Vai nascer um Centro Cultural na Francisco Sanches

Arquivo Municipal mais qualificado será o primeiro “inquilino”

Um grande centro cultural com várias valências complementares é o projeto da coligação “Juntos por Braga” para o antigo edifício escolar Francisco Sanches, em pleno coração histórico da freguesia de São Victor.

No entanto, o candidato da coligação revelou que no âmbito das valências complementares previstas para o espaço, vai nascer já na primeira fase o Arquivo Municipal. «Mais digno, com melhores acessos e boa mobilidade. Um espaço de melhor acesso aos investigadores e que já está em concurso público», destacou Ricardo Rio, num projeto de 1,7 milhões de euros.

Acompanhado na visita à Francisco Sanches dos elementos da lista da coligação PSD/CDS-PP/PPM/Aliança, como casos de Sameiro Araújo, Olga Pereira, João Rodrigues e Altino Bessa, Ricardo Rio referiu que o edifício carece de uma série de intervenções.

«Nomeadamente na cobertura, fazer um reforço estrutural e ainda intervir no rés do chão que vai receber o Arquivo Municipal», disse o candidato.

Mas a antiga escola de milhares de Bracarenses vai ser mais do que um depósito de cultura e história, e pretende ser um viveiro de arte, residências artísticas, abrigo de grupos culturais da cidade, assim como um espaço com vida que se vai reinventar todos os dias.

«Um espaço qualificado. Um edifício com uma área enorme e que tem uma localização de excelência. Vai dotar uma freguesia tão importante como São Victor de um equipamento cultural de grande envergadura» afirmou Ricardo Rio.