Inovar e reforçar respostas sociais e educativas

  1. Formalização da Rede municipal de creches, em parceria com diferentes entidades, públicas ou privadas. O objetivo é aumentar os lugares de creches e melhorar as condições das famílias, tornando mais acessível a informação sobre as vagas disponíveis a cada momento.

  2. Melhorar o sistema de refeições escolares a cargo do Município. É fundamental criar um novo paradigma nas refeições escolares, pelo que esta componente será reforçada com mais meios financeiros e humanos.

  3. Manter a aposta na melhoria e renovação do parque escolar como uma das prioridades, valorizando o papel preponderante da educação no município. Em concreto, avançarão de imediato as grandes requalificações nas EB1 de Nogueira, Figueiredo, Este S. Pedro, Ponte Pedrinha, Bairro Económico e Quinta da Veiga. Com o processo de descentralização em curso, e com o apoio financeiro do Ministério da Educação, concretizar-se-ão as requalificações profundas da EB 2,3 de Palmeira, Trigal Santa Maria e Frei Caetano Brandão. A estas seguir-se-á novo cardápio alargado de intervenções em linha com a escala de prioridades definida pelo Município.

  4. Dar continuidade ao Programa de Combate ao Insucesso Escolar.

  5. Com base no Projeto Educativo Local, criação de uma equipa e centro de recursos educativos onde possam ser desenvolvi- dos e monitorizados todos os projetos no terreno promovidos pelo universo municipal, em parceria com os Agrupamentos de Escola.

  6. Estimular os percursos científico-pedagógicos em torno das áreas CTEM (Ciências/Tecnologia/Engenharia/Matemática).

  7. Implementar um alargado pacote de investimentos com vista à disponibilização/ reforço de equipamentos e conteúdos digitais em todas as escolas do concelho.

  8. Implementar Programa de apoio à recuperação de adultos sem o 9.º Ano, em forte articulação com o Centro Qualifica.

  9. Instituição de um apoio ao primeiro filho, potenciando o aumento da natalidade no concelho.

  10. Integrar Braga na Rede de Cidades Amigas das Crianças da UNICEF.

  11. Desenvolvimento do “Plano Municipal de Ação para a Inclusão”.

  12. Dinamização de programas formativos que integrem a dimensão de Educação e Cultura, nomeadamente através do estímulo das artes performativas e do património cultural.

  13. Dinamizar o Hub de Inovação Social, com a criação de programas e projetos relacionados com a inovação social, potenciando a sua ligação com a InvestBraga.

  14. Concretização de um Programa de Educação para a Saúde, através do Gabinete Municipal de Saúde.

  15. Colocação de desfibrilhadores em todos os equipamentos de gestão municipal.

  16. Programa de Promoção da Saúde Mental nos Jovens.

  17. Programa de Acolhimento aos Estudantes Universitários em Braga.

  18. Reforçar os apoios ao Ensino Especial, através de maior apoio informático aos jardins-de-infância e escolas de 1º ciclo, bem como o reforço da oferta de educação a crianças com necessidades especiais.

  19. Criação da consulta gerontológica destinada a pessoas com mais de 65 anos, que procurem uma avaliação/aconselhamento/orientação para melhorar o seu dia a dia e viver uma reforma ativa.

  20. Estimular a criação de programas de combate à solidão, através de parcerias e programas de intervenções e interações, no senti- do de combater a solidão de adultos/idosos, independentemente das condições em que se encontrem, no sentido de promover o envelhecimento ativo e retardar a institucionalização de pessoas, aumentando a qualidade de vida de cada um.

  21. Criação de uma casa de competências – House of Skills de apoio à população sem abrigo, onde terão acompanhamento por técnicos para se integrarem no mercado de trabalho.