Notícias

09 2021
  • 20 Setembro 2021 - Segunda-feira
  • Juntos por Braga

Agostinho Fernandes ambiciona mais para Adaúfe

Dar continuidade ao trabalho de desenvolvimento que tem sido realizado ao longo dos últimos anos é a principal ambição de Agostinho Fernandes que apresentou publicamente a sua candidatura à Junta de Freguesia de Adaúfe pela coligação “Juntos por Braga”. O candidato à Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, elogiou o trabalho de Agostinho Fernandes, lembrando que só em Adaúfe foram investidos quase 3 milhões de euros em intervenções.

Ricardo Rio começou por elogiar o trabalho desenvolvido por Agostinho Fernandes que, em conjunto com a CM, ajudou a romper com o esquecimento desta freguesia. “Durante muito tempo Adaúfe foi uma freguesia esquecida. Foi uma freguesia cujas necessidades não foram minimamente acauteladas e que deixaram tanto e tanto trabalho por fazer. Trabalho esse que se foi fazendo ao longo dos últimos oito anos. Foi recuperar muitas décadas de inação”, disse Ricardo Rio, considerando que a coligação “Juntos por Braga” fez mesmo a diferença em Adaúfe.

A requalificação das acessibilidades e a resposta a necessidades básicas como o melhoramento da rede pluvial foram verdadeiras prioridades ao longo destes últimos oito anos para a JF e CM. A tudo isto juntou-se o trabalho social e a descentralização dos serviços, com a implementação do Espaço Cidadão. Mas falar em Adaúfe é falar, inevitavelmente, de um dos ex-libris do concelho que é a praia fluvial.

“Com todo este trabalho que foi desenvolvido, com todo este esforço que foi feito em parceria entre a JF e a CM, este espaço está transfigurado. Houve um conjunto de melhoramentos que vão desde as questões das acessibilidades, das infraestruturas complementares, do bar que foi instalado, das diversões, até ao alargamento do estacionamento”, disse Ricardo Rio, não escondendo o orgulho pela conquista da bandeira azul atribuída pela APAI.

Sobre o futuro, Ricardo Rio priorizou a continuidade da melhoria da rede viária, dando o exemplo da futura ligação da variante do Nova Arcada ao Parque Industrial de Pitancinhos e a Adaúfe. Por último, e respondendo a uma das reivindicações da população e da JF, Ricardo Rio garantiu que a Escola do Quartilho será cedida à autarquia local tendo em vista a instalação de um jardim de infância.

Pragmático, Agostinho Fernandes enumerou uma extensa lista com dezenas de intervenções implementadas ao longo de oito anos, muitas delas solicitadas pela população há décadas, com o objetivo de “suprir necessidades básicas na rede viária, nas águas pluviais e a limpar a imagem de Adaúfe”. Mas Adaúfe não qualificou apenas as suas ruas. A autarquia local apostou no apoio às coletividades, mas também em atividades dirigidas aos jovens e aos seniores, priorizando o apoio à população, principalmente durante o período pandémico.

Agostinho Fernandes lembrou que muitas obras estão em curso e que outras devem arrancar a breve trecho. Construir um berçário, edificar uma nova capela mortuária, melhorar os equipamentos existentes, mas também garantir habitações a custos controlados são algumas das metas a atingir numa freguesia que na ótica de Agostinho Fernandes necessita de “equidade” face aos muitos anos em que esteve esquecida, durante as governações socialistas.

Ver mais
09 2021
  • 19 Setembro 2021 - Domingo
  • Juntos por Braga

Firmino Marques lidera equipa que trabalhou durante 20 anos por São Victor

Dar mérito à equipa que trabalhou durante 20 anos em prol dos victorianos, que foi “abandonada” pelo seu “timoneiro”, mas que agora ganhou o seu líder natural: Firmino Marques. Foi esta a ideia chave da apresentação do programa eleitoral da candidatura da coligação “Juntos por Braga” à Junta de Freguesia de São Victor. Ricardo Rio, candidato à Câmara Municipal de Braga, acredita que no próximo dia 26 de Setembro São Victor irá agradecer o trabalho desenvolvido pela equipa agora liderada por Firmino Marques com a eleição da coligação “Juntos por Braga” para a autarquia local e para o município.

