Reforçar as políticas de apoio à habitação

  1. Financiamento e implementação da Estratégia Local de Habitação. Através do Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal, o Município espera nos próximos quatro anos desenvolver um ambicioso programa de habitação que resolva os problemas mais prementes das famílias Bracarenses, no que concerne à habitação. Esta sua aplicação dependerá do montante das verbas que o governo nacional alocar ao Município de Braga, mas seremos intransigentes na defesa dos interesses das famílias mais desfavorecidas do concelho.

  2. Estimular parcerias com entidades privadas para a criação de habitação a preços acessíveis.

  3. Submeter, em conjunto com a Universidade do Minho e o IPCA, uma candidatura ao PRR para a instalação de uma Residência Universitária nas instalações da antiga Fábrica Confiança.

  4. Duplicação do valor consignado ao Regime de Apoio Direto ao Arrendamento (RADA) e alteração do respetivo regulamento, visando alargar o âmbito de apoio.

  5. Garantir, em sede de revisão do PDM, a expansão das zonas de construção nas Freguesias da periferia, o que aumentará o número de habitações novas para as famílias Bracarenses e um maior nível de oferta habitacional para a classe média.

  6. Continuar a fomentar as políticas de reabilitação, nomeadamente no centro histórico e zona urbana de Braga.

  7. Acelerar o processo de licenciamento para a construção de habitação.

  8. Criar na BragaHabit um gabinete de apoio e informação para habitação e reabilitação urbana, no sentido de apoiar as políticas municipais para esta área e tornar mais acessível a informação sobre as políticas públicas aos cidadãos.