Rolando Silva é candidato à Junta da União das Freguesias de Lomar e Arcos

Rolando Silva é o candidato da “Coligação Juntos por Braga” à presidência da UF de Lomar e Arcos, um dos autarcas mais destacados daquela União de Freguesias, e promete lutar pela concretização de projetos importantes. O candidato é, desde 2013, o secretário do executivo liderado por Manuel Dias, que não se recandidata.

Mas é a visão de futuro que move Rolando Silva. Focado na inovação e modernidade que o território atualmente exige, e em estreita articulação com o município. Aponta ainda a necessidade de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Esta UF pretende continuar a acolher investimentos de valorização para Lomar e Arcos.

Licenciado em Serviço Social, estudou ainda Filosofia na Universidade Católica Portuguesa, foi dirigente associativo do ensino superior, realizou formação no estrangeiro, foi presidente de direção de instituição de solidariedade social, integrou ainda várias comissões e grupos de trabalho nas áreas da educação, saúde e ação social. Como cidadão proponente venceu dois projetos do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Braga, para a criação de um serviço de apoio domiciliário e de um centro comunitário, e recentemente foi o coordenador de freguesia dos Censos 2021 (Lomar e Arcos).

Nasceu em S. João do Souto, mas vive em Lomar desde criança, onde frequentou o 1.º ciclo do ensino básico, passando pelos movimentos e grupos da paróquia. Exerceu funções como eleito local, tendo sido membro da Assembleia de Freguesia e secretário da Junta de Freguesia de Lomar.

Mas Rolando Silva desde cedo se destacou na história local e na defesa e valorização do património cultural, na ligação com a comunidade educativa das escolas públicas no préescolar e do 1.º ciclo, no trabalho de proximidade à população através de várias iniciativas solidárias, intensificadas, sobretudo neste período de pandemia.

Será instalado na sede da Junta um Gabinete de Ação Social. A União das Freguesias deverá ser um motor de dinamização e agregação das forças vivas da comunidade, realça.

Para Rolando Silva é uma honra assumir esta candidatura em nome da Coligação “Juntos por Braga”, desde logo porque acredita num trabalho em equipa próximo das pessoas, particularmente porque o faz ao lado de pessoas a quem reconhece competências. “Irei acompanhado de uma fantástica equipa com capacidade de trabalho, capaz de responder às necessidades das pessoas, famílias e comunidade. Estarei ainda junto das instituições e dos movimentos associativos. Esta é uma candidatura humanista que valoriza todas as pessoas”, disse o candidato.

Mas as preocupações de Rolando Silva são com quem vive e com quem trabalha em Lomar e Arcos, com quem precisa de uma creche ou quem tem dificuldades de encontrar um centro de dia para idosos.

Além do alargamento do campo de jogos de São Paio d’Arcos Futebol Clube, Rolando Silva também se propõe a requalificar equipamentos e acrescentar-lhes novos espaços. A vontade de “fazer mais por Lomar e Arcos” leva Rolando Silva a avançar rumo a novas metas. O reforço de medidas de apoio à população, a requalificação da EB1 de Arcos, a colocação de coberturas nos espaços exteriores das escolas, a implementação de um Balcão Único de apoio ao Cidadão são objetivos da equipa liderada por Rolando Silva, assim como o melhoramento da rede viária, justificando como “urgente” levar a efeito a obra de alargamento da Rua dos Presidentes/Rua de 5 de Outubro, na Ponte Pedrinha. Para o candidato é ainda fundamental desviar o elevado tráfego da EN 309, além da implementação de medidas de acalmia de trânsito, a reabilitação e alargamento da Ponte Nova, no alargamento da Rua do Monte da Forca à Rua da República.

A candidatura conta com o apoio da coligação Juntos por Braga. Rolando Silva promete, ainda, requalificar diversos troços de passeio em várias ruas existentes, conferindo mais segurança aos seus utilizadores: Rua Conde Aurora, Rua Magalhães Lima, Rua José Estevão, entre outras.

Perante o compromisso assumido entre Ricardo Rio e os candidatos às juntas de freguesia da coligação Juntos Por Braga, Rolando Silva espera que a Junta da União das Freguesias de Lomar e Arcos seja reforçada com novas competências. “São ainda precisos mais meios técnicos e humanos no tratamento do espaço público, pela manutenção dos espaços verdes e zonas ajardinadas”, acrescentou.