“Sempre presente por São Victor”, Firmino Marques explicou que aceitou o desafio lançado por Ricardo Rio “porque de um dia para o outro esfumou-se um clima de confiança que sempre existiu entre a JF e o município de Braga”, reforçando que quem “traiu essa confiança” estava no vértice de uma equipa que hoje, quase na sua maioria, transita para a lista que agora Firmino Marques encabeça e que se propõe a dar continuidade a um percurso de 20 anos que já foi distinguido, até por governos socialistas, como a melhor autarquia na área da qualidade e da sustentabilidade local. Ladeado pela sua equipa, Firmino Marques confessou que “pela lógica das coisas faltaria alguém” e que “o timoneiro deve ser o último a abandonar o barco”.

“Em equipa que ganha não se mexe e a equipa está aqui. Falta aqui alguém que relativamente aos valores da gratidão, lealdade e dignidade não os soube perceber ou não os quis perceber”, disse, garantindo que a equipa que hoje lidera pode trabalhar de “consciência leve e de acordo com os pergaminhos daquilo que devem ser os melhores valores de cidadania”, ao contrário de “outros que, como os cucos, voaram para ninhos que já estavam feitos”.

Firmino Marques propõe um mandato repleto de concretizações. O candidato quer dar seguimento à postura pioneira de transformação da política cultural, desportiva, social, mas, de mão dada com o município, apostar também em grandes projetos. Projetos como o Centro Cultural na Francisco Sanches, a criação de um Hub Social, o tão aguardado Parque Eco Monumental das Sete Fontes, a requalificação da Fábrica Confiança, ou a qualificação de várias artérias do amplo território de São Victor.

Uma “equipa de excelência”

No mesmo sentido foram as palavras de Ricardo Rio, que se congratula por ter em São Victor uma “equipa de excelência” e o “grosso da JF que exerceu funções nos últimos cinco mandatos” e que agora conta com “o seu líder natural”. Rio lembrou que com a qualidade desta equipa “não há que dar mérito excessivo àqueles que apenas aproveitaram o contributo, a dedicação e o conhecimento da freguesia” dessa mesma equipa.

Aos que hoje advogam ser independentes, Rio lembra a postura de colaboração com todas as Juntas que tem pautado a ação da coligação “Juntos por Braga”, independentemente da sua cor política. “Se a independência é esquecer os partidos para servir a população, não há ninguém mais independente do que aquilo que representa a nossa candidatura e esta lista que está aqui ao meu lado”, disse.

Depois de um primeiro mandato da CM condicionado pela herança socialista, Ricardo Rio lembrou que se investiu muito em São Victor ao longo dos últimos quatro anos. Entre o tanto que foi feito, destacou a requalificação e ampliação do parque da rodovia, a requalificação da Pousada da Juventude, as intervenções nas zonas urbanas, as intervenções em todos os equipamentos escolares de São Victor, e todo o trabalho que permitiu melhorar a qualidade de vida dos victorianos.

Ricardo Rio deixou a garantia de que nos próximos quatro anos muito mais será feito por São Victor e que para isso conta com aquele que é lembrado como “um dos melhores presidentes de Junta que o País pôde usufruir no período democrático”, Firmino Marques. A par dos grandes projetos já identificados, Rio lembrou as futuras intervenções na rede viária, nomeadamente a envolvente do Braga Parque, em todas as ruas desde a Quinta da Armada, na Av. Antero de Quental, até ao Bairro da Alegria, mas também na Rua José António Cruz, na Rua São José e “em tantos espaços que precisam de uma intervenção para qualificar ainda mais esta freguesia”.

Ver mais
09 2021
  • 19 Setembro 2021 - Domingo
  • Juntos por Braga

“Proximidade com pessoas” de Lamas é fundamental para Franclim Marques

Foi num ambiente de grande euforia e de clara sensação de que é possível vencer a corrida do próximo dia 26 para a Junta de Freguesia de Lamas que Alfredo Franclim Marques apresentou publicamente a sua candidatura pela coligação “Juntos por Braga”. Ricardo Rio, candidato à Câmara Municipal de Braga, à imagem do que acredita que irá acontecer na luta pela CM, acredita também que há uma “forte possibilidade” da coligação induzir a mudança na autarquia local.

Sobre a qualidade dos elementos da lista da coligação “Juntos por Braga” a concorrer para a JF, Ricardo Rio não tem dúvidas. “É sempre de saudar quando conseguimos juntar às nossas fileiras alguém com o prestígio e com a sabedoria como a do eng. Franclim Marques. É para mim um motivo de grande orgulho vê-lo a liderar esta grande equipa”.

