Formar, captar e reter talento

  1. Apoio à criação da Innovation Eco Village e do MedTech na proximidade da Universidade do Minho, como solução para acolhimento de grandes projetos tecnológicos, de transferência de conheci- mento, de investigação e tecnologia para as empresas, nomeadamente na disponibilização de laboratórios colaborativos para empresas, spinoffs e startups.

  2. Em conjunto com o INL – Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia, desenvolver esforços para criação um Centro de Ciência em Braga com dimensão internacional para projeção da cidade e da região.

  3. Promoção/Criação de espaços de acolhimento para empresas Deep Tech (áreas como a Inteligência Artificial, Biotecnologia, Nanotecnologia ou Ciências da Vida), com capacidade de atração e fixação de Grandes empresas estabelecidas e startups, que combinem os domínios físico e digital.

  4. Apoiar os processos de transferência de tecnologia, capazes de promover uma cultura mais orientada para a inovação e de identificar oportunidades de transferência de tecnologia, através da ligação entre as diferentes instituições promotoras de I&D e as empresas, fomentando a colaboração entre estas e a mediação de acordos de Propriedade Intelectual.

  5. Apostar na continuidade do programa “Empreender@Braga”, um projeto de estímulo ao empreendedorismo, promovido e disponibilizado gratuitamente pelo Município de Braga e pela InvestBraga, que visa desenvolver uma cultura empreendedora junto dos cidadãos Bracarenses, desempregados e/ou que pretendem criar o seu próprio negócio.

  6. Criação de um Conselho Consultivo Local de Inovação e Ciência, que integre Instituições de Ensino, Entidades Promotoras de I&D, Empresas e outros stakeholders relevantes, tendo como missão apoiar a definição e orientação estratégica do setor.

  7. Continuação da regeneração dos Parques Industriais de Braga ao nível do ambiente urbano, sinalética, reabilitação do espaço público, espaços verdes, modelos de gestão partilhada e qualificação das acessibilidades, etc. Destaque para a criação de condições de ligação do Parque Industrial de Adaúfe ao Parque Industrial de Pitancinhos, com criação de novos lotes para acolhimento de novas e expansão de atuais empresas, bem como o ordenamento no Parque Industrial de Celeirós e a valorização do Parque Industrial de Sobreposta.

  8. Apoiar o Projeto de Requalificação do Aeródromo e a criação da Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) prevista para esta localização, focado nas áreas da aeronáutica e automóvel.

  9. Continuar a promoção de Programas de Requalificação Profissional de Licenciados, em situação de desemprego, para áreas conexas de formação, em parceria com a Universidade do Minho, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e o Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, que visem o reforço da sua empregabilidade.

  10. Continuar a promoção de parcerias com o Centro de Formação Profissional de Mazagão e com outras escolas profissionais, visando adaptar a oferta formativa ao perfil de procura das entidades empresariais em expansão/instalação.

  11. Criação de condições para acolhimento de Parque Temático na cidade de Braga para dinamização do Turismo na Região.

  12. Implementação do cartão de turista, com vista a melhorar a experiência turística a todos os visitantes da cidade, possibilitando um uso integrado de transportes públicos, museus e espaços culturais, bem como o pagamento digital em toda a cidade de Braga.

  13. Realização de uma Feira de Turismo de dimensão ibérica em Braga, através de protocolos com a Fitur ou Intur.

  14. Continuar a apoiar a digitalização do comércio local, das peque- nas empresas, e dos serviços em geral, em colaboração com Associação Empresarial de Braga e Associação Empresarial do Minho.

  15. Promoção de um evento internacional na área da inovação, capaz de estimular novas oportunidades de I&D, de mercado ou de investimento entre diferentes ecossistemas de inovação e empreendedorismo de referência.

  16. Promoção de produtos locais, através da qualificação da oferta em termos de Marketing e Logística, contribuindo também para a criação de marca “chapéu” que identifique os produtos de Braga.

  17. Elaboração de um projeto de sinalética turística na cidade, para dar maior visibilidade aos espaços mais visitados do concelho.