Adélia Silva quer continuar a “mudar a face” de Merelim (São Pedro) e Frossos

Foi numa noite em ambiente de grande entusiasmo que decorreu a apresentação pública da candidatura de Adélia Silva à Junta da União de Freguesias de Merelim (São Pedro) e Frossos pela coligação “Juntos por Braga”. Ricardo Rio, candidato à Câmara Municipal, lembrou que “as coisas mudaram a partir de 2013”, com uma CM que trabalha para todos “independentemente das suas escolhas”.

A chuva foi incapaz de travar uma nova grande enchente para mais uma ação de campanha dos “Juntos por Braga”. Na UF de Merelim (São Pedro) e Frossos, Ricardo Rio disse que “aquilo que a Adélia fez e a sua equipa foi ter continuamente, ao longo deste último mandato, uma postura de exigência, de proximidade, de colaboração”, considerando que “há muito trabalho que foi feito pela Junta de Freguesia, principalmente por aqueles que mais precisavam do seu apoio”.

Sobre a “ambição que fez mudar o rosto destas freguesias”, Rio lembrou o trabalho realizado. A requalificação da rede viária, a aposta na criação e requalificação de espaços de lazer como o parque de Gerizes, o apoio às instituições, a defesa da população durante a situação pandémica, bem como outras medidas que representam um trabalho que terá continuidade ao longo dos próximos quatro anos. Desde logo com a melhoria dos serviços, com a instalação de um Espaço Cidadão, mas também através da concretização de projetos importantes como a requalificação da JF de Merelim, a edificação de um auditório e da casa das associações.

Ricardo Rio lembrou ainda o desafio imposto ao município por uma das heranças mais penosas deixadas pelo anterior executivo municipal. O candidato compreende o anseio da população, mas explica que ao contrário do que foi feito no passado, é necessária prudência para construir a nova ETAR, garantindo a melhor solução.

“Por incúria, por desleixo de quem esteve, no passado, à frente dos destinos da CM, deixaram sobrecarregar a ETAR muito para lá do que era aceitável em termos da sua capacidade de resposta”, disse, apontando desde logo o caminho da solução.

“Foi necessário estudar a localização da nova ETAR, para podermos definir em termos urbanísticos a sua localização, para alcançar os procedimentos de avaliação de impacto ambiental, para podermos submeter às entidades competentes a aprovação dos projetos, para submetermos uma candidatura a financiamentos comunitários que hoje já está aprovada. E há uns meses atrás foi lançado um concurso público internacional para a construção da nova ETAR, que dentro de alguns anos vai permitir que de uma vez por todas o problema da ETAR de Frossos e o impacto sobre a população sejam resolvidos”, disse.

Já Adélia Silva começou por dizer que “com Ricardo Rio na gestão municipal tudo mudou”, mostrando-se confiante de que “o grande problema instalado em Frossos pelo Partido Socialista, sem nunca ter perguntado à população”, será finalmente resolvido.
“Somos elementos ativos nesta freguesia, com competências, com capacidade e com provas dadas para gerir os bons destinos de Merelim (São Pedro) e Frossos”, considerou no momento de apresentar a sua equipa.

A candidata convidou os mais críticos a “sair da toca” para verem o trabalho desenvolvido. A requalificação de equipamentos como o pavilhão gimnodesportivo, a sede da Junta de Frossos, do polidesportivo do Ribeiro, dos parques infantis e de lazer, a construção do parque de Gerizes que hoje é uma referência no concelho, a requalificação do cemitério de Frossos, a aposta na requalificação da rede viária, entre muitos outros projetos. Foi neste trabalho que Adélia Silva centrou o seu discurso, lembrando ainda o trabalho social, com a rentabilização da Escola da Pateira que hoje está ao serviço, diariamente, de todos os seniores. Junta-se a tudo isto o apoio incondicional à população e às associações.

Para Adélia Silva será esta a conduta a ter continuidade durante os próximos quatro anos, com um programa eleitoral que coloca as “pessoas sempre em primeiro lugar”.