Rio prosseguiu lembrando o progresso de Lamas e o forte contributo do município ao longo dos últimos oito anos. “Não deve haver um projeto, uma obra que se possa dizer que foi concretizada em Lamas sem ter o apoio da CM. Seja em investimentos públicos ou privados, nós estivemos ao lado da JF porque sabíamos que ao fazer isso estamos a colaborar para servir melhor a população”, disse.

Mas o candidato à CM falou sobre o futuro, na necessidade de continuar a potenciar espaços como a Mamoa de Lamas, a envolvente do Rio Ledo, bem como dar seguimento a projetos como a nova pista de BTT a ser criada em breve. Para além da manutenção dos equipamentos públicos, Ricardo Rio abordou a requalificação da rede viária, evocando de forma destacada a falta de segurança na EN 309.

“É impensável que durante os próximos anos a Infraestruturas de Portugal continue a fechar os olhos à realidade tão perigosa para peões, para automobilistas, para todos aqueles que aqui se deslocam e que utilizam a Estrada Nacional de acesso à freguesia”, disse.

Diante de uma enorme plateia, Franclim Marques assegurou não estar só neste desafio, mas sim “acompanhado por uma grande equipa que se disponibilizou para trabalhar por Lamas”. Uma equipa que tem de “olhar para o futuro”.

“Vamos porta em porta explicar às pessoas as propostas que temos, mas sobretudo ouvir quais são as suas principais preocupações. A proximidade com as pessoas é fundamental porque temos de sentir os problemas em pormenor para os resolver”, disse, apontando, desde logo, um punhado de prioridades como o reforço do atendimento à população, a melhoria e otimização dos serviços de transportes públicos, a requalificação dos acessos da freguesia, o aumento de segurança da EN 309, a aposta num centro de convívio, a criação de um gabinete de apoio jurídico e a aposta em eventos culturais.

Ver mais
09 2021
  • 19 Setembro 2021 - Domingo
  • Juntos por Braga

População é prioridade em Vilaça e Fradelos para Paulo Ferreira

Continuar a reforçar a proximidade com a população, respeitando a identidade de Vilaça e Fradelos. Foram estas as ideias fortes da renovada candidatura da coligação “Juntos por Braga” liderada por Paulo Ferreira à União de Freguesias, que foi apresentada publicamente nas duas freguesias. Ricardo Rio, candidato à Câmara Municipal de Braga, aproveitou a ocasião para elogiar o trabalho “inexcedível” dos autarcas durante o período mais crítico da pandemia.

Durante a apresentação da candidatura de Paulo Ferreira, Ricardo Rio elogiou o trabalho de proximidade desempenhado pelas Juntas de Freguesia no apoio à população, principalmente durante um “período particularmente difícil” que foi o da luta contra a propagação da Covid-19. Dando o exemplo de Paulo Ferreira, Rio disse que os autarcas da coligação “Juntos por Braga” foram “absolutamente inexcedíveis”.

No mesmo sentido, Rio elogiou o trabalho protagonizado pela autarquia local de Vilaça e Fradelos ao longo dos últimos quatro anos, “no sentido de promover um desenvolvimento equilibrado entre as duas freguesias. Obviamente o trabalho que o Paulo e o Rogério fizeram nos últimos quatro anos é notável. É motivo do meu agradecimento”, disse.

Ricardo Rio sublinhou a importância do esforço realizado entre a CM e a JF para garantir a fixação dos equipamentos escolares na UF e a capacidade de Vilaça e Fradelos em acolher iniciativas de caracter desportivo, cultural, social. Sobre o futuro, Rio explicou que “ainda há trabalho a fazer do ponto de vista da qualificação da rede viária e da requalificação de equipamentos”, mas que a par do muito que já foi feito no que concerne a obras, é fundamental não escamotear o trabalho mais importante dos autarcas: a afirmação de proximidade, de um trabalho com as instituições, com os cidadãos para acorrer àquilo que é verdadeiramente importante.

No mesmo sentido, surgiram as palavras de Paulo Ferreira, garantindo que prosseguirá “lutando diariamente por uma melhor união de freguesias”. A aposta no Dia da Freguesia, a criação de um parque infantil, a implementação de um apoio à natalidade e o aumento de 30% do número de alunos nas escolas da união são apenas algumas bandeiras do trabalho concretizado ao longo dos últimos anos. No que diz respeito a obras, os grandes projetos estão na calha. Caso disso são as requalificações da rede viária, a construção de uma nova casa mortuária em Vilaça, “entre muitas outras obras fundamentais para aumentar a qualidade de vida dos cidadãos”.

