Sente-se a mudança em Celeirós, Aveleda e Vimieiro

Durante uma apresentação tripartida em Celeirós, Aveleda e Vimieiro, os candidatos pela Coligação “Juntos por Braga” à Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e à Junta daquela União de Freguesias, Carlos Guimarães, apresentaram um caminho de futuro otimizado para o bem-estar e desenvolvimento da UF. A apresentação contou com uma calorosa receção por parte da população, sentindo-se entre os presentes uma genuína vontade em participar numa mudança de rumo nos destinos da Junta de Freguesia.

Primeiro em Vimieiro, depois em Aveleda e por último Celeirós. À imagem do que a equipa de Carlos Guimarães idealiza para esta UF, também a sua apresentação pública da candidatura à presidência da autarquia local foi equitativa para as três freguesias.

Já em Celeirós, Ricardo Rio, considerou “gratificante encontrar um calor humano tão forte”, que na sua ótica é “um testemunho de que querem uma mudança tranquila, de que querem uma renovação nesta UF e de que confiam no Carlos Guimarães e em toda a sua equipa para, a partir do próximo dia 26, fazerem valer a mudança”, explicou, acrescentando que os membros da Coligação “Juntos por Braga” de Celeirós, Aveleda e Vimieiro “são uma solução de excelência”.

Sobre os desafios que se colocam à CM e à UF num futuro próximo, Rio lembrou que Celeirós, Aveleda e Vimieiro representam “um polo de vitalidade importantíssimo” e, nesse sentido, é necessário “continuar a requalificar equipamentos públicos, a valorizar equipamentos desportivos, a intervir e a apoiar as dinâmicas sociais existentes”.

Prolongar a Ecovia do Rio Este desde a Ponte Pedrinha até ao complexo Grundig, e de lá até Celeirós de acordo com o planeamento do pelouro do ambiente, apoiar as respostas à primeira idade com a criação de uma nova valência de creche, criar novos equipamentos públicos como a implementação de um Espaço Cidadão, dar continuidade ao investimento de centenas de milhares de euros na requalificação da rede viária e trabalhar no ordenamento do Parque Industrial de Celeirós são algumas das prioridades definidas por Ricardo Rio para aquele território, a par da implementação de zonas de lazer nas três freguesias.

Carlos Guimarães, perante uma plateia muito bem composta, explicou que corporiza esta candidatura “com o objetivo de renovar a UF e de tudo fazer pelas pessoas de Celeirós, Aveleda e Vimieiro”, garantido a vontade de liderar “uma equipa dinâmica e proactiva”. Sobre a decisão a tomar no próximo dia 26 de Setembro, Carlos Guimarães explica que há dois caminhos possíveis: “uma junta a trabalhar em pleno e com objetivos claros e bem definidos”, ou “manter o que tem acontecido no passado”.

Na área da educação, a equipa de Carlos Guimarães tudo fará para que a UF possa acolher uma creche. Na cultura, está projetada uma colaboração próxima das associações e a valorização do património das três freguesias. No que diz respeito à juventude e ao associativismo, a atuação da autarquia local passará pela revitalização das infraestruturas existentes, nomeadamente dos parques infantis e a renovação do parque em Vimeiro. Ampliar a distribuição de gás natural, acabar com a falta de saneamento em Vimieiro, requalificar a rede viária da UF, assim como o Parque Industrial de Celeirós, e contribuir para a resolução do problema de trânsito da Nacional 14, no centro de Celeirós, são metas definidas por Carlos Guimarães a atingir durante os próximos quatro anos.

“Sentimos que, na realidade, temos muito para dar a esta União de Freguesias. Sabemos que temos muito para acrescentar à nossa terra. O que não vai jamais acontecer é um dia olharmos para trás e sentirmos que não fizemos tudo pela nossa União de Freguesias”, disse Carlos Guimarães.