Ricardo Rio: “Estamos a trabalhar para acelerar as respostas ao acesso à habitação, nomeadamente para a população jovem”

A Juventude como “algo transversal à intervenção do Município”. Foi desta forma que o candidato à Câmara Municipal de Braga pela coligação “Juntos Por Braga”, Ricardo Rio, apresentou a sua estratégia a nível de políticas para a juventude num encontro apelidado “Voz à Juventude”, dinamizado no gnration e com a presença dos seus mandatários para a juventude, André Pimenta e Mariana Machado.

Assegurando que as questões como a formação, educação, qualificação de equipamentos escolares, acesso ao emprego, às boas condições para a prática desportiva e à fruição cultural estiveram no seu “contrato político com a juventude bracarense” desde a primeira hora, Ricardo Rio mostrou-se satisfeito com a “cidade vibrante e enérgica” que foi sendo construída. “Ao longo dos últimos oito anos, em cada uma destas dimensões, acho que fomos claramente ao encontro das necessidades que existiam no concelho de Braga. Braga tornou-se um dos motores do crescimento económico do país, passamos a ter um ecossistema de apoio ao empreendedorismo muito dinâmico, com criação de condições para que muitos jovens pudessem criar os seus negócios e fossem bem-sucedidos. Criámos condições para que as médias e grandes empresas crescessem e criassem muitos milhares de postos de trabalho que foram, naturalmente, preenchidos em primeira instância pelos recursos que iam sendo formados na Universidade do Minho, na Universidade Católica, no IPCA e noutras instituições de ensino superior. Atraímos massa crítica significativa para a cidade!”, destacou o candidato da coligação, acrescentando: “A pandemia obrigou a uma paragem em inúmeras atividades, mas olhamos para a frente e vemos já o virar da página: o regresso da meia-maratona de Braga, um dos grandes eventos desportivos, e o grande festival musical de inverno com nomes de relevo no cenário internacional que acontecerá já em dezembro”.

Garantindo o propósito de continuidade, numa perspetiva de criação de postos de trabalho e de atratividade do ponto de vista económico, Ricardo Rio aproveitou o momento para assumir a sua preocupação em relação ao acesso à habitação em Braga. “Estamos muito preocupados e a trabalhar para acelerar as respostas ao acesso à habitação, nomeadamente para a população jovem, a vários níveis, desde apoios para fixação nas suas freguesias natal até à mudança do regulamento de apoio à habitação que a BragaHabit tem e que foi sempre muito orientado para o apoio a pessoas com insuficiência de recursos económicos. Nós queremos dar outra roupagem ao regulamento para poder permitir o apoio a outras franjas da população”, destacou o recandidato à Câmara Municipal de Braga.

Com o objetivo de promover a realização profissional e pessoal dos jovens bracarenses, instigando-os a construírem os seus negócios e as suas famílias em Braga, ajudando assim ao crescimento do concelho, Ricardo Rio acredita que a “juventude é o primeiro mote para Braga ser uma cidade viva, acolhedora e atrativa”. “O facto de nós termos uma cidade que tem este reconhecimento a nível da sua capacidade inovadora - pelos talentos que gera, pelos grandes atletas que tem, pelos nomes no panorama cultural que vão surgindo, pelas empresas que vão sendo aqui criadas -, acaba por se interrelacionar e dar a Braga uma projeção que é benéfica para todas as dimensões: atrai pessoas que querem aqui estudar, aqui investir, que querem visitar ou até viver! É para isso que vamos continuar a trabalhar!”

Ricardo Rio destacou ainda que já existem vários projetos “no forno” para o próximo mandato, como o alargamento das zonas verdes e das praias fluviais, a melhoria de equipamentos desportivos e a criação de equipamentos culturais diferenciadores como o Centro Cultural Francisco Sanches ou Media Arts Center no Theatro Circo, projetos esses que vão “mudar o rosto da cidade de Braga, ainda mais do que aquilo que aconteceu ao longo dos últimos oito anos”.