“É um trabalho árduo, cada vez mais exigente, só ao alcance de quem gosta e ama a sua terra. Para este novo percurso de 4 anos, mantemos uma equipa com um misto de juventude e experiência, conhecedora da realidade local, que trabalha desde há muito pelo melhor para a sua freguesia”, disse o candidato.

Reforçando as conquistas passadas nas áreas da cultura, da educação, dos apoios sociais e do associativismo, Paulo Ferreira lançou as bases de um futuro sustentável e promotor de melhores condições de vida para todos através de uma autarquia local também ela aberta a todos, mas principalmente aos que mais dela precisam.

Ver mais
09 2021
  • 18 Setembro 2021 - Sábado
  • Juntos Por Braga

Ricardo Rio: “Estamos a trabalhar para acelerar as respostas ao acesso à habitação, nomeadamente para a população jovem”

A Juventude como “algo transversal à intervenção do Município”. Foi desta forma que o candidato à Câmara Municipal de Braga pela coligação “Juntos Por Braga”, Ricardo Rio, apresentou a sua estratégia a nível de políticas para a juventude num encontro apelidado “Voz à Juventude”, dinamizado no gnration e com a presença dos seus mandatários para a juventude, André Pimenta e Mariana Machado.

Assegurando que as questões como a formação, educação, qualificação de equipamentos escolares, acesso ao emprego, às boas condições para a prática desportiva e à fruição cultural estiveram no seu “contrato político com a juventude bracarense” desde a primeira hora, Ricardo Rio mostrou-se satisfeito com a “cidade vibrante e enérgica” que foi sendo construída. “Ao longo dos últimos oito anos, em cada uma destas dimensões, acho que fomos claramente ao encontro das necessidades que existiam no concelho de Braga. Braga tornou-se um dos motores do crescimento económico do país, passamos a ter um ecossistema de apoio ao empreendedorismo muito dinâmico, com criação de condições para que muitos jovens pudessem criar os seus negócios e fossem bem-sucedidos. Criámos condições para que as médias e grandes empresas crescessem e criassem muitos milhares de postos de trabalho que foram, naturalmente, preenchidos em primeira instância pelos recursos que iam sendo formados na Universidade do Minho, na Universidade Católica, no IPCA e noutras instituições de ensino superior. Atraímos massa crítica significativa para a cidade!”, destacou o candidato da coligação, acrescentando: “A pandemia obrigou a uma paragem em inúmeras atividades, mas olhamos para a frente e vemos já o virar da página: o regresso da meia-maratona de Braga, um dos grandes eventos desportivos, e o grande festival musical de inverno com nomes de relevo no cenário internacional que acontecerá já em dezembro”.

Garantindo o propósito de continuidade, numa perspetiva de criação de postos de trabalho e de atratividade do ponto de vista económico, Ricardo Rio aproveitou o momento para assumir a sua preocupação em relação ao acesso à habitação em Braga. “Estamos muito preocupados e a trabalhar para acelerar as respostas ao acesso à habitação, nomeadamente para a população jovem, a vários níveis, desde apoios para fixação nas suas freguesias natal até à mudança do regulamento de apoio à habitação que a BragaHabit tem e que foi sempre muito orientado para o apoio a pessoas com insuficiência de recursos económicos. Nós queremos dar outra roupagem ao regulamento para poder permitir o apoio a outras franjas da população”, destacou o recandidato à Câmara Municipal de Braga.

Com o objetivo de promover a realização profissional e pessoal dos jovens bracarenses, instigando-os a construírem os seus negócios e as suas famílias em Braga, ajudando assim ao crescimento do concelho, Ricardo Rio acredita que a “juventude é o primeiro mote para Braga ser uma cidade viva, acolhedora e atrativa”. “O facto de nós termos uma cidade que tem este reconhecimento a nível da sua capacidade inovadora - pelos talentos que gera, pelos grandes atletas que tem, pelos nomes no panorama cultural que vão surgindo, pelas empresas que vão sendo aqui criadas -, acaba por se interrelacionar e dar a Braga uma projeção que é benéfica para todas as dimensões: atrai pessoas que querem aqui estudar, aqui investir, que querem visitar ou até viver! É para isso que vamos continuar a trabalhar!”

Ricardo Rio destacou ainda que já existem vários projetos “no forno” para o próximo mandato, como o alargamento das zonas verdes e das praias fluviais, a melhoria de equipamentos desportivos e a criação de equipamentos culturais diferenciadores como o Centro Cultural Francisco Sanches ou Media Arts Center no Theatro Circo, projetos esses que vão “mudar o rosto da cidade de Braga, ainda mais do que aquilo que aconteceu ao longo dos últimos oito anos”.

