Revolucionar a mobilidade

  1. Implementação do MetroBus em Braga. Esta será a grande intervenção dos próximos anos e que irá revolucionar o sistema de transportes públicos no nosso concelho. Tecnicamente conhecido como BRT – BUS Rapid Transit, este é um sistema de transporte inovador, de alta qualidade, com veículos sobre pneus que circulam em sítio próprio. Possui estações com entrada de nível, facilitando o acesso a pessoas de mobilidade reduzida. Nessas estações são efetuadas as validações, o que leva a um aumento da velocidade comercial.

  2. Criação de um Conselho Consultivo da Mobilidade, com o objetivo de ouvir a sociedade sobre este tema fundamental na vida das cidades, nomeadamente ouvir sugestões, dar a conhecer os projetos previstos e em curso e acompanhar a implementação dos mesmos.

  3. School Bus para todos é um projeto que irá avançar no ano escolar de 2022/2023. Deste modo, o emblemático projeto que neste momento apenas serve seis escolas do centro da cidade será alar- gado a todo o concelho, no sentido de providenciar transporte escolar dedicado a todas as escolas.

  4. No próximo mandato continuaremos o processo de renovação da frota dos TUB, com aquisição de mais veículos movidos a eletricidade ou hidrogénio.

  5. Melhoria e renovação dos equipamentos de informação externa nos TUB, com a renovação das placas no exterior, além de aumentar o número de abrigos, realizando um upgrade a toda a imagem dos painéis de informação.

  6. Adoção de um novo sistema de apoio à exploração dos TUB, melhorando a informação em tempo real sobre os tempos de passagem através de uma aplicação móvel.

  7. Será desmaterializado o sistema de bilhética dos autocarros, através de um sistema que permita ao utilizador fazer a aquisição e validação do bilhete através de uma aplicação móvel.

  8. Serão criadas novas linhas dos TUB, a exemplo que já sucedeu  em setembro deste ano, com a linha 501 – Avenida Central – Parque Industrial de Adaúfe e reforçadas outras linhas existentes.

  9. Concretização da obra do novo parque e sede dos TUB.

  10. Implementação de um sistema de transporte a pedido através dos TUB. Transporte efetuado de forma pontual, através de agenda- mento prévio, com percurso e horário flexível.

  11. Reorganizar a Central de Camionagem de Braga. Continuar o trabalho de modernização deste equipamento municipal, sob gestão recente do município, dignificando uma importante entrada da cidade.

  12. Dar continuidade à capacitação física da Autoridade Municipal de Transportes de Braga, nomeadamente com a incorporação de software de monitorização que permita o acompanhamento da operação e que vá ao encontro do que está vertido no contrato celebrado com os TUB e outros operadores.

  13. Criação de meeting points para a paragem de autocarros turísticos. Estes locais devem servir de largada e recolha de turistas, garantindo mais segurança aos passageiros e facilitando o encontro dos grupos com os respetivos guias.

  14. Criar mais espaços de acolhimento de autocaravanas.

  15. Elaboração da Ecovia do Cávado e da Ecovia do Este que se pro- longa até Celeirós, cumprindo uma rede ciclável na cidade de mais de 70 kms.

  16. Conclusão do Plano de Mobilidade Sustentável, que inclui a introdução de novas vias cicláveis segregadas e de coexistência.

  17. Lançamento dos procedimentos para o desenvolvimento do estudo e a implementação de uma rede de Bikesharing articulada no âmbito do Plano de Mobilidade.

  18. Implementação da Sala de Gestão e Controlo, determinante para a perceção do estado do concelho e intervenção imediata por parte de áreas como a proteção civil e o trânsito.

  19. Aumentar a cooperação e coordenação ao nível de transportes entre as CIM do Cávado, do Ave, do Alto Minho e da Área Metropolitana do Porto.

  20. Apoiar a criação da nova Estação Ferroviária de Braga, no quadro da nova ligação Porto-Vigo.