Fernando Silva quer mais para a UF de Escudeiros, Penso (S. Estêvão e S. Vicente)

O recém-criado pavilhão multiusos de Escudeiros foi o palco da apresentação pública de Fernando Silva à presidência da Junta da União de Freguesias de Escudeiros, Penso (S. Estêvão e S. Vicente) pela coligação “Juntos por Braga”. Ricardo Rio, candidato à Câmara Municipal de Braga, recordou o investimento significativo realizado ao longo dos últimos oito anos nestas freguesias que “foram esquecidas durante demasiado tempo” durante as governações socialistas.

Ricardo Rio começou por dizer que “quem olha hoje para esta UF e a compara com aquela que era a realidade de há quatro e de há oito anos atrás não tem dúvida nenhuma que hoje a população tem acesso a melhores condições do que aquelas que tinha”, sublinhando a importância do trabalho desenvolvido pela CM, em articulação com a JF liderada Fernando Silva. “Sem esse trabalho de extrema competência ao serviço desta União, com extremo sentido de responsabilidade, seguramente todos os projetos concretizados não teriam sido uma realidade”.

Fazendo um paralelismo com a realidade desta UF, Rio lembrou que “existiu um tempo que em Braga, o mero facto de um presidente de JF não ser da cor política do presidente da Câmara servia de desculpa para a CM não investir um cêntimo nessa freguesia, prejudicando não o presidente, não a JF, mas toda a população dessa localidade”, disse, afirmando que tal como em todo o concelho, Escudeiros e Penso (S. Estêvão e S. Vicente) ganharam muito com essa mudança que ocorreu em 2013.

O candidato da coligação “Juntos por Braga” recordou que estas freguesias, mesmo com governações socialistas na JF e na CM, “foram esquecidas durante demasiado tempo”. “Foi isso que me levou enquanto presidente da Câmara a canalizar tantos recursos para esta UF”, recordando os milhões investidos na qualificação da rede viária, mas também em projetos como a edificação do pavilhão multiusos de Escudeiros, entre tantos outros. E esse investimento é para continuar, desde logo com obras como a requalificação da rua da escola, a requalificação da sede da Junta, em S. Estêvão, ou a cobertura do polidesportivo de São Vicente, entre muitas outras concretizações.

Já Fernando Silva, volvidos quatro anos, e com mais firmeza nas palavras, discursou diante de uma enorme plateia para assegurar que irá encarar os próximos quatro anos com “ainda mais responsabilidade, com mais força, mais vontade de fazer, de exigir e de estar ao lado da população”.

“Vou estar com mais experiência, com mais traquejo. Vou visitar ainda mais vezes o sr. presidente de Câmara para exigir mais obras, mais projetos para Escudeiros e Penso (Santo Estêvão e S. Vicente)”, disse, admitindo gostar que lhe chamem de formiguinha. “É sinal que estou a trabalhar, a reivindicar para que Escudeiros e Penso (Santo Estêvão e S. Vicente) não voltem a ficar para trás como ficaram no passado”, disse.

O candidato confessou ainda que por vezes duvidou que seria possível fazer tanto em apenas quatro anos. Contudo, “o apoio do município fez toda a diferença”, permitindo à autarquia local ir muito mais para além das obras, estando ao lado da população e das associações nos momentos mais difíceis, como foi o caso da emergência pandémica.