Ver mais
09 2021
  • 18 Setembro 2021 - Sábado
  • Juntos por Braga

Innovation Eco-Village é projeto para fixar talento emprego em Braga

O candidato da coligação “Juntos por Braga”, Ricardo Rio, apontou que a estratégia de empreendedorismo, ciência e desenvolvimento tecnológico passa por fixar talento na cidade. Processo esse que requer, entre outros, criar um corredor entre a Universidade do Minho e o Laboratório Ibérico de Nanotecnologia, através do Innovation Eco-Village, um grande centro I&D ao serviço das empresas.

“Braga tem grandes recursos do ponto visto científico e empresarial. Com este centro vamos fixar talento científico, investigadores e captar investimento empresarial. Ao mesmo tempo procurar novas áreas de investimento, para lá do atual cluster existente das tecnologias da informação e da área da saúde. Temos que no futuro procurar outras áreas, já com capacidade consolidada no concelho e em que existem oportunidades de negócio interessantes para o futuro. Essa matriz passa pela nanotecnologia e a biotecnologia, uma área em que temos todas as condições para termos protagonismo acrescido face à realidade atual”, frisou Ricardo Rio.

Num almoço com vários empresários, empreendedores e investigadores, Ricardo Rio disse que é preciso continuar o apoio, através da InvestBraga e Startup Braga, na transferência de tecnologia para o tecido empresarial. “Essa dinâmica tem que ser mais aprofundada e é uma das prioridades para nós, para sustentar o crescimento da cidade nesta área ao longo dos últimos anos” destacou.

No almoço/conversa marcaram presença três convidados que fizeram a ponte de ideias para o futuro de Braga. O primeiro Presidente da InvestBraga e antigo Secretário de Estado da Inovação, Carlos Oliveira, a professora Lígia Rodrigues, do departamento de Engenharia Biológica da Universidade do Minho (UMinho) e Simão Soares, CEO da SilicoLife. Nesta sessão, Ricardo Rio lembrou ainda o papel relevante que o antigo Reitor da Universidade do Minho, António Guimarães Rodrigues teve na cidade, a propósito de ser pai de Lígia Rodrigues.

Lígia Rodrigues apontou o bom alinhamento nos últimos oitos anos entre a autarquia e as universidades da região, dando nota que a comunidade académica em Braga, a cultura de cidade jovem e com garra, e a capacidade da adaptação são factores de atração de pessoas. “Há um tecido empresarial que dá cartas e que faz toda a diferença. DST, Bosch ou Primavera são alguns exemplos, mas há outras, de base mais tradicional, que olham para academia como uma oportunidade de criar valor”, frisou, dando nota ainda de alguns caminhos a percorrer. “Para ter um bom ecossistema de inovação é preciso criar bem-estar. A perceção do mercado nem sempre corresponde aos conceitos desenvolvidos na universidade. Aqui acho que a autarquia podia criar mais oportunidades de networking. A inovação e empreendedorismo são um desporto de contacto”, frisou, destacando que “a partilha é algo que os portugueses não estão habituados”.

“Há pouca literacia na inovação e empreendedorismo. Temos que por toda a gente a trabalhar uns com os outros. Temos potencial para nos posicionarmos a nível europeu e mundial”, apontou.

Também Simão Soares sinalizou que Braga está a ocupar espaço na Inteligência Artificial, um caminho que considerou que Braga pode utilizar para se diferenciar. “Gerar valor e que parte desde logo com uma missão global. O mercado está em todo o lado e Braga tem desenvolvido muita coisa a partir de cá. Se repararem, são mais de mil doutorados e investigadores em Braga, somando centros de investigação e INL”, revelou, considerando toda a conjuntura de Braga com um potencial grande para captar ainda mais conhecimento e pessoas.

No entanto considerou que existem barreiras na relação ciência/empresas que urge ultrapassar. “A missão de investigação não cabe só à UMinho. É preciso dinamizar e estimular fora da universidade. Se criarmos uma indústria que consiga absorver os cientistas, sem dúvida que Braga vai dar mais um salto”, frisou.

