Goreti Machado discute soluções com jovens e associações

Numa iniciativa promovida pela candidatura de Goreti Machado à Junta da União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães, que contou com a participação de Ricardo Rio, candidato à Câmara Municipal de Braga, a coligação “Juntos por Braga” discutiu com jovens e associações problemas e soluções para um trabalho comum e de serviço à comunidade.

Foi num registo informal que, no parque arborizado de Lamaçães, os candidatos da coligação “Juntos por Braga”, jovens e associações da UF discutiram o futuro. A plateia foi composta por elementos da Associação de Pais de Nogueira, da Congregação das Irmãs do Espírito Santo, do Agrupamento de Escuteiros 500 de Fraião, das Guias de Portugal e do Rancho Folclórico de São João Baptista de Nogueira, bem como por muitos interessados nos temas discutidos.

Ricardo Rio defendeu que “sob a liderança da coligação ‘Juntos por Braga’, seja na CM, seja nas Juntas de Freguesia, Braga tem de ser uma cidade e um concelho que dá a oportunidade a todas as pessoas de concretizarem as suas ambições”, explicando que, a bem da comunidade, há uma série de “dinâmicas que importa concretizar”, num esfoço de cooperação entre o poder local e os movimentos associativos.

Pegando no exemplo de Nogueira, Fraião e Lamaçães, que tem registado um maior crescimento em termos populacionais, “o que é um bom indicador sobre a qualidade de vida deste território”, Rio explicou que esta UF tem “muitas tradições, muitas instituições que têm feito um trabalho fundamental no serviço à comunidade, desde a área social, a área desportiva, a área cultural. Essas instituições devem contar com uma relação de colaboração contínua dos poderes locais. É isso que temos procurado concretizar”, disse, apontando desde logo alguns exemplos concretos. Só na área social, ao longo dos últimos quatro anos, foi atribuído um apoio de mais de um milhão de euros em instituições sociais para ampliarem instalações e para melhorarem as suas condições.

No universo do trabalho realizado pela Junta da UF de Nogueira, Fraião e Lamaçães, Rio lembrou o Parque de Jogos da Caseta, que hoje acolhe eventos desportivos de rugby, a cedência das antigas sedes de Junta de Nogueira e Lamaçães ao Rancho Folclórico de São João Baptista de Nogueira e ao Grupo Folclórico de Lamaçães, bem como a rentabilização de espaços desportivos e de lazer como o pavilhão gimnodesportivo de Lamaçães, entre muitos outros que hoje existem na UF.

Para reforçar este trabalho, Goreti Machado referiu que na sua lista têm representação as guias, os escuteiros, elementos de várias IPSS’s e de movimentos culturais e desportivos.

“Somos efetivamente uma equipa que conhece e que vive os problemas, mas queremos muito encontrar as soluções”, disse, sublinhando que é na combinação da garra dos jovens com o traquejo da experiência adquirida por muitos outros que se constrói “uma UF melhor”.