Rio afirma que residência universitária na “Fábrica Confiança” deve ser apoiada por todas forças

O candidato da coligação “Juntos por Braga” defendeu, após reunião com a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), que a instalação de uma residência universitária, com capacidade para 600 estudantes, nas antigas instalações da Fábrica da Confiança devia ser «projeto de interesse comum».

«Só com esse projeto duplicamos a capacidade instalada de camas na cidade de Braga. É de notar o alinhamento estratégico entre a candidatura da coligação, a AAUM e Universidade do Minho, no sentido de privilegiar a importância daquela intervenção e de não ter qualquer condescendência para a sua não concretização. Acho que devia existir uma mobilização de todas forças políticas para exigir que esse projeto seja uma realidade e mais depressa quanto possível», frisou Ricardo Rio.

Aliás, o candidato da coligação que junta PSD, CDS-PP, PPM e Aliança, destacou mesmo que a possibilidade de tornar a antiga escola da Francisco Sanches em residência é um projeto completamente descartado, pois ali será instalado um Centro Cultural e o Arquivo Municipal.

Para além das preocupações com a habitação universitária em Braga, a AAUM apontou também o dedo à mobilidade suave. E aqui, Ricardo Rio, tem um plano de forma aliviar o fluxo automóvel ao campus.

«A questão da mobilidade é muito importante. Porque pode tornar a universidade mais sustentável retirando o volume de carros do campus, aligeirando o trânsito no acesso com o reforço do sistema de transporte mais amigos do ambiente. Seja com viaturas elétricas ou o Metro bus», apontou, defendo uma “estação” de transporte público dentro do campus com ligação ao hospital.

Apesar da AAUM reconhecer que nos últimos oito anos têm sido criadas condições para a fixação de jovens licenciados em Braga, esta não deixou de assumir a necessidade de um reforço.

E aqui Ricardo Rio revelou que o Innovation Eco Village é um projeto que pretende acomodar milhares de postos de trabalho. «Um projeto que ficará instalado na antiga Quinta dos Peões e que visa captar empresas inovadores e tecnológicas. Um projeto importante para a nossa economia e que reforça o desenvolvimento do nosso concelho. Que vai beber de todo o potencial da Universidade do Minho e que vai comandar milhares de postos de trabalho», destacou.

O presidente da AAUM, Rui Oliveira, reconheceu as excelentes relações com a Câmara de Braga nos últimos anos, não deixando de apontar algumas preocupações, mas considerou que face aos projetos em curso podem minimizar os atuais problemas em torno da mobilidade, residência e fixação de jovens.

Rui Oliveira deu nota ainda que a futura sede da AAUM já tem o projeto em curso, estando apenas por ultrapassar algumas questões relacionadas com a futura co-habitação do espaço dos diferentes grupos culturais. O presidente da AAUM defendeu ainda a criação de circuitos pedonais seguros entre o campus e o centro.