Já Carlos Oliveira considerou que Braga tem que avançar para “uma atualização” e entrar no formato “2.5”. “O mundo mudou e muito rápido. A cidade também mudou, devido à estratégia criada pelo executivo de Ricardo Rio para Braga. Devido ao sucesso, passaram a existir outras necessidades. Captar e fixar talento é para mim um dos temas centrais dos próximos anos. Os portugueses que são formados aqui emigram virtualmente. As nossas empresas são competitivas, mas não conseguem pagar salários tão altos nesse mercado virtual”, sustentou Carlos Oliveira, que considerou o projeto da Innovation Eco-village estratégico. “Um campus aberto que liga as duas realidades, empresas que se vão instalar no sítio onde há formação, cientistas, investigação, e isso é uma grande vantagem. Ainda por cima no centro de uma cidade. São 80 mil a 100 mil metros quadrados de futuro, onde a partilha, no meio de uma cidade, com uma universidade, INL e o Innovation, é algo único. Se há projetos de regime este podia ser esse projeto”, vaticinou.

Ver mais
09 2021
  • 18 Setembro 2021 - Sábado
  • Juntos por Braga

Vamos continuar a valorizar este grande parque central da cidade

O candidato da coligação “Juntos por Braga”, Ricardo Rio, quer continuar a valorizar aquele que considera ser o “grande pulmão” da cidade de Braga. Em visita aos equipamentos instalados na zona sul da cidade, o eixo que liga o Pavilhão Flávio Sá Leite, Estádio 1º de Maio, Piscinas do Parque da Ponte, Camélias e Parque de Campismo, Ricardo Rio frisou que é preciso continuar a melhorar os equipamentos existentes com a grande área verde daquela zona.

Acompanhado pelo candidato a Presidente da UF de São Lázaro e São João de Souto, Miguel Pires, afirmou que esta zona “é um grande pulmão verde da cidade com milhares de metros quadrados. É preciso, e queremos continuar, a valorizar toda esta área. Os Bracarenses reconhecem este esforço e estão a usufruir desta área enorme que acaba por ligar ao Parque do Picoto e ao Parque da Ponte: Um verdadeiro Parque Central da Cidade”.

O candidato à Câmara de Braga reconhece que é preciso, também, continuar a recuperação do Estádio 1º de Maio, Flávio Sá Leite e as piscinas. “O Estádio 1º de Maio tem que ser valorizado. Um estádio que tem uma ligação afetiva com a população e que hoje tem várias zonas interditas por questões de segurança. Carece de uma intervenção profunda e será um dos nossos eixos de intervenção. Também a piscina da Ponte, onde passaram gerações de Bracarenses, vai ser intervencionada para se apresentar em pleno no próximo verão, assim como o Pavilhão Flávio Sá Leite, que chegou a ter vários projetos e intenções do ABC de Braga, mas que acabaram por não ir avante. Vamos nós avançar com um projeto para recuperação dessa infraestrutura”, apontou Ricardo Rio.

Apesar do interesse do SC Braga no 1º de Maio, o candidato da coligação “Juntos por Braga” afirma que o estádio tem que continuar a ter dois desígnios: a proteção patrimonial e o uso público. “Qualquer entidade pode requisitar o Estádio 1º de Maio. Pode mesmo o SC Braga utilizar, mas o estádio tem que continuar a ter valências para o atletismo, assim como espaço para eventos culturais e outras instituições que o queiram utilizar”, destacou, considerando toda a área envolvente do estádio, pavilhão, parque de campismo, Camélias e Monte Picoto, como um dos espaços nobres da malha urbana e um dos grandes parques do país.

Ver mais
09 2021
  • 18 Setembro 2021 - Sábado
  • Juntos por Braga

Fernando Silva quer mais para a UF de Escudeiros, Penso (S. Estêvão e S. Vicente)

O recém-criado pavilhão multiusos de Escudeiros foi o palco da apresentação pública de Fernando Silva à presidência da Junta da União de Freguesias de Escudeiros, Penso (S. Estêvão e S. Vicente) pela coligação “Juntos por Braga”. Ricardo Rio, candidato à Câmara Municipal de Braga, recordou o investimento significativo realizado ao longo dos últimos oito anos nestas freguesias que “foram esquecidas durante demasiado tempo” durante as governações socialistas.

Ricardo Rio começou por dizer que “quem olha hoje para esta UF e a compara com aquela que era a realidade de há quatro e de há oito anos atrás não tem dúvida nenhuma que hoje a população tem acesso a melhores condições do que aquelas que tinha”, sublinhando a importância do trabalho desenvolvido pela CM, em articulação com a JF liderada Fernando Silva. “Sem esse trabalho de extrema competência ao serviço desta União, com extremo sentido de responsabilidade, seguramente todos os projetos concretizados não teriam sido uma realidade”.

