Reforçar modelo de governança aberta e participada

  1. Reforço das competências delegadas nas Juntas de Freguesia, em particular, nas do perímetro urbano do concelho.
  2. Continuação da dinamização dos processos de modernização administrativa, no Município e nas Empresas Municipais, através da introdução de novos serviços e da desmaterialização de outros, que visem a integração dos processos, a simplificação de pagamentos e outras comodidades que melhorem a vida dos cidadãos.
  3. Qualificação dos colaboradores Municipais, valorizando-os e dotando-os de mais competências de gestão do serviço público, atendimento de cidadãos, relações humanas e competências nas áreas tecnológicas, que permitam o caminho para a excelência do serviço público.
  4. Reformular o Data Center da cidade de Braga, de modo a dar suporte à difusão de políticas digitais para apoiar a mudança tecnológica do concelho de Braga. Também servirá de apoio às Escolas, pequenas empresas e aos cidadãos na interface para correio eletrónico, serviços de validação, alojamento eletrónico de suporte a alguns serviços eletrónicos estruturais na cidade de Braga.
  5. Criação de um prémio “Munícipe Atento”, para incentivar a participação cívica dos munícipes na apresentação de sugestões e ideias, no alerta de irregularidades e situações perigosas ou ainda nas iniciativas que promovam o bem comum. A ideia será premiar aqueles munícipes que mais tenham participado de forma construtiva na melhoria da cidade.
  6. Construção do Roadmap para a Transformação Digital da Gestão Municipal (Municipality 4.0).
  7. Programa de Capacitação de Jovens Líderes nas Associações de Estudantes e Juvenis.
  8. Criação do programa Bragadecide, onde um conjunto de cidadãos é “sorteado” para acompanhar o processo de decisão de uma grande obra, participando em reuniões, recolhendo informações dos técnicos e acompanhando o processo de decisão.
  9. Consolidação do projeto do Laboratório de Inovação Urbana e do Observatório com vista a monitorizar os resultados das intervenções no âmbito do Portugal 2020.
  10. Lançamento do Prémio iTBraga “Investigação, Inovação e Território”, para apoiar o estímulo da investigação, inovação e territorialização do conhecimento produzido e, deste modo, fomentar o desenvolvimento urbano sustentável.
  11. Remodelação do Regulamento do Orçamento Participativo de Braga, nas suas várias dimensões.
  12. Revitalização dos Conselhos Estratégicos e Consultivos do Município.
  13. Reforço dos meios físicos, humanos e financeiros ao dispor da Assembleia Municipal de Braga.
  14. Criação do Portal da Assembleia Municipal de Braga.