cávado até Ferreiros, porque só isso é que verdadeiramente permite desviar o trânsito do atravessamento no centro da cidade”, assume Ricardo Rio.