Fazendo um paralelismo com a realidade desta UF, Rio lembrou que “existiu um tempo que em Braga, o mero facto de um presidente de JF não ser da cor política do presidente da Câmara servia de desculpa para a CM não investir um cêntimo nessa freguesia, prejudicando não o presidente, não a JF, mas toda a população dessa localidade”, disse, afirmando que tal como em todo o concelho, Escudeiros e Penso (S. Estêvão e S. Vicente) ganharam muito com essa mudança que ocorreu em 2013.

O candidato da coligação “Juntos por Braga” recordou que estas freguesias, mesmo com governações socialistas na JF e na CM, “foram esquecidas durante demasiado tempo”. “Foi isso que me levou enquanto presidente da Câmara a canalizar tantos recursos para esta UF”, recordando os milhões investidos na qualificação da rede viária, mas também em projetos como a edificação do pavilhão multiusos de Escudeiros, entre tantos outros. E esse investimento é para continuar, desde logo com obras como a requalificação da rua da escola, a requalificação da sede da Junta, em S. Estêvão, ou a cobertura do polidesportivo de São Vicente, entre muitas outras concretizações.

Já Fernando Silva, volvidos quatro anos, e com mais firmeza nas palavras, discursou diante de uma enorme plateia para assegurar que irá encarar os próximos quatro anos com “ainda mais responsabilidade, com mais força, mais vontade de fazer, de exigir e de estar ao lado da população”.

“Vou estar com mais experiência, com mais traquejo. Vou visitar ainda mais vezes o sr. presidente de Câmara para exigir mais obras, mais projetos para Escudeiros e Penso (Santo Estêvão e S. Vicente)”, disse, admitindo gostar que lhe chamem de formiguinha. “É sinal que estou a trabalhar, a reivindicar para que Escudeiros e Penso (Santo Estêvão e S. Vicente) não voltem a ficar para trás como ficaram no passado”, disse.

O candidato confessou ainda que por vezes duvidou que seria possível fazer tanto em apenas quatro anos. Contudo, “o apoio do município fez toda a diferença”, permitindo à autarquia local ir muito mais para além das obras, estando ao lado da população e das associações nos momentos mais difíceis, como foi o caso da emergência pandémica.

Ver mais
09 2021
  • 18 Setembro 2021 - Sábado
  • Juntos por Braga

Real, Dume e Semelhe com José Cunha para abraçar a mudança

Continuar a trabalhar para que os bracarenses “possam dizer, agora sim com plena propriedade, é bom viver em Braga”. É esta ideia fundamental que irá guiar José Cunha, candidato à Junta da União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe e Ricardo Rio, candidato à Câmara Municipal de Braga pela coligação “Juntos por Braga”. Para cumprir esse desígnio, Rio lembrou que só no último ano foram investidos quase 3 milhões de euros nesta UF.

Foi no exterior do Núcleo Museológico de S. Martinho de Dume que José Cunha manifestou publicamente a vontade de transformar e melhorar a qualidade de vida da população de Real, Dume e Semelhe. Ricardo Rio assegura que o candidato à Junta da UF tem o que é preciso para assumir “uma autarquia local que esteja disponível para dialogar com os cidadãos, para colaborar com as instituições, para identificar oportunidades de parcerias e para colocar aquilo que existe na freguesia ao serviço de toda a comunidade”.

“Nestas últimas semanas, o José Cunha e a sua equipa têm feito um trabalho notável a demonstrar a sua disponibilidade e o seu empenho para se colocarem ao dispor da população”, disse.

Sobre o trabalho realizado pelo município tendo em vista a valorização da qualidade de vida nesta UF, Rio recordou que “só neste último mandato foram investidos quase 3 milhões de euros em acessibilidades rodoviárias, em equipamentos sociais, em equipamentos desportivos, em pequenas intervenções de parques infantis e a valorizar os equipamentos educativos um pouco por toda a UF”.

O investimento no Núcleo Museológico, a futura recuperação do Convento de São Francisco, em Real, o esforço contínuo para melhorar as acessibilidades, especialmente na zona histórica de Dume, a extensão da Zona 30 para a parte antiga de Montélios, bem como os grandes projetos do Nó de Infias e da variante do Cávado vão, na ótica de Ricardo Rio, ajudar “a criar melhores condições de vida” para que as pessoas “possam dizer, agora sim com plena propriedade, é bom viver em Braga”.

José Cunha sublinhou o empenho e vontade da sua equipa “de ir à luta e fazer uma mudança para melhor nesta UF”, lembrando que é necessário, por parte de autarquia local, seguir o exemplo da CM no que diz respeito à equidade no tratamento das três freguesias.

“As três freguesias para nós são uma só. A desigualdade que se tem vindo a verificar nos últimos anos é algo que queremos mudar! Que temos que mudar! Não temos nem podemos dar mais a uma das freguesias em detrimento das outras. Para nós vai ser a União de Freguesias, e é com isso que vamos trabalhar”, disse.

O candidato garantiu que estará de braços dados com o município para corrigir problemas afetos às acessibilidades, que se verificam um pouco por toda a UF, respeitando as características e ambições das três freguesias. O bem-estar da população da nossa união de freguesias é a nossa principal bandeira e a nossa prioridade. É necessário dotar as freguesias com mais parques de lazer e reabilitar os já existentes, para que todos possam usufruir desses espaços com prazer e segurança”, disse, garantindo que só por via de um Junta aberta à população, às associações, à cultura e a parceiros úteis se pode desenvolver uma verdadeira UF.

Ver mais
09 2021
  • 17 Setembro 2021 - Sexta-feira
  • Juntos por Braga

Arentim e Cunha entra em nova fase de desenvolvimento com Guilhermina Vieira

Guilhermina Vieira apresentou publicamente a sua candidatura à presidência da Junta da União de Freguesias de Arentim e Cunha, contando com o apoio da coligação “Juntos por Braga”. Ricardo Rio, candidato à Câmara Municipal de Braga, sublinha o muito que foi feito ao longo dos últimos oito anos nesta UF, acreditando firmemente em Guilhermina Vieira para poder dar continuidade ao “trabalho de excelência” desenvolvido por José Afonso, ex-presidente da Junta da UF de Arentim e Cunha.

Ricardo Rio começou por lembrar o forte contributo protagonizado por José Afonso à frente dos destinos da UF. “Ao longo dos últimos anos, o José Afonso foi um grande presidente. Esteve sempre de forma pró-ativa junto da CM a exigir investimento e as concretizações que estavam por realizar”, disse, apontando desde logo a nova fase de desenvolvimento de Arentim e Cunha para a equipa liderada por Guilhermina Vieira.

“Temos uma excelente candidata que é a Guilhermina Vieira, que participou no trabalho desenvolvido com o José Afonso, e que vai ser, no próximo dia 26, eleita a próxima presidente desta União de Freguesias. É uma mulher que não se acomoda, que quer sempre mais do ponto de vista da defesa dos projetos a desenvolver em benefício da população”, disse.

Rio lembrou concretizações importantes realizadas ao longo dos últimos anos em Arentim e Cunha, que se manifestaram em várias dimensões: na criação de um Espaço Cidadão, na melhoria das infraestruturas viárias, na qualificação dos espaços públicos como a escola e a piscina, mas também na oferta cultural com programas como o “Mais Teatro”.

Sobre o futuro, Ricardo Rio lembrou que é muito importante investir no “reforço da oferta da habitação, na melhoria das acessibilidades, na requalificação da rede viária e em outros aspetos importantes como a melhoria dos transportes públicos”, sublinhando algo que considera de extrema importância e transversal a todo concelho: “estar sempre ao lado das pessoas, apoiar sempre os mais vulneráveis”.

E foi precisamente para as pessoas que Guilhermina Vieira preparou o seu discurso. “Estive neste Executivo ao longo dos últimos mandatos com o propósito de colocar em primeiro lugar as pessoas. Ao longo dos últimos oito anos proporcionámos mais e melhores serviços às pessoas”, disse a candidata.

O Espaço Cidadão e consequente descentralização dos serviços, o apoio a todas as associações sem exceção, o apoio à população durante o período pandémico, ou a criação de uma loja comunitária foram marcas indeléveis em Arentim e Cunha que contaram com o forte contributo de Guilhermina Silva. A este trabalho juntam-se obras emblemáticas como a requalificação da Calçada do Fiteiro, uma reivindicação da população com décadas, bem como outros melhoramentos na rede viária.

A candidata considera que esses melhoramentos são para continuar. A par das requalificações nas ruas, está previsto o alargamento do cemitério de Arentim, a execução de um trilho junto ao Rio Este e o reforço de meios de uma primeira linha de combate aos incêndios. Para concretizar estas e muitas outras ambições, Guilhermina deixou uma garantia. “Temos muitas pretensões e é com esta equipa jovem e empenhada que queremos fazer tudo isso”, garantiu.

Ver mais